Avançar para o conteúdo principal

Das peixeiradas

Não consigo lidar com peixeiradas. Não sei fazer peixeiradas.

A propósito de um post que li algures... Seria incapaz de ir resmungar com a "ajudante de traição", caso levasse com um par de enfeites na testa. Admito que uma mulher que ajuda à traição também merece críticas, também é imoral... mas o meu compromisso é com o homem, não com ela. É ele quem me deve amor, respeito e fidelidade. Não ela. Ela, provavelmente, nem me conheceria. Por isso, seria incapaz de lhe ir cobrar fosse o que fosse. Penso até que preferiria engolir esse sapo do que ir resmungar com a "ajudante".

Já fui traída. Já aqui o disse. Tive a minha oportunidade de mandar umas postas de pescada à senhora em causa. Não o fiz. Ignorei-a. Talvez ela até ignorasse a minha existência. Chateá-la para quê? Não era ela que me devia respeito.

Nestas coisas, acho que devemos preservar a nossa dignidade. Não nos devemos rebaixar. Devemos mostrar-nos superiores (até porque, pelos vistos, somos mesmo superiores...). Não acho que a solução passe por fazer uma peixeirada com o/a ajudante de traição. Claro que na altura, com o ódio e a raiva, não se pensa cá em educações nem em dignidades. Pensa-se apenas em berrar bem alto, em dizer umas verdades, em reclamar. Mas da próxima vez que pensarem em gritar com alguém, gritem com quem vos magoou. Quem vos traiu. Esse sim, vos deve alguma coisa.

Comentários

  1. Eu fui traída uma vez. E a "ajudante" conhecia-me... Eu nunca gostei dela e continuo a não gostar. A única coisa que fiz foi criticar o que ela tinha feito para tentar ficar com o meu namorado, e que não conseguiu.
    Também não gosto disso... Ouve quem nos deve fidelidade, ela não.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente: acho uma completa idiotice culpar a gaja, quando ele é que tem um compromisso de fidelidade. Em relação ao palhaço, também não sou a favor de peixeirada - prefiro uma boa e bela vingança quando ele menos espera.

    ResponderEliminar
  3. Concordo quando dizes que a pessoa que está/estava connosco era quem nos devia respeito e aquela em quem devem despejadas todas as amarguras, a raiva, ódio e mesmo desespero de tanta infelicidade misturada com incredibilidade que se sentem nesse momento!

    Mas a realidade é que, a outra pessoa, a tal que ajudou a trair, também nos ganha um especial lugarzinho de raiva no pensamento! A questão está em, tal como dizes, racionalizar as coisas... e eu penso como tu, não iria tirar satisfações a essa terceira pessoa.
    Mas não critico quem o faça... imagino que, quando se amava mesmo e se estava na relação a 100%, para além de dever ser uma dor horrível descobrir-se a traição, deve ser igualmente difícil controlar-se a raiva... em relação a todos os intervenientes!

    É daqueles temas... mesmooo muito sensíveis!

    Gosto de ler e de ver reflexões deste género! ;)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Que eu tenha conhecimento, penso de que nunca fui... mas de certeza que mesmo não o sabendo lá no tempo de escola o devo ter sido.
    E digo, leva ele e leva ela... porque ambos se devem dar ao respeito, não fazia peixarada mas tinha uma conversa séria e humilhava-a, mas com nível!
    Não posso com traições, é mesmo um ódio de morte e não há um culpado, são sempre dois (a não ser que ele tenha mentido e dito que era solteiro e aí a moça não tem muita culpa no cartório)

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o facto de que é o homem que nos deve fidelidade e devia ter juízo. Mas se eu soubesse que a ajudante de traição sabia que eu existia e nem por isso se manteve afastada também era capaz de lhe partir os dentes. Eu sou assim mais... violenta mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Admito que não é da minha personalidade... quando fui traída, nem com ele gritei. Disse-lhe tudo o que tinha a dizer mas recusei perder as estribeiras com aquela bela merda.

    ResponderEliminar
  7. É bom manter o nível. E normalmente quando começamos a "peixeirar" é difícil não roçarmos o ridículo e o irracional porque com o fervor da situação à mistura dizemos tudo menos aquilo que queremos. Certo é que quando guardamos tudo para nós as coisas não podem correr bem, nunca é bom remoer sentimentos!

    ResponderEliminar
  8. Por acaso concordo, nunca me encontrei nessa situação porque sempre deixei de antemão esclarecido em qualquer das minhas relações que quando as coisas estão a correr mal, ou eles tenham qualquer vontade de abandonar o barco e vice versa as coisas terminam ali e ninguém precisa de se enganar e se iludir. Mas também não me vejo a fazer grandes alaridos da situação.

    ResponderEliminar
  9. Na maior parte das vezes as mulheres traídas preferem dizer "aquela put@" do que admitir que o namorado teve a culpa. Parece que é mais fácil não sei. Eu estou completamente de acordo ctg. Eles é que nos devem respeito e é com eles que temos que tratar as coisas. Que eu saiba nunca fui traída mas a sê-lo não ia por essa via. Até porque eu já fui a outra, infelizmente, não sabia que existia uma primeira, logo nunca me culpabilizei por nada e isso muitas vezes acontece, ele é que lhe faltou ao respeito não eu. Mas as pessoas preferem lidar pela parte mais fácil, é a minha ideia.

    http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. Em tempos conheci uma rapariga que foi traída e colocou no facebook e no Msn "Cuidado meninas, a fulana-de-tal aproveita-se dos rapazes cujas relações estão em baixo!". Alô?! Está alguém em casa? Ela continuava com o namorado, e a outra é que era este mundo e o outro, coitado do rapaz, aproveitaram-se da situação para o levar para a cama uma catrefada de vezes! Há raparigas mesmo más (e outras mesmo cegas).

    ResponderEliminar
  11. engraçado, acabou de me acontecer isso. E as minhas amigas quiseram que eu fosse falar com ela, e eu não queria nada.
    Eu não queria falar com ela, MAS queria que ela soubesse o tipo de homem que ele era. Não fossem casar e ter filhos e vir a ser tarde de mais.

    ResponderEliminar
  12. não descer o nível n é assim...tb n sou nada dada a peixeiradas nem a nada que se pareça. até gosto bastante de educação e de respeitinho...muito, em tudo!

    ResponderEliminar
  13. Elas não interessam a não ser que sejam nossas amigas ou nos conheçam. Não seria por isso que lhes ia dirigir uma única palavra: como dizes, o nosso problema é com a pessoa com quem temos o compromisso. Não nos conhecendo, é só uma qualquer que anda por ai. Conhecendo-me, não se livrava de um olhar matador a primeira vez que a visse, mas não passaria disso mesmo, de um olhar que dissesse "Eu sei o que tu fizeste, espero que durmas bem à noite".

    ResponderEliminar
  14. Adoro a expressão "Ajudante de traição"! :p Concordo contigo, mas também sei que as nossas atitudes variam bastante em função da situação... Agora, imagina que a tua relação está frágil por algum motivo... Imagina que a "ajudante" sabe disso e que joga precisamente pelo ponto fraco do teu homem, seja ele qual for... Imagina que nunca houve traição em concreto, mas que andou perto e ele acaba por te admitir isso... E agora imagina que, apesar de ele a certa altura ter dado um "chega para lá" à dita porque é a ti que ele ama, ela continuava no joguinho sórdido dela... O que fazias? Conseguias manter toda a dignidade? Eu não. Passei por isso e quando tive de a "colocar contra a parede" e chamar de vaca (entre outras coisas menos bonitas :p), chamei! Não foi lindo, admito! Mas, se ele tinha feito a escolha dele e era comigo que queria ficar, porque motivo aquela grande put@ havia de continuar a insistir??? Peixeirada ou não, afastei-a da nossa vida, coisa que tenho certeza que não conseguiria se me tivesse mantido na minha! :p Por mais que ele me ame, já diz o ditado "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!" :p Bjs

    ResponderEliminar
  15. Não sei como reagiria....quero acreditar na parte racional, mas há tanto em jogo aí e até o apanhar em flgrante dependendo de como seja pode despertar as reacções mais inesperadas.

    ResponderEliminar
  16. Storm, entendo a posição. Mas julgo que essa atitude (de esclarecimento) deveria ser tida pelo teu namorado. Ele é que tem de esclarecer a outra pessoa. :)

    Já escrevo sobre isso a seguir. :) mas continuo a dizer que entendo perfeitamente o teu ponto de vista... com a raivazinha, acho que fizeste bem.

    ResponderEliminar
  17. Eu esclareci tudo com ele e ele comigo! ;) O que fez com que a tampa saltasse foi eu perceber que depois dele ter esclarecido tudo com ela, a dita continuava no jogo do "Não vivo sem ti, ficava contigo o resto da vida, se com ela não der certo estou aqui para ti..." e coisas o género... Caramba, por mais lady que eu seja (e sou :p), não há modos que resistam! Então, ele diz-lhe que me ama e quer ficar comigo e eles são só amigos e tudituditudi e ela continua nisto... Passei-me, pois claro! :p

    ResponderEliminar
  18. Por outro lado, há uns anos fui traída, abandonada (já pareço a Ágata lol :p) e tudo aquilo que nos deixa de rastos, e simplesmente não me preocupei em saber sequer quem ela era... 1º Porque ele me deixou. Ora, se ele me deixou, o que raios ia eu fazer atrás dela? 2º Porque, se ela sabia que eu existia, parecia que pensava que já tínhamos acabado tudo, o que não sendo de todo mentira também não era verdade de todo (estranho e complicado, eu sei! :p). Logo, nessa altura, disse o que tinha a dizer, a ele e apenas a ele. Porque ela não tinha culpa de se ter envolvido com alguém que não sabia o que queria da vida! :p

    Por isso, por já ter estado em situações distintas (esta é a única vantagem dos quase 30! :p) sei que nós reagimos de formas muito diferentes, sempre condicionadas por uma série de factores! :)

    ResponderEliminar
  19. Storm, quando soube que fui traída não discuti nem com ele. Meteu-me tanto nojo que nem raiva me conseguiu causar. Dela nem quis saber. Estava-me pouco lixando para ela. O que importava era eu.

    Quanto ao facto de teres falado com ela... é a tal coisa, entendo que o tenhas feito... mas acho que a ele é que cabia essa função. Ele é que deve dizer "não quero". Se fores tu a dizer... ela acha que só o dizes porque, obviamente, namoras com ele. Se for ele a dizer, é porque não quer mesmo. Só assim ela aprenderia isso.

    ResponderEliminar
  20. Tens toda a razão... acima de tudo, quem deve respeito são eles....

    ResponderEliminar
  21. também já fui traída e nunca o fiz ... cruzes ... pior do que ser humilhada é humilhar-nos a nós próprios ... :(

    ResponderEliminar
  22. Concordo plenamente contigo! Eu não armaria nenhum barraco com a dita a minha opção seria mesmo ignorá-la, mas com ele a coisa já seria diferente!Ele não se livrava de um bom estalo na cara a acho que ia ouvir tantas mas tantas, ia chamá-lo do pior! Ficava-lhe com um ódio de morte!

    ResponderEliminar
  23. Concordo plenamente
    eu tb ja fui traida e tal como tu n me rebaixei e fui falar com ela...ate pk a rapariga nem sabia da minha existencia... ele sim, tinha justificações a dar
    bjs*

    ResponderEliminar
  24. A raiva faz, por vezes, tomarem-se atitudes que dignificam pouco quem as toma...tenho uma história engraçada de certo modo ligada a esse assunto. Recebi não há muito, o telefonema de uma mulherzinha a perguntar-me porque é que o marido dela tinha o meu número de telefone registado no telemóvel dele...só consegui responder: sei lá quem é o seu marido! Pergunte-lhe a ele!
    E desliguei!
    Ainda estou para saber quem é a fulaninha e o respectivo marido:):):)

    ResponderEliminar
  25. No calor do momento, por vezes é mesmo o que apetece. Mas de facto e pensando bem, sem duvida que o melhor mesmo é mostrar o quando dignas somos. E a melhor resposta é ignorar a tal "pessoa ajudante".

    ResponderEliminar
  26. Acho que isso é simplificar demais. Há situações super complexas, a "ajudante" como lhe chamas nem sempre é desconhecida... Nunca digas nunca, sabemos lá em que posição nos poderão colocar um dia.

    ResponderEliminar
  27. Assumindo que foi o meu post que leste (ou não), a namorada veio gritar comigo, mas eu não sou ajudante de traição o do que quer que seja.. Digo-lhe civilizadamente que não tenho nada a ver com a novela deles ou simplesmente ignoro? No fundo, estou com pena dela, porque já estive na mesma situação..

    ResponderEliminar
  28. Peru, foi o teu, sim. Isso ainda é mais triste... levantar falsos testemunhos é deplorável.

    ResponderEliminar
  29. Concordo contigo. E também já me aconteceu isso e nem com o tipo berrei. Acho que o nojo foi tão grande que a melhor forma dele perceber as consequências do seu acto foi vivê-las todos os dias. A tipa, essa era uma porcazita - e digo isto pela forma como eu soube do sucedido - mas nem me mereceu a atenção. Só usei isso para me apoiar na hora de dizer ao triste do meu namorado na altura como devia ter vergonha pelo que fez, ainda por cima por ter escolhido aquela pessoa para tal. Envergonhei-o mesmo mas com nível. Porque acho que nestas situações nós temos a razão toda, não vale a pena descer ao nível deles e devemos manter a nossa dignidade.

    Acho que só teria alguma coisa a dizer à ajudante se ela fosse minha amiga. Aí sim, ela já teria um dever moral igual ao dele.

    ResponderEliminar
  30. Peixarada é sempre algo a evitar, nunca fica bem a uma senhora ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura