Fiquem desde já a saber que eu não inventei isto. Aprendi na aula de Marketing Político de ontem. Estas definições existem mesmo. Eu posso é estar a deturpar o sentido da coisa... mas isso já é outra história.
Ora vamos lá ver... Quais os motivos que levam uma pessoa a fidelizar-se a certo produto?
Por hábito - Há gente que é fiel a determinado produto por hábito, por conformismo. Habituou-se aquilo. Estes tipo de fiéis são perigosos porque, mais cedo ou mais tarde, vai-lhes apetecer mudar para outra coisa.
Já se sabe que quando um produto começa a ficar usado e velho algumas pessoas têm tendência a trocá-lo por um mais novo e de novas tecnologias. Modernices.
Por crença do risco - Que é como quem diz, a pessoa é fiel porque tem medo de encontrar um produto novo. Não sabe se o que vai encontrar é melhor ou pior então deixa-se estar, acomodado. Tem medo de não escolher bem, então fica no mesmo lugar. Legítimo!
Por convicção - Ora este tipo de fiéis são bichos raros, raríssimos... São fiéis convictos. Eles já provaram outros produtos. Eles já escolheram outras marcas. Já experimentaram e, por isso isso, estão convictos que aquele produto é o que melhor satisfaz as suas necessidades. Bonitinho.
Mas falamos apenas de marketing, que isso fique bem claro.
Ora vamos lá ver... Quais os motivos que levam uma pessoa a fidelizar-se a certo produto?
Por hábito - Há gente que é fiel a determinado produto por hábito, por conformismo. Habituou-se aquilo. Estes tipo de fiéis são perigosos porque, mais cedo ou mais tarde, vai-lhes apetecer mudar para outra coisa.
Já se sabe que quando um produto começa a ficar usado e velho algumas pessoas têm tendência a trocá-lo por um mais novo e de novas tecnologias. Modernices.
Por crença do risco - Que é como quem diz, a pessoa é fiel porque tem medo de encontrar um produto novo. Não sabe se o que vai encontrar é melhor ou pior então deixa-se estar, acomodado. Tem medo de não escolher bem, então fica no mesmo lugar. Legítimo!
Por convicção - Ora este tipo de fiéis são bichos raros, raríssimos... São fiéis convictos. Eles já provaram outros produtos. Eles já escolheram outras marcas. Já experimentaram e, por isso isso, estão convictos que aquele produto é o que melhor satisfaz as suas necessidades. Bonitinho.
Mas falamos apenas de marketing, que isso fique bem claro.
Completa e totalmente acerca de marketing... :)
ResponderEliminarui ui!! Não sei se é só de marketing que se fala... 8)
ResponderEliminarBjinho*
pois...marketing...claro!
ResponderEliminarSim sim,pois com certeza x)
ResponderEliminarJunta política e fidelidade é como juntar leite, farinha e manteiga - dá molho.
ResponderEliminarTantas empresas de marketing que vão à falência...deve ser por isso, essas psicologias gostam tanto de generalizar arrumando por gavetas, esquecem-se que o ser humano é muito irracional e pouco lógico!
ResponderEliminarSe há coisa que constatei na minha formação em Marketing (sim, sou da área) é que ele aplica-se na perfeição à nossa vidinha do dia-a-dia. Conseguíssemos nós seguir todos os seus pilares e não teríamos tantas noites sem sono.
ResponderEliminar:-)
É de marketing que se fala... algumas pessoas é que se confundem....
ResponderEliminarFiéis são os cães e o bacalhau (fiel amigo). O primeiro, quando aparece uma cadela com o cio, até se esquecem do dono.
ResponderEliminarO segundo está em vias de extinção.
Se nem nos cães nem no bacalhau podemos confiar...
Mas eu sou fiel, ok?!
Se é fidelidade que as meninas procuram, podem comprar a trela que eu vou a todo o lado de linguinha de fora e tudo e tudo e tudo. Por vós, até mijo nos candeeiros, tá?
Ahahah
Até pode ser Marketing.. mas pessoal.. e aplicavél em vários produtos, marcas, tecnologia, prazo de validade e modelos..kk
ResponderEliminarEu concordo que se fala de marketing... marketing da vida :)
ResponderEliminarE os fieis por falta de ofertas do mercado?
ResponderEliminarEu também só estou a falar de marketing.
Engraçado como o Marketing está presente em todas as áreas da nossa vida e com uma piquena alteração encaixe que nem muche em todas as situações do quotidiano. É por estas e por outras que estou a pensar em tirar mestrado na área...
ResponderEliminarahah, é uma boa analogia
ResponderEliminarBem, nos últimos anos e de forma crescente, tem-se assistido à fidelização sem opção, quer dizer, ou nos fidelizamos, ou ficamos a olhar pró balão... Nesses casos, será legítimo questionar se o marketing faliu?
ResponderEliminarPois, não falamos só de marketing, não.. Pena o último ser tantas vezes o menor motivo!
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