Avançar para o conteúdo principal

Podia assinar aqui?

Hoje estava na loja da mana e vejo uma rapariga nova, vinte e poucos anos... carrinho de bebé e uma amiga. Pára na frente da loja, entra, e vira-se para mim:

Ela - Podia assinar aqui, se faz favor?

Eu - Assinar o quê?

Ela - Assinar este papel.

Nisto, a mana aproxima-se e pergunta o que era o papel.

Ela - Ando à procura de emprego..

Mana - Pois, mas eu não estou a precisar de ninguém, por isso não faz sentido assinar.

E lá foi ela embora. É preciso cá uma lata! Se tivesse entrado e perguntado se estavam a precisar de funcionários, levasse uma resposta negativa, e depois pedisse para assinar, era uma coisa... Agora entrar e pedir somente para assinar, para poderem fingir que têm andado a procurar emprego, continuando assim a receber o subsídio... Vai mas é trabalhar!

Comentários

  1. E a quantidade de envelopes de resposta a um anúncio de emprego, com... folhas brancas dobradas lá dentro? Mostram-se os registozinhos no Centro de Emprego e já está.

    O país não anda precisamente por causa de parasitismo como esse.

    ResponderEliminar
  2. Isso dá-me nervos! A sério fico doida! Andei tempos e tempos a correr ao centro de emprego, sem receber um tusto, e via passarem na fila dezenas de jovens com ar "duvidoso" com filhos ao colo (como é que é possível), a irem levantar cupões não sei de quê, e saber quando recebiam, e se podiam receber mais, e, não querendo parecer má, (mas já sendo), não pareciam ter a mínima vontade de trabalhar! Os que eram obrigados a ir à entrevista lá, às vezes chegavam com ar malfadados, de quem teve que se levantar cedo e muitos nem apareciam. É muito revoltante.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente há tantas e tantas situações destas...

    ResponderEliminar
  4. Há tanta gente neste país a recorrer-se dessa técnica... e os contribuintes que paguem!

    ResponderEliminar
  5. Aqui também já apareceram alguns assim, a pedir para carimbar o papel. O meu patrão respondeu que lhes dava mas era com o carimbo na testa.

    ResponderEliminar
  6. este país não vai para a frente por causa de gente assim.

    espero que tenhas tido um ótimo Natal

    ResponderEliminar
  7. Não posso crer que isso aconteceu realmente! O.O onde andam estas pessoas com a cabeça? É o que eu digo preferem receber subsídio e estar em casa a coçar os tomates ao invés de trabalhar...incrível. Fico parva...

    ResponderEliminar
  8. Realmente é muito triste, por causa de pessoas assim é que o nosso pais está como está...

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Estou parva! Não há-de haver crise, não...
    Assim o país nunca mais se endireita! É só gente a sugar o dinheiro que deveria ser dos idosos e de quem realmente precisa!

    ResponderEliminar
  10. concordo plenamente ctg.
    tb estou numa loja e tb aqui me aparecem pessoas a pedir a assinatura sem sequer se preocuparem com o emprego.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  11. Sorte de quem precisa de chegar ao dia 28/12/2011 para se deparar pela primeira vez com essa situação!!

    Ainda são muito novas as pequenas Manas!!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Infelizmente há muita gente que faz isso.
    Estive no desemprego há pouco tempo e sim tive que andar a pedir carimbos mesmo entregando o curriculum as pessoas olhavam-me de lado como se eu fosse uma pedinte e afinal só andava mesmo à procura de emprego.
    Acredita que não é mesmo nada agradável, por uns que não fazem nada na vida pagam os outros.

    ResponderEliminar
  13. Tantos casos que conheço iguais! E o pior é que depois são essas pessoas que mais reclamam do estado em que se encontra o país quando não contribuem minimamente para a melhorar! Enfim...

    ResponderEliminar
  14. Mesmo! Que lata!!
    Se for preciso há gente que lhes dá emprego, mas eles rejeitam porque preferem estar em casa sem fazer nenhum e a receber dinheiro.

    Gostei do blog :p Vou seguir

    ResponderEliminar
  15. Querem é carimbos e assintauras e se os convidas a trabalhar não lhes agrada.Assim vai o nosso país...beijo

    ResponderEliminar
  16. Sabe-se de cada história! Ainda no outro dia ouvi uma cabeleira, que abriu há pouco tempo o seu próprio cabeleiro, a queixar-se que não conseguia arranjar manicures. A última que tinha tido tinha estado lá uns tempos à experiência e, quando foi para ficar, disse que não queria, porque teria que trabalhar ao Sábado... Assim, não tem o emprego, mas continuava a receber o subsídio. É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  17. Confuskos, só foi a primeira vez na minha loja... há 5 anos que trabalho para outrem e já vi muitos cromos desses. No princípio fui condescendente, hoje não sou... não no estado em que isto está.

    ResponderEliminar
  18. Para não generalizares, conto-te apenas uma situação recorrente neste país, há muito gente que fica desempregada temporariamente e se tem de sujeitar a pedir carimbos durante dois meses sabendo que regressará ao posto de trabalho no final desse curto espaço de tempo. Obviamente que não vão à procura de emprego porque o terão, apenas precisam de carimbos para receberem o subsídio de desemprego enquanto estiverem temporariamente desempregados. Os contratos escolares e outros deste género apontam para apenas nove meses por ano, por exemplo, sendo que os funcionários regressam no ano escolar seguinte mas entretanto submetem-se ao desemprego.

    ResponderEliminar
  19. Não sei se foi o caso, mas há empresas (as que fazem trafulhice da grossa...) que despedem os seus trabalhadores todos os anos, fazendo depois novo contrato (para evitar os efectivos), e estes vão temporariamente para o desemprego, sendo obrigados a apresentar esses papéis assinados por X empregadores no centro de emprego. Tens a certeza que ela não estava nessa situação?

    ResponderEliminar
  20. Como é que o país há-de andar para a frente?...

    ResponderEliminar
  21. Ontem fui pagar um serviço a uma empresa e, enquanto esperava que me atendessem, reparei num papel num vidro a dizer que a empresa se reservava o direito de cobrar 1 euro por carimbo!

    lol

    ResponderEliminar
  22. Gosto de ler o teu blog mas este post deixou-me triste, ainda por cima por todos os comentários de apoio que recebeu. É fácil falar quando estamos na mó de cima. Eu sei que há pessoas que abusam mas também sei que há gente que se farta de trabalhar e descontar e que de um momento para o outro é despedida. Será que essa gente que tanto pagou em impostos não tem direito a um subsidio de desemprego? Não me julgues mal nem penses que sou uma desempregada ofendida, felizmente não sou, mas conheço muitos casos de gente que preferia mil vezes ter um trabalho a andar com o papelinho estendido a pedir carimbos e a ser humilhada por quem tem trabalho.
    Com a actual conjuntura quem nos garante que amanhã não vamos ser nós a ir pedir carimbos? Será que é o facto de termos trabalho que nos dá o direito de humilharmos quem está numa situação mais complicada? Será que a culpa da crise é dos desgraçados todos os dias são postos na rua?

    N.

    ResponderEliminar
  23. Desculpa Nocas, mas tu não leste bem o meu texto. NINGUÉM gozou com quem pede carimbos... são um mal necessário, para mostrarmos que efectivamente estamos à procura de emprego. NINGUÉM criticou quem anda à procura de trabalho e que tem de ter carimbos para fazer prova disso.

    O que eu e os comentadores criticamos foi quem NÃO PROCURA emprego e apenas pede para que lhe carimbem o papelinho, para continuar a receber o subsídio. Isso sim é digno de crítica. Bem sei que os salários nacionais são miseráveis (eu, com mestrado concluído e ano e 3 meses de casa, recebo o salário mínimo), mas ficar em casa a receber subsídios não é solução para ninguém (muito menos para o país). Por isso não admito que entrem na loja da minha irmã e lhe peçam para carimbar a folha, sem sequer querer saber/perguntar se ela precisa de alguém. Isso é de alguém que não procura emprego... apenas quer receber o subsídio.

    ResponderEliminar
  24. Peço-lhe que não fique triste, mas ninguém gozou com os desempregados e com os carimbos. Criticamos sim os preguiçosos que não tentam encontrar emprego.

    ResponderEliminar
  25. É fácil para uma pessoa que tem emprego desconhecer,desconfiar e não ligar á situação dos que não têm. Não estou a dizer que não há quem se aproveite, mas a verdade é que não há muitas formas de se levar esses comprovativos ao centro de emprego, é dificil... (comprovativos da net e dos correios são sempre duvidosos mas o centro de emprego aceita) e a verdade é que não há emprego fácil. Se não precisas de empregadas na loja, acho que não custava nada teres posto um carimbo na folha da rapariga, afinal mesmo que ela te tivesse dado um curriculum, este ía pro lixo ou não?

    ResponderEliminar
  26. Pode ter sido um erro de avaliação da minha parte mas a forma como alguns comentários estão escritos parecem generalizar a situação e não acho justo por uns pagarem todos. Acho que bem mais criticável é quem recebe rendimentos minimos sem nunca ter trabalhado ou descontado um cêntimo sequer ou aquela gente que passa a vida a tirar cursos profissionais pagos sem nunca procurar um trabalho.
    Peço desculpa se fui muito brusca ou incorrecta contigo e agradeço o teu esclarecimento. Suponho que estivesses a falar naquela rapariga em particular e não no geral..

    ResponderEliminar
  27. Ruyva, talvez não tenhas percebido... o problema aqui é a falta da princípio da coisa! Não é o raio do carimbo.

    Se a rapariga tivesse perguntado à minha irmã: tem trabalho para mim? E a mana dissesse não... não tinha problema nenhum em carimbar. Tentou, não conseguiu, mas tentou... tem direito ao carimbo.

    Mas chegar e pedir apenas para carimbar, sem sequer perguntar se tem trabalho para ela, é de uma falta de princípios incrível. Isso não é procurar trabalho!

    ResponderEliminar
  28. Nocas, pelos outros comentários não tenho de me responsabilizar. Como respondi à Ruyva, o carimbo teria sido dado se a rapariga tivesse sequer perguntado se a minha irmã tinha trabalho para ela. Mas pedir para carimbar, sem sequer perguntar, é de gente preguiçosa.

    ResponderEliminar
  29. E Ruyva, a loja não é minha, é da minha irmã. E nenhum currículo ia para o lixo, isso é falta de educação. Ficava guardado, para se um dia precisasse dele.

    ResponderEliminar
  30. Aqui já perguntam por trabalhoo, mas é só mesmo para por o carimbo e não realmente porque querem trabalhar - então, na loja ninguém mas ninguém mete carimbos. mesmo que vá "pedir" ou entregar curriculos, aceitamos o curriculo, mas não metemos carimbo nenhum.

    nas lojas do chinês, fazem €5, um carimbo. LOL XD

    ResponderEliminar
  31. Existem os que pedem o carimbo porque têm que o pedir, sim para continuarem a receber o subsidio, outras têm vergonha de o fazer e custa-lhes muito fazer isso, outras pedem o carimbo e pedem de facto de trabalho.E já presenciei ambas as situações, porque eu era a pessoa que podia pôr o carimbo.Nunca pus porque não tinha autoridade para tal.Mas acredito que se há muitos que não querem trabalhar,e que pedem o carimbo porque tem que ser, para outros é desesperante e vergonhoso andar a pedir carimbo e emprego quase como se pede uma esmola.Eu neste momento estou no desemprego, se bem que por pouco tempo.Vou fazer a minha apresentação dia 2, e digo que para mim foi um alívio terem-me dito no Centro de Emprego que não vou precisar de carimbos, que me basta apresentar os mail's em sites da área e respostas a anúncios como provas.Porque acredito que custe muito ter que pedir trabalho.

    ResponderEliminar
  32. Não cheguei a acabar o comentário anterior, mas são só mais meia dúzia de linhas.O meu namorado esteve no desemprego, e sentia-se mal, muito mal,por ter que pedir os carimbos.Ele próprio dizia que tinha a sensação de que era como pedir uma esmola, e ninguém se deve sujeitar a uma coisas dessas, para ter algo que deve ser um direito de todos.Mas verdade seja dita,a culpa também é do sistema que faz as pessoas.

    ResponderEliminar
  33. Inês, como referi, os carimbos não têm mal nenhum... entendo que quem tem de os pedir se sinta mal, mas não tem mesmo mal nenhum! Força para o teu namorado... o meu passou pelo mesmo e sei o que custa.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite tou desempregada desde do principio da semana, alguem sabe dizer qual é a folha que tem ser carimbada: minuta de declarancao voluntaria da entidade empregadora ou minuta de declaraçao sob compromisso de honra?

    ResponderEliminar
  35. para que pedir carimbos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura