Avançar para o conteúdo principal

Bimbólica!


Resultado de imagem para bimby 5 geração

Era um sonho meu.

Há cerca de oito/nove anos fiz um trabalho na faculdade sobre a Bimby. O enfoque era o facto de a Bimby ser muito utilizada nos hotéis de luxo. Visitei o Sheraton no Porto, por exemplo, onde me explicaram que usavam imenso a maquineta para os clientes tardios, que se lembravam de querer comer de madrugada. Também conversei com muitos homens que passaram a dedicar-se à culinária quando a Bimby apareceu.

Na altura fiquei encantada... Mas foi há dois anos, quando fui assistir a uma demonstração em casa de um (ex) casal amigo, que fiquei apaixonada em definitivo. Na altura fizemos granizado, gelado de fruta, bôla de carne, bacalhau com natas. Super eficaz, muito simples.

Com a gravidez, estava constantemente a dizer ao mais-que-tudo que tinha de arranjar uma Bimby ou uma máquina do género. Não somos bons cozinheiros, costumamos comer sempre os mesmos pratos, todas as semanas. A ideia de começar a fazer diariamente papas de fruta e sopas para o Rafael estava a preocupar-me porque quero mesmo que ele tenha uma boa alimentação.

Vai daí, ontem decidimos. Contactei a vendedora que nos fez a demonstração, apresentamos as nossas condições... e pensava eu que teria de esperar. Sei que há alturas no ano em que o tempo de espera chega quase a um mês... Mas hoje de manhã já tinha a compra aprovada. Na próxima semana já devo recebê-la.

Estou prestes a ser uma entusiasta proprietária da Bimby de 5ª geração, com cook key. Estou felicíssima!

Comentários

  1. Respostas
    1. Por curiosidade fui espreitar ao site deles o valor....por esse preço preferia fazer um curso de culinária e ir inovando na cozinha :) e ainda me sobrava um bom dinheiro. Mas para quem não gosta de cozinhar não deve haver melhor. Espero depois umas fotos apetitosas das iguarias :)

      Eliminar
    2. Haja paciência para as cobras/Lagartos que adoram comentar a forma como os outros utilizam o dinheiro deles.
      Sandra

      Eliminar
    3. Meninas, cada uma sabe o que pretende fazer. Eu não pretendo tornar-me uma mestre da culinária, nem é algo que me interesse... :D Mas quero fazer pratos jeitosos!

      Eliminar
    4. Podia optar por uma yammi ou a do Pingo Doce (não sei o nome). Logo via se se "ajeitava" e custam 1/3 do preço da Bimby. Eu comprei uma yammi em promoção (na altura em que iam descontinuar a antiga e lançar a nova versão) e ficou-me por 140€. Isso parece-me um preço razoável por um robot de cozinha. Agora, dar mil e tal euros por uma Bimby... jamais.

      Eliminar
  2. Para quem não sabe cozinhar como vocês, a bimby é uma óptima opção.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro cozinhar, acho que não o faço muito mal, e utilizo imenso a minha bimby. Utilizo-a mais como complemento do que propriamente faço pratos completos nela, mas dá uma ajuda enorme para fazer algumas coisas. Acredito que quem não goste, ou saiba cozinhar, ainda lhe dê mais uso. Se a acho essencial numa cozinha e que vale o dinheiro que custa? Secalhar não acho. Mas que é uma maravilha para algumas coisas, lá isso é :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho a minha há uns bons anos e adoro cozinhar. Não tem que ver com o facto de saberes ou não cozinhar. Tem a ver com gestão de tempo e dinheiro. Eu poupo imenso tempo (com excepção das batatas e cebolas) não descasco legumes para a sopa, por exemplo) e dinheiro (faço imensos batidos e iogurtes (mesmo de soja) na bimby. Mal possa compro a nova. É uma ajuda e tanto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelados caseiros, molhos, sopas... é o que mais quero fazer!

      Eliminar
  5. Eu tenho bimby e adoro! Faço sempre lá sopas, arroz, sumos, sobremesas variadas. O que a bimby tem de bom é que começamos a fazer coisas que provavelmente não faríamos do modo tradicional e sabendo todos os ingredientes que usamos... Já lá fiz gelado, pão, croissants, iogurtes, polpa de tomate, etc etc. Não sei se já conheces o grupo Bimby Sem Limites no facebook, é muito bom para tirar ideias e perguntar coisas :) (atenção que neste grupo às vezes caem um pouco em cima... devia chamar-se antes Bimby Com Muitos Limites!!). No inverno para as sopas é fantástica, faço lá todos os dias. Muitas vezes deixo a Bimby a trabalhar e vou fazer outras coisas, sei que nunca verte nada nem queima. Já deu para perceber que adoro? :)

    ResponderEliminar
  6. É um grande investimento inicial mas depois compensa imenso! Especialmente se usarem todos os dias. Cá em casa temos a Yammi porque só usamos no natal (para fazer os doces) e não é preciso algo mais sofisticado. Já usei ambas e a Yammi por muito boa que seja não é a mesma coisa! Então para a alimentação dos bebés e pratos mais elaborados estas maquinetas dão um jeitão. Sabendo cozinhar ou não é sempre uma ajuda para reduzir desperdício e tempo! Mesmo usando as nossas próprias receitas dá para usar a bimby e fica igualzinho a quando se faz nas vinte mil panelas e no fogão xD

    ResponderEliminar
  7. Boa Sorte! é um sonho de consumo mas não uma prioridade.
    A ideia que tenho é que ao principio e depois de passar a novidade tens de te "obrigar" a usar, porque senão cais na rotina dos mesmos pratos.( e acabas por fazer só sopas e sobremesas)
    Também me parece que deveras fazer um esforço para fazer uma alimentação saudável: "dizem que faz um bacalhau com natas mt bom.. mas se hoje em dia nunca fazes esse prato pq vais passar a fazer ? (calorias)
    Parece-me que será um bom ajudante mas requer alguma disciplina e persistência.
    bons pratos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a parte do comer saudável tem muito peso! Começas a ouvir falar em fazer o teu próprio molho béchamel, fazer gelados, batidos, lasanhas... mas antes nunca comia essas coisas :O tive uma fase inicial para aí de 6 meses em que experimentei tudo e comecei a engordar. Agora só a uso para aí 1x por semana ou quando temos visitas e corto sempre nas receitas (não ponho tanto azeite como dizem, não ponho açúcar em sumos, não faço as que dizem para pôr manteiga ou natas).

      Eliminar
  8. Acho é que o preço acaba por desmotivar qualquer um... E depois já ouvi tanta gente que se arrepende.
    Para sopas e frutas tens sempre a babycook que dá um jeitão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e o meu marido comemos sopa todos os dias, por isso notei que quando fazia na Bimby, dada a capacidade do copo, só nos dava para uns 2/3 dias. Regressei à boa e velha panela, que faz mais do dobro e assim só se faz uma vez e dá-nos para a semana inteira ;)

      Eliminar
    2. Aconteceu-me a mesma coisa. Passei a utilizar novamente a panela de pressão, mas sei que a nova tem um copo com maior capacidade. A minha Bimby já tem 7 anos e está como nova. Faço sempre arroz e purés lá. Ficam ótimos. O bolo de cenoura divinal é como o nome diz, espectacular. A jardineira de carne e legumes é muito boa e dá para cozer os legumes todos a vapor (com os 2 tabuleiros. Resumindo no inicio se fizeres muitos doces vão acabar todos por engordar, que foi o que aconteceu connosco... Se fores seletiva nas receitas, usas 2 ou 3 vezes por semana e acaba sempre por compensar. Boa sorte.

      Eliminar
  9. Acho ótimo, mas tenho ideia de que os preços são bastante elevados. Mas claro, como em tudo na vida, há quem possa e quem não possa :) Ainda bem que podem dar esse passo. De certeza que as tarefas relacionadas com a cozinha ficam facilitadas.

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. 1224 euros a pronto... mas podes pagar às prestações. O mínimo são apenas 30 euros mês. ;)

      Eliminar
    2. Só que quando chegamos ao fim com essas prestações e juros, o que pagamos foram duas bimby :-(

      Eliminar
    3. Não eras tu que não querias pagar nada a prestações?

      Eliminar
    4. Anónimo das 00:18, não é verdade. Ao ver a lista de opções, percebe-se que com a prestação mais baixa (30 euros/mês) o valor final da Bimby acresce em 200 euros.

      Mas sim, há dois anos, quando fiz a demonstração, a Bimby custava 1000 euros a pronto e 1.500 na prestação mais baixinha. Agora está melhor, nesse aspecto.

      Anónimo das 09:48, nunca tive um crédito na vida, é algo que me faz confusão. Mas deixei-me disso e optei por prestações neste caso. Assim compro a máquina que queria MESMO. :)

      Eliminar
    5. S obrigada pela resposta 😊. Não pagamos juros, pois n?

      Eliminar
    6. Bom, eu acho que os juros é o que se paga a mais ao pagar às prestações. Se pagares a pronto, 1224 euros. Se pagares 30 euros por mês, acho que o preço final ronda os 1450 euros. Se pagares 40, 50, 60, 90 euros mês, o valor final vai baixando. Quanto mais reduzida a prestação, maior o valor final (que, no máximo, são os tais 1450 euros).

      Eliminar
    7. Hum. Vou ponderar e mais uma vez obrigada pela resposta 😊

      Eliminar
  11. Tenho imensa curiosidade em relação a essa "maniqueta" :p Bons cozinhados, depois queremos ver alguns pratinhos!! :)

    ResponderEliminar
  12. Quanto custa hoje em dia uma Bimby? Gostava mas não há € :/

    ResponderEliminar
  13. Comprei a Yammi e ofereceram-me essa Bimby recentemente. Gosto muito mas não acho que valha o preço que pedem por ela. Se fosse eu a comprar preferia a Yammi (ou outra por um preço similar). Ainda não notei diferenças nenhumas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não notou diferenças? Aqui vão algumas:
      - não é preciso trocar a lâmina
      - balança
      - mais opções nas velocidades

      Lila

      Eliminar
    2. Ps: experimenta cozer legumes a vapor. É o que mais gosto de fazer e raramente cozinhava a vapor antes de ter estas máquinas ( e também vai ser óptimo para a comida de bebé).

      Mas credo!! Que não tinha noção que estava tão cara, a última vez que eu vi o pré estava a 1090€ salvo erro.

      Eliminar
    3. (não tenho nada contra que a comprem... Mas acabei de perceber que gastaram uma pequena 'fortuna' para mim)

      Eliminar
    4. A Bimby tem uma lâmina que dá para tudo...

      Eliminar
    5. -Eu não gosto da balança embutida (é uma das coisas que mais avariam nas bimbys e ficamos muito tempo sem a mesma caso seja preciso ir para a garantia. Além disso, dá para usar a balança da Yammi sempre, independentemente de se usar a máquina ou não (para mim é uma mais valia), o facto de permitir colocar a tara e pesar as coisas separadamente é para mim uma mais-valia quando estou a fazer pastelaria. Não é a 1ª vez que meto mais farinha/açúcar, etc e preciso de retirar...se já estivesse tudo misturado no copo fazia o quê?

      - a dita lâmina (que tanto falam como se fosse o fim-do-mundo), ora eu não me lembro quando foi a última vez que tive de trocar a lâmina na Yammi (e uso-a diariamente há quase 2 anos).
      - mais opções nas velocidades: usam-nas todas? A sério? Eu nem as da Yammi preciso de todas...

      Talvez quem não saiba cozinhar realmente sinta uma grande diferença porque vai seguir as receitas à risca e vai perder tempo desnecessário. Eu uso-as para fazer as minhas receitas só que não tenho de ficar lá ao lado da máquina e posso ir à minha vida.
      Só sigo as receitas e faço experiências em dias onde tenho mais tempo ou vontade.

      Um dos defeitos da Yammi é que quando a lâmina de mistura está a uma grande velocidade ela corta, portanto, quem não quer carne toda desfeita não pode colocar aquilo no máximo (eu pensava que isto era só defeito do produto "barato" mas não é). Seguindo a mesma lógica, se quero algo cortado coloco aquela no máximo.
      Conheço quem tenha comprado outro copo (50€) e tenha 2 copos cada um com uma lâmina para o dia-a-dia. São 2 formas diferentes de resolver essa questão e ficam com praticamente o mesmo produto por menos de metade do preço. (E não falo das outras porque não faço ideia e nunca lidei com elas mas não dúvido que sejam excelentes e façam precisamente o mesmo por muito menos)

      A bimby tem receitas melhores, isso sem dúvida e uma excelente equipa de marqueting que sabe vender o peixe mas que tem de receber muito bem por tudo: pelas apresentações, pelas comissões, para os livros e todas as "ofertas" ;) não há almoços grátis.

      Eliminar
    6. No "não notei diferenças" refiro-me a coisas que considere que sejam essenciais e justifiquem o preço quando comparamos as 2 máquinas
      Para mim, como expliquei, não acho que essas sejam coisas assim tão válidas. Aliás para ser sincera acho que a chave com receitas é apenas mais uma estratégia de marqueting para aliciar as pessoas...não me parece que seja por aí que ela tenha mais-valias.

      Eliminar
    7. Experimente fazer o mesmo prato nas duas máquinas e depois diga-me qual é a mais funcional. Quem diz isso normalmente é porque nunca experimentou a bimby.

      Eliminar
    8. Já o fiz. A minha opinião é que depois de estarmos habituados as 2 sao igualmente funcionais. Obviamente quando cozinhei na bimby as primeiras vezes achei aquilo tudo menos pratico porque não estava habituada. Depois de estar habituada não vejo diferenças nenhumas.
      Se quiser ate envio uma foto à S* com as 2 maquinas lado a lado.

      E a anonima alguma vez cozinhou nas 2 ou é apenas mais uma vendedora com medo de perder as comissões? Eu não disse a ninguém para não comprar, disse apenas que na minha opiniao não há diferenças entre as máquinas para justificar a diferença de preços. Quem quer comprar a bimby que o faça.

      Eliminar
  14. Vai dando noticias se vale mesmo a pena comprar 😉 talvez seja o nosso próximo investimentocá para casa 😊

    ResponderEliminar
  15. Custa 1124€ pela informação do site

    ResponderEliminar
  16. Eu sei cozinhar e gosto de cozinhar, mas com três criançsa pequenas e a trabalhar todo o dia fora de casa, se me puser a cozinhar quando chegar a casa não aproveito nada dos meus filhos. Por isso há cerca de um ano decidimos comprar uma maquineta destas.
    A verdade é que é um descanso chegar a casa e por a máquina a cozinhar sozinha, e poder ir tratando de tudo o resto.
    É cara, é verdade, mas também é verdade que desde que foi comprada é raro o dia de semana que não é utilizada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, se não tira o fio ao feijão, nem a casca às batatas, que pratos faz a Bimby sozinha? A máquina até me interessa pela questão das sopas "sem queimar" e por picar gelo sem avariar à terceira. Mas essa de poupar imenso tempo, nem a demonstração a que assisti me convenceu disso.

      Eliminar
  17. Cada um sabe de si.
    Eu não me vejo a pagar esse valor pela maquineta. Sopa, papa de fruta, cozidos, grelhados é algo que pode ser feito sem grandes problemas no dia a dia. Cozinho diariamente e cozer massa, fazer arroz, cozer legumes e peixe, descascar legumes e meter na panela e triturar no fim ou grelhar carne/peixe não tem uma ciência por aí além. E isto é comer de forma saudável. Pode poupar-se algum tempo, mas se não houver realmente vontade o que pode acontecer é usar para as sopas do bebé, papa de fruta e para sobremesas (deliciosas e super fáceis é verdade).

    ResponderEliminar
  18. Eu ouço falar muito bem da Bimby mas até ao dia de hoje ainda não houve ninguém que me conseguisse dizer que comidas faz a bimby além de sopas, sobremesas (não acho nada importante no dia a dia, gelados, etc...na comida real em si ainda não consegui ver vantagem nenhuma de ter um robo de cozinha como a bimby mas gostava de saber e de ter a opinião de alguém que faça "comida"(e não me venham com o exemplo do bacalhau com natas que isso não se come todos os dias". Nas sopas acho que a única vantagem que pode ter é não ter que se usar varinha mágica para a passar mas acho que esse ponto não justifica um investimento tão grande. Em relação a fazer comida para um bebé é assim...quando começares a dar sopa não vais fazer sopa todos os dias(indicação médica de fazer uma panela grande e congelar em doses individuais)porque só vais introduzir um alimento novo por semana (para ver se há reacção alérgica) por isso o bebé vai comer a mesma sopa todos os dias, ou seja uma panela normal faz o mesmo. Quando tiveres o teu filho no infantário tipo sala de 1 ano em que tens que levar frutas e iogurtes, etc vais ter que levar dos comprados porque os que fazes em casa oxidam após pouco tempo (tipo as saladas de fruta) e devem ser consumidos de imediato, mesmo que os faças de manhã quando o rafael o fosse comer à tarde já não estavam bons.
    Mas vai contando depois e dá a tua opinião pode ser que eu consiga ver alguma vantagem que ainda não vi. Ah, eu detesto cozinhar e saber o que cozinhar...por mim atirava a panela ao ar todos os dias e a comida aparecia feita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço todas as comidas que fazia antes no fogão. Aumentei consideravelmente as vezes que cozinho a vapor porque é algo que demora muito tempo.

      A grande vantagem a meu ver não é elas serem excelentes cozinheiras pois quem não sabe cozinhar vai continuar a não saber e quem segue as receitas na yammi/bimby/etc também fazia o mesmo com uma receita tirada da net (haja vontade).
      Para mim (com 1 filho e agora 1 recem-nascido) a vantagem é colocar tudo na maquina, ir à minha vida e ela mexer e cozinhar sozinha, sem deixar esturrar nada. Assim consigo dar banho, cuidar das tarefas de casa ou simplesmente dar atenção aos meus filhos em vez de estar a olhar para a panela.

      Eliminar
    2. Tenho uma opinião semelhante. Penso que se a ideia fosse apenas simplificar no sector das sopas então optaria pela Julie. Mas no meu caso adoro cozinhar e em menos de 1 hora faço uma sopa óptima e diversificada (faço de dois em dois dias). Até que me provem o contrário, os robots de cozinha não me convencem. Mas para quem não sabe cozinhar e/ou não gosta de cozinhar, acredito que deve fazer uma diferença gigante, por isso acho muito bem!! :) S*, conto contigo para ires partilhando maravilhas da Bimby :D quem sabe ainda me converto.

      Eliminar
    3. Valerá o investimento? Cá em casa as engenhocas só são boas enquanto for novidade, ainda virava "mono".
      Não gosto muito de cozinhar, mas o que eu não gosto mesmo é de decidir o que cozinhar e ir às compras. Quando inventarem uma Bimby que decida a ementa e vá às compras por mim, compro-a.
      Nunca fui grande coisa na cozinha, mas ser mãe fez milagres. Aprendi a fazer bolos e pratos decentes, até pizza já fiz.
      Quanto às sopas de bebé, o maior trabalho é descascar os vegetais. A Bimby faz isso? Nem precisa de estar bem passada para que eles se habituarem às texturas.
      Teria dado jeito depois das noites mal dormidas, já consegui queimar uma sopa! Esqueci-me dela no fogão e a água evaporou. :D
      Mas se alguém me quiser oferecer uma Bimby faço o "sacrifício" de a usar.
      Bons cozinhados!!
      SM

      Eliminar
    4. SM, eu precisava mesmo de algo que me INCENTIVASSE para a culinária. Não gosto, acho um tédio, especialmente porque tudo me sai mal... acho que a Bimby me vai ajudar bastante.

      Eliminar
    5. Eu gosto de cozinhar e gosto da Bimby ;)

      Eliminar
    6. A culinária não tem ciência nenhuma e gastar 1400€ a crédito numa máquina para servir de "incentivo" é um bocado puxado... no início vai ser alta novidade fazer os bacalhaus com natas e afins, mas depois vais ver que não farás isso no teu dia-a-dia e que o grosso do trabalho de cozinhar (tipo descascar coisas), terás de o continuar a fazer. Eu acho que, como referiram acima, dá jeito para complemento e para certos pratos (e em festas/eventos em que fazes patés, mousses, etc, coisas diferentes), mas para isso há robots alternativos no mercado a preços bem mais acessíveis que servem para o mesmo.

      Eliminar
    7. Anónimo, entenda que eu até não me importo de cozinhar... mas como tudo me sai mal, passei a detestar. Se a panela me ajudar a que as coisas fiquem boas, encantada da vida!

      Eliminar
    8. Eu uso a yammi diariamente há quase 2 anos. Depois de ter a ajuda e aquele tempo livre durante a semana não volto atrás.
      O que se faz nos robôts de cozinha é o mesmo que se faz em qualquer tacho. Não tem de ser pratos XPTO. A diferença é que depois de estar tudo no "tacho" viramos costas e aquilo fica a mexer e a cozinhar sozinho e quando estiver pronto dá um aviso.
      E eu discordo quando dizem que é bom para festas (quer a yammi quer a bimby) não tem capacidade para cozinhar para muitas pessoas. Dá uma ajuda na preparação mas não faz a comida sozinha para um jantar de uma familia numerosa,p.ex.

      Mas também não considero um investimento mas antes um pequeno luxo: como uma peça qualquer de vestuário ou de decoração cara.
      Para quem ainda não tem uma cozinha equipada e em vez de comprar tachos comprar a dita, aí talvez.

      PS: A meu ver estas maquinas pecam pela incapacidade de programar antecipadamente para a elaboração (como algumas placas, fornos ou maquina do pão, p.ex). E por causa disso tinha desistido de comprar.
      Quando a yammi baixou para os 150€ o meu marido comprou e eu também achava que não ia ajudar grande coisa mas enganei-me. Agora que tenho a bimby, considero que esta última não vale o que pedem por ela e não percebo o chinfrim contra as outras do mercado que fazem extamente o mesmo. Aliás ate percebo... eu se as vendesse também ia andar a vender o meu peixe à caça das comissões convém sempre falar mal da concorrência. E não falo de outras marcas porque nunca trabalhei mas não duvido que sejam tão boas quanto a bimby.
      (continuo a considerar que cada um compra o que quiser).

      Eliminar
    9. Como é possível que, seguindo uma receita, tudo saia mal? Na bimby vai na mesma ter de descascar ingredientes, ter de colocá-los lá na dose certa, seguir os passos... não é muito diferente que cozinhar seguindo à letra uma receita...

      Eliminar
    10. Anónimo das 14:45, eu não uso receitas.

      Eliminar
    11. Pois Sónia então assim não há milagres não é...

      Eliminar
    12. Ah, agora não usa receitas e com a bimby vai usar?

      Eliminar
    13. Se calhar mais valia experimentar isso primeiro, porque na bimby vai ter de seguir e, precisamente por ser uma máquina e não ser uma pessoa com jeito para a cozinha, vai ter de usar as quantidades todas certinhas de tudo para o resultado final ser bom. Acho que o ideal para aprender a cozinhar é seguir receitas primeiro e quando já se percebe como as coisas funcionam, fazer pratos espontaneamente e "a olho".

      Eliminar
    14. Anónimo25 de agosto de 2017 às 14:36, eu também tenho a yammi e até acredito que a bimby seja melhor... mas não melhor ao ponto de valer 10x mais o preço que damos por ela!

      Eliminar
  19. Boa!!! Se é para ajudar então venha de lá a maquineta 😜
    https://jusajublog.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  20. Ao preço dela? Só se também lavasse a loiça e limpasse a casa lol

    Acho mesmo um exagero, nunca na vida daria dinheiro por uma coisa dessas, até porque eu tenho uma alimentação muito "limpa", e os meus cozinhados são simples e nutritivos. Nada de natas, nada de gorduras, nada de açúcar, etc. Mas mais que não perceber quem dá dinheiro por uma maquineta destas, não percebo quem vem dar palpites sobre a maneira como cada um gasta o seu dinheiro! Haja paciência

    AnaC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah

      AnaC, ri-me a bom rir!

      Eliminar
    2. Nada de natas, nada de gorduras, nada de açúcar, nada de sal, nada de açúcar, nada de sabor, nada de nada...

      Eliminar
    3. Anónimo24 de agosto de 2017 às 23:23 os alimentos, por si só, já têm bastante sabor. Normalmente o nosso paladar é que já está adulterado de anos a comer coisas processadas cheias de gordura e açúcar. Eu tempero a comida apenas com azeite (pouco), sal e especiarias e fica tudo bem saboroso!

      Eliminar
    4. O anonimo das 14.46 já explicou e bem que o problema das maioria das pessoas é que tem o paladar adulterado, e sem esses extras nao sente "sabor". Limpando o paladar abre-se um novo mundo. E há especiarias e ervas aromáticas fantásticas que ajudam a eliminar a necessidade de sal e gorduras.

      Anac

      Eliminar
  21. Eu continuo a ser um tradicional, ainda não consegui aderir à Bimby...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Olá S sou uma leitora silenciosa mas hoje não poderia deixar de comentar, tenho Bimby quase há dois anos, sempre soube cozinhar e adoro, com a vinda da Bimby cá para casa ainda gosto mais de me dedicar à cozinha e ao contrário do que muita gente pensa a Bimby não é só para quem não sabe cozinhar, ela permite fazer todo o tipo de coisas e ainda poupar em compras de supermercado, há coisas que se podem começar a fazer em casa e há outras que não se desperdiçam nem se estragam. Foi sem dúvida um bom investimento. Quem tem uma Bimby em casa nunca mais se imagina sem ela e só quem tem percebe o porque de ser a melhor e a única que vale realmente a pena.
    Muitas felicidades para todos e bons cozinhados :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando a delirar... devo receber a minha na segunda-feira!

      Eliminar
    2. Com bimby há quase 10 anos, duvido que perfaça um ano de utilizações ( mas conheço quem tenha deixado de usar o fogão. Eu não sou exemplo.:))

      Eliminar
  23. Ai gostava tanto tanto de ter uma! :(

    ResponderEliminar
  24. Não tenho por ser muito cara mas gostava. Tenho ouvido maravilhas de quem a tem :)

    ResponderEliminar
  25. Confesso que tenho uma certa embirração com as bimbys. Já fui a duas demonstrações, conheço quem tenha e não a acho tão funcional quanto dizem. Demora mais tempo a cozinhar do que eu na placa. Uma sopa demora cerca de 40 min e eu em 20 faço uma. Se se quiser cozinhar algumas receitas para mais de 6 pessoas já não dá ou tem de se fazer 2 vezes. Se queres fazer jantar, por ex: sopa, arroz e bifes, ou fazes a sopa ou o arroz. Os dois ao mesmo tempo não dá. Reconheço que dá jeito nas sobremesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, há que fazer uma selecção. Não vou dizer que faz tudo ao mesmo tempo, porque não faz!

      Eliminar
    2. Mas então qual é a vantagem da bimby? Se chegas a casa depois de um dia de trabalho pões a fazer uma sopa que demora 40 min a fazer ( e que só te dá para um dia ou dois) mas nesses 40 minutos tens que fazer no fogão o resto sa comida, arroz, carne, peixe, o que for. Muitos comentários dizem que poem a sopa a fazer e vão dar banho aos filhos ou brincar e o resto da comida? Só não te preocupas mais com a sopa mas e o resto? Alguma utilizadora me explique mas como deve ser que eu ainda não percebi a vantagem.

      Eliminar
    3. Anónima, eu também não sei bem, pois efectivamente ainda não tenho a Bimby... mas, para mim, que adoro sopa mas faço-a MAL, só o facto de ter sopas deliciosas já é excelente. E as papas do menino, gelados naturais, comidas de "mistura"... eu acho que vai ser excelente para MIM... mas ninguém é obrigado a comprar. :)

      Eliminar
    4. S*, o segredo de uma sopa não está numa máquina, se já ela qual for, mas nos ingredientes que usas.

      Eliminar
    5. Eu nunca faço 2 pratos diferentes por refeição.

      Coloco por exemplo o arroz/batatas a fazer no copo e por cima a vapor coloco peixe e legumes.
      Nos dias com actividades do miudo preparo a maquina antes de sair de casa e quando chego tenho o jantar feito.

      - arroz de pato,frango,marisco, etc faz-se sozinho
      - massa de X, Y, Z idem
      - frango com ervilhas em baixo e batatas novas (com casca) a vapor
      - adoro o arroz seco que faço na yammi pois nunca consegui deixar os "grãos" tão soltos antes.

      A sopa por acaso é das coisas que sempre demorei imenso tempo a fazer, não sei como a fazem só em 20min. Eu preciso de pelo menos 30min só para os legumes cozerem em condições, tirando o acto de os preparar...

      Mas é possível fazer sopa em baixo e cozer legumes+batata+peixe a vapor em cima, p.ex, e ficar com 2 pratos feitos ao mesmo tempo.

      Eliminar
    6. Alem disso por aqui sempre se comeu muitos grelhados. E grelhar um bife de peru/frango sao 2/3 min. O que demora são os acompanhamentos.
      Deixa-se a maquina a fazer tudo, quando estiver pronto grelha-se e em vez de perder 30/40min na cozinha perde-se 10. 5 para colocar tudo na máquina e 5 para grelhar.
      No final vao os utensilios todos para a maquina de lavar e a cozinha mantém-se limpa.

      Eliminar
    7. Eu já faço imensas vezes frango e peru grelhado... mas cozinhar a vapor vai ser uma novidade para mim. :D

      Eliminar
    8. Como é que a sopa vai melhorar na bimby? Pode melhorar a textura mas se puseres a mesma combinação de legumes que habitualmente não gostas... bom, vais continuar a não gostar...

      Eliminar
  26. Eu faço sopa na bimby em 20 minutos!!

    Somos 5 cá em casa e na semana que cá tenho a minha mãe somos 6 e nunca chego a casa antes das 18h. Eu tenho a minha há 5 anos, não gosto de cozinhar e também acabava por ser repetida nas receitas. Também andei muito tempo hesitante em compra-la devido ao valor e ao receio de passado o entusiasmo inicial, colocá-la de parte.

    Um dia lá me decidi!

    Ao início, fazia tudinho, tudinho lá, o que queria era fazer coisas novas, quase que deixei de cozinhar nos meus tachos e panelas. Arranjei todos os livros de receitas em pdf e compravas as revistas mensais.

    Aos poucos a febre foi passando e diria que cozinho metade nos tachos e metade na bimby.

    Agora se estás a contar passar a melhor e mais dedicada cozinheira de todos os tempos por ela, esquece! Passada a fase das sopas e compotas e quando o teu filho começar a ter refeições iguais às vossas, vai te acontecer o mesmo do que me aconteceu.

    Não a posso comparar com outros robots, porque simplesmente não conheço outros.

    As pessoas queixam-se que ela não bate natas. Opá, é simples! Não é por ter um robot desse valor que temos que lá fazer tudo à força toda, mesmo que não saia bem. Deixei-me de comprar as natas x e z, Compro as mais baratas e bato-as na batedeira e ponto final Até porque não gosto de sujar a bimby por umas simples nata, quando a batedeira é mais fácil de lavar. Não entendo bem a teimosia (burrice?) de certas pessoas.

    Tal como há receitas que nunca me ficaram bem na bimby e por isso prefiro faze-las no tacho, como, entre outros, o bacalhau dourado ou o arroz de marisco.

    Por outro lado faço coisas que nunca me tinha passado pela cabeça algum dia vir a fazer.

    Em relação ao seu elevado custo, nunca hei de entender o problema das pessoas em darem a sua opinião sobre a forma como os outros gastam o seu dinheiro, seja muito ou pouco!! Cada um sabe de si! Era mesmo o que me faltava!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima, eu acho que vou começar a inovar muito mais na cozinha e - só isso - já é entusiasmante. Quanto ao resto, é patético quererem saber se pago a pronto ou a prestações. Só dá para rir. :D

      Eliminar
  27. sobre os comentários alheios quanto ao preço da bicha:

    há meses eu fazia 12 horas por dia no trabalho, tendo um cão que não sendo peludo perde algum pêlo e um marido careca mas que não gosta de aspirar comprei um aspirador robot (nem fui ao mais caro mas um desses que vai sozinho pela casa) senhora minha sogra fez um escândalo porque "ai que é muito dinheiro/ ai que não vale a pena/ ai que estais a trabalhar tanto para gastar dinheiro nessas merdas" a minha resposta foi "vem você aspirar-nos a casa diariamente? é que se vem eu vou à loja e devolvo já o aspirador" - o bicho foi comprado a pronto e no segundo mês de uso já estava a compensar o dinheiro (porque eu podia po-lo a funcionar enquanto me preparava pela manhã e esvaziar antes de sair e então descansava mais de manhã e podia ir pro trabalho com outra concentraçao e podia po-lo a trabalhar à noite enquanto arrumava a cozinha ou o marido punha-o a trabalhar se eu fizesse ainda mais horas extras - que eu sabia que podia fazer descansada porque chegava a casa e estavam as coisas adiantadas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Lima, esse tipo de aspirador "só" faz parte dos meus melhores investimentos de todos os tempos. Concordo em tudo com o que diz :)

      Ana Nunes

      Eliminar
  28. sobre a bimby: seria incapaz de comprar uma - não lhe vejo vantagem e mesmo cozinhando pouquíssimo gosto de ter vários tachos ao lume e ir limpando a cozinha enquanto faço a comida então acho que nem pelo "poupar tempo" compensaria. mas fico a aguardar os desenvolvimentos disso :)

    ResponderEliminar
  29. Por acaso tenho uma opinião oposta. Confesso que por exemplo, para sopa, seja excelente... MAs fora disso não faz nada de especial que as outras não façam. Tendo em conta que tenho panela de pressão, varinha mágica, máquina e fazer sumos e batedeira, não me parece que tenha necessidade de outra máquina.
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que sei, a Bimby cumpre a função de 10 aparelhos. No fundo, é um grande robot de cozinha. Não faz mais, mas faz tudo. :) Eu também tenho batedeira, varinha mágica... mas são aparelhos diferentes e isso às vezes faz-me evitar fazer algumas coisas - pela trabalheira que tenho a ir buscar, montar...

      Eliminar
  30. Dá muito jeito para as sopas da minha bebé de 7 meses. Em 30 minutos faço 9 sopas diferentes. Ainda a tenho há pouco tempo e ainda não perdi tempo o suficiente com ela de modo a conseguir poupar tempo, se é que me faço entender. Mas aqueles pratos compostos (bacalhau com natas, lulas com molho mostarda, etc) fazem-se rápido e rendem muito.

    ResponderEliminar
  31. Tirando se tens dinheiro ou não para a comprar (parto me a rir com os comentários acerca disso)

    Era coisa que não comprava, mas também não cozinho nada de jeito. Mas dá para o gasto ahahahah

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  32. Fazes muito bem em comprar :) E não descasca nem vai às compras mas dá uma grande ajuda ao cozinhar sozinha ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura