Se calhar o defeito está em mim, mas não acho piadinha nenhuma ao Carnaval.
Quando era pequenita, tinha sempre umas fatiotas muito giras. Princesa, abelha, cigana, cowboy, palhaça... Era giro. Mas com o passar dos anos perdi o entusiasmo com esta época do ano. Não consigo ficar entusiasmada nem ter motivação alguma para arranjar um disfarce.
Se for um Carnaval tradicional, ainda aprecio. As matrafonas, os carros alegóricos, as sátiras, são coisas muito nossas, muito portuguesas, e eu gosto delas. Mas parece-me que há uma necessidade de abrasileirar o nosso Carnaval, o que acho deplorável.
Aqui em Viana do Chateaux, o corso é uma mistura de homens vestidos de mulheres, cabeçudos, críticas aos nossos políticos... E lá pelo meio vêm uns carros com música brasuca, com umas meninas despidas a (tentar) dançar samba.
No desfile do ano passado tivemos cães da ALAAR (Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua) vestidos a preceito. Tivemos um Spider Dog, um BatDog, um cão enfermeiro, um cão disfarçado de abelha. Giríssimos.
O que é nacional é bom, certo? Temos o caso dos Caretos, muito usuais nas aldeias portuguesas. Os caretos são normalmente um grupo de jovens mascarados, que perseguem as pessoas nas ruas e declamam versos sobre a população da aldeia, brincando com os seus vícios e defeitos.
Creio que é isto que o povo gosta de ver. Gente divertida, despreocupada, com fatiotas mais ou menos ridículas. E é isto que o Carnaval deve ser: uma festa de diversão, de gozo. Por isso não gosto das imitações de samba, não se enquadram na nossa tradição.
Eu confesso que não ligo muito ao Carnaval, mas conheço muito boa gente que não perde esse dia por nada do mundo e que se diverte mesmo..e eu acho piada a isso:)
ResponderEliminarbeijinhos*
Por acaso eu também detesto o Carnaval, mas pronto, que quem gosta se divirta, é tudo o que eu desejo.
ResponderEliminarPois há! Havia gente entusiasmadíssima lá no corso. :) Fico contente por isso. Para o ano vou tentar viver o Carnaval.
ResponderEliminarTambém acho absolutamente ridículo abrasileirar o carnaval português. Nunca consigo ter pena dos carnavais abrasileirados que ficam em ruínas por causa da chuva. Até torço para chover! :p)
ResponderEliminarConcordo contigo. As tradições carnavalescas portuguesas são muito mais interessantes!
Eu costumava adorar o carnaval! Este ano não tou assim com espírito...ainda tentei no sábado mas sem muito sucesso. Para o ano! :) Quando às moças tugas a tentar sambar...humm..não acho lá muita piada, até tenho pena delas que às vezes o frio é tanto e elas todas roxas ali a abanar-se...faz-me uma beca de espécie... ;)
ResponderEliminarMaldosa menina. O que é nacional é bom, concordo em absoluto.
ResponderEliminareste ano experimentei.. :) e gostei. ontem apanhei o comboio do entrudo para Ovar e foi festa até o sol raiar! claro que hoje o carnaval me passou ao lado..
ResponderEliminarEu gosto do carnaval. Faço nesse dia as macacadas que nao posso fazer nos restantes dias.
ResponderEliminarRC
Também não gosto nada do Carnaval.. Mas enfim...:P
ResponderEliminarÉs de Viana do castelo..!
beijinho.
Eu cá também não gosto do Carnaval mas às vezes ainda me consigo "entusiasmar" com as meninas que tentam dançar o samba. :-PPP
ResponderEliminarEste ano não vi o corso, estava muito vento:). No ano passado vi, mas não me lembro dos cães!!! Tambem gosto mais do Carnaval tradicional.
ResponderEliminarAnacarsil