Avançar para o conteúdo principal

O dia em que ia perdendo o meu mais pequeno


O dia em que o meu Fred ia indo desta para melhor. Não me apetecia estar a escrever sobre isto - ainda estamos meios em choque - mas escrevo sobre tanta merd* sem importância que não podia deixar de escrever sobre isto.

12 horas, mãe pendura roupa na varanda. Figo, Tobias e Fred saem de casa um pedacinho. Vou até lá dentro, arrumo umas coisas e quando volto... "Mãe, onde está o Fred?".

Tobias e Figo estavam na varanda, a apanhar sol. O Fred, de dez meses - o meu príncipe - tinha desaparecido. Salto a varanda, vou para o terraço e ponho-me a espreitar. A minha mãe traz a bola favorita dele e começa a abanar.

Olho para o quintal das casas em frente. Aquele quintal tem um cão branco de porte grande que detesta gatos. Já matou um gato vadio amarelo.

Espreito, espreito e vejo o meu Fred a andar no quintal. Cai-me tudo ao chão. Continuo a olhar para o meu gato e uns metros à frente vejo o cão branco. Entro em pânico. Chamo, chamo e ele nada. Nem para mim olha.

Ele continua na sua investigação no quintal alheio... a aproximar-se cada vez mais do cão. Desato a chorar e de repente o cão começa a correr atrás dele. A um metro de distância do meu menino. Desaparecem do meu campo de visão e entro em histeria.

Silêncio. Uns segundos de silêncio. Já foi, já o matou, penso.

A minha mãe começa a gritar pelo nome da dona do cão e uns segundos depois a senhora aparece. Eu continuava a chorar, histérica. A minha mãe grita comigo e manda-me para casa. Corri para casa. Não conseguia ver aquilo.

A minha irmã salta para o terraço dos vizinhos e pede permissão para saltar para o quintal. O cão vem a correr atrás dela mas felizmente não a morde. Avista o nosso Fred. O gato desata a correr, e ela lá consegue chegar a ele. Ela no meio do cão e do gato. O cão tenta ferrar o meu gato e o meu Fred, a lutar pela vida, desata a arranhar o focinho do cão.

Entretanto eu a chorar histérica na sala. A minha mãe pede-me uma toalha e atira-a à minha irmã. Lá consegue pegar no gato e atira-o - literalmente - para fora do quintal.

Ao ouvir falar na toalha só penso "oh meu deus que o meu gatinho está morto e elas querem cobri-lo com uma toalha".

Ando e desando de um lado para o outro. Volto à varanda e ouço a minha irmã gritar "onde é que ele está??". Olho para a frente. Ali está ele.

Em choque, todo sujo, com sangue nas patinhas mas vivo... E bem. Pego nele e abraço-o. Levo-o comigo. O coração dele bate a mil à hora e está obviamente em estado de choque.

Duas horas depois, já brinca com a bola dele. Já brinca com os caramelos - como ele adora roubar caramelos!

O meu menino sobreviveu. Duas feridas pequeninas. O focinho do cão ficou em pior estado.

Comentários

  1. O GAJO É UM HERÓI !!!!!!!!!!!!!
    ;-)

    Vou en viar esta história para a Helena Cunha !!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. E a tua mana foi a heroína da história!

    Aconteceu o mesmo no mês passado a gata do meu namorado que só tem 4 meses... mas ela ficou 3 dias traumatizada, quase não comia e nem brincava (logo ela que adora brincar). Mas eram 2 cães e estavam a jogar ping-pong com ela lolol coitada

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que tudo acabou bem!

    O teu Fred é mesmo parecido com o meu gatinho (ainda não lhe arranjamos nome) :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Ha pouco tempo o gato de uma amiga minha tinha fugido para a varanda de uma vizinha,ela andou a saltar de varanda em varanda mas n conseguia chegar a ele,no dia a seguir é que chamou os bombeiros e para chamar os bombeiros tinham de chamar a policia por invadir propriedade privada porque os donos não estavam LOL
    Um filme autêntico depois um bombeiro subiu e depois não conseguia descer teve de subir outro bombeiro e depois la desceram os dois e o gato LOl
    xD

    ResponderEliminar
  5. grande gato e grande mana!!! Tudo esta bem qd acaba bem, e pode ser que agora o cão dos vizinhos se meta só c "gente" do tamanho dele...

    ResponderEliminar
  6. Coitadinho.
    Manda as melhoras ao teu fredzinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A tua irmã é muito corajosa!!!
    Quanto aos animais já se sabe, é o instinto deles!
    Grande susto esse, que apanhaste, imagino, ainda bem que tudo acabou em bem. :-)

    xoxo

    ResponderEliminar
  8. O Fred foi um corajoso! Que história, só de imaginar que isso acontecia a uma das minhas meninas...
    Felizmente que houve um happy ending!
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Bem que emoção... O teu Fred é um gato corajoso, não se metam com ele!!

    ^^

    biju*

    ResponderEliminar
  10. woooow...imagino a angústia =/ eu tenho 5 traquinas cá em casa,já dei por mim a fugir de dois cães com uma delas ao colo,mas nada que se compare a essa situação!
    O que importa é que acabou tudo bem...
    Grande Fred!!

    ResponderEliminar
  11. Fred, o corajoso!
    Ainda bem que acabou tudo em bem :)

    ResponderEliminar
  12. tadinho...mas ainda bem que correu tudo bem=) o meu cao é assim pequeno e tem um bocado a mania que é bom, ladra aos maiores:P e uma vez acabou por ser mm mordido e a minha mae teve que se meter para o "salvar" e acabou por ter que levar pontos e tudo, mas também acabou por ficar tudo bem=) beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que foi só susto. Pode ser que o gato não se meta mais no quintal :)
    beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Mas que história até eu estava a ficar angustiada!! Acho que me tinha dado um piripaque ali mesmo! Ainda bem que acabou tudo bem =)

    O Fred deve pensar agora duas vezes antes de ir para o quintal do vizinho!!!

    ResponderEliminar
  15. OLá!
    Que susto...
    Até eu fiquei com taquicardia.
    Mas tudo acabou bem:=)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. agora tens que recompensar bem a mana xD

    e ensinares o gatinho a meter-se com alguém do tamanho dele :)

    bj**

    ResponderEliminar
  17. Eu percebo bem a tua angustia... Se acontecesse alguma coisa às minhas meninas ficava em panico =(

    bjo****

    ResponderEliminar
  18. Nenhum cão "ajuizado" se mete c/ 1 gato, mesmo bébé: o canito da vizinha é tótó pq os gatos rara/ se deixam apanhar pelos cães...Mas, ok, 'inda bem que está tudo ok. bj

    ResponderEliminar
  19. Nenhum cão "ajuizado" se mete c/ 1 gato, mesmo bébé: o canito da vizinha é tótó pq os gatos rara/ se deixam apanhar pelos cães...Mas, ok, 'inda bem que está tudo ok. bj

    ResponderEliminar
  20. Que aventura! Ainda bem que já sabíamos o desfecho. (:

    Essa foto está muito gira.

    ResponderEliminar
  21. Porque ?A minha escrita não parece amorosa?ahah xD

    ResponderEliminar
  22. ainda bem que ele esta bem:)

    e um lutador :)

    Jokas

    Paula

    ResponderEliminar
  23. Em 2006, quando eu ainda morava num apartamento, eu cheguei a casa da escola e a minha mãe disse-me que o meu gato tinha caído da janela. É preciso mencionar que eu morava num 5º andar. Portanto sei exactamente aquilo por que passaste. Mas ele foi um sortudo, e safou-se só com duas patinhas partidas. Mas foi o maior susto da minha vida!

    ResponderEliminar
  24. Bem, que história o teu Fred vai ter para contar aos netos!
    Ainda bem que acabou tudo bem :)

    ResponderEliminar
  25. Coitadinho do cão, ficou com o focinho arranhado pelo intruso que lhe invadiu o quintal eheheh.
    E não concordo com a Clave de Sol. Acho que a invadir o quintal dos vizinhos, o teu Fred não vai ter tempo de ter netos e muito menos para lhes contar histórias. :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Tobias?? Tens um gato chamado Tobias?? Já gostava de ti, mas agora...:) Tobias é o rei cá de casa - acho que já o conheces do meu blog! ;)

    ResponderEliminar
  27. Tadinho do bichaninho...Não gosto mt de gatos,mas sou incapaz de fazer-lhes mal...ou de ver a fazerem-lhes mal...
    Mas ainda bem que não passou tudo de um susto...E o teu bichinho já está bem...

    ResponderEliminar
  28. Grande Fred!! (Sofri ao ler-te, mesmo sabendo pelo título que no final tudo ficou bem). Já passou! Beijinho*

    ResponderEliminar
  29. Tens um gato suicida... :-p Mas fico contente por ele estar bem e de saudinha...

    Bjx

    ResponderEliminar
  30. ainda bem! O meu gatinho a pouco tempo tambem foi mordido pela minha princesa, a minha cadela, ainda estou para descobrir o que aconteceu, customam dar-se tão bem!

    ResponderEliminar
  31. ui imagino o susto que tu apanhas ainda para mais a assitir tudo... mas ele lá se salvou... :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  32. Nao sei se ria ou se chore. Compreendo o teu sofrimento porque já passei muitos maus momentos à conta dos meus animais. São muito bonitos, gostamos muito deles, mas quando a coisa corre mal e percebemos que os podemos perder é um sofrimento.

    Mas o teu gatinho sobreviveu! lol Com menos uma vida... mas ainda lhe restam seis! lololol

    ResponderEliminar
  33. Ufa!!!
    Gosto de finais felizes!!!
    ;-DDD
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  34. Ainda bem que tudo acabou bem! :)
    Mas cuidado que um dia destes ainda lhe acontece alguma desgraça... mas não pensemos nisso! :D
    Eu também entro em histeria quando alguma coisa acontece à minha gatinha.

    beijoquinhas*

    ResponderEliminar
  35. Se um dia eu estiver em sarilhos, quero a tua irmã por perto!

    Beijocas e as melhoras para o Fred!

    PS: vou tentar dar uma palavrinha a esse cão, a ver se o tipo se limita a morder as peidolas dos carteiros

    ResponderEliminar
  36. Ainda bem que terminou tudo da melhor maneira! fogo...

    Acho que se fosse com o meu leonel também tinha um ataque, ficava mesmo histérica... a sério. Os nosso bichanos são como da familia ;)

    Beijinho * * *

    ResponderEliminar
  37. Bolas!! Que susto enorme! Mas ainda bem que está tudo bem com o Pequeno Fred :D
    No fim, foi só mais uma aventura para contar...e que grande aventura a do gatinho!
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  38. Epah... Meso sabendo pelo titulo que a história acabava bem... Senti aqui quase uma lágrima a cair pelo teu sofrimento e pelo do Fred também...
    Ainda bem que tudo correu pelo melhor!... As melhoras do bichano!...

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  39. Gostei e não gostei de ler isto!

    Gostei porque realmente demonstra a força do gatito e o amor das mamãs!

    Não gostei porque fico com o coração triste quando leio estas coisas... porque penso, "e se" o Fred não se tivesse safado, ai... eu, não quero pensar nisto!

    Mas o Fred é um lutador e é o que interessa :)

    ResponderEliminar
  40. gato cheio de sorte! espero que as vidas dele sejam multiplicadas por mil!

    uf raio do cao mau!

    ResponderEliminar
  41. Festinhas de gato tb para ti, parece que estás a precisar...

    ResponderEliminar
  42. Possa, até eu estou aqui todo acelerado só de imaginar a cena...
    Concordo com alguém que comentou que nenhum cão ajuízado se mete com um felino, mas lá está, tem de ser minimamente ajuizado, há outros que são burros e depois ficam com o focinho todo arranhado... bem feita! Um felino é um felino! Fico feliz por saber que tudo acabou bem. Tens uma irmã muito corajosa, porque no meio de brigas entre animais é preciso ter muito cuidado. Por norma, as coisas nem acabam assim tão bem. Mas ela foi corajosa, o Fred, mostrou a sua raça (mesmo sem ser leão) e todos ficaram felizes e contentes. Sabes que esta historia dava um bom conto para as crianças? Pensa nisso... Titulo: O gatinho Fred :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  43. Não serves para nada, só mesmo para atrapalhar. Tanta histeria, levavas era umas chapadas.

    ResponderEliminar
  44. esperemos que não se repita...
    estas "crianças" só fazem M...
    Saltar assim para o terraço dos outros... é por isso que se diz:
    "curiosity killed the cat"

    ResponderEliminar
  45. Caro Anónimo, é preciso muito Cuidado ao abrir certos comentários. ;)

    Chapadas? Por adorar o meu gato? Não me parece.

    ResponderEliminar
  46. S* não ligues... Deve ser alguém que nem sequer tem metade do amor que tu dás ao teu gato!...

    Beijinhos ;p

    ResponderEliminar
  47. S*, Chill... isto só em texto podia ser qualquer coisa... pode ser Humor negro... por vezes é dificil detectar a Ironia..

    ResponderEliminar
  48. Ah grande Fred! Esse é dos meus! ;)
    Consigo imaginar demasiadamente bem a tua aflição... Há poucos meses morreu o meu Nino :( Era um gatinho super simpático e divertido... Muito parecido com o teu Fred, com o olhos rodeados de negro, a lembrar a máscara do Zorro! :) Tenho muitas saudades dele e nas primeiras noites quase desidratava de tanto que eu chorava :'( Enfim...
    Melhor sorte teve o teu Fred! :) Agora ele tem de aprender que não se invade propriedade privada dessa maneira! :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  49. Esse teu gatito é um verdadeiro Indiana Jones!!! Que stress! Até já eu estava a ficar de coração na mão ao ler...
    Ainda bem que acabou tudo pelo melhor!
    *
    (Ficou um mimo para ti no meu blog...)

    ResponderEliminar
  50. Há grande Fred :)
    Tmabém tive uma história similar com o Bolacha e o boxer do meu vizinho, so que o Bolacha fez o que o Fred fez ao focinho e subiu para uma oliveira seca quase a cair. Fui buscá-lo arriscando cair da oliveira abaixo, mas correu tudo pelo melhor. A verdade é que o Bolacha ficou muito mais medricas e menos meiguinho.
    KissKiss*

    ResponderEliminar
  51. Já me aconteceu bastantes coisas aos meus gatos :/
    Tives-te muita sorte :)
    Melhoras para o teu Gatinho

    ResponderEliminar
  52. Já me aconteceu bastantes coisas aos meus gatos :/
    Tives-te muita sorte :)
    Melhoras para o teu Gatinho

    ResponderEliminar
  53. Valente Fred.

    E sim sabes que eu já passei por um susto desses e oh pá naquela altura uma pessoa até perde o tino.

    Bjos aos dois.

    ResponderEliminar
  54. Uff! Ainda bem que correu tudo bem, S e que ele está bem! :) Não te preocupes, ainda tem mais 6 vidas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura