Avançar para o conteúdo principal

Chamar os bois pelos nomes

Sou totalmente a favor de chamar os bois pelos nomes. Chamar às coisas o nome correcto. Não gosto de eufemismos e de falsas delicadezas.

"De cor". Irrita-me essa mania de dizer que os pretos são "de cor". De cor somos todos nós. Branco também é cor. E "preto" não é ofensivo. Ainda há uns dias ouvi um preto na televisão dizer que gostava que lhe chamassem preto, porque é isso que ele é. Acho ridículo perceber que algumas pessoas ficam meio embaraçadas e sem saber muito bem que palavra utilizar. E para não ofender, dizem que os pretos são "de cor" ou "negros". Um conselho: usem a palavra mais simples, a mais clara, aquela que vos vem logo à cabeça. É a melhor.

Invisual. É aquela palavra que me irrita mesmo de tão parva que é. Cegos é a palavra correcta. Correcta e totalmente desprovida de maldade. Não gosto de ouvir dizer "invisual", acho que é uma palavra que se utiliza apenas para não dizer "cego". E cego não é mau nem bom. É somente diferente.

"Incapacitado". Ah? Incapacitado? Deficiente, querem vocês dizer. Até porque ser deficiente não é sinónimo de ser incapacitado.

Geralmente ligo esta necessidade de utilizar eufemismos ao preconceito. Sei que algumas pessoas não o fazem por mal, mas outras sim. Não sou preconceituosa e não tenho medo de utilizar as palavras. Não tenho jeito para paninhos quentes. As coisas são o que são.

Se conseguirmos utilizar certas palavras com naturalidade, significa que nos sentimos à vontade com o assunto. E isso é bom, significa que não somos preconceituosos.

"Peito". Mamas pah! Devem pensar que é muito chocante dizer mamas. Mamas é o termo correcto, não é ofensivo nem nada que se pareça. Escusam de ser sensíveis e dizer "seios" ou "peito". Até porque peito e mamas não é a mesma coisa...

Ofensivo? Ofensivo é tentar camuflar a realidade com eufemismos...

Comentários

  1. concordo inteiramente contigo...
    principalmente quando sabemos que existe hipocrisia constante entre os nichos da sociedade... nomeadamente os pseudo_ricos ou noc«vos ricos ! taditos...não têm nada...são completamente vazios...sem substracto ! Cheios de nove horas...e depois estalam o verniz todo todinho !

    ResponderEliminar
  2. Gostei especialmente desta (para designar um preto):
    - Um conselho: usem a palavra mais simples, a mais clara...

    A MAIS CLA-RA?

    - Que tal chamar o preto de Branca de Neve? eheheh

    Eu acho que a maior parte das pessoas tem receio de que do outro lado não haja uma boa recepção às palavras simples e correctas.
    Usamos eufemismos porque nunca sabemos quando é que o preto vai ficar lívido de raiva, ou se o cego vai "ver" a situação pelo mesmo prisma que nós.

    ResponderEliminar
  3. é mesmo! mamas e deficientes, são os que me metem mais impressão as pessoas não dizerem. porra, é mesmo estúpido até dizer chega. e qual é o mal de dizer pretos, se eles dizem brancos?

    ResponderEliminar
  4. Assim é que é! Sem vergonha porque o que é, é e o que não é, não é!
    Tão simples quanto isto.
    E outra coisa que vim a descobrir à pouco tempo é que seios são umas partes que nós temos no nariz (aquelas onde apoiamos os óculos e não, não são as orelhas é no nariz :D)

    bj*

    ResponderEliminar
  5. O problema é que para certas pessoas ofende chamar as coisas pelos nomes e para outras ofende não chamar! Confesso que por vezes não sei que palavras usar porque também não sei qual reacção que vai despertar nas pessoas...

    ***

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo!
    estamos sempre a tentar ser tão delicados que caímos no ridículo. Mada como chamar as coisas pelos seus verdadeiros nomes!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  7. Nheeee... não concordo nem discordo, fico-me apenas pelo cordo!
    Acho que depende muito... eu digo mais 'negro' que preto, mas também me sai um 'preto. E Não gosto que se façam de ofendidos.
    Esse negro que viste na TV foi na RTP2? É o negro mais racista que já vi na TV.
    Apeteceu-me seriamente partir-lhe a cana do nariz com um pontapé.
    Entre as várias gaffes e comentários racistas que estragaram a entrevista do rapaz, uma das saídas desse gajo que acho que se chama Paca foi dizer:
    "Os Portugueses deviam ler mais, não sabem história e por isso é que fazem comentários racistas." depois diz "Não gostei de fazer Equador. Parece que os pretos só servem para fazer papel de escravos"
    Dahhhhhhhhh!
    O senhor Paca que lê tanto (mas fala tão mal) queria o quê?
    Fazer de Governador Inglês e comer a boazona da actriz loira?
    Até pode ter acontecido, mas não ficou na tal história dos livros, senhor Paca.
    Enfim.... um cromo!


    Beijo*

    ResponderEliminar
  8. eu pessoalmete nao gosto da palavra deficiente, nem de incapacitado, prefito não usar nenhuma dessas! Mas gostei muito deste teu post! Excelente mesmo!
    Beijo*

    ResponderEliminar
  9. Pois tens razão, mas certas pessoas não entendem, pelo que temos de usar isso, porque senão ai jesus que a casa vem abaixo

    ResponderEliminar
  10. Sim Swadharma, foi esse Paca. Eu sei que o gajo era um bocado idiota, mas a opinião dele conta para o caso. :P

    Irritante, irritante mesmo, era o senhor anão. Não por ser anão, mas pela postura idiota e totalmente desprovida de educação.

    ResponderEliminar
  11. Já que falaste nessa mania estupida de chamar pretos de pessoas de cor, uma colega minha deu um sermão a um professor por ele a chamar assim porque considera isso um insulto.

    ResponderEliminar
  12. Na maior parte dos casos, concordo contigo, mas confesso que fico um bocado magoada, se me dizem que sou deficiente... Cega, é como o outro, já não me afecta muito, mas deficiente... É chato!...

    ResponderEliminar
  13. Confirma-se... uns preferem ser chamados pretos, outros preferem negros, outros só aceitam de cor, outros não aceitam distinções... nós aceitamos brancos, caucasianos...
    Depois nós é que somos racistas!

    E sim, o anão foi o outro palhaço. Os dois juntos que só dificultaram a vida ao apresentador!
    Até o Zezé Camarinha foi mais agradável de ouvir!

    ResponderEliminar
  14. Eu, quando presencio uma conversa em que alguém diz "de cor", costumo perguntar "de que cor? azul? verde? vermelho?"

    Também me irrita, até porque eu nasci e cresci entre pretos, que nem eram bem pretos eram mais castanhos, porque em Moçambique são assim.

    ResponderEliminar
  15. Muitas vezes são essas pessoas os ditos diferentes que são os mais racistas e mais sectários.

    Mas concordo contigo

    bj

    ResponderEliminar
  16. Pois... a mania de não querer ferir susceptibilidades...

    ResponderEliminar
  17. Tens razão. Apesar de que confesso que às vezes uso esses "eufemismos", outras vezes nao. Depende!

    ResponderEliminar
  18. bem dito e melhor escrito!

    ResponderEliminar
  19. lol

    concordo!

    aproveito para dizer que também os cegos não são invisuais. vêm com as mãos e outros sentidos =)

    ResponderEliminar
  20. Lolol concordo contigo o problema muitas vezes nem é em dizer esses nomes substitutos é a forma como o pessoal lida com as diferenças

    ResponderEliminar
  21. Concordo. Abaixo a moda do politicamente correcto! Quem me tira as "mamas", tira-me tudo!

    ResponderEliminar
  22. Eu não tenho problema de chamar "os bois pelos nomes".
    O problema é que às vezes os bois gostariam de ter outro nome e não gostam de ser tratados assim =/

    ResponderEliminar
  23. Então a do "de cor" e "invisual" é brutal. A mãe trabalhou com uma sra cega, e um dia perguntei: "então a cega vai continuar aí?" Ia sendo trucidada!
    "Oh Patricia, francamente! Cega???? A moça é invisual"
    Acho que isto diz tudo. Para a minha mãe cega é uma falta de respeito.

    ResponderEliminar
  24. Nao ves que há muita gente que ate nas palavras gostam de ser bem vistos? tao bem vistos que muitos ate acabam na ignorancia...

    mas para ser sincera, de todas as palavras a que me "custa"mais dizer, apesar de a dizer, é dificiente...
    quando falo com alguem, e aplico essa palavra, costumo dizer :
    eu nao gosto muito de usar este termo, sao apenas diferentes....
    acho que a palavra dificiente transmite, algo de coitado, nao sei explicar bem... mas uso na mesma esse termo (a explicaçao é apenas um aparte e quando a explico)...

    chamo preto, mas digo com mais frequancia raça negra,
    cego, é sem duvida a palavra mais simples e adequada,
    mamas? é mamas claro.. carago :P


    estás mesmo a imaginar aquelas senhoras riquinhas, quando dao um peido a dizer:
    -ups, deve ter sido algo que comi ou bebi, que me destabilizou o estomago e soltou um PUF...

    eheheheheh

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  25. Concordo. Parece que ás vezes se tem medo de chamar as coisas pelo nome.. Não percebo.

    beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Bem, grande post :)

    Concordo inteiramente ctg, inclusive até estava a pensar fazer um post sobre os "pretos" e o quão ridículo isso é, mas ag ia soar a plágio ;). Fica p daqui a uns meses qdo ninguém se lembrar :p

    ResponderEliminar
  27. S*, eu adorei este post. Disseste tudo. Tens uma excelente facilidade em te expressares...pelo menos na escrita!
    Concordo. Tenho dito. :)

    ResponderEliminar
  28. Pelos "bois" não chamo, posso levar uma cornada ... ;-) Agora, a sério, S*, às vezes, não dá, mesmo que queiramos, porque podemos magoar gratuita/: "Quem diz o que quer, ouve o que não gosta".

    ResponderEliminar
  29. Nem mais! Este é mesmo um post à ti propria :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura