Avançar para o conteúdo principal

Número de touradas em Portugal foi mais baixo de sempre - em 2013

"O número de espetáculos tauromáquicos realizados no ano passado em Portugal foi o mais baixo desde o ano 2000, segundo dados da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), que registou em 2013 um total de 241 eventos.

De acordo com o Relatório da Atividade Taurina 2013, também o número de espetadores que assistem a espetáculos com touros foi o mais baixo em 14 anos, passando de 620 mil registados em 2000 para 441 mil no ano passado."  in Diário de Noticias
  

Podem alegar que foi da crise, da falta de dinheiro das pessoas, da falta de dinheiro para fazer os "espectáculos" tauromáquicos.

Mas eu acredito piamente que, a pouco e pouco, nos estamos a tornar um país melhor. Um país de pessoas mais humanas.

Comentários

  1. Espero bem que sim, e eu que trabalho perto do Campo Pequeno, dá-me cá uns nervos!!!!
    Mas são boas notícias :) bj

    ResponderEliminar
  2. Aos poucos vai-se perdendo a "tradição". Está na mão dos jovens mudar o futuro. ;)

    ResponderEliminar
  3. Boa notícia! Com o tempo as touradas desaparecerão. De vez.
    xx

    ResponderEliminar
  4. fixeeeeeeeeeeeeee, quero que chegue aos 0000000000000000

    ResponderEliminar
  5. Nuns aspectos estamos a melhorar. Mas... Noutros aspectos estamos a piorar! Mas espero, um dia, que as touradas acabem de vez!

    ResponderEliminar
  6. "... a pouco e pouco, nos estamos a tornar um país melhor. Um país de pessoas mais humanas..."

    Talvez, talvez...mas ainda temos muito para caminhar.

    ResponderEliminar
  7. Só espero que acabem um destes dias...mas sei que ainda não é para já!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Amén. Vamos acreditar que este é um sinal de que estamos a evoluir. Precisamos muito de evoluir.

    ResponderEliminar
  9. Uma bela notícia, sem dúvida nenhuma!!!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Eu acredito no mesmo. Pelo menos quero acreditar :)

    ResponderEliminar
  11. Pois acho que não tem nada que ver com bondade das pessoas, mas sim com a lei. É que parecendo que não, incriminando-se uma prática, dificulta o exercício. Eu acho mesmo que não tem a ver com a mudança de mentalidade dos amantes dessas práticas, felizmente, sendo crime, é difícil que haja um número por aí além de espectáculos (deprimentes) desses. Talvez aos poucos, um dia, as pessoas já nem liguem, porque caiu em desuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mel, em Portugal ainda não é crime, infelizmente. E também sabemos que a tauromaquia é algo ligada às elites, e por isso é uma actividade protegida. Mas acredito que as novas gerações vão deixar de admitir maus tratos aos animais, pelo que a tendência é desaparecer.

      Eliminar
    2. Tens razão, reli o meu comentário e vi que ficou a faltar uma parte :P Quando passou a ser crime matar o touro na arena (era a isto que me referia), retirou uma boa parte do entusiasmo com as touradas. Uma espécie de espectáculo manco, incompleto. Tenho uma tia que adora essas coisas e acha que não tem o mesmo encanto (?!) hoje.

      Mas era a essa conclusão que eu queria chegar: o facto de hoje não ser como já foi e as touradas terem perdido a sua popularidade, faz com que as novas gerações tenham uma ligação cada vez mais ténue e acabe por desaparecer, fazendo parte de uma lado menos bonito da história.

      Eliminar
  12. Só espero que um dia acabe, de vez. É uma crueldade enorme!

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. ...eu espero bem que seja esse o caso também :)

    ResponderEliminar
  14. Esta foi das melhores notícias que li em toda a semana. Espero pelo ano em que dizem simplesmente "não houve 1 show de horrores este ano. Demos um passo enorme enquanto sociedade do séc XXI"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura