domingo, 8 de março de 2015

Viana é amor


Fotografias que nos tiram e que nos fazem tão bem. Eu, muito vianense, muito orgulhosa das minhas raízes. Viana na blusa, no lenço, na malinha. "Viana é amor".

Talvez seja pretensiosismo da minha parte, mas não me lembro de terra portuguesa onde as pessoas enverguem com tanto orgulho aquilo que é seu. O nosso ouro, a filigrana portuguesa, os nossos padrões, os nossos lenços, o nosso Coração. No Verão, principalmente no Verão, tudo quanto é vianense exibe que é de cá. A nossa chieira chega a ser emocionante. Somos de Viana, com orgulho.

40 comentários:

  1. É verdade, já andei por alguns sitios e quanto mais ando mais vejo que mesmo com os seus defeitos é a melhor terra para se viver, e é com muita pena que um dia sairei dela. E sim, não há terra em que as pessoas enverguem o titulo de cidadão da cidade, com mais orgulho possível!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns S*!!!! Espero que tenha corrido tudo pelo melhor e que mamã e bebé estejam bem!!!
    Já agora adoro o nome Miguel.

    ResponderEliminar
  3. Acho bonito ter-se orgulho ao sítio onde se pertence.
    Parabéns,pelo nascimento do teu sobrinho, e que o Miguel seja sempre muito saudável e feliz!
    xx

    ResponderEliminar
  4. Que gira! E parabéns pelo sobrinho! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Envergam o ouro, as filigranas e as cabeças. eheheheh

    ResponderEliminar
  6. Na Nazaré elas usam os trages tradicionais todo o ano. Saias, aventais bordados, lenços na cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom exemplo, sem dúvida, mas quem enverga o traje são apenas as senhoras que trabalham o peixe... :)

      Eliminar
    2. Não, não são. Aí é que te enganas. No comércio, a alugar quartos, na restauração, vendedoras de rua (bancas de tremoços e frutos secos), em todo o lado vês nazarenas trajadas tradicionalmente. Até porque, para te dizer a verdade, são cada vez menos as que trabalham o peixe.
      Acredita em mim que sou nazarena.

      Eliminar
    3. Ah bom, então fico feliz! Não tinha essa ideia, acho muito bem. :) Da vez que aí fui, nada vi. Mas fico feliz!

      Eliminar
  7. Por acaso reparei nisso quando te comecei a ler :) Na forma como falas de Viana, toda orgulhosa :p
    PS- Parabéns tia babada! :D

    ResponderEliminar
  8. Tive oportunidade de conhecer Viana o Verão passado, é de facto uma terra linda, com tradições maravilhosas. Comprei lá uns brincos fantásticos que adoro usar apesar de não ser vienense :)
    Parabéns pelo Miguel!! Muitas felicidades a todos-

    ResponderEliminar
  9. mas a filigrana é feita em Gondomar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei. Mas a imagem de marca da filigrana é Viana.

      Eliminar
    2. Pelo contrário, Viana é que tem a filigrana como imagem de marca.

      Eliminar
    3. Considero que as duas situações são verdade. O ouro português está muito associado ao Norte e a Romaria D'Agonia é uma das principais montras do mesmo. Isso é inegável.

      Eliminar
  10. Nunca, nunca fui a Viana e tu dás-me vontade (muita, até) de a conhecer!

    ResponderEliminar
  11. "Viana está cada vez mais bonita..."

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito dessas festas culturais.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderEliminar
  13. Estava à espera de mais entusiasmo pela vinda do bebé :/ Está tudo bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não estive com o sobrinho. Falarei disso quando a poeira assentar, a minha irmã tiver alta e puder ver o Miguel. :) Mas tudo bem, gracas a Deus.

      Eliminar
    2. Que corra tudo bem!

      Eliminar
    3. Como é que ainda não tiveste com o sobrinho? Não o podes ver no hospital? Eu vi a minha sobrinha tinha horas de vida logo no horário da visita da tarde

      Eliminar
    4. Anónimo das 08:16, nem tudo corre sempre da mesma maneira. ;) Não o vi, ainda.

      Eliminar
  14. Parabénssss titia :DDDD
    Já fui uma vez a Viana e digo que é uma cidade maravilhosa :D

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  15. Também sinto isso, há muito orgulho e a tradição é vivida com gosto...
    Ando a ver se apanho as festas de verão, não sou muito dessas festas, mas essa tenho de ver*

    ResponderEliminar
  16. Viana é uma cidade linda!


    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Respostas
    1. Não, ainda não... ainda deverá ficar uns dias no hospital.

      Eliminar
    2. Mas está tudo bem com ele? Estou a ficar preocupada (sei que parece estúpido sem vos conhecer) :/

      Eliminar
    3. Peço desculpa, mas acho que já deu para perceber que não quero falar disso. :)

      Eliminar
  18. É sempre importante ter orgulho na nossa cidade. Todas tem aquele carisma particular :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  20. Que giraaaa :)

    Viana é uma cidade de encantos e amor!

    Beijinhooos

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  21. Viana é Liinda! E os vianenses são os mais alegres e simpáticos portugueses, sem papas na língua, talvez pela proximidade com a Galiza. Infelizmente o clima não é dos melhores, mas, as paisagens, a comida, as pessoas, a cultura, o artesanato, as feiras e romarias são um chamariz turístico com uma oferta de excelencia!

    ResponderEliminar