Avançar para o conteúdo principal

Era bom...


Às vezes apetecia-me ter um blogue anónimo. Secreto. Cuja existência só eu conhecesse. Onde não tivesse de me preocupar se alguém que me conhece vai ler.

Onde pudesse ser completamente sincera. Onde falasse do meu lado bom... e do meu lado lunar (chamemos-lhe assim). Não que neste blogue minta, nada disso. Simplesmente evito falar de certos assuntos mais íntimos, mais meus. Um sítio onde pudesse escrever as coisas que não tenho coragem de dizer na "vida real".

Gostava. E já estive mais longe disso.

Comentários

  1. Podes sempre criar um blog privado. Onde só entra quem tu queres...

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo. Andei tão entusiasmada quando comecei o blog, que até os meus pais e irmãos o conhecem...por isso há dores, lágrimas, medos, incertezas, que não partilho no blog...

    ResponderEliminar
  3. Isso é fácil, basta criares um blog e não dizeres a ninguém que te conheça. Desconfio que devem haver milhares na blogsfera, anónimos, silenciosos, desconhecidos...

    ResponderEliminar
  4. Também gostava...consegui fazê-lo durante algum tempo...mas depois soube-se que o blogue era meu. Souberam exactamente as pessoas que eu não queria que o conhecessem...

    ResponderEliminar
  5. Por vezes também sinto essa necessidade, de desabafar... às vezes de cenas do N., mas como ele de vez enqd vai la cuscar, ando sp naquela se coloco ou nao... Eu tenho um diário, mas ja a alguns anos que nao escrevo lá, e inclusive nao desabafei lá situações bastante marcantes nestes ultimos tempos, ando a reconsiderar voltar... Mas acho que vou ter que comprar outro, pois rápido irá acabar as folhas! Adere ao diário, parece de menina, mas no fim até que sabe bem... :)

    ResponderEliminar
  6. eu já tive, há uns anos.
    e não é dificil tê-lo...se sentes vontade, força

    ResponderEliminar
  7. Só criar um blog e, como Le Enfant Terrible disse, há milhares de blogs "anônimos". Mas, parece que no fundo queríamos que as pessoas conhecidas lessem esse blog "secreto", mas não desconfiassem que ele fosse nosso, não é mesmo?
    Bjs
    Edu

    ResponderEliminar
  8. Ás vezes também acho que se escrever 'isto' ou 'aquilo' alguém poderá "enfiare a carapuça". Por isso tenho sido mais comedida. Sei que, mesmo que ninguém comente, adoram vir espreitar. A culpa é só minha, que fiz questão de não esconder.
    Tal como a culpa também é tua! Acho que meter o blog para convidados não é uma boa opção. Mas criar um novo, completamente a zeros, será uma boa ideia =)

    ResponderEliminar
  9. Ultimamente também me passa isso pela cabeça. Simplesmente porque tenho algumas pessoas que lêem o meu que me são mto queridas e há assuntos que com são tão nossos que ás vezes é mais fácil dar a conhecer a estranhos do que a quem nos conhece ao tempo... é um contrasenso não é? beijo

    ResponderEliminar
  10. Já estive para criar um assim.. Falha-me a coragem.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  11. Esse é um dilema com que me debato há muito tempo.
    O primeiro blog que tive era do conhecimento da maior parte da família e amigos, mas com o passar do tempo fui tendo necessidade de preservar a minha identidade e fui criando blogues anónimos, que depressa eram descobertos, pois os nossos contactos são um rasto fácil de seguir.
    Essa necessidade de anonimato prende-se, especialmente, com os meus problemas de saúde e com os exames periódicos que faço e que por vezes me trazem num desespero alucinante. Nessas alturas sinto uma grande necessidade de desabafar, de gritar para espantar os meus fantasmas e não gostava que o meu sofrimento fizesse sofrer as pessoas que me são queridas. Mas elas gostam de espiar...

    ResponderEliminar
  12. Percebo-te perfeitamente. O meu blog sempre foi um projecto anónimo, era uma escrita de mim para mim como sempre aconteceu em folhas de papel espalhadas pelo meu espaço e que de um dia para o outro achei mais lógico e mais prático transpor para aqui. A partir daí tudo mudou...primeiro porque receio que alguém que me conheça bem me reconheça nas minhas palavras, nas minhas histórias e nos meus suspiros (não seria difícil), depois porque fui vestindo uma espécie de responsabilidade para com os meus leitores, evitando escrever isto ou aquilo para não maçar ou desiludir alguém, mesmo aqueles que não conheço (que são todos).

    Tenho saudades das folhas de papel.

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Entendo-te perfeitamente...
    Por essa e outras razões, os meus amigos e familiares não sabem da exist~encia do meu blog ;=)
    Acho eu :=(((

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Compreendo-te, às vezes apetece-me falar de algumas coisas minhas, mas por não ferir susceptibilidades ou para também não ficar demasiado exposta não o faço.

    ResponderEliminar
  15. Pois é, minha querida. quantas e quantas vezes dei conta que existem pessoas que me conhecem e que leêm o meu blog. E que de vez enquando nos bombardeiam com comentários anonimos ou nos repreendem "porque nos expomos muito". Claro que existem coisas só nossas e segredos que não convém contar, mas por vezes se contassemos iríamos sentir muito mais aliviadas e entendidas..
    KissKiss*

    ResponderEliminar
  16. As segundas intensões dela não sei, mas até a achei gira

    ResponderEliminar
  17. Se mudares de blogue, avisa-me. Eu nao te conheço a cara (que está semi tapada na foto) e de ti só sei onde vives ( mas deve haver montes de S's por lá), por isso posso continuar a seguir-te por este mundo de blogues a fora! O anonimato deixa-nos mais à vontade para dizer tudo o que nos passa pela cabeça.

    ResponderEliminar
  18. Era uma pena...

    Eu não sinto grande necessidade disso porque só escrevo o que sinto e o que penso, que acaba por ser o que sou no dia a dia. Não tenho problemas, ou pelo menos grandes problemas, em que saibam que ando triste ou ando feliz ou preocupado com isto ou aquilo. Quem lida comigo vê isso claramente, todos os dias, ainda que possa não saber sobre o que me faz estar assim. Mas poucas pessoas que conheço sabem do blogue. Pelo menos que eu saiba.
    Mas não me interessa.

    Custa-me a perceber que haja necessidade de esconder o que pensamos... até um certo limite.
    Há coisas que entendo que não se goste que os outros saibam mas isso já ultrapassa os meus limites...
    Mas cada um é como é e sabe de si.

    Podes sempre fazer um blogue privado, como foi aqui sugerido. Ou fazeres outro diferente, sem te identificares minimamente...

    Tens muito por onde escolher...

    Mas lamento que tenhas essa necessidade. Não me parece uma coisa saudável (para ti)

    Beijinho solidário

    ResponderEliminar
  19. O meu ninguem conhece. Ninguem que eu conheça. Não é que diga nada de especial , e' mais por vergonha . x)

    ResponderEliminar
  20. por acaso eu às vezes tb penso assim...

    força ;)

    ResponderEliminar
  21. Eu não me imagino a ter um blog em que todas as pessoas soubessem quem eu sou.
    Não que exponha a minha vida, nada disso, mas detesto não me sentir à vontade, principalmente em algo que é meu.
    Se é isso que queres, força! ;)
    Big Kisses

    ResponderEliminar
  22. Não fosse existirem mais pessoas com esse problema e não existiriam diários ou blocos de notas. Não há nada como descarregar o corpo e a mente numa folha de papel real. É por isso que ando sempre com um pedaço de papel no bolso, não me vá a inspiração divina iluminar a caneta!

    Mas a sério, um blog na net, a meu ver, mesmo que não seja com essa intenção (mas ela está lá) é feito para que outros o leiam e debatam o que nele está escrito. Independentemente daquilo que escrevas, se o escrevemos aqui é porque queremos que alguém leia e que se calhar se identifique ou nos mande simplesmente para um buraco bem pior que o do cu!

    É por estas coisas que eu vou escrevendo nos blogs por onde passo e o meu continua às moscas e sem actualização! :D

    Força nisso :)

    ResponderEliminar
  23. Não fosse existirem mais pessoas com esse problema e não existiriam diários ou blocos de notas. Não há nada como descarregar o corpo e a mente numa folha de papel real. É por isso que ando sempre com um pedaço de papel no bolso, não me vá a inspiração divina iluminar a caneta!

    Mas a sério, um blog na net, a meu ver, mesmo que não seja com essa intenção (mas ela está lá) é feito para que outros o leiam e debatam o que nele está escrito. Independentemente daquilo que escrevas, se o escrevemos aqui é porque queremos que alguem leia e que se calhar se identifique ou nos mande simplesmente para um buraco bem pior que o do cú!

    É por estas coisas que eu vou escrevendo nos blogs por onde passo e o meu continua às moscas e sem actualização! :D

    Força nisso! :)

    ResponderEliminar
  24. Corres o risco que alguém te reconheça, deves medir bem. Do meu, só 2 pessoas sabem quem sou e mesmo assim, não me exponho: pelos lugares, pelos nomes, pelas mascotes, qualquer pessoa (e não é preciso ser muito perspicaz) nos identifica...

    ResponderEliminar
  25. A melhor opção é mesmo o blog privado, ou uma conta anónima. Ás vezes também penso nessa necessidade, e preciso de me expandir mais na escrita e coisas mais pessoais, e julgo que seja uma seca as pessoas lerem isto ou aquilo, coisas que para nós são importantes e nos fazem bem deitar cá pra fora :)

    ResponderEliminar
  26. Eu ador lados lunares.digo tudo oq ue me vai na alma no meu blogge.Sinceridade 100%.Não me interessa que o leiam e que gozem cmg ...


    um bjo

    ResponderEliminar
  27. Eporque ñ?!Éu mesma o fiz, mas ñ dava conta...Se bem que neste posso contar os que me conhecem, mtos poucos(3), o é bom, se bem que por vezes tb escrevo na primeira pessoa, mas cm sendo de uma outra pessoa, tipo fernando pessoa...Ahahaha***

    ResponderEliminar
  28. deita tudo ca pra fora...eu no meu ja fiz declaraçoes de amor...e tudo que seja intimo deito tudo ca pra fora

    ResponderEliminar
  29. O meu blog é anónimo. Só uma pessoa que me conhece é que tem conhecimento dele. Foi uma opção minha, não quero que julguem o que escrevo, nem que me julguem pelo que escrevo. Se me apetecer ser no blog uma pessoa completamente diferente da que sou na realidade posso sê-lo. O blog pode ser uma oportunidade de nos reiventarmos pela escrita.
    Também é anónimo porque pode haver dias em que me apetece escrever o que vier à cabeça sobre a pessoa A, B ou C, e depois quando estiver mais calma haveria de me arrepender do que escrevi. Assim se tal acontecer, a pessoa em questão não fica a saber as barbaridades que escrevo em alturas de desespero.

    Enfim, aconselho. As pessoas comportam-se sempre de maneira diferente quando sabem que estão a ser observadas, e o que eu quero é ser eu mesma.

    ResponderEliminar
  30. não
    dizer
    quem
    somos
    a
    quem
    nos
    procura

    exige
    força
    no
    querer

    às
    vezes

    é
    coragem

    às
    vezes

    é
    cobardia

    eu
    sei

    ResponderEliminar
  31. Percebo-te perfeitamente. Há 1 ano senti essa mesma necessidade e criei 1 blog anónimo. E sabe bem, mas mesmo bem, poder escrever sabendo que ninguém que nos conhece nos vai julgar. Na verdade nem sequer sei se alguém o lê, mas também não é isso que importa! ;)

    ResponderEliminar
  32. Essa ideia já me ocorreu inúmeras vezes na minha cabeça.

    Um blog anónimo tem essas vantagens todas. Mas ter um blog não-anónimo é duma coragem e franqueza que poucos têm. Usar um blog, que toda a gente conhece, para desabafar é um exercício nada nada fácil.

    Por outro lado, escrever num blog anónimo onde ninguém vai ler, qual a piada? Para isso arranja um diário, algo só teu.

    ResponderEliminar
  33. Quando criei o meu blog, a intenção era essa mesma..escrever o que me desse na real gana porque ninguém conhecido o iria ler e, portanto, saber..mas não consegui..e se queres que te diga também já estive mais longe..

    ResponderEliminar
  34. mais cedo ou mais tarde, o teu anonimato acaba por ganhar uma identidade propria... e então deixas de ter anonimato na mesma.
    Olha o batman.... primeiro o bruce criou o batman.. dpois o batman tinha de se comportar pq, era o batman... aposto que há dias em que o batman gostava de ser o homem invisivel..

    ResponderEliminar
  35. mas independetemente do k leiam, pk nao expor aki toda essa verdade? todos os teus lados? o k importa o k as pessoass pensam? nós somos todos diferentes, unicos e peculiares! tens o direito de expressar-te como és e de dizer TUDO e nao tens k te esconder nessa especie de blog anónimo!

    ResponderEliminar
  36. è normal que sintas isso...
    E da maneira que algumas pessoas são parvas nos comentários acabamos por nem dizer sempre o que apetece.
    Mas olha minha linda eu ca tou me lichando pos frustrados que insultam nas caixas de comentes...
    Escrevo o que me dá na telha e quando me dá na telha.
    mas se sentes essa vontade força nisso.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  37. Acho que te compreendo perfeitamente!
    Senti essa mesma necessidade à algum tempo atrás.
    Não porque tenha alguma coisa a esconder, mas por vezes sinto necessidade de falar de coisas que não me apetece que quem me conhece saiba.
    Isto porque quando criei o blog dei a conhecer a algumas pessoas, então decidi começar outro blog, completamente anónima, onde escrevo tudo que sinto, penso e me apetece e para mim muito melhor do que simplesmente escrever num papel, pois sei que no blog alguém vai ler e até quem sabe me vai compreender!
    bjs

    ResponderEliminar
  38. Se é essa a sua vontade, força! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura