Recentemente Viana do Castelo (que orgulho!) tornou-se a primeira cidade do país declaradamente anti-touradas. Tinhamos "apenas" uma tourada no ano, e mesmo essa era alvo de protestos.
A maioria socialista na Câmara Municipal de Viana, decidiu não permitir a realização de qualquer "espectáculo" tauromáquico no espaço público ou privado do município, sempre que este dependa de qualquer autorização da autarquia.
Como se lê no Público, segundo o Presidente da Câmara Defensor Moura, a medida faz todo o sentido por ir de encontro ao perfil de cidade saudável. "Para além do respeito pelos direitos humanos, preservação do património natural e promoção dos valores ambientais, o executivo socialista considera que o espírito, de cidade moderna e progressista, deve estender-se ao respeito pelos direitos dos animais", cita o jornal.
“A defesa dos direitos dos animais não é compatível com a realização de espectáculos de tortura, que provocam sofrimento injustificado”, disse Defensor Moura. E eu fiquei contente por ler.
Espero que brevemente mais cidades tenham a mesma atitude, em defesa de um mundo melhor.
Ok, dizem que isto não é fruto só da bondade do presidente. Pelo que investiguei, existem fortes interesses económicos no terreno da Praça de Touros, que se localiza junto ao rio e ao parque da cidade. Óbvio que isto tem fortes possibilidades de ser verdade, mas não me interessa muito. Se deitarem abaixo o mamarracho da Praça de Touros para construirem casinhas para ricaços, não tenho pena nenhuma.
Por outro lado...
"São cada vez mais os bracarenses que entregam, no canil de Braga, cães e gatos para abate, por não conseguirem suportar os encargos inerentes à criação desses animais", diz o site do Jornal de Notícias.
Como é possível alguém despachar assim um animal? Eu entendo que as pessoas têm problemas e às vezes têm de optar. Mas abandonar um animal, atirá-lo para um canil, não me parece (de todo) a melhor opção. Esgotem-se todas as hipóteses antes de se enveredar por medidas drásticas.
Anabela Veloso, vice-presidente da Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), disse ao JN que a maior parte das vezes o destino deste animais é a morte.
"Cerca de 90 por cento dos animais que se encontram no canil são entregues pelos donos e os restantes são recolhidos nas ruas. Com estes últimos a lei obriga a um período de oito dias, para ver se o dono aparece a reclamar. No caso das entregas, implica que o dono pague a taxa de abate e o destino é certo".
Como é que alguém é capaz de pagar uma taxa para abaterem um animal que lhe pertence?
Há coisas que eu não consigo entender, por mais que me esforce.
E agora vou trabalhar, que não é para isto que me pagam. Não sei se deu para reparar, mas era uma piada. Não me pagam mesmo. Regalias de estagiário. :D
gosto de te ver mais animadita...
ResponderEliminarabaixo as touradas de uma forma geral, mas são uma tradição e defendo que devem existir algumas porque existem pessoas que disso dependem. é um negócio é certo, mas outros negócios dependem dele!
por outro lado, antes entregarem os animais para abate do que abandona-los numa auto-estrada onde ficam completamente perdidos e com os segundos contados (é verdade, eu vi isto acontecer).
muito boa sua materia.
ResponderEliminarbjosss...████
█▓▓▓▓█ ██████ █▓▓▓▓██
█▓▓██▓▓██▓▓▓▓▓▓██▓▓██▓▓▓█
█▓▓██▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██▓██▓▓█
█▓███▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓███▓█
█▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██▓█
███▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓███
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓██▓██▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▒█████▒▒▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▒▒███▒▒▒▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▒▒▒█▒▒▒▒▓▓▓▓█
██▓▓▓▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█
██▓▓▓██▓▓▓▓▓▓▓████
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓█
█▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓█
█▓▓▓▓█▓▓██████▓▓███▓▓█▓▓▓█
█▓▓▓▓█▓▓█▓▓▓▓▓█▓█▓▓▓█▓▓█▓▓▓█
█▓▓▓▓█▓█▓▓▒▒▒▓▓█▓▒▒▒▓█▓█▓▓▓█
█▓▓▓▓██▓▓▒▒▒▒▒▓█▒▒▒▒▒▓██▓▓▓█
█▓▓▓█▓▓▓▒▒▒▒▒▓▓█▓▒▒▒▒▒▓▓█▓▓█
█▓▓▓█▓▓▓▒▒▒▒▓▓█▓▓▒▒▒▒▒▓▓███
████▓▓▓▒▒▓▓██ ██▓▒▒▒▓▓██
███████ ███████
Eu não gosto nada de touradas!!
ResponderEliminarbjs
_malinha
loooooooool boa piada final xD
ResponderEliminarQuanto às touradas, sou ABSOLUTAMENTE contra...e dou os meus parabéns a Viana do Castelo :)
Relativamente ao animais nos canis.. é de facto lamentável...as pessoas não entendem que ter um animal de estimação implica despesas, sacrifícios... não é só um mar de rosas...É uma pena as pessoas decidirem terem animais de ânimo leve..enfim..é a geração de consumo do "já e agora"
Que bom que já se começa a fazer sentir este sentimento "anti-touradas" pelo país! *
ResponderEliminarEu sou completamente contra as touradas. Pode ser uma tradiçao, mas é uma tradição retrógada e desumana. Pelo menos, no neu entender. :)
ResponderEliminarEu adorava ver as touradas banidas em todo o mundo. Só em Espanha e na América Latina é um massacre de dimensões bárbaras! O problema é que a merda das touradas dá dinheiro a muita gente. Não fora isso e acho que já não havia....
ResponderEliminarQuanto aos cães e gatos... nem sei que te diga. É todos os anos a mesma desgraça. Um nojo!
O ser humano não poderá evoluir enquanto não deixar de ser cruel. Seja com os animais, seja com as pessoas. A crueldade é algo primitivo. Portanto.. sem nos vermos livres da crueldade, não poderemos ver mais além... é o que sinto cada vez mais!
Só quem gosta de animais e é sensível pode como nós 2 abominar as touradas!
ResponderEliminarbjo
Deste-me a notícia em primeira mão! :)) Fiquei muuuuuuuuuuuuuuito contente, sou contra qualquer tipo de ofensa aos animais para puro entretenimento humano. E quem diz entretenimento diz futilidade.
ResponderEliminarIndependentemente das verdadeiras razões que levaram à decisão, estou orgulhosa da nossa cidade:))
Lá se vai o barracão dos touros!!
ResponderEliminarAnaMel
Eu não sou contra a tourada. Sou contra a crueldade. É possível tourear sem inflingir dores horríveis e stress incomensurável aos bichos: bastava colocar-lhes umas peças almofadadas no lombo (o mesmo sistema das selas nos cavalos mas com uma superfície que recebesse os espigões ou seja lá qual for o nome daquelas merdas que espetam nos touros). O que provavelmente já não é possível é tourear sem oferecer o sangue aos espectadores pois é esse espectáculo de barbaridade que quem defende as touradas realmente quer e não a defesa das tradições como apregoam...
ResponderEliminarNão posso deixar de partilhar contigo um dos meus sonhos recorrentes de criança/adolescente (sim, sim, sempre tive sonhos recorrentes, não sou bom da pinha):
ResponderEliminareu montando um cavalo e "toureando" um toureiro numa arena cheia de gente, espetando-lhe as bandarilhas (acho que é esse o nome).
Parabens a Viana. O resto do país devia fazer o mesmo.
ResponderEliminarValter Ego, costumo dizer isso. Divertido seria se fosse o touro a picar o homem. Ou se fosse um homem o bobo da corte.
ResponderEliminarEsperemos que mais cidades sigam o exemplo de Viana do Castelo!
ResponderEliminarSou de Braga, e já agora deixo o site da ABRA (ainda que não pertença à associação): http://www.abra.org.pt/html/. Pode ser que mais alguém queira e possa ajudar a dar uma nova oportunidade aos animais que não tiveram a sorte de ter uns bons donos à primeira...
http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at1/261414_42221-0903111418.mp3
ResponderEliminar:) não sei se ouviste, mas acho que deves ouvir a primeira parte deste spot...
Acabei de ouvir Puzz. ;)
ResponderEliminarAi que a minha Viana anda muito comentada. Ok, é no gozo, mas ao menos todos ficam a saber que nós, vianenses, somos anti-touradas.
"(os ambientalistas fazem) Coisas parvas, como observar passaros com binoculos"... "homem que é homem gosta de ver touradas, cuspir no chão e proibir a mulher de ir ao café". lol
quase dá vontade de dizer: "barrancos a capital!" ... nã!
ResponderEliminar