Avançar para o conteúdo principal

Romaria



Sou de uma terra com o brilho do mar, a calma do rio e a beleza do monte. Sou de uma terra com o nosso Templo de Santa Luzia e a velhinha Ponte Eiffel. Sou de uma terra com magia, com trajes coloridos e que dançam o folclore. Sou de uma terra de lenços sempre enamorados. Sou de uma terra com a riqueza do ouro, o encanto dos brincos à rainha, as contas de Viana, as custódias, as arcadas, as carniceiras, os cordões e as borboletas. Sou de uma terra de boa comida e bebida ainda melhor (ao que dizem, que eu sou pouco dada a vinhos). 

Sou de uma terra com chieira nas tradições. Sou de Viana.

Comentários

  1. Então somos as duas S* e que bem que somos :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A filigrana é originária de Póvoa do Lanhoso. Até na sua bandeira está presente.
    A malta de Viana é que tem a mania que é tradição da terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engana-se. Ninguém diz que a filigrana é de Viana. O que se diz é que A ROMARIA D'AGONIA é a maior montra de ouro do país, com claro destaque para a filigrana. A Póvoa de Lanhoso pode ser a terra do ouro, mas Viana do Castelo é a montra do mesmo.

      Eliminar
  3. Sendo de uma terra com tanta chieira, deves chiar mais do que uma carroça com falta de sebo nas chumaceiras. eheheheheh

    ResponderEliminar
  4. É tão bom termos orgulho das nossas origens :)

    ResponderEliminar
  5. És de uma terra fantástica e de muito boas gentes.

    ResponderEliminar
  6. És de uma terra que eu (ainda) não conheço mas que, pelas tuas descrições, e pelas coisas que conheço de ver e ouvir dizer tenho muita vontade de visitar.

    ResponderEliminar
  7. ADOOOOROO Viana! ADOOOROO as Festas da Srª da Agonia|! ADOOOROO os Bombos na Praça ao meio-dia! ADOOORO as Tadições! ADOOOOROOOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  8. Bonita terra, sem sombra de dúvida. E também por cá estou nesta grande festa, até Domingo. Mas, Ponte de Lima é única. Viva o Minho!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente este ano não posso ir... É uma festa muito bonita e é bonito também que tenhas orgulho nisso.

    ResponderEliminar
  10. Há imenso tempo que não uso as "sete escravas" e engraçado que ainda esta semana tinha estado a olhar para elas e disse ao meu filho que já tinham 20 anos e agora vejo as tuas e são quase iguais, coincidência ou o destino a querer dizer-me algo :)

    ResponderEliminar
  11. Adorava muito ir ver a Romaria... :(
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Linda mesmo! Orgulho de Portugal com tão belas tradições!!!

    ResponderEliminar
  13. O que é chieira? É barulho? :) Beijinhos S*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chieira é orgulho, vaidade :) Penso que só se utiliza no Minho...

      C (uma Minhota de Monção)

      Eliminar
  14. Viana tem uma cor especial :) Sempre que aí vou, não quero regressar, deixa-me apaixonada!!

    ResponderEliminar
  15. O meu marido é de Viana ..Da Praça Frei Gonçalo Velho, bem no centro da aldeira ..e q eu não gosto nada e q não tem cor nenhuma..lol
    E já estive este ano aí uma semana q me pareceu um século ( q remédio, ter q aturar a sogra eheh )

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura