Avançar para o conteúdo principal

As câmaras de gás nazis foram um "pormenor"

Jean-Marie Le Pen decidiu voltar às suas declarações polémicas. Para quem não se recorda, Le Pen é um líder nacionalista francês e candidato ao Parlamento Europeu.

E o senhor achou por bem dizer que "as câmaras de gás foram um pormenor da história da II Guerra Mundial".

Peanuts.

Entretanto, a oposição já acusou Le Pen de ser um "velho fascista" e um "negacionista do Holocausto". Tenho de concordar.

A Liga Internacional contra o Racismo e o Antisemitismo pondera até apresentar queixa contra ele.

O senhor já tem 80 anos. Toda a gente sabe que com a idade podemos perder capacidades mentais. Mas, por favor. Estamos a falar da vida (e infelizmente da morte) de milhões de pessoas. Não pode dizer coisas destas só porque lhe apetece.

Se pesquisarmos um bocadinho sobre as câmaras de gás, descobrimos coisas bem macabras.

Nos campos de concentração era realizado um trabalho cuidadoso para que as vítimas pensassem que iam entrar na câmara para tomar banho. Os alemães ordenavam às pessoas que tirassem a roupa e depois cada vítima recebia um cabide numerado onde podiar colocar a sua roupa. Assim dava a impressão que depois do "banho" iam puder reavê-las.

As pessoas eram obrigadas a levantar os braços ao entrar para que houvesse espaço para acomodar mais pessoas.

Antes de entrar na câmara, cortavam-lhes os cabelos. Um espectáculo para os nazis. Às vezes até chamavam uma banda de música para entreter os prisioneiros antes de irem para a câmara.

Assim que as portas se fechavam, a luz era apagada e o famoso gás "Zyklon B" começava a invadir a câmara. Muitas vezes as paredes tinham de ser lavadas cuidadosamente após cada utilização, pois no desespero, muita gente se atirava contra a parede.

Um pormenor da história.

Comentários

  1. a história está cheia de pormenores... e a nós cabe-nos não os esquecer para os não voltarmos a repetir

    ResponderEliminar
  2. é arrepiante só de pensar, ás vezes preocupamo-nos com coisinhas comparadas com estas não é nada

    ResponderEliminar
  3. Fascista o senhora? Nãaaaaa! E há tantos assim...falam falam de direitos humanos etc, mas depois quando se esticam começa-se a ver que pensam todos da mesma maneira.

    ResponderEliminar
  4. Ao "senhor" le pen deviam enfiar no cu a mangueira de encher os pneus dos carros e encherem lentamente, muito leeeennnntttaaaammmmeeeennntttteeee, para ele poder sentir ao "pormenor" o pormenor dos intestinos a começarem a rasgar.
    Um dos males das democracias é permitirem a existência dos fascistas.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Le Pen é apenas um entre muitos. Ele é um pormenor, de muitos pormenores que têm manchado a história do Homem ao longo dos anos. A irracionalidade de muitos quantos têm poder é o fim de quase tudo, até da dignidade humana! V E R G O N H A!!

    ResponderEliminar
  6. Não discordo que seja um pormenor, não por ser menor para por ser um detalhe em todo o plano Nazi. O que discordo é de fazer das câmaras de gás o principal em toda a segunda guerra mundial. Enquanto for assim Israel continuará a pressionar a Alemanha dar biliões e mais biliões de euros de indemnizações que eles investem em armamento para dizimar Palestinianos.

    A Alemanha terminou recentemente de pagar o tributo de guerra que tem vindo a pagar há mais de 60 anos. O povo Alemão foi informado que devido a isso os impostos iriam baixar. Pois pararíamos de contribuir para Israel e para a reconstrução da Alemanha de leste que já se encontra a par da Alemanha Ocidental.

    MAS, Israel não querendo perder centenas de milhões de euros anuais, está a pedir agora que a Alemanha continue a pagar o tributo, já não para os sobreviventes para sim para os filhos dos sobreviventes que também estão traumatizados. E depois? Será para os netos e bisnetos?

    Está na hora de gritar bem alto que o massacre de Judeus foi um pormenor que não deve ser esquecido, mas temos de parar de dar essa "arma" politica aos Judeus.

    Eu não era nascido nessa altura, os Alemães que trabalham hoje em dia na sua maioria também não o eram ou eram crianças e TODOS os anos no meu relatório de impostos, lá vem o dinheiro que mando para Israel.

    Le Pen como muito outros não acredita nos 6 milhões de mortos, eu também não, por tudo o que já estudei esse numero é irreal visto que o numero de Judeus no final da guerra era superior ao do inicio da guerra, se tivessem sido mortos 6 milhões seria 70% da população Judaica mundial (hoje são 14 milhões). Esses números não fazem sentido.

    A história é escrita pelos vencedores e os números são extrapolados por eles.

    O que digo não é de cabeça leve como o Le Pen, o que digo tem como base 6 anos de estudos de história relativa à segunda grande guerra.

    ResponderEliminar
  7. Sempre malicioso este senhor Le Pen..

    ResponderEliminar
  8. Bruno Fher, não deixas de ter completa razão no que dizes. A II Guerra já foi há mais de 60 anos e não se pode continuar a bater no ceguinho. Os alemães de hoje já não são os alemães de 1939/45.

    As gerações de hoje não podem ser recriminadas pelo que os "outros" fizeram.

    Eu também não me vou pôr a dizer, agora nas celebraçoes da queda da Ponte das Barcas, que ai aquilo foi coisa pouca. "Só" morreram 4 mil pessoas, é um pormenor.

    O senhor Le Pen não pode faltar ao respeito a quem sofreu nessa época. Aos milhões de mortos, e principalmente aos judeus. Por uma questão de respeito, ficava caladinho.

    Minha humilde opinião. :)

    ResponderEliminar
  9. vá lá... não disse que o Holocausto nunca tinha existido!

    Eu sou de História, tendo um especial interesse pela Segunda Guerra, sei isso que referes e muito mais... mas pronto, se calhar -segundo o Sr. Le Pen- andei a perder tempo com 'pormenores'...

    ResponderEliminar
  10. Uma visão de facto nazista.. essa celebre frase calhou-lhe mesmo muito mal...
    Mas que se pode fazer existem pessoas que dizem coisas de facto infelizes...

    Gosto do teu blog e dos temas que abordas...

    Beijos e boa sexta feira... hehe ta quase no fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Se ele levar um tiro na cabeça, a bala é um pormenor?

    ResponderEliminar
  12. A ignorancia e a maldade hao-de sempre chocar-me muito.

    ResponderEliminar
  13. Um presente e um desafio giro aqui.

    Depois volto para ler e comentar.

    Beijinhos e bom fim de semana!
    São

    ResponderEliminar
  14. Esse homem é ca um negacionista muito infeliz!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  15. Mundo de pessoas loucas;.,;.,;.,
    ;.,;.,;,;.,;.,;.,;.,;.,;.,;.,;.,

    Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

    Che Guevara


    bjs

    ResponderEliminar
  16. Gostei da exposição do Bruno Fehr e não tenho conhecimento para o desmentir.
    O Le Pen nunca teve vergonha na cara, não era agora que a ia criar e quando diz, não sei em que contexto, que as câmaras de gás não passaram de um pormenor, não deixa de ter razão! Foi uma guerra de horripilantes pormenores... (imaginem-se os "pormaiores"!...)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura