Avançar para o conteúdo principal

O Segredo


Não suporto aqueles livros de auto-ajuda. Aqueles que supostamente ajudam as pessoas a ser mais felizes, a serem bem sucedidas na carreira profissional e (pasmem-se) a encontrar o amor das suas vidas.

Ou eu sou muito céptica - que sou - ou esses livros são todos uma grande treta. Uma tentativa de enganar os outros e ganhar algum dinheiro.

Rhonda Byrne escreveu aquela maravilha dos tempos modernos - "O Segredo". Devia estar na mesma prateleira que todos aqueles livros cheios de tretas sobre a força interior que ajuda tudo e todos a ultrapassar os problemas. Infelizmente, não é assim tão simples.

"O Segredo é neste momento – e de longe – o livro de não ficção mais vendido em todo o mundo. Só nos Estados Unidos vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares e ocupa o primeiro lugar dos principais tops de vendas, onde o respectivo audiobook também figura em destaque.

A autora, Rhonda Byrne, descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como, por exemplo, o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte as Mulheres São de Vénus).

Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a “lei da atracção”: nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso.

Aqui.

Ah então é simples. Oh pra mim a querer atrair verdadeiramente o sucesso. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu quero ganhar o Euromilhões. Eu VOU ganhar o Euromilhões... mas hummm... para isso acontecer se calhar é melhor jogar, não?

Já mostrei convicção suficiente, ou ainda é preciso mais?

Bullshit.


Aviso: Não quero com este post ofender ninguém. Apenas dar a minha opinião.

Comentários

  1. esses livros vendem bastante na america porque as pessoas precisam que lhes digam como viver, como agir, como sentir, aquilo que para "nós" alguns parece logico a outros é um segredo que so os deuses guardam. eu nunca digo nunca, pk ha coisas que uma pessoa lê, gosta e faz numa altura k noutra n entendem o porquê de o terem feito, mas que acho tudo isso uma grande treta, la isso acho.
    as coisas têm que vir de dentro, nao de fora. por muito que alguem me diga o caminho a seguir, se eu tiver os olhos fechados nem às apalpadelas lá vou.

    ResponderEliminar
  2. Já li o livro e vi o documentário e gostei bastante, no entanto, é muito dificil pensar só em coisas positivas quando a nossa vida corre mal.. mas concordo em absoluto com o livro.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. é claro que é um livro de auto-ajuda para o autor que já facturou que se fartou!!!

    ResponderEliminar
  4. conforme os livros e conforme os autores desses.
    há pessoas que pensam que um livro pode mudar a sua vida, o que é completamente mentira.
    pode haver coisas no livro que talvez mudem alguns aspectos, nada mais.

    ResponderEliminar
  5. Hum,eu folheei um livro de auto-ajuda e até nem me pareceu descabido...era relacioanado com a forma como (não) aproveitamos o tempo e a vida...

    ResponderEliminar
  6. Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.Tambem quero o Euromilhões.

    ResponderEliminar
  7. LOL teho a dizer que tambem sou bastante céptico em relação a estas coisas mas li o livro e uma coisa é certa, se tiveres com a moral em cima as coisas boas acontecem quanto mais pessimista fores mais coisas más acontecem!
    Mas enfim não vivo a minha vida em função do que esse livro diz ou não!

    Mas que acho que as pessoas deviam andar e ser muito mais positivas, ahh isso deviam! :P

    Beijinho

    PS: Segundo o livro não pode ser "eu quero o euromilhões" mas sim, "Eu VOU ganhar o euromilhões!" LOLOLOLOL Pensar sempre naquilo que queres como se já tivesses LOLOL

    ResponderEliminar
  8. Eu também não acho que vão mudar alguma coisa e não é a mim que põe a ler uma treta dessas mas uma amiga minha leu e está sempre a dizer-me pra eu ler. No entanto, acho que aquilo não mudou a vida dela mas ela continua a acreditar que vai mudar... :S

    ResponderEliminar
  9. Eu essas coisas do Euromilhões ainda não consegui, mas olha que tenho grandes vitorias do "querer" na vida.
    Passei momentos difíceis, mas sempre os superei devido a grande força de vontade.
    Não sou muito de ler esse tipo de livros, mas há best-sellers como o "Quem mexeu no meu queijo?" que te põem a cabeça a pensar- Li também recentemente os livros de um Sr. Português que não simpatizo, mas que admiro a sua força, o Mourinho e aconselho a que leiam os livros.

    ResponderEliminar
  10. Sabes que essa palavra inglesa no final é que estraga as tuas hipóteses de ganhar o Euromilhões.. :p

    Olha, há mais de 2 anos vi um programa da Oprah que falava do "Segredo" como a verdadeira receita para a felicidade. E lá fui eu, à Bertrand, e antes de chegar a meio do livro já estava farta de tanta alegria e positivismo.. Se calhar é por isso que poucas coisas boas me acontecem :p

    ResponderEliminar
  11. Ofereceram-me esse livro natal'08, li-o assim tipo prestações. Resultado final não gostei, não me cativou.
    :s

    ResponderEliminar
  12. Esses livros funcionam da mesma forma que os placebos. Surtem efeitos devido à crença das pessoas... BJS**

    ResponderEliminar
  13. Eu também não suporto livros de auto-ajuda! embora fiquei curiosa com esse livro agora!
    Hum! apouco li um livro de Augusto Cury (O futuro da Humanidade) até então pra mim ele só tinha livros de auto-ajuda o que pra mim é ridiculo!
    mas esse é diferente'
    se puder leia'
    beijos luz

    ResponderEliminar
  14. Tenho esse livro para ler, já lá vão mais 2 anos!!

    ResponderEliminar
  15. Não acho que a mensagem desses livros seja assim tão descabida e linear. há pessoas que podem ter mesmo a sua auto-estima em baixo, e talvez ler esses livros lhes injecte qualquer tipo de força e motivação, ainda que mínima. pode resultar — pelo menos é o que penso. eu tenho O Segredo cá em casa mas só o folheei e foi pouco, mas do que li transmite alguma sabedoria de como viver, de como ultrapassar certas coisas. claro que não é remédio para todos os problemas, mas pode ser uma ajuda. uma forma de ajuda, apenas depende de como a encaramos e de como estamos disponíveis para acatar os conselhos das outras pessoas ou se, como tu, achamos que é uma treta. por acaso eu não duvido dessa última frase: podemos atrair coisas positivas se nos mantivermos positivos. acho que estando confiantes alcançamos muito mais do que estivermos passivos e com espírito derrotista. devias acreditar nisso =p. é como a Carla diz no seu comentário: esses livros funcionam como os placebos. e já se provou que o placebo é eficaz e não faz mal algum. pelo contrário.

    ResponderEliminar
  16. O segredo da nossa vida estará:

    - Na capacidade de antecipar problemas;
    - Na agilidade de encontrar soluç~es;
    - Na partilha de sentimentos;
    - Nos afectos;
    - Na solidariedade;
    - Na nossa conduta moral.

    Saudações

    ResponderEliminar
  17. Será que isso resulta com o meu estudo? Vou passar a tarde a dizer "Quero tirar 20 no teste" e não pego num único livro. Vamos ver se funciona ;)

    ResponderEliminar
  18. Também faço parte do clube das descrentes. Esse género de livros parecem-me todos uma versão moderna da banha da cobra. Mas enfim, respeito quem gosta :)

    ResponderEliminar
  19. Não, não digas "eu quero ganhar.." diz "eu vou ganhar" :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  20. Fiz uma tentativa de ler esse livro... Não consegui ;)

    ResponderEliminar
  21. Eu li o livro. Vi o filme. Adorei os dois e tento praticar algumas coisas. Acredito que a força de vontade é muito poderosa.

    Ps: A ideia é acreditares mesmo que ganhaste o euromilhões. Não é dizeres que queres. E é sempre bom começar por um objectivo mais modesto ;)

    ResponderEliminar
  22. Não consigo entender como é possivel que tanta gente se sinta dependente de meia-dúzia de páginas que alguém acha que faz acontecer. A força de vontade parte de cada um. É enfrentando os dilemas do dia-a-dia que as coisas se resolvem e a força de enfrentar as coisas aumenta. Se para muitos um livro é necessário, óptimo, esbanjem dinheiro e ofereçam-no de mão beijada a alguém que apenas lhes indica aquilo que para obter basta pensar e racionalizar um bocadinho.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  23. ai, que isto vai ser um comentário extenso...

    ok, 1º isso do 'acreditar' tem mesmo muita força. mas não é novidade para ninguém. quando se acredita realmente numa coisa, ela torna-se verdade. é por isso que há aqueles maluquinhos que acreditam que são napoleão. e na cabeça deles, são Mesmo. estão certos eles ou eu? não sei, mas gosto de pensar que sou feliz como sou e eles são felizes como são.

    2º essa senhora Rhonda Byrne é com toda a certeza muito inteligente, sobretudo muito esperta. é claro que toda essa inteligência serve para ganhar dinheiro :)
    se eu descobrisse o segredo para a feicidade, não ia cobrar às pessoas para o dizer, até porque se ela acreditar que vai ganhar dinheiro mesmo sem vender o livro, consegue (certo?). e até com certeza que essa senhora não vai morrer, vai ser eternamente feliz e vai conseguir fazer do mundo um lugar tão melhor para se viver. porque 'basta acreditar'. acho que o que a senhora escreve é muito verdade, mas também acho que ela não pensou suficientemente no assunto para perceber que é tão verdade que não é preciso virem dizer isso. é só preciso alguém conseguir fazer. exemplo: "se te crescerem asas, consegues voar :D" -> boa conclusão, não é?

    3º retiro o que disse sobre ter a certeza de que a senhora é inteligente. até à parte do dizer que o Einstein e o Galileu conheciam um grande segredo, muito respeito. Depois vem a parte em que ela escolhe o Einstein e Galileu actuais.....(tambores, por favor...)....

    OS AUTORES DE "CONVERSAS COM DEUS" E DE "OS HOMENS SÃO DE MARTE E AS MULHERES SÃO DE VÉNUS". perfeito.

    ok, peço licença para discordar. o Einstein e o Galileu conheciam um grande segredo, indeed. o primeiro chama-se TEORIA DA RELATIVIDADE (e tantas outras) e o segundo chama-se HELIOCENTRISMO (entre tantos outros). se isto, que são as bases de toda a nossa ciência, saltos tão grandes no pensamento humano que os do Galileu vieram a ser comprovados séculos depois e os do Einstein ainda não estão totalmente compreendidos, se compara com as frases "Você tem o poder de mudar a sua vida", "A felicidade está no interior", "Os pensamentos positivos atraem mais pensamentos positivos" e etc. que tenho quase a certeza que se encontram nos livros anteriormente referidos, só tenho uma coisa a dizer.

    minha senhora, TIRE A CABEÇA DO INTERIOR DO RABO E PENSE 2 MINUTOS NA BRUTA DA BARBARIDADE QUE ACABOU DE PROFERIR.

    a quem levar isto a peito, acreditem por favor que eu sou uma pessoa muito espiritual, com teorias muito filosóficas. mas li o livro, e (com um esforço sobrehumano) vi o filme. é lixo. como todos os outros que li sobre o assunto. devia ser um crime escrever um livro que em vez de dar respostas concretas, coisas úteis, embrutece as pessoas e baixa pontos de QI. e o mais triste é que há muita gente que defende acerrimamente estas coisas. e a minha mãe era uma dessas pessoas, até que eu a consegui puxar do fosso. sim, porque é possível sair do fosso. sem O Segredo...

    descobre-te a ti, não à imagem brilhante que os outros te dão de ti. és bem melhor que ela, quem quer que sejas.

    ResponderEliminar
  24. ooops... desculpa. foi um bocado demais...

    ResponderEliminar
  25. não sou nada adepta dos livros de auto-ajuda! nunca li nenhum nem quero ler.. oh, por favor, por mais desesperado que se esteja, acho que não é com livros que se vai lá.

    ResponderEliminar
  26. Livros de auto-ajuda são um febre e são os mais vendidos. no fundo, costumam apresentar os mesmos discursos de pensamento positivo, mas acredito que alguns deles possam servir pelo menos como reflexões e incentivo àqueles que estão no fundo do poço, mas nada mais do que isso. Não existe cartilha para ser feliz, não é mesmo? E muito menos para ganhar euromilhões. rs

    ResponderEliminar
  27. não é precisos ser céptica para desconfiar desses livros, basta ser inteligente

    ResponderEliminar
  28. E daí talvez não precise de jogar. Pode acontecer-lhe como ao primo Gastão, numa rabanada de vento vem um impresso já preenchido...:):):)
    Abracinho

    ResponderEliminar
  29. ahah vou repetir isso milhares de vezes, pode ser que alguma coisa aconteça xD

    ResponderEliminar
  30. Sou uma céptica em relação a esse tipo de livros. Acredito no poder da vontade, mas associado à preserverança e ao trabalho. Nada vem de borla neste mundo, e o simples facto de desejar um final feliz com todas as forças não significa obtê-lo. Há que ir à luta!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  31. Nós e os que nos amam - essa é a nossa ajuda! Pois...é bom ser positivo! Mas às vezes também é preciso um bocadito de sorte, isto depois de muito trabalho!!!
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  32. estou contigo. esses livros são um desperdício de tempo e de dinheiro...

    ResponderEliminar
  33. Também acho que isso é uma grande treta, não basta sermos positivos e acreditarmos...mas era muito bom que assim fosse. Por acaso dei uma olhadela pel'O Segredo e achei a teoria muito gira mas pôr em prática vai lá vai...ninguém consegue ser positivo o tempo todo (pelo menos eu não acredito).

    ResponderEliminar
  34. Eu li 'O Segredo' e gostei, mas não consegui (ainda) pôr em pratica...
    Quanto à lei da atracção, pois, na volta é verdade, sei lá eu.
    Quanto aos livros de auto-ajuda em geral, acho bem que existam, sempre podem ajudar (ou não) num ou noutro momento de desespero de certas pessoas em certos momentos das suas vidas, acho positivo que existam livros de auto-ajuda! :-)

    XOXO

    ResponderEliminar
  35. p.s: tens que dizer " eu ganhei o euromilhões" =P

    lol

    ResponderEliminar
  36. Não li o livro, mas vi o filme, que me foi "vendido" como o filme do século, e eu tontinha, vi.
    Pois, o que tirei dele... A atracção, essa marota, que segundo a minha experiência só resulta com outras pessoas, e nem é com todas (era bom!), com coisas e situações, nunca consegui que ela fizesse a sua magia, e olha que até jogo no Euromilhões!

    Mas vá, há que acreditar em alguma coisa e se não acontecer, podes sempre culpar-te a ti mesma, que não quiseste o suficiente! :P

    ResponderEliminar
  37. um dia destes tenho de dedicar uma lonmga reflexão á tua pessoa. tenho tenho.:)

    ResponderEliminar
  38. Li o livro e até escrevi um post sobre ele.
    eu para ser sincera não gostei, poucas coisas me fizeram sentido no meio de toda aquela treta.
    A nossa maior ajuda é a força que podemos encontrar em nós mesmos, e naqueles que nos rodeiam "familia e amigos" para enfrentar os problemas que nos vão surgindo.
    beijo

    ResponderEliminar
  39. Wrong!!!
    O pensamento não deve ser esse... mas sim:
    Estou tão feliz... ganhei o EUROMILHÕES!!! ;-DDD
    Boa semana com ou sem ele!!!

    ResponderEliminar
  40. olá!
    O ano passado ofereceram-me esse livro e li-o, é interessante mas a felicidade está dentro de nós, não são os livros que nos ajudam a ser felizes, a nossa maneira de enfrentar a vida é que muda tudo!
    Kisses

    ResponderEliminar
  41. acho que mta gente sabe perfeitamente pensar por si, e nao precisa de um livro que lhe diga o que pensar sobre determinada coisa...basta sermos optimistas e pensar que iremos consquistar o que queremos. eu destesto esses livros. principalmente esse.a minha irma devorou-o e de vez em quando vinha com algumas passagens que la se encontravam...e ficava a pensar se nenhuma vez ela teria pensado nelas antes de ler o livro..omg...

    é de quem nao tem objectivos, nao? ..eu sei qe nao posso falar mt mas nao sinto necessidade de livros dessas pra criar boas energias pra minha vida.

    beijos

    boa semana

    ResponderEliminar
  42. Ah! E uma vez um namorado deixou-me e eu pensei muitas vezes "ele gosta de mim, ele gosta de mim", mas não gostava nada e continuei triste e infeliz! :p

    ResponderEliminar
  43. Continua a dizer pode ser que consigas.. se resultar avisa!

    ResponderEliminar
  44. lol pois... ofereceram me esse livro nao passei das primeiras paginas.... boring... lol
    Gostas dos mesmo generos de livro que eu :P

    beijo**

    ResponderEliminar
  45. Como tens razão, S! Esses livros são um nojo! Grrr. Como é que existem pessoas que o (os) consideram o livro da vida e dizem que, depois de o lerem, se tornaram pessoas diferentes. Get a life! A sério!

    ResponderEliminar
  46. olha, já somos duas. comecei a ler esse livro e não demorou muito a perceber que era uma treta pegada e deixei-o de lado. é OBVIO que a mente tem poder, e que "querer é poder" e bla bla...mas nao é assim tao linear nem infalivel como o livro faz querer. como um amigo meu costumava dizer: é fast-food para a alma. já em termos de forma, devo dizer que tamvbém nao estava escrito da melhor forma: pagina apos pagina, repetia as mesmissimas coisas. ler a primeira frase do livro e ler o livro inteiro ía dar ao menos.

    beijinhos

    xxx

    ResponderEliminar
  47. Eu ainda tentei ler, mas nem a meio cheguei..demasiado positivismo para mim!!

    ResponderEliminar
  48. Peço desculpa em contrariar alguns mas este livro resulta... mas RESULTA mesmo.

    ResponderEliminar
  49. Peço desculpa em contrariar alguns mas este livro resulta... mas RESULTA mesmo.

    ResponderEliminar
  50. é uma questão de experiencia...o nosso pensamento funciona mesmo e as leis são verdadeiras.. já tenho a experiencia pois muita coisa me aconteceu por querer pensar. sobretudo ter Fé em Deus e pensa no que se quer... com o dinheiro é que já muito difícil pois depende muito da vontade de Deus. (o meu próximo e maior objectivo é mesmo alcançar o euromilhoes e quero ,espero ,que Deus me o dê.) experimentem.. eu tenho uma cama,um espelho um quarto como sempre quis...inúmeras coisas..acreditem as coisas resultam. muito agradecido por tudo..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura