Avançar para o conteúdo principal

Dos sonhos

Porque é que toda a gente é descrente no casamento?

Porque é que quando uma pessoa refere que está feliz e num relacionamento estável, ouve a bela da frase "tu tem juízo e não te cases". "Tem filhos, junta-te, mas não cases".

Eu acredito no casamento. Acredito no compromisso. Na fidelidade. Na entrega. No "felizes para sempre, ainda que com momentos maus pelo meio". Acredito no Amor.

E quero casar. Nunca quis, nunca dei importância. Agora quero, sinto que é importante. Acredito que seja um dia lindo e quero vivê-lo.

Comentários

  1. EU também não entendo porque é que as pessoas dizem isso, acho uma parvoíce. Mas cada um tem a sua opinião.

    ResponderEliminar
  2. Nem toda agente é assim, eu quero-me casar e apoio aqueles que querem, porque também acho que é lindo, só que como agora ando tudo com a panca de não acreditar em Deus e blá blá acham que é obrigatória casar pela igreja e desmoralizam os outros, mas se gostas mesmo disso olha não ligues ao que os outros dizem casa-te e sê feliz à tua maneira!

    ResponderEliminar
  3. Quem acredita na amor, acredita no casamento. Eu também me quero casar um dia e tenho a certeza que vai ser uns dos melhores dias da minha vida... =)

    ResponderEliminar
  4. Cada pessoa tem a sua opinião e depende da fase da vida em que está. Eu neste momento não acredito no casamento nem quero casar..mas posso mudar de opinião daqui a uns anos, quem sabe.

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito no casamento, só não acredito é que tenha que ser obrigatoriamente para sempre. Digo isto porque eu casei-me e divorciei-me. Casei porque quis e acreditava naquele amor e divorciei-me porque o amor acabou.

    Deves fazer o que o teu coração manda, mesmo que um dia mais tarde o destino te revele outro caminho.

    ResponderEliminar
  6. que sejas feliz...para sempre!!!


    beijo

    ResponderEliminar
  7. Se acreditas e queres CASA-TE e não ligues às frustrações dos outros! ;)

    ResponderEliminar
  8. Cada louco coma sua mania! Dessa eu não sofro :)

    Já agora casar onde? Apenas no registo ou tb no recinto do padre?

    ResponderEliminar
  9. Toda a gente não, há pessoas que acreditam no casamento. Agora, o conceito de casamento, de amor e de compromisso é distinto para cada pessoa e para cada casal. Eu não quero casar no sentido de lei, de justiça, de papel. Porque o amor também nao esta escrito, nao tem definição, nao é lei....porquê entregar tudo isso e enclausurar em vários termos da lei e casar?
    Há pessoas "solteiras" mais casadas que outras que estão casadas. O importante é o que se sente. Sinceramente, o felizes para sempre nao é depois de se casar e sair da igreja, isso do felizes para sempre sentes num momento, num beijo, no dia em que tens a certeza que vais desejar passar a tua vida com aquela pessoa...e isso, é um compromisso silencioso, inquebravel.
    No final de contas: quem quer casar que se case, quem nao...who cares? que seja feliz!

    ResponderEliminar
  10. É facil casar e descasar, o que nao é facil é amar todos os dias e de todas as maneiras.

    ResponderEliminar
  11. ( e continua...)

    O casamento é importante. Por mais que uma pessoa diga que nao acredita, nao quer e é contra. O casamento é tao importante que foi um dos direitos pelos quais batalharam tanto os homossexuais. Agora quem vai casar e sente que deve faze-lo, deve pensar bem.

    ResponderEliminar
  12. eu também sou assim. Acredito no amor, no casamento, na fidelidade e nos amores que são para a vida.

    ResponderEliminar
  13. De uma pessoa que tem um relacionamento sério, feliz e completo "mesmo com os momentos menos bons", aqui vai: "isso passa-te, deixa lá!"

    sou contra o "tu junta-te mas não te cases" tal como sou contra o "o casamento vai dar-te a estabilidade e a formalidade", o casamento, enquanto tal, é um contrato. só isso. tal como vais fazer uma escritura da sepultura no cemitério, da compra da casa ou do registo do carro. As pessoas é que tendem a tornar a coisa mais rosa do que ela é.
    E gente que nunca vai à missa, que mal sabe a avé-maria mas que bate o pé que quer véu e grinalda, marcha nupcial e igreja com flor de laranjeira é coisa para me fazer suspirar. não me dá urticária, não, que eu já perdi a capacidade de me acoçar com a falta de coerência alheia. Porque haverá sempre gente que sente a necessidade de ostentar que já não está encalhado aos tios em 35ºgrau e à vizinha cuscuvelheira do 3ºesquerdo, que disse ao prédio todo quando o tozé nos deixou no fim do 9ºano.

    Porque já dizia a minha avó, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. Eu não sou católica porque não acredito nos dogmas da igreja, senão, se o fosse, teria que ser virgem até hoje, teria que obedecer ao marido, teria que fazer o amor só para procriar, teria que pagar ao padre para poder comer carne na quaresma ou me absolver sempre que dissesse o chorrilho de palavrões que me sai da boca quando me enervo. Porque que advoga por opção tem que estar consciente do que isso implica. Se não concorda, então é porque não advoga de todo.
    mas também não fujo do compromisso. Se sou capaz de assinar o tal contrato? claro que sim, sobretudo porque se morrer quero ir com a certeza que deixei áquele que amo a segurança que um papel passado e comprovado pelo notário lhe dá. Não porque o vá amar mais, não porque vá achar que é mais sério, não porque me importe com o que os outros dizem, não. Só porque me importo com ele e porque é uma medida jurídica que o vai deixar com menos problemas. E porque assim o estado também não nos vai assaltar tanto o bolso, vá, que eu também gosto de pensar que isto do contrato tem coisas boas em vida.

    ResponderEliminar
  14. Isso passa-me?

    Bem, julgo que não me vá passar. Não me quero casar por causa da religião - embora seja católica. Quero casar porque me parece que é um acto bonito e uma oportunidade de reunir todos aqueles que são importantes para mim, numa celebração daquele que é suposto ser o meu grande amor.

    ResponderEliminar
  15. SF, embora perceba o teu ponto de vista, a importância do "tal papel" é definida por quem o assina. Se há quem não valorize, há quem valorize muito.

    Não me interessa propriamente oficializar o compromisso, mas julgo que é uma cerimónia que fortalece (ou devia fortalecer...) os laços entre o casal. E é um dia bonito. E eu estou apaixonada e quero casar, pronto, é isso.

    ResponderEliminar
  16. Faz como eu, e muitos outros, primeiro tem um filho e depois casa-te! :D

    Agora a sério, se há um conselho que posso dar sobre qualquer assunto é: Não ligues ao que os outros dizem.

    Cada um sabe de si e do que lhe diz respeito. Como casado que sou (pelo civil) quero lá saber se é um contrato ou uma decisão ou isto ou aquilo. Casei-me e pronto, um dia decidimos casar e assim foi. E assim é que tem de ser.

    ResponderEliminar
  17. Este post podia ter sido escrito por mim!

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente, eu não acredito no casamento enquanto instituição. É uma coisa que a mim não me diz nada! Acredito em Deus, mas não no Deus que a igreja me apresenta e acho que se não vou a missa nem sou catolica devota, não me devo casar pela igreja.
    Mas isto sou eu, que tenho uma madrinha que amo e que foi abandonada duas vezes durante os noivados com namorados de quase dez anos. Namoro com alguém 5 anos e tal e ambos concordamos que não queremos casar: quer pelo civil, quer pela igreja. Se por acaso, acabar por ficar com outra pessoa para o qual seja muito importante casar, fa-lo-ei mas pelo amor que sinto por ele e porque para mim casar pelo civil ou não, não irá mudar nada :)

    ResponderEliminar
  19. Para mim casar é o mesmo do que uma pessoa se juntar...
    E eu apenas o fiz aos 30 porque quis claro está decidir e aproveitar a minha vida....
    Contudo isso depende da fase da nossa vida, e de como nos sentimos...

    ResponderEliminar
  20. agora querer não casar está na moda... quase todas as pessoas que conheçam não querem e não acreditam.. não percebo porquê, mas são opiniões. mas eu.. eu cá quero casar, sim! :)

    ResponderEliminar
  21. Para falar a verdade, penso que as coisas não são bem assim, aliás considero mesmo que o casamento é um pilar importante da vida de cada um.
    Facto é, que cada vez mais, vês pessoal a casar com a idade com que os nossos pais se casavam (vintes e poucos). Se não acreditam no casamento não sei bem ao certo porque será.
    No outro dia alguém me dizia que deixou de haver casamentos por dinheiro e voltámos à época dos casamentos por amor.
    Pelos outros não posso falar, mas que eu acredito, lá isso acredito. É tudo uma questão da fé que colocamos nas coisas.. (Atenção: fé não no sentido religioso)

    ResponderEliminar
  22. Bom, no próximo dia 30 vou fazer 24 anos de casada.

    Se eu acredito no casamento? Mas o que é o casamento? É a cerimónia? É a festa na quinta com um conjunto a tocar e o fogo de artifício à meia-noite?

    Se o casamento é isso, então não tive casamento, apesar de ter assinado papel e ter tido um padre a celebrar o acto. Não tinha dinheiro para festas. A ausência de comemoração prejudicou a minha união? Não. Curiosamente penso que criou uma maior cumplicidade.

    O casamento é um contrato? Se houver papel, sim (seja no registo, seja por uma religião qualquer). É necessário para uma união dar certo? Não.

    Encaro o casamento como um compromisso. Um compromisso de respeito, lealdade e confiança. Estes princípios ou existem, ou não existem. Independentemente de existir papel, ou não. Independentemente de existir uma cerimónia com festa. Os meus amigos já estão todos divorciados. Não porque casaram. Não porque assinaram um papel. Mas porque os princípios foram violados.

    Tudo isto para dizer que se queres assumir um compromisso com papel e festa, assume. Não há qualquer problema em querer comemorar um compromisso. O importante, no fundo, é que ambos respeitem tal compromisso.

    É isso que mantém o meu casamento há 24 anos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Amor e fidelidade estão intimamente ligadas. Fidelidade e compromisso com casamento já não é uma certeza.

    quando digo "passa-te", passa essa necessidade de mostrar ao mundo, permite-me a observação de te dizer que ainda tens um amor muito jovem. Não que seja menos forte por isso, pelo contrário, é apenas mais impetuoso, nos bons e nos maus termos que isso implica.

    Quanto ao ser católica, volto ao mesmo assunto, o ser algo implica concordar e seguir as indicações.

    Ser crente é algo perfeitamente legítimo e bem mais simples. Porque um muçulmano nunca o dirá ser se beber alcool ou não usar véu, um católico também não o será só porque vai à missa na páscoa e comemora o Natal.
    Como disse, volto a reforçar, a igreja católica enquanto instituição é rica em dogmas, só quem os aceita e pratica será realmente um católico. Os outros, esses, só o dirão ser naquilo e quando lhes dá mais jeito.

    ResponderEliminar
  24. Epá, isto é tema que dava pano para mangas e agora não me apetece falar de coisas sérias.
    Mas eu também acredito no casamento (com ou sem papéis). Acredito numa relação duradoira.
    E se eu não acreditasse, quem é que ia acreditar? lool
    Embora tenha de reconhecer que, por vezes, é preciso paciência de santo eheheh.

    ResponderEliminar
  25. Eu acredito no compromisso, no amor, no conto de fadas. Também quero casar, dizer 'sim' todos os dias e não apenas num único dia. Neste momento estamos a viver juntos, mais precisamente desde hoje, pois é a primeira de muitas noites que vamos passar na nossa casa, mas queremos casar. Quando não sabemos, não importa:)

    ResponderEliminar
  26. eu acredito no casamento, acredito no " e viveram felizes para sempre". kiss

    ResponderEliminar
  27. Eu nunca sonhei casar, gostava de fazer uma festa ou algo do género mas não me faz falta ir ao altar e essas coisas. Agora não é por isso que digo as pessoas para não casarem ou que não acredito no casamento... claro que acredito!! Agora para mim nunca foi uma prioridade, e como hoje em dia se gasta um dinherão a fazer um casamento optei por não casar e juntei-me.

    ResponderEliminar
  28. Cláudia, talvez seja impetuosa no amor, mas vivo-o de forma muito tranquila. Por isso acredito na minha relação, transmite-me segurança.

    ResponderEliminar
  29. Provavelmente por causa das rotinas mais pesadas que o casamento impõe.

    Uns engraçadinhos, lamentam ter sido a última vez que disseram
    «SIM!»
    e tioveram como certo e interminável o arrependimento.

    Mas estes são os engraçadinhos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  30. S, pois eu que já passei por esse dia digo a toda a gente que se é essa a vontade dos dois devem fazê-lo. Porque é sem dúvida nenhuma um dos dias mais felizes da nossa vida! Agora quanto ao acreditar no felizes para sempre, infelizmente já não posso continuar a pensar assim...

    ResponderEliminar
  31. Se este é o teu querer, teu sonho, então case. Case na igreja com tudo o que tens direito se é o que queres. Acredito sim é que devemos realizar o que queremos independente do que os outros pensam ou digam. Que falem... seja feliz e corra atrás do seu sonho.

    ResponderEliminar
  32. São as generalizações exageradas. É verdade que a taxa de divórcios tem aumentado, mas também é verdade que a nossa população é menos religiosa ou, pelo menos, encara menos o divórcio como um pecado.

    ResponderEliminar
  33. Mitos!! Se é isso que queres, vai em frente! :))) O meu já é looooooonnnnngoooooooooo!! ;)

    ResponderEliminar
  34. Casa e aproveita ao maximo esse dia. Um dia espero fazer o mesmo :D

    ResponderEliminar
  35. Desde que era pequena, acredito no amor eterno. Em estar com uma pessoa para todo o sempre. Eu quero isso. Acho uma das coisas mais lindas do mundo. Quero vivê-lo.

    ResponderEliminar
  36. Faz bem. Até porque tens tudo para o fazer. E sobretudo porque queres:)

    ResponderEliminar
  37. Eu acredito que duas pessoas que gostam uma da outra e se imaginem a viver o resto da vida com a outra pessoa se devam casar. Porque juntar toda a gente se junta, agora casar, é dar um passo na relação, é mostrar um compromisso que não se vai ter com mais ninguém. É algo bonito. Pena que a taxa de divórcio esteja elevadíssima hoje em dia e que hajam casamentos que duram apenas uns quantos meses...

    ResponderEliminar
  38. acredito que é um dia mágico e todas devemos sentir amor e confiança suficiente para o sentir!

    Ficarei muito feliz por ti*

    ResponderEliminar
  39. Mesmo quem diga que não. As mulheres sonham com esse dia.
    Tal como eu e tu e não é por ter tido as desilusões todas que tive que vou deixar de acreditar e sonhar que um dia subirei ao altar.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  40. Eu acredito no casamento, afinal o casamento é um contrato entre duas pessoas, dá aquela legalidade e cria um compromisso jurídico entre o casal, logo é impossível não se acreditar em casamento, é a mesma cosia que dizer que não se acredita em escrituras de casas...

    Agora fidelidade, entrega, compromisso um com o outro, "felizes para sempre", amor, isso pode acontecer sem casamento, assim como existem casamentos que não têm nenhuma destas características.

    ResponderEliminar
  41. Como já deves ter visto no meu blog, eu casei pelo civil há 9 anos e tal e faz agora 15 dias casei religiosamente, numa cerimónia a dois. Se para nós fez diferença há 9 anos, agora estes 15 dias que se passaram t~em um peso inexplicável...ma sum peso bom...Gosto destes rituais de passagem...e nem tem a ver com os "outros" tem a ver com algo dentro de nós...
    Sou uma romantica e tenho todos os dias razões para o ser e acreditar!
    :-)

    ResponderEliminar
  42. Ah...e quanto a casar pela igreja e tal...como disse casámos pelo civil apenas porque ele é de outra religião..e desta vez (há 15 dias) casámos através de um sacerdote cristão que uniu as nossas duas crenças sem complicações que a igreja cá arranja...sim, o dia mais feliz da minha vida :)

    ResponderEliminar
  43. O casamento é apenas algo social e júridico. No entanto as pessoas não o vêem assim, porque muito se mitificou o acto de casar, quando hoje em dia tudo aquilo que o casamento trás de novo é apenas um papel assinado, tudo o resto pode já estar consumado.

    ResponderEliminar
  44. Se o casamento fosse assim tão mau, ninguém se casava, e não é isso o que acontece!
    Além do mais, qual é a diferença entre casar, e viver junta? Um papel? Então e um filho em comum, não será mais importante que um papel? Unirá aquele casal para sempre! E um papel não, poderá ser desfeito através de um divórcio...

    Eu acredito no casamento, senão não tinha casado! Acho que o mais importante mesmo, é o amor que une um casal! O respeito mútuo.

    Por isso, não ligues a essas pessoas que dizem "não te cases"...

    ResponderEliminar
  45. Ainda cá volto!Eheheheh...naquela tarde os dois juntos naquela praia, houve mais sentimento, crença, fé, amor, poder, esperança...e um misto de sentimentos..que em muitos adros de igreja :) (xiça, hoje não me calo...que nostalgia...)

    ResponderEliminar
  46. É isso que se sente quando se está apaixonado à séria! Começa tudo a fazer muito mais sentido, coisas que antes nos passavam ao lado ;) é o amor!

    ResponderEliminar
  47. Isso parece-me amargura demais. O casamento, para mim, ainda faz todo o sentido. Não pelo dia em si. Esse, que se lixe! Mas por todos os dias que vêm depois dele.
    Já vivia com o meu marido há mais de dois anos quando casámos. Mudou alguma coisa? Não. Tirando o facto de termos dito um ao outro e a toda a gente que somos um do outro, e queremos continuar assim para sempre. Isso não me parece irrelevante.

    ResponderEliminar
  48. Não ligues ao que os outros dizem. Faz o que te apetece mas com todos os prós e contras ponderados. Posso dizer-te que o dia do casamento é muito lindo e tal mas é uma canseira, não tens tempo para falar com todas as pessoas que lá estão e que não vês à séculos. Eu nunca quis casar (casei mais para fazer a vontade ao dito cujo) com grande festas e mantenho. Se voltar a casar não será com festa mas apenas uma cerimónia só nossa, porque o amor não precisa dessas demonstrações públicas.

    ResponderEliminar
  49. Cada um tem direito à sua opinião, mas vale o que vale claro.
    Eu não me quero casar, apenas porque não acho que vá unir-me ainda mais à outra pessoa. Compromisso é dar e receber, e viver o amor em pleno com quem temos ao nosso lado. Vivo junta e vou ter um filho, e vivo em pecado e gosto lolol. Não é por isso que me sinto menos "casada". Fazemos tudo o que faz um casal casado pela igreja ou civil.

    Mas se queres força casa-te e convida a malta ;)

    ResponderEliminar
  50. Se acreditas no amor e no casamento, deves lutar por isso e casar! É uma decisão que não podes deixar-te influenciar por quem tem outra opinião!

    Beijos!
    AL

    ResponderEliminar
  51. Acho que cabe a cada um decidir por si... mas tb me parece que ainda és muito nova para casar, namorem acho que o namoro é a melhor parte do relacionamento ;)
    Beijinhos e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  52. eu sou divorciada e continuo a acreditar no casamento :)**

    ResponderEliminar
  53. Casa-te rapariga :)
    Fazes bem, é um dia só teu...
    Eu acredito no casamento :)
    bj

    ResponderEliminar
  54. Ah eu te digo: CAse-se com ele. E no coração de vcs somente vcs entenderam e viverão esse amor.
    O sentimento qdo é de verdade temos q vive-lo sem medo e poucas pessoas entendem uma coisa tão bonita. Preferem voltar seus olhos para o q aparentemente é maior: os desastres, as coisas negativas e as relações q não deram certo.

    Casa- te com ele!

    ResponderEliminar
  55. Apoio-te! ;) Ter a certeza de que temos a pessoa que certa ao nosso lado é razão mais que suficiente para querermos passar o resto da nossa vida ao seu lado. É um dia mágico, especial. E se Deus quiser, só acontece uma vez na tua vida ^^ *

    ResponderEliminar
  56. Desculpa, mas só agora encontrei o tu cantinho. Estive a ler o teu blog e neste caso até estive a ler os comentários, quando dei por mim a comentar mentalmente achei que era altura de comentar mesmo, aqui vai :)

    Só posso falar da minha experiência, eu casei no verão passado (fiz ontem 9 meses de casada), apesar de ser católica, casei no registo apenas, sem véu, nem grinalda, nem flor de laranjeira, mas tive o meu vestido de noiva, o meu ramo era de 2 cores e estive todo o dia a flutuar. Prometi amar este homem na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza até que a morte nos separe. Estou arrependida? Não!!! Tem sido fácil? Não!!! O que toda a gente me diz é que o primeiro ano é o mais dificil, que os acertos entre as 2 pessoas estão a ser feitos e acredito piamente nisto. E não me digam que se tivessemos vivido juntos primeiro tria sido melhor, porque nós vivemos 1 ano e meio juntos antes de nos casarmos e as expectivas que tens do "caramelo" que mora contigo são diferentes das expectivas que tens do homem (marido) que escolheste para ser o teu companheiro de vida, não sei se consegues ver a diferença entre as 2 situações, mas acredita que existe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  57. Percursos, casar, independentemente de ser no registo, na igreja ou numa quinta xpto, deveria ser sempre o realizar de um sonho. Claro que viver junto acaba por dar um outro conhecimento da pessoa mas, com amor, tudo se ultrapassa. O teu exemplo fez-me sorrir. Felicidades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura