Avançar para o conteúdo principal

Atendimento personalizado

Não gosto de ser mal atendida. Não gosto de ir a um sítio e gastar o meu (pouco, pouquinho...) dinheiro e ainda por cima tratarem-me como um fardo de palha. Se é para gastar e é, ao menos que me apoiem na decisão. Que sejam simpáticos para mim.

Ontem fomos ver as lojas, eu mais a mana. Gaja que é gaja gosta de andar na passeata a ver o que vai e o que há de bonito para comprar. Nas lojas temos os empregados normais e temos mais duas variantes: os chatos e os pedantes.

Os chatos são facilmente reconhecidos. São aqueles que se colam a nós como lapas logo que colocamos um pézinho dentro da loja. Vêm perguntar-nos se precisamos de ajuda ou se queremos algum conselho. Não, obrigada, sei escolher sozinha.

Acho que as únicas criaturas que dão conversa a estas meninas (sim, invariavelmente são meninas...) são os homens. Primeiro motivo: porque são gajas, e eles naturalmente são simpáticos para elas. Segundo motivo: porque os homens são os únicos incapazes de conhecer os gostos de uma mulher. Podem namorar contigo cinco anos, que mesmo assim não saberão escolher sozinhos a tua prenda de aniversário. É um facto.

Depois temos os pedantes. Os pedantes são aqueles que devem ter algum trauma do género "olha que eu trabalho numa loja mas não estou aqui a servir ninguém". Esta variante pura e simplesmente ignora-nos. E se ousas pedir algum conselho ainda olham para ti com ar de enfado, como se nos estivessem a fazer um favor. Feio, muito feio.

Eu já trabalhei numa loja durante três meses. E mesmo que tivesse os pés todos lixados ou a cabeça a doer imenso, tentava ter um ar simpático. Tão simpática, mas tão simpática, que um cliente se virou para mim e disse "pagam-lhe mais por estar sempre a sorrir?". E não, não foi um elogio. O gajo disse-o com tom pejorativo. Bastard.

Estas variantes aplicam-se a lojas, mas também a cafés. Há lá coisa mais inconveniente que ir a um café ou restaurante e ser atendida por um trombudo? No Porto, eu escolho ir sempre ao mesmo sítio. Adoro aquele café. Gosto da comida e adoro o espaço. Mas há lá um mal encarado que me dá uns nervos imensos. Atende sempre os clientes de trombas e se lhe fazes alguma pergunta ainda é arrogante e responde com ironia.

Chamo-lhe Mr Congeniality.

Comentários

  1. lol!
    Também odeio más educações! Nós estamos ali para comprar e lhes dar uns trocos e eles ainda nos atendem assim!? Dá vontade de os mandar a um sítio que eu cá sei! :S

    beijo*

    ResponderEliminar
  2. Tanto odeio a espécie pedante como a espécie esfuziante. Um sorriso nos lábios é agradável, mas um arraial pegado já é demais...

    ResponderEliminar
  3. Concordo! Os colantes são dos que mais me irritam, assim como os cara de maus, os pedantes, os mal-educados...enfim, tantos!

    ResponderEliminar
  4. Eu às vezes chego mesmo a evitar entrar em lojas só p n me virem chatear...

    ResponderEliminar
  5. Odeio quando entro numa loja e me presenteiam logo com um 'Precisa de ajuda?'. Não percebem que se quisermos pedimos.
    *

    ResponderEliminar
  6. Entretanto ainda existem homens que sabem os gostos da respectiva. são raros, não são gays, apenas têm sentido táctil e prestam mais atenção

    ResponderEliminar
  7. bem, eu acho que está mais ou menos estudado... gajos vão ter com gajas e gajas vêm ter cmg err quer dizer, com gajos.
    Claro que isto não é padrão, já vieram gajos ter cmg...
    É sempre bom para a loja quando as pessoas são simpáticas... mesmo que eles/as recebam o mesmo, nós sempre temos mais ou menos problemas em desarrumar a loja consoante a simpatia do bicho.
    Não encontro problemas com o "precisa de ajuda" pq ou digo logo "sim, estou à procura de...." ou então "não, estou só a ver obrigado." e basam-se logo.
    Mau mau, é quando andamos à procura do "mal empregado" e ele simplesmente desapareceu....

    ResponderEliminar
  8. Ah! Como eu concordo contigo!! Chega de mau atendimento! :/

    ResponderEliminar
  9. odeio pessoas antipáticas e arrogants grrr

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto!

    Não suporto gente arrogante, mas em tudo!

    ResponderEliminar
  11. tens toda a razao! as vezes tb me passo c isso! pachorra pa! parece q temos culpa da ma disposiçao deles...

    ResponderEliminar
  12. É por isso que há muitas vantagens em se ser besgo: uma das coisas que num vejo é a tromba dos empregados lol

    Boa semana, nina winda :o)

    ResponderEliminar
  13. Também não gosto nada desses atendimentos assim.. Se estão mal, que se mudem !

    beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Há gente muito pouco civilizada. Infelizmente.

    Boa semana ;D

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  15. É por isso que eu cada vez mais faço compras pela net...

    Mas nada como ter uma palavrinha com o gerente do espaço.

    bj

    ResponderEliminar
  16. Nossa, é muito ruim mesmo, nem sei qual tipo é pior, se o chato ou o pedante. Já até deixei de comprar o que queria por causa de atendentes mal-humorados ou grudentos demais. :-)

    ResponderEliminar
  17. Eu exijo qualidade tanto do que compro como do atendimento, proporcionalmente ao que pago.

    Beijo

    ResponderEliminar
  18. por mais chatos e irritantes que seja os "colas"...não ha nada pior que o mal encarado, antipático, que parece estar a fazer o maior frete do mundo ao atender-nos....

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto é dos empregados da Worten, ou da Vobis. Quando a "melga" (melga é uma variante do chato) me pergunta se preciso de ajuda, faço-lhe uma pergunta qualquer sobre material de informática e ele começa a meter os pés pelas mãos e pira-se assim que pode.
    Se estiver na secção de electrodomésticos pergunto sobre as características técnicas de determinado aparelho, e sai logo asneira.
    Uma vez perguntei a um porque razão uma determinada pilha recarregável, da mesma marca, tinha cor e preço diferente e o parvalhão saiu-se com esta:
    - É que a vermelha tem oitocentos mil voltes (eram 800 miliamperes eheheh). E vou eu largo a pilha de repente e encolhi-me todo a tremer, a fingir que tinha apanhado um choque. Depois expliquei-lhe, mas duvido que ele tivesse entendido alguma coisa do que eu lhe disse.

    Olha lá, então não ficaste chateada por eu discordar do texto do post anterior?
    Pensei que me ias responder aos berros, a chamar-me ignorante... lol

    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Fred, posso até ser meia resmungona, mas não respondo aos berros só porque alguém tem uma opinião diferente da minha. :P Não sou assim tãoooo histérica.

    :P Episodio engraçado esse. Estou a ver que és uma pessoa que gosta de se armar. lol

    ResponderEliminar
  21. Gabo-te a paciencia... eu já o tinha cutucado ou, pior, feito queixa dele.
    Detesto gente trombuda!!!

    ResponderEliminar
  22. Eu trabalhei 5 anos numa loja e às vezes é díficil manter a postura. Mas lá tem que se aguentar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Também não os suporto, mas tento dar a volta à situação. Normalmente, amigos/as meus dizem-me "o que vale é que consegues tranformar um mal encarado numa pessoa simpática" - desde sempre que me guio por: reacção gera reacção. E também não sou capaz de ser antipática, e mal educada, só se me levarem mesmo ao extremo.

    depois há aquela parte em que os clientes são do piorio com situações dessas. tenho uma amiga assim. ainda a semana passada me fez passar uma vergonha num café, por a rapariga ter demorado um pouco mais de tempo a atender-nos. err... odeio estas cenas |=

    ResponderEliminar
  24. p.s.: eu iria adorar que um rapaz bem vestido e com ar afável numa loja de roupa me viesse perguntar se eu preciso de ajuda :P

    ResponderEliminar
  25. Não gosto nada de me armar. Só não suporto é que um idiota me venha chatear e depois não saiba responder a uma pergunta básica.
    Pronto, se calhar às vezes gosto de me armar... lol.

    ResponderEliminar
  26. "Podem namorar contigo cinco anos, que mesmo assim não saberão escolher sozinhos a tua prenda de aniversário. É um facto."

    Se tens essa opinião é porque te tens dado com os homens errados :P

    ResponderEliminar
  27. E já agora, depois de ler os comentários concordo com o senhor Fred Eat Cock.

    O teu post é muito bonito e com razão...mas para lojas de senhoras! Lojas de roupas e tal.

    Experimenta ir a uma loja de material técnico, informática ou electrónica. Uma Worten ou uma Vobis? Eles não sabem nada de nada!

    Quando nessas lojas me perguntam se preciso de ajuda eu penso que se me puser a falar quem vai precisar de ajuda são eles.

    Geralmente o meu trajecto numa loja é tipo raid da policia, entrar, agarrar no produto e pagar enquanto me esquivo dos empregados!

    ResponderEliminar
  28. Fui gerente de loja durante quatro anos e sempre fui reconhecida como tendo uma equipa simpática e acolhedora. Não tolero falta de simpatia e educação. Se a pessoa for rude comigo digo-lhe na cara que nao me esta a atender como deve ser. Quando necessário peço a presença do gerente de loja. Há falta de melhor peço o livro de reclamações. Sem dó nem piedade. Se têm problemas fiquem em casa. Eu não tenho de levar com os problemas de ninguém até porque sou uma cliente extremamente correcta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura