Avançar para o conteúdo principal

Da gestão do lar (aceitam-se opiniões)

Hoje vinha pedir a vossa ajuda. Ontem estive em discussão amigável com o mais-que-tudo para definir como vai ser a gestão financeira no nosso Ninho. Vou apresentar as duas propostas, e vocês opinem. Eu gosto de ler opiniões, apesar de já ter decidido como vai ser (ahahahah).



Proposta dele: Metemos os dois salários numa conta comum e para além das despesas comuns com renda, carro, gasolina, comida, contas, cada um vai levantando o dinheiro que precisa. Somos ambos ajuizados, não vamos gastar 100 euros em baboseiras. Ele defende que devemos ter o dinheiro todo junto e ir tirando para nós conforme fizer falta. Dinheiro nosso inclui coisas tão variadas como o tabaco dele, os meus lanches, a minha pílula, telemóvel, uma malinha para mim...

Proposta minha: Eu gosto de ter tudo muito direitinho. Sugiro termos uma conta comum onde metemos o dinheiro das coisas que são efectivamente dos dois: casa, carro, contas, supermercado, gasolina e tal. MAS prefiro separar aquilo que é dinheiro pessoal. Acho que é uma forma de controlar melhor aquilo que gasto. Acho que é melhor, quando recebo o meu salário, entregar a minha parte das despesas fixas à conta comum e ficar com aquele dinheiro que é para as minhas coisas, que eu posso gastar, numa conta só minha. E esse dinheiro seria usado para aquelas criquices de mulher, como comprar vernizes, uma mala, ir lanchar e coisas do género. Acho que não se deve juntar o dinheiro das obrigações com o dinheiro que é só para o dia-a-dia, para coisas nossas. Portanto, decidi (eheheh) que vamos ter uma conta comum, para as despesas fixas. Depois, cada um fica com algum dinheiro (igual para cada um, mas isso é flexível) para gastar só consigo durante o mês. Obviamente que se eu quiser gastar a minha parte em coisas para a casa, não há mal nenhum nisso.

Além disso, acho que a minha proposta nos ajuda a gerir melhor aquele que é o nosso dinheiro. Se metermos o dinheiro toooodo numa conta, de cada vez que levantar dinheiro tenho de ficar a pensar "eh pah, quanto é que eu já levantei? quanto é que tem de ficar aqui, para as despesas do lar?". Se tiver uma conta só com o meu dinheiro, consigo controlar muito melhor.

Comentários

  1. A tua opinião para mim é a mais sensata

    ResponderEliminar
  2. Em nossa casa, cada um tem a sua conta e temos uma conta em comum.Conta em comum, despsas da casa(água, luz, Meo, compras quotidianas) conta de cada um: berloques de cada um.
    :-)

    ResponderEliminar
  3. Quando fui viver com o meu namorado há 2 anos optámos pela segunda opção (a tua) e tem funcionado bastante bem!
    Depende muito das pessoas, mas eu prefiro ter o meu dinheiro para as minhas coisas. E depois como nós temos ordenados consideravelmente diferentes, achei melhor assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu aponto para a segunda alternativa - a tua! Parece-me a mais racional e sensata!

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou pela tua opinião :D
    Assim ele não "contola " o que gastas nas chamadas criquices :)

    ResponderEliminar
  6. Fashionsisters, ele não se mete nisso, sabe bem que eu sou sensata. :)

    ResponderEliminar
  7. Opção dois sem sombra de dúvida. A opção 1 é uma fonte de problemas garantida, digo eu que sou quase doutorada em divórcios (não meus, hihihihi).

    ResponderEliminar
  8. Connosco funciona muito bem a tua opinião, cada um tem a sua conta e dps temos uma conta onde temos as despesas em comum. :)

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Nós inicialmente tinhamos cada um a sua conta e iamos fazendo a gestão...
    Mas como era eu que acabava por gerir as duas acabamos por concluir que o melhor seria juntar tudo numa e foi o melhor que fizemos :)

    E temos mais uma de poupança a render.. e outra onde vamos colocando o que sobra no mês!!

    Eu faço a gestão das contas através da net. Copio as linhas dos movimentos para um ficheiro em excel e a frente coloco a descrição desse mesmo movimento! Tenho sempre ao lado as despesas fixas mensais (casa, luz, agua, combustiveis, etc...) e coloco cerca de uns 100e para coisas que possam surgir para mim ou para ele... o que sobra desse mês coloco logo na conta ao lado para juntar, e qd tenho algum junto adiciono à conta poupança...
    Tem resultado muito bem e temos conseguido juntar, o que é muitissimo bom nesta altura em que estudamos os dois na faculdade (particular)...
    Espero ter ajudado!!!

    Conheço muitos casais que têm contas separadas e que andam sempre a deitar a cara um do outro que são mais poupados que o outro, que o outro gasta mais em coisas que nao interessam e sei lá quê...
    Isso para mim não dava :)

    E foi a partir do momento em que juntamos as duas contas que conseguimos juntar mais... parece que o dinheiro não rendia nada antes... lol

    Bjinhos
    Dear

    ResponderEliminar
  10. Falo da minha experiência que vai de encontro com a perspectiva dele. Até porque, quando partilhas tudo com a outra pessoa, é isso mesmo, tudo!! Podem e devem gerir, poupar e tudo e tudo, mas em conjunto. O pensamento "do que é meu é meu, o que é teu é teu" ou " é nosso mas, com excepções" - nunca termina bem. Se estamos juntos, estamos juntos. Se é para partilhar é para partilhar. Porém, cada um se molda mediante a personalidade, assim como a relação que tem, obviamente.

    Kiss ;)

    ResponderEliminar
  11. Acho que tens razão... estou contigo!

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa faz-se mais ou menos igual à tua opinião e entendemos-nos lindamente assim. Depois ainda há a conta poupança em conjunto ;)

    ResponderEliminar
  13. Entre as duas opções, concordo mais com a tua, sem dúvida. Sou apologista de que os nossos gastos pessoais só a nós dizem respeito.
    Durante os anos que vivi junta, nem sequer conta em comum existia. Cada um era dono e senhor do seu dinheiro, as despesas da casa eram pagas a meias, cada um cumpria com as suas obrigações, mas cada ordenado em sua conta e ninguém tinha nada a ver com o dinheiro um do outro. Mas isso sou eu, que sou demasiado individualista nestas coisas. No teu caso, e tendo em conta as duas hipóteses, vou pela segunda.

    ResponderEliminar
  14. Sou pela 2ª opção, sem dúvida! Eu e o mais-que-tudo fazemos assim

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Eu sou pela proposta do teu mais que tudo. Eu e o meu marido só temos uma conta, e outra de poupança, tal como a Dear. E funciona lindamente, desde que sejam ambos ponderados (como dizes que são, eu acredito) e que conversem bem sobre o assunto. O dinheiro pode ser uma fonte de stress se não estiverem de acordo, mas não tem que ser. Apesar de termos só uma conta temos determinados montantes para despesas de dia-a-dia para cada um que levantamos logo no início da semana, e não temos tido problemas.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que essa opção é muito sensata. E também experimentam e veem no que dá.

    ResponderEliminar
  17. Sem dúvida a tua ideia é melhor, cá em casa é assim que se faz. :) kiss

    ResponderEliminar
  18. Acho que deves ir pela segunda opção. Sou da opinião que mais vale sempre prevenir.

    ResponderEliminar
  19. Eu sou apologista da tua opção, para além de controlarmos melhor o que gastamos, sabemos sempre com que € podemos contar. Isso também evita perguntas do género "levantaste x€ para que?". Eu pelo menos penso assim e tem funcionado bem desta forma cá em casa ;)

    ResponderEliminar
  20. Segunda proposta... é a que uso lá em casa e sempre funcionou.

    ResponderEliminar
  21. Na minha ignorância de quem nunca morou com o namorado, sem dúvida nenhum, que faria o mesmo que tu. Acho que não me ia sentir bem a gastar o dinheiro dos dois em coisas que são caprichos meus e vice-versa. E se tiver a minha parte, acho que deve ser mais fácil controlar e gerir. Portanto, convence-o da tua sugestão ;)

    ResponderEliminar
  22. Claro que a tua opinião é a melhor... Controla-se melhor as despesas e se necessário vêem melhor onde podem cortar nas despesas e poupar mais. Bjs

    ResponderEliminar
  23. O melhor é juntar e confiar no outro Partilha e confiança de mãos dadas. O que for para pagar:despesas da casa sai dessa conta nao invalida que cada um nao tenha sua conta com dinheiro para manejar: carregar telemóvel, fazer surpresas ao outro. deixar sempre um fundo de maneio.É muito desagradável a mulher nao ter mão no seu dinheiro, ganho com o esforço do dia a dia. como vês linda linda minhota (hihihiu) e como facilmente deixo transparecer é assim na minha casa num casamento de 33 anos. Vai fazer 34 em janeiro.
    kis .=)
    kis :=)

    ResponderEliminar
  24. A tua proposta, claro. Não há margem para dúvidas. A conta conjunta é a conta da casa. Tudo o resto não tem razão de ser partilhado. Pelo menos para mim.

    ResponderEliminar
  25. Eu não tenho experiência no ramo mas parece me bem a segunda!!!


    * beijocas

    ResponderEliminar
  26. Concordo com vc. É mais fácil de se resolver.

    ResponderEliminar
  27. Depois de ler alguns comentários, resta-me dizer que não existe a fórmula correcta....Cada casal é que sabe de si, sabe o quanto cada um contribui para o lar, por exemplo, sabe os seus hábitos.O nosso método em nossa acsa é semelhante ao que tu preconizas...mas já os meus pais, casados há quase 40 anos têm uma conta conjunta, tudo é de ambos, ambos gastam do mesmo, e sempre foram felizes assim...

    Não há o método melhor...e quando as coisas estão em harmonia não será com certeza por causa da opção por um dos métodos que haverá zangas e discussões ;)

    ResponderEliminar
  28. Da minha vivência foi assim: numa conta em conjunto, depositávamos um valor estipulado para ambos. E dessa conta pagávamos todas as despesas da casa. As nossas contas eram nossas e para as nossas despesas.

    ResponderEliminar
  29. A tua opiniao p mim é a mais sensata =)
    bjs*

    ResponderEliminar
  30. A segunda opção é melhor porque os homens não precisam de saber onde gastamos tooodo o nosso dinheiro. Nem nós precisamos de stalkar onde eles gastam o dele.
    Às vezes isto é ponto para começar muitas discussões. E daí ter alguma privacidade também é bom...até porque na altura de comprar presentes é sempre chato saberes através do estrato bancário "quando/como e quanto" foi... Digo eu. :D

    ResponderEliminar
  31. Concordo com a tua opinião sem dúvida. Eu também gosto de ter tudo organizado e saber os meus gastos para poder controlar melhor.
    Sem dúvida que seria mais eficiente as despesas pessoais ficarem fora da conta em comum. É o mais sensato.

    ResponderEliminar
  32. Não sou expert no assunto, mas pelo que tenho ouvido, parece-me que a tua opinião é a que funciona melhor.
    Normalmente, as mulheres percebem mais da gestão da casa e coisas assim ;)
    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  33. Por acaso é extremamente interessante e pertinente... qualquer dia temos que pensar sobre isso.

    ResponderEliminar
  34. Acho que a tua proposta é sensata, penso que poderá funcionar muito bem devido as razões que tu mesma a colocastes. As vezes no dia a dia essas coisas precisam de ajuste, então é só sentar e conversar e tudo se ajusta.

    ResponderEliminar
  35. ainda no domingo tive uma conversa dessas com o gajo, e ele era da mesma opinião que o teu namorado, e eu da mesma opinião que tu. Mas pronto cheguei a um ponto que tive que mudar de conversa senão nunca mais saída daquele assunto.

    ResponderEliminar
  36. Eu confesso que prefiro a tua ideia. =) Não é por não confiar no meu parceiro ou não querer que ele saiba quanto gasto nos meus berloques...Simplesmente, acho que se controla melhor o gasto e dá a cada um a independência que merece (afinal, cada um ganha o seu próprio dinheiro). Conta comum, sim, mas apenas para as despesas comuns. =)
    Claro que, como disse alguém acima, cada casal sabe de si e o que funciona para uns não funciona para outros. =)

    ResponderEliminar
  37. Mais uma votação para a tua proposta, sem dúvida!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Eu tenho uma terceira opção :)
    não haver conta em comum... Se de luz é x, de água é y, cada um dá metade da despesa e está feito. Lá em casa funciona assim, cada um tem a sua conta e pronto. Tb acho que não se abre uma em comum por preguiça, por falta de tempo ou de não apetecer perder tempo no banco, mas para já não foi preciso, nunca houve problemas :)
    Mas a tua opção é mais viável que a primeira.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Voto na tua proposta. Sou casada á trinta e tal anos e sempre tive a minha própria conta. E a minha Mãe ensinou-me que independencia financeira era importante. Ela costumava dizer" era o que me faltava trabalhar todo o dia e depois não ser dona do meu próprio dinheiro" E é verdade com uma conta conjunta não somos donos de nada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  40. Ora aqui fica a minha que já dura há quase 25 anos.

    De forma sucinta:

    Ele tem uma conta. Eu tenho outra. Ele detesta pagar as "contas do lar". Eu não me importo nada. Ele todos os meses transfere 75% do vencimento dele para a minha conta. Eu pago as contas todas da casa. Ele paga as despesas do carro, gasolinas e afins. Eu fico a ganhar, ahahahahah

    Beijo

    ResponderEliminar
  41. Tens 100% razão! É bom haver uma conta comum para a vida a dois, mas voces, lá por serem um casal, não deixam de ser pessoas individuais, com hobbies e vontades e caprichos... Melhor cada um ter a sua conta e gerir-se independentemente.

    ResponderEliminar
  42. A propósito das "Pequenas coisas" e deste teu texto, eu opino: a 2ª opção - a tua - sem dúvida alguma, é a que deve ser adoptada. Porque isto de início é tudo muito bonito, muito cor de rosa, mas... depois... e fizeste-me lembrar um episódio meu, era a milha filha menina bebé de colo - hoje é adolescente -e tínhamos ido eu, ela, o pai dela, meu marido na altura, e um casal amigo, a uma feira/festa popular, daquelas com carroceis e farturas. Lembro-me de por um motivo qualquer não ter levado carteira, e levava a menina ao colo. Naquele ambiente com o cheirinho das farturas, tive vontade de comer uma. Lembro-me que não tinha trazido a carteira e peço ao marido. E...agora espanta-te: não deu! Deu antes a seguinte resposta: "Para comer essa porcaria, que só faz mal?! Nem penses! Já estás a ficar gordinha..." - e espante-se o mundo (ou não) não me deu mesmo a moeda para a fartura!!! E eu na época era magra!!! (1,65 com 57 kg) mas ele tinha a obsessão do corpo perfeito, como se isso existisse, e a mania de controlar. Naquela noite, pedi o dinheiro a uma amiga que tinha ido connosco e comprei a fartura!!!! e deliciei-me com ela!!!

    Claro que ...talvez 1 ano ou 2 depois, estávamos a divorciar-nos...

    Foi uma "pequena coisa", mas repleta de significado.

    Um beijinho e ... claro que todas as pessoas são diferentes, assim como todas as relações, mas... voltando à vaca fria, o melhor é isso mesmo: conta conjunta para despesas comuns... Farturas e afins... é muito bom sermos independentes :)

    ResponderEliminar
  43. Sugiro o seguinte:
    Dado que cada um terá um ordenado diferente, calculam-se as despesas comuns inerentes a ambos, a soma dá um valor que se divide pelos dois e que cada um coloca igualmente na conta comum, ficando o resto que sobra do ordenado na conta pessoal de cada um. Assim ambos pagam o mesmo para o comum e o resto que sobra é de cada um individualmente.

    ResponderEliminar
  44. NI, com o maridão a transferir 75% do salário, acho que não ficas nada a perder, de facto. ahahah :D

    Maria sem frio nem casa... essa história chocou-me. Até a contei ao namorado. Não se faz, mesmo! Eu sou ajuizada, ele também não é de desperdiçar dinheiro mas bolas... não é por dois ou três euros que vamos morrer. :/ Lamento.

    ResponderEliminar
  45. Nós temos as nossas contas e uma conta conjunta para as despesas comuns (casa, comida, filhos). No entanto, não colocamos o mesmo valor nessa conta. Como um ganha o dobro que o outro, o que ganha o dobro também contribui o dobro que o outro para as coisas comuns. Caso contrário, é os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres... Penso que assim é mais justo.

    ResponderEliminar
  46. Não tenho experiência mas identifico-me mais com a segunda opção!! Sem dúvida, eu faria isso.

    ResponderEliminar
  47. Gostei dessa tua opção!
    Vou tentar não me esquecer dela para um futuro...

    ResponderEliminar
  48. Acho que qualquer das maneiras é funcional...optem pelo mais prático!!

    ResponderEliminar
  49. so acho que não deve ser o que fica de fora que é igual para os dois, mas o que se põe para o ninho. Tudo o que evitar que um dia se chateem e salte o tal argumento do "eu sustento mais a casa que tu". responsabilidades iguais, contribuições iguais. O que fica de fora tem que ver com cada um.

    ResponderEliminar
  50. sem dúvida concordo com a tua proposta. até por experiência própria!!

    ResponderEliminar
  51. Epah realmente a história da Maria sem frio nem casa até me arrepiou.
    mas não deixo de lhe tirar razão. falo por experiência própria. eu e o homem cá de casa juntamos as "ceroulas" faz no dia 27 de Dezembro exactamente um ano. e posso-te dizer que já vivi momentos muitos bons ( a maioria), mas também vivi momentos maus demais (e que espero não voltar a viver), mas foram tão maus que falamos e ponderamos mesmo em separar-mo-nos. e claro que nem penso nisso agora. tudo isto para te dizer que cada um tem a sua conta. Apesar dele estar desempregado existe da minha parte uma ginástica, mas no fim de quase um ano o que posso dizer é que continuo apaixonada como no primeiro dia e o dinheiro passou a secundário. se às vezes fico triste porque não me convém gastar 30€ numa camisola linda que vi?, sim fico... mas logo passa quando ele me abraça.
    o amor não supera tudo, e o amor e uma cabana não existe... mas está lá próximo :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  52. Concordo com a tua opção, acho que é a mais correcta e confortável para ambos.

    ResponderEliminar
  53. Wolve, no nosso caso faz todo o sentido porque ganhámos o mesmo. 50 euros de diferença nem contam. :P

    ResponderEliminar
  54. Cá em casa fazemos da maneira que sugeriste até porque para nós é mais fácil ir controlando as despesas adicionais.
    Beijos

    ResponderEliminar
  55. No meio de tanto comentário concordo com o L'Enfant Terrible mas acrescento só uma coisita ou depositam mais uns pózitos para ficar mais tarde para conta poupança dos dois ou depositam apenas a vossa parte das despesas fixas e cada um faz a sua poupança à parte. É muito importante (nos dias que correm ainda mais) fazer uma poupança se possível 10% do vencimento de cada um por mês.
    Felicidades a ambos.

    ResponderEliminar
  56. Segunda opção, sem dúvida. O que é vosso, é vosso. Mas o que é teu, é teu e o que é do teu namorado, é dele :) Aconselho vivamente a não misturarem as coisas! Beijo e felicidades.

    ResponderEliminar
  57. Ana, vamos tentar fazer isso, sim. Nem que poupemos 40 ou 50 euros por mês... a ideia é ir aumentando o valor do dinheiro que temos poupado. :)

    ResponderEliminar
  58. Eu tenho a primeira opção desde sempre. Bj**

    ResponderEliminar
  59. Como eu já tinha dito, a segunda opção parece-me a melhor uma vez que nunca moraram juntos. Eu já estou há já alguns anos a morar com o meu namorado e não tenho nenhuma dessas opções... resolvemos as coisa de outra forma.
    O importante é que vocês se entendam e se virem que que não esta a funcionar altera-se a estratégia... Nós nos inicio também dividimos despesas, ate que chegou a uma altura que já nenhum de nos sabia o que tinha pago o que...ou porque tinha sido eu a pagar a agua porque estava no fim do prazo e ele estava fora, ou porque no mês seguinte tinha sido ele a pagar tudo... ate que deixamos de fazer contas. Ou seja, há meses em que eu pago há outras que paga ele, há dias que sou eu que pago por exemplo um jantar fora e se for preciso na vez seguinte ele paga os bilhetes do cinema..ou se for preciso pago tudo eu ou paga tudo ele e funcionamos assim!!Deixámos de fazer divisões... e tanto sai da conta dele uma carteira para mim, como sai da minha conta o pagamento do telemóvel dele...

    ResponderEliminar
  60. Maria Pitufa, faz sentido... mas como nós ganhamos o mesmo, metemos os dois o mesmo valor em casa e ficamos com igual dinheiro para o nosso bolso.

    ResponderEliminar
  61. Bem...na minha opinião, uma relação a dois envolve tudo, e não apenas a partilha da "cama"...
    Sabes que isto é apenas uma maneira de falar, certo?
    A 1ª opção resulta bem, a meu ver.
    Não acho piada (nem acho que resulte) a divisão de dinheiros...este é meu este é teu...

    ResponderEliminar
  62. A tua sugestão é bem mais sensata, acho eu, evitará possíveis discussões futuras sobre gastos pessoais.

    ResponderEliminar
  63. ia comentar mas depois li isto tudo!acho que não precisas de mais conselhos ;) boa sorte!

    ResponderEliminar
  64. eu concordo contigo ... :)

    talvez colocarem o mesmo valor numa conta vossa, que só mexem para despesas em comum e até pode servir de poupança, tipo de não gastarem tudo ao final do mês transferir o montante para uma segunda conta associada ... e a vossa conta pessoal com o que sobrar de cada um :)

    claro que isto não deve servir para inibir ninguém de continuar a pagar coisas um ao outro, mas de forma equilibrado para nenhum se sentir 'lesado' ... (o que mesmo com muito mel, pode acontecer, por isso é evitar)
    **

    ResponderEliminar
  65. 2.ª opção minha querida. Aqui em casa, mensalmente pomos uma parte do ordenado para a conta conjunta e vamos gerindo as contas daí. E depois cada um tem a nossa conta, para as nossas coisinhas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura