Avançar para o conteúdo principal

O Cônsul de Bordéus - Aristides de Sousa Mendes

Poster de «Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus »

O filme que todos deveríamos ver, para admirar quem foi realmente admirável. Pelo que li sobre ele, não era o mais santo dos homens, mas sem dúvida que o facto de ter salvo milhares de pessoas compensa tudo isso. Vou ver daqui a pouco.

Sinopse:

Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.

Comentários

  1. Sem duvida...
    mas depois deixa a critica aqui.. please!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Depois conta como foi! Tem-se falado tanto do filme que ando curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Já li um livro sobre ele e gostei bastante.
    E teve muito mérito no que fez, contudo aqui a memória dele é esquecida.

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que com o sucesso deste filme a casa do mesmo, seja restaurada e transformada em museu!

    ResponderEliminar
  5. Adorava ir ver, mas as minhas colegas lá do curso preferem o "Amanhecer - parte II".

    ResponderEliminar
  6. Nutro pouca admiração por ele!

    ResponderEliminar
  7. Já ouvi muito falar do filme e gostava de ver.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo da 1:14, salvou 30 mil pessoas, mas isso é lá consigo.

    ResponderEliminar
  9. Pois é comigo e por aquilo que sei da sua história. Salvou 30 mil, e antes disso? Desculpe se não vou de encontro à opinião que tem dele.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 13 horas, ora essa, a opinião é sua e não me vou meter nela. Eu nem tenho opinião sobre ele, mas sabendo que salvou 30 mil pessoas parece-me digno de louvor.

    ResponderEliminar
  11. S*, eu tb acho que salvar 30 mil pessoas é de louvar, mas pronto tb não consigo ver a história da "forma romantica" como a pintam. Defeito de quem é de história! bom domingo

    ResponderEliminar
  12. anónimo das 13 horas.
    Antes disso não reza a história, mas é provável que obedecendo à condição humana tenha prejudicado algumas pessoas pelo caminho, coisa comum a todos nós.
    O que é verdadeiramente incomum, quase impossível acontecer, é que alguém arrisque a sua carreira e o futuro dos seus para salvar uma pessoa que seja. Ele salvou 30.000

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Womanizer - O Feedback

Pois bem, minhas amigas... O Womanizer lá chegou através da Amazon de Espanha ao fim de uns dez dias.  E tenho a dizer-vos que custou 189 euros e vale cada cêntimo. Obviamente que não vou estar aqui a entrar em detalhes, mas é um estimulador muito bonito, com um toque agradável, que vem acompanhado por um gel lubrificante que diz "Orgasm is a human right" , o que me parece um excelente princípio. Admito que, por incrível que seja, ainda demorei uns bons minutos a perceber exactamente o encaixe. Parece óbvio, mas não é, porque vibra mal toca na pele e, com o estímulo, não é assim tão simples quando poderia parecer. Ou sou eu que sou aselha. Mas também garanto, minhas amigas, que a partir do momento em que há encaixe, é uma questão de segundos. Não é exagero, são segundos. E uma coisa que se prolonga até à infinitude... Ou até já não aguentarem mais e desligarem, como acontece comigo. Sim, sou uma descarada. Sim, vale todos os euros. Sim, é garantia total. Repetidamente. Infini

I wish

 Faço anos daqui a um mês e, este ano, vou querer prendas muito práticas e objectivas. Algumas coisas preciso comprar, outras substituir, mas acho que vou deixar um pouco as vaidades de lado e optar por poupança real - porque são coisas que teria de comprar. Alisador de Cabelo a vapor BELLISSIMA My Pro (Titânio - 170 °C - 230 °C ) Este ou outro qualquer, desde que seja bom e não me estrague (demasiado) o cabelo. Uns auscultadores. Preferencialmente giros. Preferencialmente sem fios. Estes ainda por cima dobram-se, o que é muito prático para colocar na mala. Um candeeiro de tecto novo para o meu quarto, que o que tenho é antigo e tapa imenso a luz. A minha irmã comprou este candeeiro de mesa para o quarto do meu pequeno (em preto) e amei de paixão. Queria assim em tom cobre para o meu quarto. :) Todos os candeeiros da Leroy Merlin / AKI.