Avançar para o conteúdo principal
Ele há coisas...

Os ciganos nunca foram bem acolhidos pela sociedade portuguesa. Para a maioria das pessoas, a comunidade cigana está muito ligada às feiras. São sempre vistos como ladrões e criminosos. O preconceito que envolve esta etnia é muito forte, e por mais honestos que sejam há sempre quem insista em discriminá-los.

Admito ter um certo preconceito em relação aos ciganos. Fui criada numa sociedade preconceituosa, por isso é normal que alguns dos "pré-conceitos" me sejam passados. Tento evitá-los ao máximo. Posso tê-los, mas estou consciente de que são injustos. Menos mal.

Mas isto, meus amigos, isto é ridículo.

Crianças ciganas com aulas em contentor separadas das outras, lê-se no site da TSF.

Numa escola básica em Barqueiros,a direcção da escola achou que os meninos ciganos não tinham o mesmo direito que os meninos ditos "normais". Posto isto, decidiu colocar 17 alunos ciganos a ter aulas num contentor no recreio do estabelecimento de ensino.

Pelos vistos, achou que as crianças ciganas eram inferiores, e decidiu separá-las dos outros estudantes. As crianças ciganas têm entre 9 a 19 anos.

A directora da escola em causa recusa explicar esta situação. Óbvio. Que raio de explicação podia ela dar para o facto de meter crianças a ter aulas num contentor? Têm alguma doença? São bichos? São selvagens? Ou... são simplesmente de outra etnia?

Comentários

  1. Tal como tu também sofro de "pre-conceitos"...mas isto é para lá de ridiculo, estou chocada!

    ResponderEliminar
  2. Algo me diz que essa notícia da TSF não é exactamente como a pintam. Sinceramente não acredito nela.

    Claro que tenho a mesma opinião do que tu em relação aos preconceitos.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que me mete um pouco de confusão essa espécie de separação entre crianças.

    No entanto, também penso que se fosse mãe de alguma das crianças que frequentam essa escola básica (onde as idades, normalmente, variam entre 6 e 10 anos) não iria gostar que o meu suposto filho tivesse como colega de turma um marmanjão de 19 anos, mesmo que não fosse cigano...

    Só por isso, de certa forma, entendo a posição da escola...

    ResponderEliminar
  4. Por incrível que pareça, algo me diz que a escola teve uma boa razão para os segregar. Como podes ler no meu blog, já tive os meus problemas com esse malta e acredito perfeitamente que, provavelmente, os miúdos ciganos devem de alguma forma intimidar os outros. Trabalho com eles diariamente, sei como actuam e sei que os putos fazem exactamente a mesma coisa que os pais. Não sou recista mas sou extremamente intolerante no que diz respeito a essa gentinha. Desculpa a franqueza...

    ResponderEliminar
  5. O preconceito não é só culpa do Português, o cigano também não se insere na sociedade. Conheço famílias ciganas completamente incluídas na sociedade que não são discriminadas.

    Não podemos esquecer que Portugal tem uma lei que permite a um cigano não trabalhar por motivos culturais. O que é ridículo que me dá vontade de discriminar, quer seja esses ciganos que seja a lei.

    ResponderEliminar
  6. ainda há tanto a fazer na nossa sociedade!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Bruno, obvio que essa lei é patética. mas, onvenhamos, quem
    é que dá emprego a um cigano? :S

    ResponderEliminar
  8. Bruno Fehr: fiquei com curiosidade relativamente a essa lei, podes dizer-me qual é? Trabalho na área legal e não conheço (o que não quer dizer que não exista mas também pode estar pura e simplesmente a ser mal interpretada). Estou como o Andarilho, não acredito que a notícia reproduza exactamente o que se passa na escola. Há qualquer coisa de mal contado.

    ResponderEliminar
  9. eu vi a notícia hoje ao meio dia.. é estúpido. aguardo explicações da escola para poder entender o que no momento acho inaceitavel.

    beijinho**

    ResponderEliminar
  10. Não sou preconceituosa!
    Mas há uma boa razão para isso, até à adolescencia cresci em Moçambique, no mato, numa sociedade sem preconceitos e rodeada de pessoas de várias étnias: Portugueses de várias partes de Portugal (cada um com seus hábitos/manias), Indianos, indígenas Moçambicanos...
    Nas escolas que frequentei lá só havia meia dúzia de crianças brancas e o professor era negro, portanto se houvesse que haver preconceito era contra nós.

    O preconceito era mesmo "o lado para onde toda a gente dormia melhor".
    Foi o que mais estranhei (e nunca "entranhei") quando vim viver para Portugal!
    Não encaixa comigo!
    Sou livre e não admito preconceitos de raças, étnias, cores, religiões, and so on, and so on...

    ResponderEliminar
  11. Todos sabemos que há boas e más pessoas independente das raças mas regra geral, as pessoas comportam-se da forma que são educadas e a relação ciganos/escola nem sempre é a melhor...
    Um puto de 19 anos perto dos de 8 ou 9?! Parece-me ridículo...
    Eles até nem se devem sentir descriminados, devem gostar mais de ter as aulas assim, todos juntos!!! Eu pelo menos não vi nenhum cigano a reclamar, mas também pouco acompanhei a notícia... É apenas uma das muitas formas que temos de preencher o telejornal!!!
    Eles têm muitas maneiras de se inserir na sociedade, por vezes apenas não o querem... e por vezes eu entendo-os, é triste pagar tantos impostos na nossa sociedade!!!!

    ResponderEliminar
  12. a chamada triagem escolar safa-se quem tem aproveitamento o sistema escolar não acredita em recuperações de alunos... isto é a grande verdade.

    ResponderEliminar
  13. Eu não acho que se deva começar a crucificar alguem, sem antes se ouvir explicações da escola. Porque apesar de ser bonito agora dizermos mal da escola e coitadinhos dos ciganos, eles são um povo que vive muito para dentro e não se quer misturar com a sociedade onde vive inserida.Os ciganos são tirados da escola cedo, para evitar que se envolvam demasiado com os outros miudos e que inclusive comecem a rejeitar o casamento apenas dentro da etnia. Portanto, tento isto em conta, nem sei se estarem à parte os incomoda tanto como nos incomoda a nós por estarmos a partir do principio que foi uma decisão tomada por preconceito.Já a parte de ser um contentor choca-me um bocado, mas lá está, sem ouvir a escola primeiro é como escrever uma novela.

    ResponderEliminar
  14. Eu também sou um pouco xenófobo em relação a ciganos mas uma vez fiz uma reportagem sobre um colóquio onde estavam ciganos que estão inseridos na sociedade e onde estava a representante da AMUCIP fiquei vidrado na senhora muito culta não tinha muitos estudos mas mesmo com cerca de 50 anos lutava pelo seu povo e pelos seus direitos, mas foi a única que gostei de conhecer confesso.

    ResponderEliminar
  15. crianças de 19 anos??!!??!? Com essa idade já não deviam andar numa escola básica! Vão mas é trabalhar, malandros!

    ResponderEliminar
  16. Sanxeri,antes de mais como futura jornalista deves saber que muitas das noticias que são divulgadas, são apenas copiadas umas pelas outras, sem a minima preocupação de apurar a verdade.

    Como já comentei noutros blogs eu trabalho no agrupamento em questão e o tão falado projecto não se trata de todo de uma exclusão, pelo contrário.

    Antes de mais quero que saibas que em várias escolas do meu agrupamento existem meninos de etnia em turmas de ensino regular. Quanto aos meninos desse projecto com idades tão diferenciadas, foram "catados" da rua numa tentativa nossa de os alfebatizar e integrar. Quanto ao contentor, ele existe há mais de 2 anos nessa escola e já foi usado por várias outrar turmas com e sem ciganos. Esse contentor tem ar condicionado e condições muito,mas muito melhores que as salas de aula.

    Não há de todo discriminação. Espero que a verdade seja reposta,mas é muito mais fácil falar de racismo.

    Quanto á Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, repôs a verdade numa conferência de imprensa com todas as tv's, mas nunca chegou a ir para o ar. Convenhamos que a Dr. Margarida é mais polémica e por isso mais visivel.

    Acredita que para nós que trabalhamos naquela escola, e sabemos a verdade para alêm da politica, é desgastante e desmotivante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Eu sabia! Alguma coisa não podia estar bem na notícia.

    Obrigado JS por teres cá vindo dar a outra versão.

    :)

    ResponderEliminar
  18. Parece-me completamente idiota pensar-se que é preciso uma lei que permita a alguém não trabalhar seja por que motivo for.

    Neste país as pessoas são livres, e essa liberdade permite-lhes entre outras coisas abdicar do direito ao trabalho, permanecer em casa, ou passar os dias na esplanada, na praia, sem fazer nenhum. E não é preciso que existe uma lei que estabeleça isso como um direito.

    Era o que faltava que de repente tivéssemos de estampar com forma de lei o direito dos ciganos a não trabalhar, ou a misturar-se com o resto da populaça, ou a ficarem calados, ou simplesmente a abrir a boca.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura