Avançar para o conteúdo principal

Dos cabelos brancos


Há dois dias partilhei uma fotografia com o meu menino e, surpreendentemente, perdi a conta ao número de comentários que recebi por causa dos meus cabelos brancos. 

Oi?

Aparentemente, é sinal de desleixo.

Como é?

Engraçado que não é só aqui. O meu irmão já me disse meia dúzia de vezes "trata de pintar esse cabelo". Geralmente respondo-lhe com um qualquer palavrão, que eu sou uma lady. 

Tenho 29 anos. Geneticamente estou tramada neste campo, pois os meus pais tiveram cabelos brancos muito cedo. A minha irmã começou a pintar o cabelo dela bem cedo, há pelo menos meia dúzia de anos. Eu nunca me importei, de verdade. Tinha um branco aqui, outro ali. Agora já são bastantes! No entanto, não me importa. Não me afecta. Nem me lembro deles. No dia em que me incomodarem, pinto-os sem dó nem piedade (ahahah). Mas isso será no dia em que me incomodarem. 

É assim tão estranho não ir logo a correr tapar as primeiras brancas?

Depois lembrei-me da Dolce Far Niente, mulher linda e que adoro ler. Aqui há uns meses criou um grupo chamado "Mulheres de Prata", no Facebook, que conta com quase 3.000 elementos. Ela resolveu deixar de pintar o seu cabelo e chegou a referir que foi muito criticada por isso.

Calma, calma. Eu não pretendo fazer igual. Não consigo ter essa forma de pensar. Mas lembro-me de achar "olha que coisa ridícula, a sério que alguém a incomodava por não pintar o cabelo?".

Pois é. É mesmo a sério. Não julguei que fosse possível, mas há mesmo quem se incomode com os cabelos brancos alheios

Esta internet está cada vez mais divertida. 

Comentários

  1. Na minha opinião torna as pessoas mais velhas e sim, acho que dá um aspecto de desleixo. Convenci a minha tia a pintar o cabelo aos 35 anos pela primeira vez. Tinha imensos cabelos brancos e muito mais rebeldes e fortes que o restante cabelo. Hoje olha para as fotos do seu casamento, do nascimento do filho e primeiros anos dele e odeia aquilo que vê. Parece que naquela altura tinha mais 10 anos que agora.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente tive alguma sorte com os genes e ainda tenho poucos cabelos brancos, aos 40. E ainda mais sorte, porque ficam em local mais ou menos escondido.
    Mas andei com eles por pintar uns 4 ou 5 anos... e mesmo agora, tem fases que não me apetece tratar disso e ali ficam, a apanhar ar, sem tintas em cima! :)
    Cada qual sabe de si! Quando e se achares que queres pintar, fá-lo! Até lá, que se lixem os outros, realmente! :)

    ResponderEliminar
  3. A do Dolce fare Niente, parece muito mais velha com o cabelo assim. Mas o importante é que as pessoas se sintam bem.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que isso é uma escolha pessoal, a de pintar ou não o cabelo. Lembro-me de uma professora minha de universidade que tinha uns cabelos enormes e lindos, sem nunca pintar, o que se notava perfeitamente mas não deixavam de ser uns cabelos bem bonitos. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Li os posts e os comentários e, na verdade, quem falou dos cabelos brancos foste tu. O que disseram foi que ficaste com uma expressão estranha na fotografia, expressão essa que não te favoreceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, não publico todos os comentários que deixam. Especialmente os maldosos. :)

      Eliminar
    2. Esclarecida :) É que, sinceramente, se não tivesse falado disso no post, acho que pouco gente repararia (ou então sou eu que tenho de ir rever a graduação dos óculos).

      Eliminar
  6. Pelo amor da Santa!Arranjem uma vidinha....O que importa é sentir-se bem consigo...

    ResponderEliminar
  7. Não me chocam minimamente os teus cabelos brancos, acho que cada um sabe de si e quem somos nós para opinar? Choca-me sim o facto de ainda ficares surpreendida com os comentários. Já devias saber que as pessoas se acham sempre no direito de dizer o que pensam, mesmo quando ninguém lhes perguntou nada :)

    ResponderEliminar
  8. Sabes eu gostos dos brancos e tenho poucos mas orgulho-me deles! Quando li este teu post tive que ir rever o outro porque nem tinha visto brancos apenas dois sorrisos lindos!! Isto há com cada um. Olha sabes o que te digo badamerda com eles. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Já tenho cabelos brancos desde a adolescência e durante um bom tempo confesso que me incomodavam bastante. Ao ponto de já ter feito madeixas no cabelo (que quase me arruinavam o dito cujo!).. Hoje em dia não me incomodam particularmente e também me faz confusão que mo estejam sempre a apontar mas é algo que não posso controlar. A verdade é que ter cabelos brancos é sinónimo de sabedoria (gosto de pensar assim!), é sinal que a vida já nos ensinou qualquer coisa! ;)
    Se te sentes bem assim não vejo razão para mudares só porque te dizem! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu pessoalmente acho que cada um anda como quer, mas que dá um ar muito envelhecido e de desleixo a pessoas ainda muito jovens como é o teu caso. Em pessoas de idade e cabelos brancos e dependendo do estilo e cabelo da pessoa pode ficar bem ou não sendo sempre uma opção de cada um.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho cabelos brancos desde muito cedo, ao ponto de fazerem até uma madeixa. :) Não me incomodam ao ponto de os pintar regularmente e demorei vários anos a pintá-los pela primeira vez. Mas tenho de admitir que, para mim e no meu caso, a imagem que passa é diferente. Quando estou arranjada e maquilhada, não sinto grande diferença. Mas quando estou por casa, de roupa de casa, sem maquilhagem, cabelo apanhado sabe lá Deus como, ter os cabelos brancos dá-me sim uma imagem de maior desleixo e desarranjada. :)
    Mas não acho que cabelos brancos seja sinónimo directo de desleixo nem que seja obrigatório pintar. Como disse, quando me arranjo, não acho que os cabelos brancos fiquem mal. Até lhes acho uma certa pinta. :)

    ResponderEliminar
  12. Eu passei cerca de 6/7 anos a pintar religiosamente. Na última gravidez aproveitei o lanço para deixar de pintar lol agora olho para mim, mais de um ano sem pintar, e detesto o que vejo. A minha cabeleireira também me disse que dá um ar desleixado. Mas recuso a tirania da pintura mensal para pintar as raízes, não tenho paciência nem tempo. Então vou fazer umas madeixas discretas :p Pode funcionar também contigo, quem sabe!:*

    ResponderEliminar
  13. Onde é que assino?
    Tenho cabelos brancos desde que comecei a trabalhar. Ganhei uma madeixa quando tive o primeiro filho e mais uns quantos depois do segundo.
    Chateiam-me? Sim. Incomodam-me? Tem dias! Agora se incomodam aos outros... temos pena!
    Neste momento, chateia-me bem mais a obrigação de pintar (não tenho tempo nem pachorra para isso), um dia veremos.
    Por enquanto acho mais bonito o meu cabelo com brancas (mas saudável e forte) que o cabelo (mal pintado) de muita gente.
    Como eu costumo dizer: são madeixas! :D
    Felicidades!!
    SM

    ResponderEliminar
  14. Eu importo-me com os MEUS cabelos brancos, não com o dos outros. Tenho 31 anos e começaram a aparecer os primeiros, fui tratar disso porque sinceramente acho que nos dão um aspecto mais envelhecido. No entanto, não percebo como é que numa foto com um bebé tão risonho e fofinho as pessoas se quiseram focar nos teus cabelos... Daniela Torres

    ResponderEliminar
  15. Pessoalmente, não gosto de ver aquela "meia dúzia" de cabelos brancos numa pessoa jovem. Também acho que dá um certo ar de desleixo. Gosto de ver pessoas com cabelo branco mas já numa idade mais "avançada" ou como definição de um estilo, quando já se tem o cabelo completamente grisalho.

    A Marta ficou linda com o cabelo branco e percebi todo o movimento, achei libertador. Mas também acho que há uma diferença entre assumir todo o cabelo branco ou ter só ali alguns fios inestéticos. Para mim, existe esta diferença. Mas o que as outras pessoas fazem com os cabelos (e vidas, no geral) não me importa nada. Temos que fazer o que gostamos e não o que os outros nos dizem. Eu não gosto de ver, mas também eu não tenho nada a ver com o cabelo dos outros.

    Tenho meia dúzia deles mas estão muito bem disfarçados, um aqui e outro ali, pelo que não me faz impressão nenhuma. Nem sequer são aqueles fios longos mas sim um pouco maior que 1/4 de dedo a sair da raiz. Só se vêem em certos ângulos. No dia em que começarem a aparecer muitos mais, pinto. Deixei de pintar o cabelo há uns meses e é algo que queria manter por algum tempo, para deixar o cabelo descansar também. Mas não tenho dúvidas que pintarei o cabelo até me apetecer, enquanto não gostar de ver ou quiser ter os brancos à vista.

    Quanto ao teu cabelo: se quiseres pintas, se não quiseres não pintas. Reparei porque comentaste, senão nem teria prestado atenção a isso porque são pormenores que não me dizem nada.

    ResponderEliminar
  16. O dar um "ar de desleixo" tem muito a ver com a atitude da própria pessoa, com apostura e com o estilo. Eu ainda só tenho 3 fios brancos, mas as minhas irmãs, uma mais velha e outra mais nova pintam com regularidade porque têm imensos e efetivamente torna-as mais velhas. Já na minha mãe quase que lhe "exigimos" é uma mulher nova e com a pele bastante escurecida, com o cabelo branco parece mesmo muito mais velha entristecida.

    ResponderEliminar
  17. Em tudo isto o que me impressiona é a palavra "desleixo" associada a uma mulher com cabelos brancos :/ Que digam que não gostam, que não favorece, etc., entendo, são gostos. Agora que se tirem conclusões acerca da personalidade de alguém por causa de pintar ou não o cabelo. ultrapassa-me... Uma mulher que não esconde os brancos é desleixada? Nunca me passaria pela cabeça fazer esta associação. Ainda temos tanto para crescer mentalmente...

    ResponderEliminar
  18. Vou ser franca - não gosto de ver cabelos brancos em pessoas novas (e quando digo novas não estou a falar da tua idade nem de ti - novas em geral).
    Tenho 38, não sou velha ainda, mas comecei a ter mais cabelos brancos há uns 2 anos.
    Ainda não é grave, mas nota-se uma boa diferença cada vez que os pinto (faço madeixas de dois tons, muito próximos do natural e resulta imenso).
    Fico logo com outro humor, cada vez que olho ao espelho - parece que rejuvenesci. Concordo que os cabelos brancos, quando ainda não são brancos a sério, nos dão um ar mais desleixado e envelhecido.
    Mas cada uma sabe de si e se não te fazem confusão (confesso que se não tivesses falado deles nem teria reparado, tal era o vosso ar de felicidade na fotografia), não te deves preocupar minimamente.
    Tal como há pessoas que arranjam as unhas todas as semanas, e outras que não podem ter um pelo fora do sítio, há quem não goste de ter brancos. Há até quem opte por tratar disto tudo, com sacrifício de tempo pessoal, e considera-o bem empregue. São tudo prioridades e gostos! :)

    ResponderEliminar
  19. É uma das coisas boas de ser um homem...podemos ser desleixados, gordos, barrigudos, barbudos e ter o cabelo cheio de brancas que nunca há ninguém a apontar-nos defeitos nem a mandar-nos pintar o cabelo... :)

    (Sim...estava a ser terrivelmente sarcástico!)

    ResponderEliminar
  20. É curioso que eu critico as pessoas que não assumem os cabelos brancos e/ou as carecas, mas estou farto de "mandar vir" com a minha Maria por ter deixado de pintar o cabelo. Ficava-lhe tão bem os tons alaranjados/cenoura e agora parece uma velha. eheheheh

    ResponderEliminar
  21. Sou pouco mais velha que tu mas tenho muito mais cabelos brancos. Muito mais mesmo. Há uns dois ou três anos que pinto com "farandol", que vai saindo com as lavagens, por isso não está sempre impecável, longe disso, mas não me importo demasiado. Um dia vou assumir o cabelo branco (e conto ser ainda jovem quando o fizer), mas na fase em que está não, porque não está escuro nem branco. Está só a meio caminho de coisa nenhuma. O teu não, acho até engraçado.
    O problema maior é aquele que a Teté aponta, quando se junta os cabelos brancos e cabelo mais despenteado, parece que se exacerbam mutuamente :) e uma pessoa fica com ar envelhecido, e uma jovem com ar envelhecido é capaz de ser provocado por desleixo, porque não é natural uma jovem parecer velhota, entendes? Acho que é este o raciocínio das pessoas... Daí até virem criticar com crueldade... Era escusado.

    ResponderEliminar
  22. Sou sincera que já tinha reparado até há mais tempo no Instagram ou Facebook. Mas reparei porque tinha a sensação que antes de engravidares pintavas, e portanto assumi que como estavas a amamentar (e eu sei que existem tintas que se podem usar) não querias pintar.
    Vá s*, os comentários dos cabelos brancos até são do mais soft que já deves ter recebido certo?

    ResponderEliminar
  23. Epa, muita coragem... esta gente é muito otária!! Mas que raio têm a ver com os cabelos brancos dos outros agora?! Olha que esta... e porque é que isso tem que ser desleixo? Até fico azul com as coisas que leio!

    ResponderEliminar
  24. Suerte a sua que o seu é bem esparramado! O meu começa bem na raiz! Detalhe: pinto num dia e dois dias depois...pah! Tenho medo de virar escrava da tintura e ficar com a cabeça cheia de feridinhas quiném minha irmã! ai, dilema...

    ResponderEliminar
  25. Estou a meses dos 40 e tenho apenas dois cabelos brancos (devo ter mais, mas a verdade é que não se notam). Uma das coisas que não penso fazer é pintar. Assusta-me depender da pintura e deixar de me conseguir ver de outra forma. Mais desleixado me parece um cabelo com raízes nitidamente por pintar, do que um cabelo cuidado com os seus cabelos brancos por lá. acima de tudo, cada um sabe de si! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dar este conselho à S*, mas deixo-o aqui também: se e quando, um dia, quiserem experimentar pintar para tapar os brancos (para ver como ficam, porque têm uma festa e queriam outro ar, etc) podem pintar com tintas que saem com as lavagens. :) Eu sempre pintei assim exactamente para não ficar escrava das raízes e não sentir que tenho de ir pintar novamente logo a seguir. É claro que passado umas semanas os brancos estão lá outra vez mas se nos apetecer pintar só daí a um ano, não há cá raízes a fazer mau aspecto. :)

      Eliminar
  26. Bom dia.
    Faço hoje 48 anos e desde os 10 anos que me apareceram os cabelos brancos. Não morri por causa disso!!! Nunca os pintei. Não compreendo aquelas pessoas que vão a correr pintar, ou ficam histéricas, quando aparecem 2/3 cabelos brancos!!!!!!!!!!!!!
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  27. Não acho minimamente que transmita desleixo, cada pessoa tem um estilo de vida diferente, preocupações e gostos diferentes, prioridades diferentes, não temos de andar (nem andamos) todos a fazer o mesmo! Fiz 30 anos há 6 meses e também os vejo agora a aparecer de repente, estou um pouco espantada com este brinde surpresa, mas nada preocupada (pelo menos por enquanto). Nunca pintei o cabelo... E nada tenho contra quem o faz desde muito cedo, são preferências :)

    Só não entendo esse pânico ou vergonha com a primeira ruga ou o primeiro branco. Estamos vivos, estas coisas aparecem e é tudo natural... Quanto ao julgamento alheio, no comments :)

    Beijinhos e bom fds!
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  28. Olá S*
    Não podíamos estar mais de acordo.
    Por acaso a n/ genética é "boazinha" nesse aspecto, mas nunca tivemos interesse em pintar o cabelo. E quando vieram as brancas, são muito bem vindas.
    Beijinhos,
    Lucy & Bel

    ResponderEliminar
  29. Sabes muitas vezes os problemas das pessoas é preocuparem-se com a vida dos outros em vez de se preocuparem com as delas.
    Vamos supor que nem queres pintar o cabelo, o que é que as pessoas têm a ver com isso? Nada, pois claro cada um é que sabe da sua vida.

    ResponderEliminar
  30. Eu tenho 24 anos e não gosto de ver muitos cabelos brancos (repito: muitos, não é um aqui e outro ali, isso é igual a não ter) em pessoas mais novas do que eu, porque há um contraste entre a cara e o cabelo. No entanto, isto é um gosto como outro qualquer... É pessoal. E sabes o que é que eu não gosto também? Pessoas muito velhas de cabelo pintado. Não sabem envelhecer e, mais uma vez, há uma disparidade entre a cara e o cabelo, mas ao contrário. Agora... Longe de mim ir criticar as escolhas de uns e outros xD Muito honestamente, não acho a tua quantidade de cabelos brancos nada chocante.

    ResponderEliminar
  31. Tu fazes aquilo que te apetece e que se f*da a opinião dos outros ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. As pessoas têm de ser livres para Ser quem desejam Ser! E devemos seriamente observar a nossa mente mesquinha, que precisa sempre de criticar e julgar os outros pelas suas escolhas! Há quem precise de se arranjar muito para se sentir bem consigo mesma, e há quem não ligue nenhuma para isso! São personalidades e todos Somos diferentes! E vamos sempre Ser...e ainda bem que Somos! Graças a Deus que não somos todas loiras ou morenas! Talvez quando nos começarmos a Amar por aquilo que Somos, começaremos também a Aceitar os outros por aquilo que eles são! E que ninguém se reprima ou tente "encaixar em modelos" para agradar a outros ou ser aceite pela sociedade! Já temos demasiado para desconstruir!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura