Avançar para o conteúdo principal

Razões para se ser fiel

Fiquem desde já a saber que eu não inventei isto. Aprendi na aula de Marketing Político de ontem. Estas definições existem mesmo. Eu posso é estar a deturpar o sentido da coisa... mas isso já é outra história.


Ora vamos lá ver... Quais os motivos que levam uma pessoa a fidelizar-se a certo produto?

Por hábito - Há gente que é fiel a determinado produto por hábito, por conformismo. Habituou-se aquilo. Estes tipo de fiéis são perigosos porque, mais cedo ou mais tarde, vai-lhes apetecer mudar para outra coisa.

Já se sabe que quando um produto começa a ficar usado e velho algumas pessoas têm tendência a trocá-lo por um mais novo e de novas tecnologias. Modernices.

Por crença do risco - Que é como quem diz, a pessoa é fiel porque tem medo de encontrar um produto novo. Não sabe se o que vai encontrar é melhor ou pior então deixa-se estar, acomodado. Tem medo de não escolher bem, então fica no mesmo lugar. Legítimo!

Por convicção - Ora este tipo de fiéis são bichos raros, raríssimos... São fiéis convictos. Eles já provaram outros produtos. Eles já escolheram outras marcas. Já experimentaram e, por isso isso, estão convictos que aquele produto é o que melhor satisfaz as suas necessidades. Bonitinho.


Mas falamos apenas de marketing, que isso fique bem claro.

Comentários

  1. Completa e totalmente acerca de marketing... :)

    ResponderEliminar
  2. ui ui!! Não sei se é só de marketing que se fala... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  3. Junta política e fidelidade é como juntar leite, farinha e manteiga - dá molho.

    ResponderEliminar
  4. Tantas empresas de marketing que vão à falência...deve ser por isso, essas psicologias gostam tanto de generalizar arrumando por gavetas, esquecem-se que o ser humano é muito irracional e pouco lógico!

    ResponderEliminar
  5. Se há coisa que constatei na minha formação em Marketing (sim, sou da área) é que ele aplica-se na perfeição à nossa vidinha do dia-a-dia. Conseguíssemos nós seguir todos os seus pilares e não teríamos tantas noites sem sono.

    :-)

    ResponderEliminar
  6. É de marketing que se fala... algumas pessoas é que se confundem....

    ResponderEliminar
  7. Fiéis são os cães e o bacalhau (fiel amigo). O primeiro, quando aparece uma cadela com o cio, até se esquecem do dono.
    O segundo está em vias de extinção.
    Se nem nos cães nem no bacalhau podemos confiar...
    Mas eu sou fiel, ok?!
    Se é fidelidade que as meninas procuram, podem comprar a trela que eu vou a todo o lado de linguinha de fora e tudo e tudo e tudo. Por vós, até mijo nos candeeiros, tá?
    Ahahah

    ResponderEliminar
  8. Até pode ser Marketing.. mas pessoal.. e aplicavél em vários produtos, marcas, tecnologia, prazo de validade e modelos..kk

    ResponderEliminar
  9. Eu concordo que se fala de marketing... marketing da vida :)

    ResponderEliminar
  10. E os fieis por falta de ofertas do mercado?
    Eu também só estou a falar de marketing.

    ResponderEliminar
  11. Engraçado como o Marketing está presente em todas as áreas da nossa vida e com uma piquena alteração encaixe que nem muche em todas as situações do quotidiano. É por estas e por outras que estou a pensar em tirar mestrado na área...

    ResponderEliminar
  12. Bem, nos últimos anos e de forma crescente, tem-se assistido à fidelização sem opção, quer dizer, ou nos fidelizamos, ou ficamos a olhar pró balão... Nesses casos, será legítimo questionar se o marketing faliu?

    ResponderEliminar
  13. Pois, não falamos só de marketing, não.. Pena o último ser tantas vezes o menor motivo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura