Avançar para o conteúdo principal

Dos Homens e do Amor

Tenho uma teoria. Que pode ser estúpida, pode não ser percebida, mas é a minha e vale o que vale.

Os homens não sabem lidar com desgostos amorosos tão bem como as mulheres. Talvez por serem homens e por serem "obrigados" a esconder a tristeza, a dor, a raiva e o ciúme. Talvez porque não seja permitido socialmente aos homens mostrarem que sofrem por uma mulher. Talvez porque tenham de camuflar os sentimentos, escondê-los por debaixo de uma capa de indiferença. Talvez porque não seja "aceitável" que um homem estrebuche, chore e se deprima como uma mulher quando se sente magoada.

Já vi muitas mulheres sofrerem por desgostos de amor. Mas só encontrei, até hoje, homens realmente traumatizados por terem sofrido nas mãos de quem amavam.

Por muito que queiramos que eles se entreguem de novo, parece que é uma tarefa ingrata. E é tão difícil ajudá-los a recuperar... Mostrar-lhes que podem confiar de novo, sem reservas. Ingrato.


Digo eu, que durante quatro anos tentei recuperar um.

Comentários

  1. acho que tens muita razao...

    pior é quando nos tentamos aproximar, apaixonar, nao serao tao meigos como queriamos por más experiencias passadas...

    mas nao somos o passado de ninguem somos apenas o presente que os tenta transformar num homem feliz... de novo!

    ResponderEliminar
  2. se calhar tens razão...


    bj

    ResponderEliminar
  3. Por acaso conheço dois que sofreram e não esconderam..

    ResponderEliminar
  4. Pois... às vezes um incentivo ainda é pior.
    Vá lá, pá, deixa-te de traumas, levanta a cabeça e segue em frente.
    E o gajo levanta a cabeça e enfia os cornos no candeeiro.
    Ahahahahaha

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que queres dizer concretamente quando falas em lidar com o desgosto. Porque, se por um lado concordo contigo em que parece não ser permitido socialmente eles demonstrarem sofrimento, por outro acho que lidam melhor do que nós na medida em que, ao contrário das mulheres, não se prendem em casa a sofrer que nem uns desgraçados e muito mais facilmente conseguem voltar a ter contacto (físico) com uma mulher do que nós com um homem.


    Depois de quase 3 meses, ainda me enoja a ideia de estar com outra pessoa. Não querendo ser injusta, arrisco-me a dizer que com o mesmo tempo que eu de término a maioria deles, se tiver tido oportunidade, já se enrolou com alguém. E não estou a criticá-los por isso, atenção.

    Mas isto tudo para dizer que acho que eles sabem ultrapassar melhor que nós.

    ResponderEliminar
  6. É muito, muito difícil. Já estive nessa posição e, infelizmente, não fui bem sucedida em fazê-lo.

    Isto para dizer que concordo plenamente com esta tua teoria. Quando eles amam a sério (geralmente alguém que nem os merece...) e saem magoados, fecham-se em copas, não o extravasam e, no fim, o resultado é fecharem-se para todas as outras mulheres...

    ResponderEliminar
  7. Deixa que te diga que compartilho totalmente com a tua teoria, aliás, não mudo nem uma vírgula.

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de te dizer que não é nada disso. Que estás enganada. Que gajo que é gajo não sucumbe a essas coisas.

    Na verdade, é mesmo assim como descreveste. Já por lá passei. E conheço bastantes que também já, embora publicamente, não o admitam.

    Os homens passam a vida toda a fazê-lo às mulheres. Aliás, fizeram-no durante anos e anos.

    Quanto ao processo de 'recuperação', parte essencialmente de quem se quiser 'recuperar'. Não com ajuda de alguém nem por alguém.

    Por brio. E por dignidade. E só assim se cresce. Só assim se aprende a amar devagarinho novamente.

    ResponderEliminar
  9. É, na realidade, extremamente ingrato para quem os tenta ajudar a recuperar.

    ResponderEliminar
  10. pode parecer egoista... mas numa relação não me sentiria bem a ajudar a cicatrizar tais feridas...
    sabendo ainda para mais que o fantasma de uma antiga "mulher" estaria a pairar. bjo

    ResponderEliminar
  11. Não me incomoda Petra. Todos temos um passado, não somos tábuas lisas... :) Claro que há casos e casos... mas não me incomoda a ideia de ajudar alguém a esquecer outro alguém.

    ResponderEliminar
  12. Acho que um dos piores erros que se pode cometer nestas coisas é achar que se pode recuperar alguém.

    Sinceramente, na minha opinião, para quem teve um desgosto amoroso, o melhor será deixa-lo estar quieto no seu canto. E acho que essa decisão deveria partir da própria pessoa, que em vez de tentar encontrar "salvadores", devia primeiro "salvar-se" a si mesma. Poupavam-se tantos enganos!

    ResponderEliminar
  13. Ana, és capaz de ter razão.

    Mas o recuperar não é no sentido "vou-te ajudar a esquecer alguém". É antes no sentido de mostrar à outra pessoa que pode voltar a confiar e entregar-se. ;)

    ResponderEliminar
  14. Percebo-te. Mas mesmo assim... tu mesma, no teu texto, não me pareces muito convencida de que isso seja possível, não é?

    Eu tento sempre por-me no lado contrário, e acho que comigo não funcionaria. Teria sempre de partir de mim.

    :-)

    ResponderEliminar
  15. Por experiência própria Ana, sei que é difícil, muito difícil. E doloroso. :)

    ResponderEliminar
  16. não é nada difícil de compreender e penso o mesmo, quando passam por alguma relação que não tenha corrido bem, maioritariamente por causa da rapariga, eles ficam com sequelas, tenho um amigo que ficou assim, nunca mais se entregará da mesma maneira que se entregou à ex, nem se dedicará tanto ou fará as mesmas coisas, ele pensa mais nele e na maneira de não sair magoado, mesmo que magoe a nova namorada, é triste que assim seja

    ResponderEliminar
  17. @ gelatina de morango: Olha que não são poucos os que procuram esse contacto fisico na esperança de fugir à dor. E desses, alguns ainda se arrependem da emenda...

    Nisto do amor, homens e mulheres fazem parvoices sem nexo em igual medida, quer disso se fale, quer não.

    ResponderEliminar
  18. gelatina, se calhar o que nós homens fazemos ao envolver-nos fisicamente com outra mulher é mais uma expiação da ex, uma tentativa de partir em frente, mas quanto à aproximação emocional, devemos mesmo levar mais tempo do que as mulheres (apesar da haver pessoas e pessoas, casos e casos).

    ResponderEliminar
  19. Também acho isso..escondem muito mais tudo, fingem que estou óptimos mas estão na mesma a sofrer imenso.

    ResponderEliminar
  20. Sim, tens razão, se bem que neste momento, para mim, todos os gajos são idiotas no que toca o amor.
    Mas isto sou eu e o meu humor matinal depois de me chatear com o meu...ex!

    ResponderEliminar
  21. A minha teoria é a de que isso só funciona dessa forma (o facto de eles alegarem que não se querem envolver por terem sofrido por amor) enquanto não se apaixonam verdadeiramente. É uma desculpa para não magoar a pessoa por quem não estão assim tão interessados.

    ResponderEliminar
  22. Tentei recupera-lo para o conquistar, depois que recuperou seguiu em frente mas não comigo a seu lado, dói um pouco, mas a vida é assim mesmo, nuns dias ganhamos, noutros perdemos!!!
    Espero que ele seja muito feliz que eu vou fazer o mesmo.
    Abraço enorme
    Com carinho S*
    Sairaf

    ResponderEliminar
  23. Os homens, regra geral, são mais infantis. São mais fáceis de se manterem em depressão, e também são mais fáceis de acreditar em tretas. Nós somos mais olho aberto e aprendemos com os erros. Eles também acham que sim mas depois vai-se a ver e bahhh! Mas pronto, nós gostamos deles, querida S, que fazer?! :p

    ResponderEliminar
  24. Parece que pelo menos uma mulher (tu!) consegue perceber exactamente os homens e a razão pela qual eles sejam muitas vezes como são.

    ResponderEliminar
  25. depende dos homens. Eu não tenho problemas nenhuns em chegar ao pé dos meus amigos do peito e de lhes dizer: "Estou destroçado. Pagas-me um copo?". Verdade é que nunca o fiz, pois acho que nunca tive nenhum desgosto que me levasse a isso. Um dia, se o tiver, logo se verá.

    ResponderEliminar
  26. Em 95% dos casos a tua teoria é 100% válida! E esta é a minha opinião. :)

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente...acho que ninguém ajuda ninguém a esquecer alguém... Acredito que apareça uma pessoa nova e que suplante as memórias negativas que a anterior deixou. Seria uma tarefa ingrata se fossemos responsável for fechar as chagas de outra pessoa. Beijos

    ResponderEliminar
  28. Eu entendo o ponto de vista Pipoca... Mas não é no sentido de ajudar alguém a esquecer outro alguém. É ajudar alguém a voltar a acreditar no amor (frase bonita, hein?). :)

    ResponderEliminar
  29. Recuperar "traumatizados" é tarefa complicadissima para os dois "lados", S.

    Gabo-te a paciência e o estofo. 4 anos? Há mulher dum diabo...

    Valeu a pena? ;)

    ResponderEliminar
  30. concordo plenamente com o que dizes. eles não podem exteriorizar a sua dor porque isso não é de macho (estupido preconceito) e isso leva a que não consigam ultrapassar as coisas tão bem quanto seria esperado. depois é um problema, não confiam, não se entregam.

    ResponderEliminar
  31. Concordo contigo, acho que nós somos mais dramáticas e esperam que o sejamos. Eles dão o ar que tudo passa mesmo que estejam na merda.

    Compreendo o que queres dizer com ajudar a recuperar, nunca passei por isso ( que saiba ) mas acho que vou precisar de ser recuperada porque alguém me transformou num monstrito desconfiado e descrente. Não é a questão de aturar alguém que ainda gosta de outra pessoa, é só mostrar que nem todos são iguais e estão cá para nos magoar.

    Tenho é ideia que já não há muita gente emocionalmente sã que consiga fazer isso, tamanha é a quantidade de pessoas cruéis e sem valores.

    ResponderEliminar
  32. Concordo quando dizes que Os homens não sabem lidar com desgostos amorosos tão bem como as mulheres.
    Mas não por serem "obrigados", talvez tenha o seu peso, mas porque muitas vezes não sei o que é que estou a sentir.
    É muito difícil verbalizar os sentimentos. Não há vontade de o fazer. Com os amigos falam-se de coisas concretas e não de sentimentos.
    Mas eu falo sempre por mim, não pesquiso muito no meu intimo, e as lágrimas são muito raras. Só numa dor extrema.
    Muito extrema.

    ResponderEliminar
  33. Eu acho que a tua teoria não está assim tão incorrecta S. Faz sentido o que escreveste.

    ResponderEliminar
  34. Tens toda a razão, e agora a pergunta mais pertinente, tentas-te recuperar um, e conseguis-te? Provavelmente não... Porque a natureza deles torna-se muito diferente depois de um desgosto... Não têm a mesma capacidade de reação que nós mulheres...
    Parabéns, o post está muito bom...

    Beijokitassssssss

    ResponderEliminar
  35. Foi o que fiz durante 9 meses! Deu-lhe o que tinha e o que nao tinha. Vendi a minha alma ao diabo para o fazer feliz... Muah

    ResponderEliminar
  36. Isso é muito verdade, mas não exageremos vá... xD

    Também aprendemos com os erros e não é por machismos que começamos a ficar mais fechados.

    ResponderEliminar
  37. Há uma grande parte de mulheres que diz valorizar o aspecto sentimental nos homens, a sua sensibilidade, o lado cavalheiro e poético, mesmo a exposição da sua "fraqueza", das suas dores, mas a realidade é que a maneira como eles são considerados muda totalmente a partir dessa altura, o que faz com que muitos homens se resguardem, se protejam mesmo que inconscientemente.

    ResponderEliminar
  38. Devo dizer que concordo com esta tua perspectiva. os homens raramente admitem que sofrem por amor, e talvez lhes fizesse bem deitar por vezes cá para fora as amarguras do coração.

    ResponderEliminar
  39. nem todos.. acho q é uma questão de natureza... há homens com uma natureza igual ás mulheres.. em qualquer aspecto.. só que raramente se encontram...

    ResponderEliminar
  40. Olá S*!
    Vim parar ao teu blog por acaso e deparei-me logo com este texto, justamente hoje, em que pensamentos muitíssimo semelhantes me têm ocupado a cabeça...

    Não podia concordar mais contigo, especialmente com os dois últimos parágrafos. Quando eles sofrem verdadeiramente, uma parte deles fecha-se para todas as outras mulheres. É triste, é frustrante, é profundamente ingrato para nós chegarmos à vida de um homem depois da mulher que os fez sofrer. Vê-los tão distantes, gostar deles e não os conseguir ajudar... Enfim...

    ResponderEliminar
  41. :D

    Nao é nenhuma teoria estupida.. é a mais pura das verdades... os homens tem medo de se mostrar, tem medo de serem inferiores ás mulheres! É triste, mas é a verdade.. é tão bonito ver um homem sensivel, com sentimentos!! pelo menos eu acho! ;)
    *

    ResponderEliminar
  42. Bem verdade... infelizmente. Gostei do seu blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura