Avançar para o conteúdo principal

Palavras que se ouvem por aqui...

Selada. Não é salada, é selada. Vá-se lá saber porquê.

Assandes. Não é sandes, é assandes.


Dito frequentemente pelas velhotas que andam sempre de saia recta, escura e de um tecido quente. Usam meias daquelas até ao joelho, que começam a enrolar-se pelo caminho, permitindo que toda a gente veja o mal que aquilo fica mal. Com aquelas botinhas pelos tornozelos, invariavelmente pretas, casacão comprido, até à anca, cabelo sempre curto e guarda-chuva xadrez. Aquelas senhoras sempre muito apressadas, que almoçam ao meio-dia em ponto e jantam às sete da tarde. Levantam-se às seis da manhã para chegarem à feira mesmo antes das tendas serem montadas. Típico. Acho amoroso. Amoroso e parolo, também.

Comentários

  1. O que me faz mesmo confusão é o "assenta-te" nessa cadeira e "embaralha" as cartas...

    ResponderEliminar
  2. A minha avó, além desses termos, dizia também: Augustos (iogurtes!

    ResponderEliminar
  3. Tantas e tantas! Mas têm a sua piada :)

    ResponderEliminar
  4. Existem coisas transversais a todas as partes do país! Mais do que típico, faz parte da cultura!

    ResponderEliminar
  5. A minha avó diz selada!!! Isso quando associado assim às pessoas que descreves, sim, é amoroso.

    Já outras pessoas, fica mais parolo lol

    ResponderEliminar
  6. Isso...conheço essas expressões e essas aparências :)
    Beijito.

    ResponderEliminar
  7. Quando ficam desocupadas, as pessoas tendem a criar essas rotinas. Acho que ocupar tempo com inutilidades, é a maneira que os velhos arranjam para se sentirem úteis.

    ResponderEliminar
  8. Conheço umas quantas senhoras assim. Há uma que trabalha numa pastelaria e diz tudo no singular "Quer uma sande de pão de semente?". Adoro!

    ResponderEliminar
  9. "Selada" xD Sim, também ouço isso de vez em quando!

    ResponderEliminar
  10. AGORA DEI UMA BOA GARGALHDAAAA...
    É mesmo verdade....que graça:)

    ResponderEliminar
  11. a minha avó, tal e qual:)

    e em vez de dizer fecha a porta, diz cerra a porta (influências do país vizinho!

    mas é por estas e por outras que a amo, muito!

    ResponderEliminar
  12. até podemos criticar estas coisas e achar amoroso. Gostava, era de vos ver daqui a uns anos, e verificar como as meninas irradicaram as beias de vidro pelo joelho, e o belo do buço que vos fica maior do que o cabelo, pk a partir dos 50 quem é que tem pachorra para andar a cuidadar do cabelo.

    ResponderEliminar
  13. até podemos criticar estas coisas e achar amoroso. Gostava, era de vos ver daqui a uns anos, e verificar como as meninas irradicaram as beias de vidro pelo joelho, e o belo do buço que vos fica maior do que o cabelo, pk a partir dos 50 quem é que tem pachorra para andar a cuidadar do cabelo.

    ResponderEliminar
  14. Acordar às 6h00 para ir à feira? Pensava que era para irem à missa e só depois à feira. :-P

    ResponderEliminar
  15. E o "deslarga-me" ou "butefa"??
    Ha ha adoro :D

    ResponderEliminar
  16. Essas eu ainda entendo, agora jovens de 20 e poucos a dizer Prontos!!! Isso sim deixa-me de rastos.

    ResponderEliminar
  17. Atão tu fostes à feira comer uma assades de courato? Eu não foi!
    Nós semos da mesma terra e falemos ingual!! :P

    ResponderEliminar
  18. "Assandes" confesso que nunca tinha ouvido agora "selada" aqui na minha terra também se usa muito e eu muitas vezes na brincadeira com a minha mãe também o digo. Dá-me sempre vontade de rir!

    ResponderEliminar
  19. e dizer: buber auga em vez de beber água?
    e comer ingurtes em vez de iogurtes?
    hahahah- são umas fofas-

    ResponderEliminar
  20. Eu acho muito engraçado. Vê-se tão bem o quanto isto mudou.. *

    ResponderEliminar
  21. E já ouviste o "Destes fé daquela pessoa entrar?". Adoro essa.
    E a "é russinho comó pai".

    ResponderEliminar
  22. por aqui é igual. também há o "deste fé de..", o "embaralha", "e adei?" em jeito de "e então?". o "assenta-te" é super comum, "désse, fizesse" ou as suas variantes "destes, fizestes" também são vulgares. ai, os ares da terrinha :)

    ResponderEliminar
  23. E quando dizem slada???
    "Eu gosto muito de comer com_s´lada"
    -.-´

    ResponderEliminar
  24. O pior é que não são só as velhotas que falam mal. Essas têm desculpa: a maior parte não terá passado da terceira classe (se tanto). Agora há por aí muito boa gente a falar muito mal, mesmo com um percurso escolar significativo. E depois há os que só dizem disparates porque acham que é chique dizer as coisas em inglês...

    ResponderEliminar
  25. E ensalada, já ouviste?

    É salada também. Oiça-a muitas vezes. grrrr

    ResponderEliminar
  26. Parece cultural.

    Obrigada por me anexares a lista das tuas leituras ao lado, uma grande honra.

    ResponderEliminar
  27. Olá, mal cheguei e já vou participar :o)

    engives. Não é gengiva, e sim "engives"

    p.s. gostei do blog.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura