Avançar para o conteúdo principal

Coisas de futura jornalista (hope!)



“Os Cínicos não Servem para Este Ofício” é um livro do escritor e jornalista polaco Ryszard Kapuscinski. Tive de ler esta obra para a realização de um trabalho universitário mas o que encontrei, ao longo de cada página, de cada história, foi muito mais do que um livro: é um guia indispensável para quem gosta de jornalismo.

Este é um daqueles livros que faz os estudantes universitários suspirar pela profissão, que faz os mais cépticos tornarem-se apaixonados pelo ofício do jornalismo. É um livro que nos inspira, que nos dá alento numa época em que o jornalismo é tantas vezes desconsiderado.

Kapuscinski consegue captar a nossa atenção com cada história, com cada palavra e pormenor. Com o passar das páginas vamo-nos entusiasmando, querendo saber mais sobre a vida deste mestre do jornalismo.

No livro, Kapuscinski enuncia três requisitos para o exercício do jornalismo. O primeiro é o sacrifício e a dedicação que esta profissão exige dos seus trabalhadores. Este é um trabalho sem tempo nem espaço. Exige dedicação em lugares absurdos e a horas impensáveis. É por isso que o amor e a dedicação a este ofício são tão importantes. O outro requisito é ter paciência pois é preciso um jornalista dar o tempo necessário para mostrar (ao público) o valor do seu trabalho. O terceiro é a formação contínua.

Durante a sua longa carreira, Kapuscinski este presente um 27 revoluções e viveu em 12 frentes de guerra. Foi o único jornalista a cobrir a tomada da capital angolana pelo MPLA. Esta vasta experiência de vida (e de jornalista) está bem explícita neste livro. Cada entrevista revela um poço sem fundo de sabedoria e a maneira como se expressa mostra uma enorme cultura.

“Os Cínicos Não Servem para Este Ofício” é um livro em jeito de conversa sobre o trabalho dos jornalistas, as suas dificuldades e exigências, as regras e as responsabilidades da profissão. Ryszard Kapuscinski põe a tónica na responsabilidade de quem se dedica à informação nos dias que correm. A informação pode mudar o mundo e por isso é necessária que esta seja envolta em cautela.

Além de uma entrevista com Maria Nadotti, o livro inclui uma conversa com Andrea Semplici sobre os acontecimentos que levaram à emancipação africana do domínio colonial e um diálogo com o crítico de arte John Berger. As três conversas juntas revelam-nos um admirável mundo do jornalismo, com vários encantos mas muitas mais maçãs podres. Sem dúvida um livro recomendável a todos aqueles que se interessam por jornalismo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura