Avançar para o conteúdo principal

Dia de Todos os Santos

Tenho pena que este feriado seja eliminado. Acho que é um dia bonito, apesar de ser marcado pelas visitas aos cemitérios. Não me importam as hipocrisias de quem só arranja a campa dos entes queridos neste dia. Quero lá saber disso - já me importei, deixei de me importar. É um dia em que as famílias se reúnem, em que visitam os que já partiram. Isso só pode ser bonito.

Por aqui, é dia de ir ao cemitério, para visitar todos os "nossos" que já partiram, especialmente o meu avô, que não cheguei a conhecer mas que aprendi a amar. Depois, todos juntos para casa, castanhas no forno e bifanas para petiscar. Para mim, é um dia bonito: um dia que celebro com os que cá estão... e com os que, apesar de já terem partido, continuam bem presentes.

Comentários

  1. Eu detesto cemitérios, nunca vou, mas tenho pena que o feriado acabe!

    ResponderEliminar
  2. Para mim é um dia normal, não vou ao cemitério porque acho que realmente a maioria das pessoas não vai lá com o coração. Prefiro lá ir quando não está ninguém... Mas sabem bem as castanhas à mesma :)

    ResponderEliminar
  3. É uma tradição que faz muito sentido. Aqui "para baixo" não se usa tanto como a norte, mas na minha terra (Aveiro) é um dia muito bonito e sentido

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito deste dia também e descreveste-o na perfeição! O que importam as intenções dos que lá vão? Importam as nossas, mais nada :)

    ResponderEliminar
  5. tens razão não faz sentido eliminarem este feriado...enfim é a mania que têm que sabe o que é melhor para o país...
    ***beijitos e bom feriado

    ResponderEliminar
  6. a mim deixa-me só pena que as pessoas se lembrem deles precisamente neste dia, a família junta-se pelos piores motivos. mas pronto.. ainda assim, é triste saber que este feriado vai ser eliminado, para muitos era só neste dia que tinham a possibilidade.
    beijinho e bom feriado S*

    ResponderEliminar
  7. Sei exactamente como te sentes em relação ao teu avô. Também não conheci o meu e aprendi a amá-lo como se tivesse conhecido (:

    ResponderEliminar
  8. Pois eu acho que, tal como todos os restantes feriados religiosos católicos, deveria ser abolido. Afinal de contas vivemos num estado leico e não temos de ter todos o culto do cemitério. :)

    ResponderEliminar
  9. estes senhores não se importam com nada...
    ainda que nós não liguemos a este dia, há, como disseste, famílias que se reunem paraq lembrar os familiares que partiram...
    eliminá-lo é mais uma falta de respeito pela dor dos outros...

    ResponderEliminar
  10. Bem, como não tenho religião, este feriado não faz sentido nenhum na minha opinião. Essa coisa de ir ao cemitério e mais todas essas tradições não me dizem nada e penso até que as pessoas deviam preocupar-se com coisas mais "palpáveis". Mas, como não sou intolerante, percebo que para algumas pessoas isso seja importante. Portanto, com ou sem feriado, o que importa é que façam as coisas de coração e não porque é conveniente fazê-lo de um prisma social.

    ResponderEliminar
  11. Eu não gosto de cemitérios e não gosto especialmente deste dia mas respeito.

    ResponderEliminar
  12. Eu "prefiro" ir ao cemitério nos outros dias do ano, hoje é sem dúvida uma grande confusão principalmente porque aqueles que durante todo o ano não põem lá os pés hoje vão lá todos fazer número.

    Quanto ao resto, por aqui também é dia de ir até casa da mãe comer castanhas como só ela sabe fazer ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Ai que o blackberry substituiu 'laico' por 'leico'.

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo S*.

    Bom feriado. *

    ResponderEliminar
  15. Deprimo nos cemitérios, nem durmo na noite em que lá vou:(

    ResponderEliminar
  16. Sendo um dia assim, passado em boa companhia familiar, aquece o coração :) só dessa forma faz sentido.

    Acredito que, em famílias assim, não é o desaparecimento do feriado que quebrará a tradição.

    Mas, de facto, a hipocrisia incomoda-me bastante.

    ResponderEliminar
  17. para mim sempre foi especial, porque o meu avô fazia anos. ele, que já partiu...

    ResponderEliminar
  18. Gosto de tuas impressões. Aqui continuamos com o feriado mas são poucos os que vão visitar os seus...

    Uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  19. Eu tambem gosto deste dia mas as pessoas nao têm que deixar de se juntar, ha sempre o feriado a seguir como se faz por aqui na Irlanda, os feriados são às segundas e nunca nos próprios dias com a excepçao do Natal e do dia de St. Patricks. É só começar uma nova tradiçao.

    ResponderEliminar
  20. Eu quando era pequena ia sempre e gostava, agora não sei porque deixei de ir prefiro ir em outro dia, sinto melhor.:)

    ResponderEliminar
  21. Lá na minha cidadezinha, ainda hoje a minha família se junta, numa romagem ao cemitério...acho um ritual importante!

    ResponderEliminar
  22. Compreendo e respeito, mas neste dia prefiro estar com os vivos.
    Os mortos, estão "vivos" dentro de mim; no meu coração.

    ResponderEliminar
  23. :) é dia de ir aos cemitérios e dos miúdos irem de porta em porta.

    ResponderEliminar
  24. todos os dias são bons para se estar com quem se ama... confesso que não ligo nada a este feriado, incomoda-me a hipocrisia, mas sem dúvida que se é um dia que junta a família, é bom.

    ResponderEliminar
  25. Para mim tambem é um dia especial, todos os anos tenho ido á campa do meu menino, neste dia, sei que vou lá quando me apetece mas este dia era especial, assim como o é ir no dia em que ele nasceu, normalmente vou no sabado seguinte, agora tambem no dia de finados vou ter de ir no proxino sábado.
    bom restinho de ultimo feriado..

    ResponderEliminar
  26. Se há data em que evito ir ao cemitério é a de hoje.Sinceramente, muitas pessoas usam este dia para verem e serem vitas.
    Na minha opinião são necessários dias especiais para irmos ver os nossos entes queridos, e para mim eles estão sempre dentro do meu coração.

    ResponderEliminar
  27. Celebrar a memória dos que já estão cá é importante! faz-nos avançar.

    ResponderEliminar
  28. S*, o que escrevestes é bem verdade :), para mim é exactamente o que representa o dia de Todos os Santos. Gostei muito deste teu post.

    ResponderEliminar
  29. Também gosto muito deste dia, é uma pena que o eliminem!

    ResponderEliminar
  30. Eu sou contra a eliminação (ainda que o governo diga suspensão... sim, e os porcos voam!) de feriados, ainda que - pessoalmente - nunca vou ao cemitério no dia 1 de Novembro, porque gosto de estar no cemitério em paz, e neste dia há muita confusão.

    ResponderEliminar
  31. eu neste dia gosto de ir ao cemitério fazer dedos de cera *

    http://tarasneurasmanias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Por aqui no dia 1 os miúdos vão de casa em casa pedir "o bolinho" ou o "pão por Deus" e no dia 2 é que é feita a romagem aos cemitérios. Infelizmente os meus avós morreram todos quando eu era muito pequenita e então sempre 5 e 7 anos, para além disso um tio morreu mesmo no dia 2, logo todos o anos mantemos a tradição.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura