Avançar para o conteúdo principal
"A mais pequena"

A minha família é a melhor, não me canso de dizê-lo. Carinhosa, muito atenta, preocupada. Sempre protectora.

Somos três irmãos. O rapaz mais velho e eu a minha minha irmã gémea. Naturalmente o primogénito é o "menino" da família. Tratam-no como se tivesse 5 anos, apesar de ir a caminho dos 25. Comigo e com a minha irmã foi diferente. Sempre fomos mais independentes, mais alegres, mais espevitadas.

Mas há um ponto em que eu sou tratada de forma diferente... Sempre me viram como "a mais pequena". Não sei porquê, mas de vez em quando a minha família trata-me como se eu tivesse algum atraso mental. :P

Lá porque tenho menos uns centímetros que a minha irmã, isso não implica que eu seja "a mais pequena" (apesar de efectivamente o ser). Às vezes falam como se eu fosse meia choné ou coisa do género.

"Sanxeri, tu não abras a porta a estranhos". Com vinte anos, acham mesmo necessário dizer-me isso?

"Sanxeri, tu tem cuidado que ainda deixas o gás aberto e explodes com a casa". Sim, isso acontece todos os dias. Deixar o gás aberto é a minha especialidade.

"Sanxeri, tu não mexas nas panelas que ainda te queimas". Claro... Aqui no Porto eu não cozinho. Vivo do ar.

"Tu não pegues na faca que ainda cortas um braço". WTF? Corto um braço? Nem vou comentar.

Tudo o que acontece de errado em minha casa acaba por bater à minha porta. Perde-se um tabuleiro, fui eu. Parte-se alguma coisa, fui eu. Quer dizer, neste caso a culpa varia: ou fui eu, ou foram os gatos. A parede está suja, fui eu. Não há outra hipótese, fui eu e mais nada. Desde que era pequena que assim é.

Até me rio com tudo isto.

E quando eu fico sozinha no Porto? Ui, aí é uma verdadeira tragédia grega.

Se a minha irmã fica sozinha em casa, não há problema nenhum, ela é forte e aguenta-se bem. Mas se sou eu, o caso muda de figura.

Se eu fico sozinha, é certo que tenho a minha mãe e a minha tia a ligarem-me. "Estás bem? Fechaste a porta? Desligaste o gás? Não deixaste as torneiras abertas? Tens roupa suficiente na cama? Tens comida?"

Não. Deixo a porta escancarada, convido uns patifes para dormirem comigo, e ainda por cima deixo o gás e a água abertos.

Famelga da minha vida, tenho uma coisinha a anunciar:

Já não me espeto no chão todos os dias, já não rasgo as meias todas as vezes que uso um vestido. Já não sou a menina de 5 anos que usava um penteado tipo palmeirinha no cabelo.

Cresci.

PS: E hoje sou capaz de ficar sozinha em casa. O drama, o horror. :P

Comentários

  1. É preocupação, quer queiramos quer não, passamos de uns miudos aos olhos dos nossos pais...
    Encara isso como Amor e uma forma (desculpa) de eles estarem sempre a ligar.
    Mas que um pouco de paz faria bem, isso faria...

    ResponderEliminar
  2. sai um "grito do ipiranga"...

    a minha experiência: sou filho único (acho que já disse tudo!)

    ResponderEliminar
  3. há familias mt protectoras e parece q a tua é assim, especialmente ctg...
    bj

    ResponderEliminar
  4. Vais ficar sozinha?!? Desliga o gás e não abras a porta a estranhos, nem a rafeiros! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. De facto a taradice que as familias tem em proteger os seus rebentos é verdadeiramente enervante, mas de uma forma fofinha :p...eu vivo sozinha desde os 17 anos, qd fui para a universidade, e a minha mãe começou a depositar essas preocupações na minha irmã do meio (eu tenho mais duas irmãs mais velhas)e a raramente se preocupar comigo precisamente por achar que eu sou mais forte e me aguento melhor a determinadas adversidades...e mesmo agora que já passaram 7 anos e aminha irmã continua na casa dos meus pais a coisa continua igual!
    Tadinhas das nossas mamies elas, independente do que nos dissermos, querem sempre o melhor para nós e isso é que é bonito :)

    ResponderEliminar
  6. Ahahahahhaha Oh sanxeri fizeste-me rir tanto agora!!!xD

    Há coisas aí em que revejo o meu caso... "o gás...as portas...etc" xD tratam-nos como se tivéssemos ainda 5 anos..é um facto...

    Quanto ao arcar com as culpas... também sou SEMPRE eu a ilustre suspeita! Sempre..mas isso é por ser a mais nova...a oficial xD

    ResponderEliminar
  7. É dificil para os olhos dos pais verem os filhos crescer.. Só eu sei como foi quando saí de casa para ir para a universidade, e eu sempre tive a mania de que era muito independente! Mas adorei a parte de convidares uns patifes para dormir contigo e deixares tudo aberto, incluindo a porta de casa :D Eu digo o mesmo á minha mãe! Bjs*

    ResponderEliminar
  8. Ehehehe!
    Adorei ler-te!

    Afinal parece que és tu a "menina de 5 anos" lá de casa...!

    Deixa lá..., não te vou dizer que isso passa, porque nunca lhes passa, mas aprendes a viver com isso. Primeiro deixas de ligar e há-de chegar um tempo em que até sentes saudades de que alguém se preocupe contigo dessa forma.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Faz rifas da família mas não compres nenhuma, ou ainda ganhas algum de volta eheheh.

    ResponderEliminar
  10. Hihihihihi, fizeste-me rir à brava. Tenho saudades dos tempos em que os meus pais me tratavam assim, eu devia ter mais ou menos a tua idade. Sem dares por isso, um dia passa-lhes, vais ver.Quando menos esperares. E, acredita, vais ter saudades:)))

    ResponderEliminar
  11. hehe sortuda!.. :)

    sabes há imagens q nunca desaparecem e pra eles serás sempre "a pequena".. :)

    um beijinho e um excelente fds!

    ResponderEliminar
  12. Ai o que eu ja me ri. LOLOLOL

    ResponderEliminar
  13. Ah bom! A família já percebeu que tens um atraso mental, que és meia choné! Ufa!!! Estava a ver que era o único que te tinha diagnosticado esse problema...

    O teu anónimo

    ResponderEliminar
  14. Querem ver que eu tenho um fã? Se pedir com jeitinho, dou-te um autógrafo. ;)

    ResponderEliminar
  15. Na volta eles apenas precisam de ser lembrados verbalmente disso: que cresceste !

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  16. Eles acabam por se habituar, mesmo que demore tempo. Eu sou mesmo a mais pequenina (14 anos mais nova que a minha irmã mais velha), e depois de muito, muito tempo (e muitos esforços da minha parte), lá lhes passou. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura