Avançar para o conteúdo principal

Da romaria

Adoro as tradições da minha cidade. Adoro as festas. As cores. O traje. O ouro. Adoro a romaria. O fogo de artifício. A procissão ao mar. A emoção. Aquela emoção que só quem é de cá consegue sentir. O orgulho.

Adoro andar no meio das tendinhas, a ver as coisas dos indianos e dos africanos. Todas as tendas vendem o mesmo, mas eu gosto de cheiretar (verbo inventado, significa "cuscar") em tudo. Gosto dos carróceis. Da confusão. Das pessoas a parecerem sardinhas em lata. Adoro os churros e as farturas. Gosto das maçãs caramelizadas, mas agarram-se aos dentes e dão muito trabalho. Gosto do folclore. Adoro os bombos no Domingo de manhã, a despedirem-se da população. Gosto de ver a cidade animada. Com vida. Este ano, vou trabalhar durante as festas. Tenho a certeza de que vou gostar ainda mais.

Comentários

  1. Ah Minhota dum raio!! Está na hora de eu vestir a minha blusa à lavradeira e pôr os meus brincos à rainha! Bibá festa, carago! ;)**

    ResponderEliminar
  2. Na minha cidade não tem coisas muito interessantes.

    ResponderEliminar
  3. Onde encontras as coisas mais "tradicionais" de Viana, é precisamente nas tendas do "monhés" e dos "matumbos".
    No regresso a casa, não deixes de passar na loja dos "chinocas" e apreciar a verdadeira filigrana portuguesa.
    Tás pior...

    ResponderEliminar
  4. Não sei de que cidae és, mas aqui no Porto as festas tb me dão um espirito muita bom. S.João então :)))

    ResponderEliminar
  5. O Fofo é um ignorante, pá! Pffffff!;)

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que és uma mulher do norte, certo? :)

    ResponderEliminar
  7. So pela descricao ate fiquei cansada. Nao gosto nada de romarias. Curioso que gosto do oposto, deve ser da idade, so quero sopas e descanso :)

    ResponderEliminar
  8. Gostaria não só de estar como também de trabalhar em uma dessas festas, gosto muito. Quem sabe um dia...

    Ah... se der coloca fotos, gostaria de ver e ler sobre.

    ResponderEliminar
  9. Adoro romarias mas ultimamente alinho pela posição da Mie: só me apetece sopas e descanso!

    ResponderEliminar
  10. Também gosto tanto dessas festas!!!!

    ResponderEliminar
  11. Ai Fofinho...

    Aqu em Sintra, estamos neste momento com a feira mediaval. Um charme, tudo!

    ResponderEliminar
  12. Na aldeia do meu coração também tudo me parece fantástico e adoro as festas, os cheiros, as cores e os sorrisos. Percebo-te perfeitamente.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Eu sei que o Minho é forte na tradição das romarias;
    Sei também que as festas são levadas a preceito e muito animadas.
    Para acrescentar segurança aos saberes anteriores fui espreitar o teu perfil. Haveria uma dica da tua origem? Não. Nicles.
    Presumindo que és minhota, como não, se escreveste sobre as romarias com tanto entusiasmo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. É isso mesmo, eu também adoro as festas da minha terra. O ar que se respira nessa altura, a alegria que vejo nas pessoas, do pulsar da minha cidade nessa época. E também sou praticante do verbo cheiretar! :)

    ResponderEliminar
  15. Também gosto imenso do que acontece por aqui :)e a procissão do mar é linda!

    ResponderEliminar
  16. mais uns dias e estou por ai... AAHHH VIANA... VIANA!!!! a minha terra Natal ;) As romarias como essas... eu começo já pela de Santa Marta de Portuzelo... depois seguem-se a Srª D´Agonia ... Minhota que é minhota vibra mesmo com as festarolas ;)


    * beijocas

    ** Qual é a melhor ourivesaria para compra uns belos brincos de coração em filigrama em prata (de Rainha já tenho)em Viana?

    ResponderEliminar
  17. a ver se para o ano vou aí um dos dias da festa ter contigo!

    ResponderEliminar
  18. Tixa, aconselho as ourivesarias junto à Praça da República. A Casa Carvalho, na rua da Picota, que tem mais de 200 anos. :) A Ourivesaria Freitas, perto da Igreja Matriz. São casas muito sérias, com ouro de óptima qualidade... mas para todos os bolsos. ;)

    ResponderEliminar
  19. S* lá nos encontraremos na romaria, ambos a trabalhar...

    Algúem tem de sustentar este país!

    ahahahhahahhaha

    Kiss**

    ResponderEliminar
  20. Obrigadinha!! eu o que tenho de peças regionais ( filigrama) são da Freitas (acho eu)... mas vou passar pela Casa Carvalho dar uma espreitadela! Ah! e vou me ficar pela prata ;)

    * beijocas

    ResponderEliminar
  21. só para dizer que tambem uso o termo "cheiretar"...nao sabia que existiam mais alminhas a usá-lo...lol
    gosto muito das tuas "pequenas coisas"..parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura