Avançar para o conteúdo principal

5 anos

Hoje o meu pequeno faz 5 anos. Cinco anos de desafios, de cumplicidade, de amor em crescendo.

Já aqui confessei que não senti aquele amor avassalador nos primeiros meses da maternidade, mas com o passar dos tempos fomos criando uma relação muito especial.

Ainda há dois dias estávamos a conversar porque ele queria ficar com o pai. Lá conversei com ele, lhe expliquei que sabia que o pai era mais brincalhão e mais divertido... mas que a nossa relação também era especial visto que era mais "de miminhos". Ele sorriu e confirmou que assim era.

Tenho um menino muito inteligente, muito divertido, bem disposto, sociável e brincalhão. Um menino que não se entrega imediatamente, mas que é facilmente conquistado. Um menino que faz hoje 5 anos e que já lê páginas inteiras de livros infantis. Um menino que adora praia, parque e natureza. Que idolatra a família e que é viciado nos primos. Que adora a bicharada e os super-heróis. 

Eu não sou só mãe, mas ser mãe é a minha melhor versão. Ele é o melhor de mim. 


Comentários

  1. Parabéns para ele. Muitos anos de vida. 🎂🥛🍭

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns e que a vida lhe sorria sempre!

    ResponderEliminar
  3. Como sabes que é muito inteligente? Presunção e água benta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque os educadores o dizem e porque está acima da média em imeeeeensas coisas. Não é presunção, é constatação de factos.

      Eliminar
    2. Os educadores dizem isso a todos os pais...🤣 A ver vamos! Actualmente, os professores não premeiam as crianças que à entrada da escola sabem ler e escrever...antes pelo contrário!! Um bocadinho de humildade ficava-lhe vê.

      Eliminar
    3. Os educadores dizem isso a todos os pais! 🤣 A ver vamos.... Actualmente os professores não premeam as crianças que à entrada sabem ler e escrever. Não é uma vantagem e vai perceber isso mais tarde. Um bocadinho de humildade ficava-lhe bem.

      Eliminar
    4. Carolina, limitei-me a escrever que o meu filho é inteligente e que está acima da média em alguns parâmetros. Rir-se e dizer que devia ter humildade é bastante de mau gosto da sua parte. Não escrevi que tinha um génio nem que ele era o miúdo mais inteligente do mundo... mas também não vou deixar de reconhecer as capacidades dele só para parecer humilde.

      Boa semana para si.

      Eliminar
    5. Querida S, que bom voltar a ler-te. Tenho também um menino com 5 anos, que reconhece as letras e vai juntando algumas letras e formando pequenas palavras. No entanto por vezes não sei bem que atitude ter, se deva estimular esse progresso ou não estimular uma vez que oiço algumas pessoas a dizer que não é ideal começarem a ler e escrever antes de entrar na escola. Qual é a atitude das educadoras do teu menino perante isso?

      Eliminar
    6. Obrigada por todo o carinho. Infelizmente, não consigo ajudar, porque este ano o meu menino teve imensos problemas com mudança de educador, mudança 2/3 vezes de auxiliares... Mas, tanto quanto sei, a sua vontade de aprender sempre foi estimulada. Pelo que soube por uma das auxiliares, o professor sentava o Rafael junto a ele todas as manhãs e deixava-o ler uma página da história matinal porque ele fazia gosto nisso. :) Por isso, não me parece que lhe tenham cortado as asas!

      Tentamos não 'forçar', mas também não o impedimos. Ele está sempre a ler, de tudo, publicidades, folhetos, coisas que vê na rua... Vamos corrigindo o que diz menos bem, mas não o incentivamos a que leia. Sei que se pedisse para ir para o 1º ano, seria aceite, mas é tão bom ser pequenino e não ter ainda responsabilidades... Deixá-lo ir ao ritmo dele!

      Eliminar
  4. Felicidades ao aniversariante.

    Este blog era bem mais giro quando existia interação. A partir do momento em que recebes comentários mas pouco respondes aos mesmos, perco a vontade de vir aqui escrever. Sou sincera.
    Tal como nos posts anteriores, dá impressão que se fala para ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, anónimo. Tem toda a razão e peço desculpa. Efectivamente tenho publicado muito menos, o que acaba por me desmotivar a vir responder. Mas tem razão e prometo ter mais atenção. :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Além do comentário desagradável…
      Porque não escrever em português? Chico-espertismo baboco!

      Você deve ser daquele género que em cada palavra que diz a seguir coloca um “tipo”, “cenas”, nada de jeito…

      Eliminar
  6. As fotos pirosas da França. Gorda, mamalhuda e mal vestida, como sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gorda, mamalhuda, mal vestida, mas feliz e muito amada.

      Certamente não poderá dizer o mesmo no que toca ao amor e à felicidade. 😍😍😍

      Eliminar
    2. Sabes lá tu :))))

      Eliminar
    3. Gente feliz não perde tempo com tanto veneno... veja bem que me viu no Facebook, mas veio aqui anonimamente comentar maldades. Bom resto de semana!

      Eliminar
  7. Que gente tão frustrada, valha-me Deus.
    É muito triste não conseguir lidar com a felicidade dos outros.
    Alguém que se dá ao trabalho de vir aqui deixar palavras venenosas…
    isso diz muito da vida das pessoas.
    Se é assim no virtual… nem quero imaginar fora da net, no quotidiano real!

    Tudo de bom S*, se ainda estiveres por França, que tudo corra bem por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda cá estou mais 3 dias. Muito obrigada, estão a ser dias estupendos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura