quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Romaria



Sou de uma terra com o brilho do mar, a calma do rio e a beleza do monte. Sou de uma terra com o nosso Templo de Santa Luzia e a velhinha Ponte Eiffel. Sou de uma terra com magia, com trajes coloridos e que dançam o folclore. Sou de uma terra de lenços sempre enamorados. Sou de uma terra com a riqueza do ouro, o encanto dos brincos à rainha, as contas de Viana, as custódias, as arcadas, as carniceiras, os cordões e as borboletas. Sou de uma terra de boa comida e bebida ainda melhor (ao que dizem, que eu sou pouco dada a vinhos). 

Sou de uma terra com chieira nas tradições. Sou de Viana.

21 comentários:

  1. Então somos as duas S* e que bem que somos :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A filigrana é originária de Póvoa do Lanhoso. Até na sua bandeira está presente.
    A malta de Viana é que tem a mania que é tradição da terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engana-se. Ninguém diz que a filigrana é de Viana. O que se diz é que A ROMARIA D'AGONIA é a maior montra de ouro do país, com claro destaque para a filigrana. A Póvoa de Lanhoso pode ser a terra do ouro, mas Viana do Castelo é a montra do mesmo.

      Eliminar
  3. Sendo de uma terra com tanta chieira, deves chiar mais do que uma carroça com falta de sebo nas chumaceiras. eheheheheh

    ResponderEliminar
  4. É tão bom termos orgulho das nossas origens :)

    ResponderEliminar
  5. És de uma terra fantástica e de muito boas gentes.

    ResponderEliminar
  6. És de uma terra que eu (ainda) não conheço mas que, pelas tuas descrições, e pelas coisas que conheço de ver e ouvir dizer tenho muita vontade de visitar.

    ResponderEliminar
  7. ADOOOOROO Viana! ADOOOROO as Festas da Srª da Agonia|! ADOOOROO os Bombos na Praça ao meio-dia! ADOOORO as Tadições! ADOOOOROOOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  8. Bonita terra, sem sombra de dúvida. E também por cá estou nesta grande festa, até Domingo. Mas, Ponte de Lima é única. Viva o Minho!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente este ano não posso ir... É uma festa muito bonita e é bonito também que tenhas orgulho nisso.

    ResponderEliminar
  10. Há imenso tempo que não uso as "sete escravas" e engraçado que ainda esta semana tinha estado a olhar para elas e disse ao meu filho que já tinham 20 anos e agora vejo as tuas e são quase iguais, coincidência ou o destino a querer dizer-me algo :)

    ResponderEliminar
  11. Adorava muito ir ver a Romaria... :(
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Linda mesmo! Orgulho de Portugal com tão belas tradições!!!

    ResponderEliminar
  13. O que é chieira? É barulho? :) Beijinhos S*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chieira é orgulho, vaidade :) Penso que só se utiliza no Minho...

      C (uma Minhota de Monção)

      Eliminar
  14. Viana tem uma cor especial :) Sempre que aí vou, não quero regressar, deixa-me apaixonada!!

    ResponderEliminar
  15. O meu marido é de Viana ..Da Praça Frei Gonçalo Velho, bem no centro da aldeira ..e q eu não gosto nada e q não tem cor nenhuma..lol
    E já estive este ano aí uma semana q me pareceu um século ( q remédio, ter q aturar a sogra eheh )

    ResponderEliminar