Avançar para o conteúdo principal

No estágio tenho contacto com realidades das quais nunca me lembrava. A crise, o desemprego, a pobreza estão na ordem do dia. Não há um único dia em que não tenhamos de nos debruçar sobre estes problemas.

Hoje, mais uma vez, deu-se importância à pobreza extrema, aos sem-abrigo. Gente que deambula pelas ruas, sem destino, apenas a ver passar a vida. Revolta-me extremamente que haja gente com família a viver nas ruas. Acho completamente desumano.

Segundo o JN de hoje, "cada vez há mais pessoas que recebem ajuda alimentar de várias instituições nas ruas da cidade". A crise tem gerado um aumento considerável de pessoas a viver nas ruas. As instituições de solidariedade multiplicam-se, os voluntários são muitos, mas mesmo assim não são suficientes para ajudar todos aqueles que necessitam de apoio.

Para além dos sem-abrigo amarrados pelas teias da droga ou do álcool, as ruas deste nosso país recebem pessoas que nunca imaginaram sequer ver-se numa situação destas. Ex-empresários, pessoas que viram o seu negócio falir... Pessoas com uma situação financeira estável que se vêem, de um momento para o outro, sem nada.

Para poupar a família, por medo ou vergonha, deixam a sua casa.

Isto revolta-me. E deixa-me com vergonha de não fazer mais.

Comentários

  1. Amiga a ti revolta-te por contactares diariamente com essa realidade e a mim por conhecê-la principlamente através de vós, jornalistas. Mas revolta-me mais saber que a quem deveria revoltar tapa os olhos para não ver. E a esses eu não perdo-o.

    ResponderEliminar
  2. É das coisas que mais me revolta e deixa triste. Fazem as árvores de Natal maiores do mundo e ali ao lado estão dezenas de pessoas a dormir, embrulhadas em caixas de cartão.
    É certo que muitas dessas pessoas não querem viver doutro modo, mas porque têm problemas psicológicos e este mundo parece só levar em conta os problemas psicológicos dos pedófilos.
    É de revolver o estômago!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. sem dúvida que cada caso é um caso. o orgulho e a casmurrice humana por vezes são as culpadas destas situações!

    e quanto às razões porque nos revolta, espero que não seja apenas pela dor que nos causa aos olhos deparar com essa realidade todos os dias.

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto de generalizar, por isso gostaria de conhecer (nem que seja através de reportagem) um caso concreto. Custa-me a acreditar que peçam ajuda à família, tipo mãe, pai, filhos e não ajudem..

    ResponderEliminar
  5. o Homem é um Ser estranho, que sonha com o além, mas esquece-se de si e dos seus!

    ResponderEliminar
  6. Estas realidades são de facto assustadoras talvez por isso muita gente (entre eles eu propria) tente ignorar a sua existencia, é cruel de mais acreditar que por um erro até nós podemos ir parar a esse ponto...

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Há bem pouco tempo deu um caso, penso que foi na Sic, de um senhor que viu uma reportagem também no mesmo canal sobre a vaga de frio e reconheceu um irmão que era sem abrigo, para a familia ele estava desaparecido e ele, o sem abrigo tinha vergonha de voltar à terra guardava na carteira uma foto com os irmãos.

    Acredito que em muitos casos as pessoas tenham vergonha de pedir ajuda aos conhecidos aos amigos familiares, o que nós fariamos numa situação dessas?

    ResponderEliminar
  8. Impressionante. Temos de abrir os olhos em relaçao aos outros, em vez de olhar tanto para o nosso umbigo.

    ResponderEliminar
  9. "No estágio tenho contacto com realidades das quais nunca me lembrava. A crise, o desemprego, a pobreza estão na ordem do dia. Não há um único dia em que não tenhamos de nos debruçar sobre estes problemas." - coitada de ti. eu ao menos posso evitar ler o jornal... mudar de canal durante o noticiário... mas tu, que massacre!

    ResponderEliminar
  10. estou com a ghafa... a ignorância por vezes é um bênção

    ResponderEliminar
  11. A realidade tem sido a mesma por aqui, em França... uma verdadeira desintegração social...

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura