Avançar para o conteúdo principal
Qual a palavra que melhor define os portugueses?

Não, não é saudade.

A palavra que melhor define o espírito português, segundo um site inglês, é o desenrascanço.

Esta palavra foi eleita por um site inglês como a palavra estrangeira mais fixe de que a língua inglesa precisa.

E o que é o desenrascanço? Obviamente, é uma arte dominada pela comunidade portuga. É aquilo a que se chama encontrar a solução à última da hora. Não planeias nada mas à última da hora lá arranjas solução para o teu problema. Convenhamos, isto é mesmo tipicamente português.

Diz o site inglês que enquanto a cultura inglesa defende o "prevenir e estar preparado para todas as eventualidades", a cultura tuga diz precisamente o contrário.

Deixamos andar... Deixamos rolar... Mas no final arranjamos solução. Soluções impressionantes à última da hora. Somos criativos ou quê? :P

Está-nos no sangue. Deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje. Adiamos o inadiável até ao último minuto.

Até se ensina esta arte de desenrascar nas universidades. No mundo das forças armadas, por exemplo, é uma "disciplina" muito importante.

"Fuck preparation. They have desenrascanço."

Ler aqui.
E como eu sou uma lady um bocado apressada, ando cansada para caraças. E amanhã estou de folga. Tenho dito.

Comentários

  1. ehehehe! Isto realmente! Povo Tuga super criativo! Até queriam ser assim os ingleses!

    Somos os maiores somos "desenrascançados"!

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. ahah, ja li o site. Realmente têm toda a razao. :) so nao sei e' se ser assim desenrascados é bom xp. um dia essa soluçao encontrada a ultima da hora pode nao correr bem, e lixamo-nos.
    Mas enquanto resultar, desenrascamo-nos. ahah **

    ResponderEliminar
  3. POis...nem sempre isso é bom. Mas que é uma caraterística tipicamente tuga, lá isso é verdade...

    ResponderEliminar
  4. Não sei se será tipicamente "tuga", ou tipicamente latino. De qualquer modo a imaginação "tuga" e habitual falta de pontualidade, que tanto abomino, ainda assim não seriam suficientes para me fazerem mudar para a terra dos "beefes" anémicos e loirinhos desenxabidos, envoltos em nevoeiro o ano inteiro.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Há a história que circula no meio empresarial que a fábrica ideal seria com dirigentes dinamarqueses e trabalhadores alemães. No entanto, no meio da fábrica e dentro de uma redoma devia estar um português com o dito "Quebrar em caso de emergência".

    Somos do desenrascanço mas somos bons...

    ResponderEliminar
  6. Sim eu acrescentaria outra palavra: "comodismo"
    beijinhos sanxery e boa folga...
    Queria pedir-te uma coisa se puderes envia-me o teu mail por favor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Há quem defenda mesmo a existência de um "pitecantropo matarruano", na ascendência do povo português, cheio de características únicas!... É um povo engraçado, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. E faz mal? Pois eu penso que não. O planeamento de uma tarefa é sempre importante, mas nunca contempla os contra-tempos todos e em caso de alarme, o tuga é bom no desenrasca. Se os dinamarqueses são bons na gestão, não há dúvida. Os alemães são bons na execução; nomeadamente na execução continuada (trabalho há demasiado tempo com essa raça). E o tuga é bom não só no troubleshooting como no desenrasca.

    E pronto, mainada, só temos é que exaltar as nossas qualidades! Que diga-se, não ficam só pelo desenrascanço...!

    Boa folga, sortuda! :)

    ResponderEliminar
  9. Sim... o que define o espírito português é o desenrascanço. Mas, para mim, o que define a mentalidade portuguesa (em geral, há excepções ok?) é mesquinhez. Talvez por lidar muito com estrangeiros, cada vez mais dou conta disso...

    ResponderEliminar
  10. Sim é bem verdade é... Loool Para os portugueses está sempre tudo bem, á sempre tempo pra tudo, depois logo se vê...

    bjo****

    ResponderEliminar
  11. Num país onde a maioria dos serviços não funciona como deveria, que remédio temos nós, não é?

    ResponderEliminar
  12. No fim de contas sempre nos desenrascamos, por isso, "God bless o desenrascanço!".

    ResponderEliminar
  13. E como muitas vezes não existe outra solução, temos mesmo de nos desenrascar!! :D

    ResponderEliminar
  14. ahahahaah é muito verdade! eu cá uso um "desenmerda-te!"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

:)

Um mês e dez dias depois, tive oficialmente "alta" médica. Ainda não estou aí para as curvas, mas já obtive autorização para voltar a conduzir. Também posso fazer fisioterapia sem preocupações... Já tinha feito uma sessão - na passada semana - e é impressionante o bem que apenas 45 minutos de fisioterapia me fez! Este fim-de-semana volto para o meu apartamento e para as minhas rotinas. Estou feliz por voltar ao meu mundo, mas reconheço que quase mês e meio no ninho da mãe, nesta fase do campeonato, me fez muito bem. Precisava de curar-me física e emocionalmente. Não estou boa, mas estou quase boa.  O melhor ainda está por vir. A todos os níveis.

Facto

Apaixona-te por alguém que te tire fotografias "só porque sim" .  Esta é novidade para mim e admito que fico sempre algo comovida. Acho muito bonito.