Sanxeri foi ao cinema ontem à noite. Cheia de sono, cansada como tudo, mas lá fui eu. Há coisas mais interessantes do que ficar em casa. Pipocas e Iced teas à parte, gostei do filme.
"This is England - Isto é Inglaterra" é um filme passado em 1983. Shaun é um miúdo problemático, que não gosta de si. Apesar dos seus 12 anos, já passou por algumas situações complicadas. Teve de lidar com morte do pai na guerra das Malvinas e é o alvo favorito dos colegas da escola. Gozam com ele a torto e a direito e o rapaz é infeliz.
Thomas Turgoose é o miúdo que faz o papel principal. Um rapaz absolutamente desconhecido, a quem foi dado o papel principal.
Um dia encontra um grupo de skinheads que o ajudam e acolhem no seu seio. Parecendo improvável, o rapaz loiro é acolhido pelos skinheads.
Este grupo de skinheads distingue-se pelas cabeças rapadas e pela forma de vestir. As famosas botas Doc Martens são a imagem de marca do grupo. Apesar disso, o grupo não tem ideais racistas. Milky, um jovem negro, é um dos elementos do grupo.
Inicialmente Shaun começa a divertir-se junto de miúdos mais velhos do que ele. O grupo de skineads trata o rapazito de uma forma quase paternal. Protegem-no a toda a hora. Apesar de serem skinheads, não são racistas. O grupo é unido e conseguem ser simpáticos aos nossos olhos.
Inicialmente Shaun começa a divertir-se junto de miúdos mais velhos do que ele. O grupo de skineads trata o rapazito de uma forma quase paternal. Protegem-no a toda a hora. Apesar de serem skinheads, não são racistas. O grupo é unido e conseguem ser simpáticos aos nossos olhos.
Entretanto o filme dá uma reviravolta com a chegada de Combo. Combo é um outro tipo de skinhead. Mais velho, já na casa dos trinta, com tendência para a violência. Combo gera conflitos no seio do grupo inicial e acaba por dividir Shaun.
Combo é aquilo a que se chama um gajo venenoso. Consegue separar o grupo inicial, destrói a amizade existente entre todos e afecta a trajectória de Shaun.
O filme fala de desemprego, dos problemas sociais e do preconceito em relação aos imigrantes. Mostra-nos uma Inglaterra muito violenta.
A violência gratuita para com os "monhés" é assustadora. Batiam-lhes simplesmente pelo prazer de lhes bater. A certa altura só me apetecia espetar um bofardo nas fuças daqueles idiotas. Ser nacionalista é uma coisa. Ser racista e estúpido é outra completamente diferente.
Sublinho o teu comentário final...
ResponderEliminarE parece que o vírus da estupidez, está presente em todos os continentes...
Este sugestão veio mesmo a calhar. Será esse que irei ver logo à noite. Mesmo sem intenção de ver, olha muito obrigadinha menino com nome de Bombom ;-)
ResponderEliminarEste sugestão veio mesmo a calhar. Será esse que irei ver logo à noite. Mesmo sem intenção de ver, olha muito obrigadinha menino com nome de Bombom ;-)
ResponderEliminarEh pá, isto parece uma longa metragem, com um final pouco feliz.
ResponderEliminarEsses "beefs" têm a mania, mas não são melhores do que os monhés.
Ora aí está outra coisa que eu fazia, se tivesse poderes para tal: mandava afundar a Grã-Bretanha eheheh.
Beefs só com batatas fritas e ovo a cavalo (também estou sou um bocado racista em relação aos ingleses, mas eles merecem eheheh)
Beijinhos
Fiquei curioso com este filme, acho que o vou ver.
ResponderEliminarBjs
Oh... e explicar/entender essa diferença? É muito ténue a marca que as distancia e, normalmente, está-se convicto numa e a lutar pela mesma que passa logo aí a ser a outra. É mais ou menos isso...
ResponderEliminarMuito bom este filme! Já agora qual é o cinema aqui no Porto que está a projectar esta obra prima?
ResponderEliminarNero, no Arrábida Shopping. :)
ResponderEliminarTenho que ver se em Viana City já está em exibição...quero MESMO ver este filme.
ResponderEliminarEstive p/o ir ver numa noite destas mas depois acabei por não ter tempo. Mas não queria deixar escapar.. **
ResponderEliminarMas não tenhas dúvidas (em relação à tua última observação).
ResponderEliminarUma amiga minha teve de fazer um trabalho sobre skinheads e detestou. É muito cruel os ideais de algumas facções.
Bj,
(i)
Mas não tenhas dúvidas (em relação à tua última observação).
ResponderEliminarUma amiga minha teve de fazer um trabalho sobre skinheads e detestou. É muito cruel os ideais de algumas facções.
Bj,
(i)
Coitado do rapaz! A Inglaterra é mesmo um país de extremos: de um lado temos a família real mais famosa do Mundo, ou outro temos isto... Tenho de ir ver esse filme.
ResponderEliminarBj
http://vitaminaline.blogspot.com/
Ora aí está uma boa dica, também quer ver o filme. Bem, já que puxaste do assunto eu abro as goelas =P Eu sou nacionalista e tenho as minhas Doc Martens mas nunca bati em ninguém e quem eu mais ofendo são os condutores XD Sou assumida e fiquei feliz por esse filme não mostrar (mais uma vez) os skinheads como os maus, os vilões, os assassinos...
ResponderEliminar=) O teu blog só mostra coisas boas
**
Não li o texto todo pq falta-me ver uma parte final do filme, que deixei pendente há uns tempos, e não queria spoilers x)
ResponderEliminarMas, viste-o no cinema?._.
Gosto muito de filmes com este tipo de história.
*