Tenho pena que este feriado seja eliminado. Acho que é um dia bonito, apesar de ser marcado pelas visitas aos cemitérios. Não me importam as hipocrisias de quem só arranja a campa dos entes queridos neste dia. Quero lá saber disso - já me importei, deixei de me importar. É um dia em que as famílias se reúnem, em que visitam os que já partiram. Isso só pode ser bonito.
Por aqui, é dia de ir ao cemitério, para visitar todos os "nossos" que já partiram, especialmente o meu avô, que não cheguei a conhecer mas que aprendi a amar. Depois, todos juntos para casa, castanhas no forno e bifanas para petiscar. Para mim, é um dia bonito: um dia que celebro com os que cá estão... e com os que, apesar de já terem partido, continuam bem presentes.
Eu detesto cemitérios, nunca vou, mas tenho pena que o feriado acabe!
ResponderEliminarPara mim é um dia normal, não vou ao cemitério porque acho que realmente a maioria das pessoas não vai lá com o coração. Prefiro lá ir quando não está ninguém... Mas sabem bem as castanhas à mesma :)
ResponderEliminarConcordo plenamente!
ResponderEliminarÉ uma tradição que faz muito sentido. Aqui "para baixo" não se usa tanto como a norte, mas na minha terra (Aveiro) é um dia muito bonito e sentido
ResponderEliminarGosto muito deste dia também e descreveste-o na perfeição! O que importam as intenções dos que lá vão? Importam as nossas, mais nada :)
ResponderEliminartens razão não faz sentido eliminarem este feriado...enfim é a mania que têm que sabe o que é melhor para o país...
ResponderEliminar***beijitos e bom feriado
a mim deixa-me só pena que as pessoas se lembrem deles precisamente neste dia, a família junta-se pelos piores motivos. mas pronto.. ainda assim, é triste saber que este feriado vai ser eliminado, para muitos era só neste dia que tinham a possibilidade.
ResponderEliminarbeijinho e bom feriado S*
Sei exactamente como te sentes em relação ao teu avô. Também não conheci o meu e aprendi a amá-lo como se tivesse conhecido (:
ResponderEliminarPois eu acho que, tal como todos os restantes feriados religiosos católicos, deveria ser abolido. Afinal de contas vivemos num estado leico e não temos de ter todos o culto do cemitério. :)
ResponderEliminarestes senhores não se importam com nada...
ResponderEliminarainda que nós não liguemos a este dia, há, como disseste, famílias que se reunem paraq lembrar os familiares que partiram...
eliminá-lo é mais uma falta de respeito pela dor dos outros...
Bem, como não tenho religião, este feriado não faz sentido nenhum na minha opinião. Essa coisa de ir ao cemitério e mais todas essas tradições não me dizem nada e penso até que as pessoas deviam preocupar-se com coisas mais "palpáveis". Mas, como não sou intolerante, percebo que para algumas pessoas isso seja importante. Portanto, com ou sem feriado, o que importa é que façam as coisas de coração e não porque é conveniente fazê-lo de um prisma social.
ResponderEliminarEu não gosto de cemitérios e não gosto especialmente deste dia mas respeito.
ResponderEliminarEu "prefiro" ir ao cemitério nos outros dias do ano, hoje é sem dúvida uma grande confusão principalmente porque aqueles que durante todo o ano não põem lá os pés hoje vão lá todos fazer número.
ResponderEliminarQuanto ao resto, por aqui também é dia de ir até casa da mãe comer castanhas como só ela sabe fazer ;)
Bjinhos
Apoiado!
ResponderEliminarxx
Concordo contigo....
ResponderEliminarAi que o blackberry substituiu 'laico' por 'leico'.
ResponderEliminareu ja fui visitar os meus :)
ResponderEliminarConcordo contigo S*.
ResponderEliminarBom feriado. *
Deprimo nos cemitérios, nem durmo na noite em que lá vou:(
ResponderEliminarSendo um dia assim, passado em boa companhia familiar, aquece o coração :) só dessa forma faz sentido.
ResponderEliminarAcredito que, em famílias assim, não é o desaparecimento do feriado que quebrará a tradição.
Mas, de facto, a hipocrisia incomoda-me bastante.
para mim sempre foi especial, porque o meu avô fazia anos. ele, que já partiu...
ResponderEliminarGosto de tuas impressões. Aqui continuamos com o feriado mas são poucos os que vão visitar os seus...
ResponderEliminarUma boa tarde!
Eu tambem gosto deste dia mas as pessoas nao têm que deixar de se juntar, ha sempre o feriado a seguir como se faz por aqui na Irlanda, os feriados são às segundas e nunca nos próprios dias com a excepçao do Natal e do dia de St. Patricks. É só começar uma nova tradiçao.
ResponderEliminarEu quando era pequena ia sempre e gostava, agora não sei porque deixei de ir prefiro ir em outro dia, sinto melhor.:)
ResponderEliminarLá na minha cidadezinha, ainda hoje a minha família se junta, numa romagem ao cemitério...acho um ritual importante!
ResponderEliminarCompreendo e respeito, mas neste dia prefiro estar com os vivos.
ResponderEliminarOs mortos, estão "vivos" dentro de mim; no meu coração.
:) é dia de ir aos cemitérios e dos miúdos irem de porta em porta.
ResponderEliminartodos os dias são bons para se estar com quem se ama... confesso que não ligo nada a este feriado, incomoda-me a hipocrisia, mas sem dúvida que se é um dia que junta a família, é bom.
ResponderEliminarPara mim tambem é um dia especial, todos os anos tenho ido á campa do meu menino, neste dia, sei que vou lá quando me apetece mas este dia era especial, assim como o é ir no dia em que ele nasceu, normalmente vou no sabado seguinte, agora tambem no dia de finados vou ter de ir no proxino sábado.
ResponderEliminarbom restinho de ultimo feriado..
Se há data em que evito ir ao cemitério é a de hoje.Sinceramente, muitas pessoas usam este dia para verem e serem vitas.
ResponderEliminarNa minha opinião são necessários dias especiais para irmos ver os nossos entes queridos, e para mim eles estão sempre dentro do meu coração.
Celebrar a memória dos que já estão cá é importante! faz-nos avançar.
ResponderEliminarS*, o que escrevestes é bem verdade :), para mim é exactamente o que representa o dia de Todos os Santos. Gostei muito deste teu post.
ResponderEliminarTambém gosto muito deste dia, é uma pena que o eliminem!
ResponderEliminarEu sou contra a eliminação (ainda que o governo diga suspensão... sim, e os porcos voam!) de feriados, ainda que - pessoalmente - nunca vou ao cemitério no dia 1 de Novembro, porque gosto de estar no cemitério em paz, e neste dia há muita confusão.
ResponderEliminareu neste dia gosto de ir ao cemitério fazer dedos de cera *
ResponderEliminarhttp://tarasneurasmanias.blogspot.pt/
Por aqui no dia 1 os miúdos vão de casa em casa pedir "o bolinho" ou o "pão por Deus" e no dia 2 é que é feita a romagem aos cemitérios. Infelizmente os meus avós morreram todos quando eu era muito pequenita e então sempre 5 e 7 anos, para além disso um tio morreu mesmo no dia 2, logo todos o anos mantemos a tradição.
ResponderEliminar