Avançar para o conteúdo principal
Qual a palavra que melhor define os portugueses?

Não, não é saudade.

A palavra que melhor define o espírito português, segundo um site inglês, é o desenrascanço.

Esta palavra foi eleita por um site inglês como a palavra estrangeira mais fixe de que a língua inglesa precisa.

E o que é o desenrascanço? Obviamente, é uma arte dominada pela comunidade portuga. É aquilo a que se chama encontrar a solução à última da hora. Não planeias nada mas à última da hora lá arranjas solução para o teu problema. Convenhamos, isto é mesmo tipicamente português.

Diz o site inglês que enquanto a cultura inglesa defende o "prevenir e estar preparado para todas as eventualidades", a cultura tuga diz precisamente o contrário.

Deixamos andar... Deixamos rolar... Mas no final arranjamos solução. Soluções impressionantes à última da hora. Somos criativos ou quê? :P

Está-nos no sangue. Deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje. Adiamos o inadiável até ao último minuto.

Até se ensina esta arte de desenrascar nas universidades. No mundo das forças armadas, por exemplo, é uma "disciplina" muito importante.

"Fuck preparation. They have desenrascanço."

Ler aqui.
E como eu sou uma lady um bocado apressada, ando cansada para caraças. E amanhã estou de folga. Tenho dito.

Comentários

  1. ehehehe! Isto realmente! Povo Tuga super criativo! Até queriam ser assim os ingleses!

    Somos os maiores somos "desenrascançados"!

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. ahah, ja li o site. Realmente têm toda a razao. :) so nao sei e' se ser assim desenrascados é bom xp. um dia essa soluçao encontrada a ultima da hora pode nao correr bem, e lixamo-nos.
    Mas enquanto resultar, desenrascamo-nos. ahah **

    ResponderEliminar
  3. POis...nem sempre isso é bom. Mas que é uma caraterística tipicamente tuga, lá isso é verdade...

    ResponderEliminar
  4. Não sei se será tipicamente "tuga", ou tipicamente latino. De qualquer modo a imaginação "tuga" e habitual falta de pontualidade, que tanto abomino, ainda assim não seriam suficientes para me fazerem mudar para a terra dos "beefes" anémicos e loirinhos desenxabidos, envoltos em nevoeiro o ano inteiro.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Há a história que circula no meio empresarial que a fábrica ideal seria com dirigentes dinamarqueses e trabalhadores alemães. No entanto, no meio da fábrica e dentro de uma redoma devia estar um português com o dito "Quebrar em caso de emergência".

    Somos do desenrascanço mas somos bons...

    ResponderEliminar
  6. Sim eu acrescentaria outra palavra: "comodismo"
    beijinhos sanxery e boa folga...
    Queria pedir-te uma coisa se puderes envia-me o teu mail por favor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Há quem defenda mesmo a existência de um "pitecantropo matarruano", na ascendência do povo português, cheio de características únicas!... É um povo engraçado, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. E faz mal? Pois eu penso que não. O planeamento de uma tarefa é sempre importante, mas nunca contempla os contra-tempos todos e em caso de alarme, o tuga é bom no desenrasca. Se os dinamarqueses são bons na gestão, não há dúvida. Os alemães são bons na execução; nomeadamente na execução continuada (trabalho há demasiado tempo com essa raça). E o tuga é bom não só no troubleshooting como no desenrasca.

    E pronto, mainada, só temos é que exaltar as nossas qualidades! Que diga-se, não ficam só pelo desenrascanço...!

    Boa folga, sortuda! :)

    ResponderEliminar
  9. Sim... o que define o espírito português é o desenrascanço. Mas, para mim, o que define a mentalidade portuguesa (em geral, há excepções ok?) é mesquinhez. Talvez por lidar muito com estrangeiros, cada vez mais dou conta disso...

    ResponderEliminar
  10. Sim é bem verdade é... Loool Para os portugueses está sempre tudo bem, á sempre tempo pra tudo, depois logo se vê...

    bjo****

    ResponderEliminar
  11. Num país onde a maioria dos serviços não funciona como deveria, que remédio temos nós, não é?

    ResponderEliminar
  12. No fim de contas sempre nos desenrascamos, por isso, "God bless o desenrascanço!".

    ResponderEliminar
  13. E como muitas vezes não existe outra solução, temos mesmo de nos desenrascar!! :D

    ResponderEliminar
  14. ahahahaah é muito verdade! eu cá uso um "desenmerda-te!"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura