Avançar para o conteúdo principal

Ver o lado positivo da coisa #7

Esta quarentena adquiri o hábito domingueiro (era à segunda-feira, mas reajustei para Domingo) de aspirar a casa toda, limpar o pó e pôr a lavar os tapetes da sala e dos quartos-de-banho (quando está sol).

Não me deu a travadinha de limpar a casa a fundo, como a muita gente... Mas tenho mais disposição de me dedicar uma hora à limpeza da casa. Na vida "normal", ao Sábado e ao Domingo de manhã vamos sempre ao jardim, à praia, ao parque ou à esplanada, nunca ficamos em casa. Almoçamos sempre em família e, quando a temperatura está agradável, à noite voltamos a passear. Em alguns fins-de-semana, tiramos um pequeno passeio a três mais longo ou para fazer alguma coisa diferente. Muito sinceramente, não abdico minimamente dos meus momentos de lazer para limpar a casa. Se tiver de estar duas ou três semanas sem limpar o pó, estou, sem remorsos. O pêlo é outra coisa - todos os dias o aspirador cumpra a sua função e anda na casa toda. 

Agora, fechada em casa, acaba por ser um entretenimento andar a limpar o pó, a pôr o Roomba a aspirar, a sacudir mantas e a mudar os tapetes. Confesso até que me sabe bem ver tudo limpinho... Mesmo que só fique limpo meia dúzia de horas. 

Comentários

  1. Como eu te compreendo. Também eu limpo e limpo e quando está tudo limpo arranjo sempre alguma coisa para limpar! Até tenho receio de ficar maníaco das limpezas :)

    Que saudades tenho de almoçar com a família ao domingo e de passear durante uma tarde soalheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não ando maníaca. Mas tenho aproveitado para mudar a organização de algumas coisas. Tenho mais tempo para olhar para as coisas, por isso vou tendo ideias. Só esta semana já mudei coisas na cozinha meia dúzia de vezes. Ora os guardanapos, ora a caixa dos talheres de servir, ora o chá...

      Eliminar
  2. Fiquei (curiosa) com uma situação que referiste. Sacodes os tapetes para a rua?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah Eu não sacudo tapetes. Nem vejo necessidade disso. Meto logo na máquina de lavar.

      Sacudir, sacudo a manta do sofá e as mantas pequenas. Sacudo para o chão da sala antes de ligar o Roomba.

      Eliminar
    2. Eu sacudo para a rua. (não tenho aspirador, não sei como será na casa dos outros).
      Outros meto no estendal e bato-lhes para sair o pó (vai dar ao mesmo, ao fim ao cabo).

      Eliminar
  3. Eu só limpo o pó de 15 em 15 dias! Não é o normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não há normal nem meio normal. Por aqui, tenho limpo todas as semanas, ao domingo. Antes, talvez fosse de duas em duas semanas, de vez em quando... Mas geralmente uma vez por semana, por causa dos animais.

      Eliminar
    2. Dependerá das casas. Há casas que ganham mais pó do que outras. Há casas em que a necessidade é maior do que outras. Cá em casa tentamos que seja todas as semanas. Se numa semana não der, e com isso passarem 15 dias, ninguém morre por isso nem a casa fica imunda, mas por exemplo, eu noto nas minhas alergias que a casa está a precisar de uma limpeza. Além de que em casa dos meus pais, sempre houve empregada uma vez por semana no mínimo para limpar o pó por isso sempre me fez sentido que fosse assim a limpeza. Agora que estamos em casa, sinto que precisamos de aspirar mais vezes, se calhar duas por semana pois há mais pó, migalhas, etc...

      Eliminar
    3. Aqui também só limpamos a casa de 15 em 15 dias. No sábado ou domingo de manhã, eu e o meu namorado, em 2h fica limpa. Depois no dia a dia limpamos o que sujamos.

      Eliminar
    4. O que é para si o normal? É a média? Diria que a média é uma vez por semana. Agora o normal cada um é que sabe.

      Eliminar
    5. Sou a anónima inicial.

      Sim, o normal será a média. Eu aspiro duas vezes por semana, porque a casa é toda em carpete. Mas o pó limpo só de 15 em 15 dias. Vivo num T1 sem grande tralha e raramente abro as janelas porque vivo num país a norte (frio!), mas sofro muito de alergias e sinto que isto funciona para mim. :)

      A cozinha limpo todos os dias, sempre que lavo a loiça.

      E lençóis? Por aqui mudo de 15 em 15 dias também. E vocês? :P

      Eliminar
    6. Não abrir as janelas é péssimo. A casa precisa sempre de ser arejada. Sente-se logo o ar diferente. E para a saúde então nem se fala.
      Abro as janelas todos os dias e mudo os lençóis todas as semanas mesmo que não precisem.

      Eliminar
    7. Anon das 22h30 subscrevo! A primeira coisa que faço quando acordo é abrir a janela, e deixo a cama a arejar. Faz-me uma confusão aquelas pessoas que mal saíram da cama já a fazem, só de pensar numa cama quente sem ter "respirado" até fico maldisposta.

      Eliminar
    8. É importante arejar a casa, mesmo se para quem sofre de alergias há alturas melhores e piores para as abrir. Também vivo num país frio e no hospital onde tive a minha filha referiram várias vezes a importância de todos os dias abrir as janelas do quarto para renovar o ar e os níveis de oxigénio e dióxido de carbono. E estavam já 3°C no dia em que ela nasceu.
      Em relação ao pó, pela minha experiência e do que já conversei com outras pessoas, depende mesmo da casa. Há zonas mais poeirentas, com mais poluição, com mais pólens...Depende também da tralha que se tem, mil e uma coisinhas dispostas em todas as superfícies dificultam uma boa limpeza. Há brinquedos e tecidos que agarram mais o pó (peluches, cortinados, tapetes...Eu não tenho tapetes por exemplo pois facilita a luta contra as alergias)...Por exemplo, eu sinto que agora na Primavera tenho muito mais pó em casa do que tive no Inverno. É normal, há imensos campos à minha volta, o ar está cheio de pólen, se chove um dia eu sinto logo o ar mais limpo...e isto reflecte-se também na superfície dos móveis.
      Os lençóis aqui são mudados todas as semanas no tempo quente e de 15 em 15 dias no Inverno, geralmente.

      Eliminar
    9. Também abro as janelas todos os dias. Temos janelas basculantes e deixo-as abertas assim com a persiana quase corrida, ficam o dia todo abertas a arejar enquanto estamos no trabalho (a não ser que esteja a chover).

      Eliminar
    10. agora em Portugal (ou com certeza há varios anos) é obrigatorio instalar arejadores nas janelas. eu nunca abri as janelas para arejar e nunca precisei porque a renovação de ar funciona bem pelos arejadores. mas na altura da construção o empreiteiro disse a rir que a maior parte dos clientes dele não coloca porque não querem ter aquilo sempre aberto, preferem ter o trabalho de abrir as janelas e arejar a casa quando querem, ou seja, controlarem o processo. Serio que nao percebo que as pessoas prefiram ter o trabalho de fazer algo que podia ser automatico......
      Por isso , só mesmo por curiosidade porque fiquei sempre com esta duvida, para a malta que diz que abre sempre as janelas: é porque são casas arrendadas ou compradas posteriormente que nao puderam escolher na construção se tinham arejadores ou nao , ou foi mesmo opção vossa de não querer ter arejadores? e se sim, porquê?

      Eliminar
    11. Em França também há os arejadores, todas as casas que conheço os têm. Para além disso há o sistema VMC. Ainda assim, as recomendações (a propósito dos bebés) continuam a ser de abrir as janelas. Pessoalmente, sinto a diferença no ar quando abro as janelas. Não digo que os arejadores não funcionem, funcionam e isso sente-se, mas noto ainda assim a diferença. :)

      Eliminar
    12. Lol você está a brincar, certo?
      Senhora, a maior parte das casas, moradias ou prédios, não tem arejadores.
      E olhe que algumas nem são construções assim tão antigas.
      Tenho casa própria há muitos anos. Ser arrendada ou não interfere em?
      Não entendi a sua questão.
      Abrir as janelas é tarefa assim tão complicada?
      Descomplicar urgentemente!

      Eliminar
    13. Ainda assim, e falando de Portugal, penso que a maior parte dos apartamentos e casas não tem esse sistema de arejadores. Nos vários apartamentos onde vivi não tinha de certeza. E se pensar assim de repente na casa de vários familiares, não venho nenhuma com isso. Tanto é que nos dias de hoje quem troca janelas velhas por janelas novas, que isolam melhor, tem por vezes problemas de humidade sem entender porquê. Porque antes não abriam as janelas, mas estas isolavam pouco, deixavam passar ar, enquanto que as novas janelas não o fazem. :)

      Eliminar
    14. Com ou sem arejadores abrir as janelas é outra coisa. O ar precisa de ser renovado, o ar da casa e o novo.
      Além disso é óptimo para evitar cheiros em casa.
      Só de pensar num quarto ou uma cozinha que não são arejados até me sinto a sufocar.

      Eliminar
    15. "Só de pensar num quarto ou uma cozinha que não são arejados até me sinto a sufocar."

      Claramente não vivem numa casa como a minha. :P A minha cozinha é minúscula e não tem janelas, claro que não a posso pôr a arejar.

      Eliminar
    16. Acho que o comentário não se refere a quem não tem janelas obviamente, mas quem as tendo, nunca deixam arejar a casa ou renovar o ar.

      Eliminar
    17. O que é isso dos arejadores?

      Eliminar
    18. Anónimo20 de abril de 2020 às 12:19
      mencionei o arrendado porque quem arrenda nao teve obviamente forma de decidir na construção se queria ou nao arejadores. eu como contruí a minha casa pude tomar essa decisão. pelo que percebi do empreiteiro as casas não têm é porque as pessoas DECIDEM nao colocar, o pedreiro que veio fazer isso disse-me que era a primeira vez na vida dele que efectivamente coloca numa casa (ele tinha cerca de 30 anos). Quando eu perguntei como faziam porque é obrigatorio por lei, disseram-me que o empreiteiro leva um, coloca junto à janela com fita cola de dupla face e tira uma foto, depois tira, muda para a janela seguinte e nova foto, e enviam essas fotos falsas no relatorio para o certificado energetico. ou seja é obrigatorio por lei mas todos evitam colocar e eu nao percebo porquê e daí questionar. obvio que quem tem casa há 20 ou 30 anos como os mais pais nao havia nada disto. eu estou a falar de casas recentes.

      Eliminar
    19. "Só de pensar num quarto ou uma cozinha que não são arejados até me sinto a sufocar."
      depende dos sistemas que tem em casa. na cozinha tenho um exaustor com uma elevada capacidade, posso fritar peixe e nao tenho cheiro nenhum no resto da casa, nos WC tenho ventiladores tambem com boa potencia, e os arejadores têm obviamente de fazer parte de um sistema VMC ou algo semelhante que force a criculação de ar.
      sao opções. a mim comentaram porque estava a investir tanto na parte tecnica enquanto outras pessoas preferem comprar o minimo e depois gastar nos azulejos, ou noutra parte mais estetica.

      "O que é isso dos arejadores?"
      são umas grelhas de ventilação , geralmente encaixadas nas caixas de estores que permitem a entrada de ar novo independentemente da janela estar aberta ou nao.

      "Abrir as janelas é tarefa assim tão complicada?"
      moro no campo, moradia terrea, tenho pavor de bichos. nem pensar para mim ter as janelas abertas. depois isso so seria possivel ao fim de semana pois durante a semana saio cedo e chego tarde a casa e tenho medo por uma questao de segurança em ter as janelas abertas. talvez quem mora na cidade num apartamento no 10º andar nao tenha estas questoes, para mim seria impensavel. alem de que isso so funciona de verao, querem-me dizer que de inverno quando está um frio de rachar voces deixam as janelas abertas a entrar o frio? e estão com o aquecimento ligado e as janelas abertas? nem percebo bem como funciona.
      nas casas antigas nao era um problema pois o isolamento das portas e das janelas era mt pior e por isso a casa arejava naturalmente. o problema acontece nas casas mais recentes, bem construidas, bem isoladas mas depois nao têm forma de arejar.
      talvez quem more na ci

      Eliminar
    20. Efectivamente as pessoas são diferentes, mas essa ideia de não abrir as janelas continua a não fazer sentido para mim.
      Também tenho um bom exaustor e mesmo assim se há algo que considero fundamental é mesmo renovar o ar de casa.
      Tenho arejador na cozinha mas jamais deixo de abrir a janela sobretudo em dias soalheiros.
      Cresci no campo e moro na cidade.
      Não abrir as janelas no campo porque tem medo da bicharada... você é que sabe... mas não sabe o bem que anda a perder. Quer para si, quer para a casa.

      Eliminar
    21. Os arejadores ajudam mas não são milagrosos. O ar deve correr pela casa.
      Não só abro as janelas como as portas de vez em quando.
      Falei em quartos e cozinhas mas acho que todas as divisões devem ser arejadas, incluindo armários.
      Tenhamos ou não bons equipamentos em casa.
      Ex. Não é porque tenho ar condicionado em casa e no carro que deixo de arejar os mesmos com ar “natural”, natureza, sol.
      Acho que está mais que explicado para bom entendedor.

      Eliminar
    22. Anónimo21 de abril de 2020 às 14:12

      nao percebi a comparação. o ar condicionado é um ar processado, artificial, por isso uma divisao que tenha ar condicionado tem de ser arejada à mesma com ar natural.
      os arejadores são meras grelhas, o ar que entra é tao natural como o que vem pelas janelas.

      quanto ao sol tambem nao percebi, tenho a sala toda em portas janelas, com os estores levantados entra toda a luz, sol e calor em casa. alias ate tenho estores com interruptor programavel em todas as janelas da casa, para consoante o lado para onde a janela está virada e a movimentação do sol, para que eles abram e deixem o sol entrar e depois que se fechem a horas predeterminadas. isto permite aproveitar o sol. não percebi o que é que abrir as janelas tem a ver com o sol entrar, para o sol entrar só é preciso abrir os estores. e nada disso tem a ver com a renovação de ar.

      mas pronto, não é por mal, mas eu continuo sem perceber.

      Eliminar
    23. Claro que abro as janelas no inverno. Nem percebo a questão.

      Eliminar
    24. Eu também. Verão e Inverno.

      Eliminar
    25. "Nem percebo a questão."

      a minha questão é: no inverno estão por exemplo 10graus ou ate menos la fora e eu tenho o aquecimento ligado para aquecer a casa para nao termos frio. geralmente as pessoas têm o aquecimento programado para algo entre os 19ºC e os 22ºC.
      entao se eu abrisse as janelas o frio ia entrar e arrefecia logo a casa. voces ficam com correntes de ar gelado em casa no inverno? ou colocam o aquecimento ainda mais forte (tipo 25ºC sei la) para compensar o efeito da entrada bruta de ar gelado em casa?
      é que um arejador está a funcionar num periodo controlado, constantemente todos os dias, e num momento em que não estamos em casa, e geralmente de inverno programa-se para as 12-15h no momento mais quente. mas a alternativa de chegar a casa ao fim do dia e abrir as janelas todas para o ar passar pela casa significa um efeito mais concentrado de entrada de ar frio e precisamente no momento em que se está em casa e se normalmente a tenta aquecer.

      Eliminar
    26. Você fala dos arejadores como se fosse algo inédito e sobretudo milagroso.
      Gosto de abrir as janelas logo pela manhã, conforme dito, seja Verão seja Inverno e pelos vistos não sou a única.
      O meu sistema de aquecimento central não está sempre na mesma temperatura. Quando abro as janelas no Inverno baixo o radiador da divisão precisamente para renovar o ar.
      Não, ainda não morri de frio.
      Já morei em casas sem aquecimento central, já viajei para locais gelados e ainda cá ando.
      A saúde agradece, quer você acredite quer não.

      Eliminar
    27. E já agora se mora no campo e não abre as janelas porque tem medo da bicharada pode sempre colocar rede mosquiteira nas janelas.
      Por norma os senhores das janelas colocam se pedir.
      Ou pode comprar e colocar você uma removível com extensão.
      Problema resolvido. Assim consegue ter a janela aberta e não entra nada de bicharada.

      Eliminar
    28. Anónimo21 de abril de 2020 às 21:51,

      Não tenho aquecimento em casa. Vivo na zona de Lisboa onde faz pouco frio no inverno, mas mesmo quando morava com os meus pais numa zona mais fria, também sem aquecimento, abria as janelas para renovar o ar. Nunca senti frio por ter as janelas abertas durante 1h nem senti correntes de ar geladas em casa, como refere.

      Eliminar
    29. Eu moro em Lisboa, nunca está propriamente muito frio, arejo a casa todos os dias seja verão ou inverno. Não tenho sistema de aquecimento/arrefecimento. Apesar de ser um prédio de 1930, com um pé direito muito alto, o nosso apartamento foi totalmente renovado antes de o comprarmos (há 3 anos) e sinto que mantém bem o isolamento. Simplesmente ando de roupão em casa no inverno e no verão ando de calções e top. Em dias de mais frio/calor, arejo só de manhã antes de saír e ao fim do dia quando chego, mas nos restantes ficam o dia todo abertas as janelas basculantes, como comentei acima.

      Eliminar
    30. Morei numa das zonas mais frias do nosso país e sempre abro as janelas no Inverno.
      Além disso as estações já não são o que eram e Inverno não é sinónimo de chuva todos os dias logo não entendo, de todo, a questão de não puder arejar a casa.
      Eu não deixo o aquecimento central toda a noite a bombar até porque não gosto de sentir o quarto demasiado quente e abafado.
      Antes de aumentar o aquecimento, de manhã, abro as janelas durante algum tempo.

      Eliminar
    31. Anónimo22 de abril de 2020 às 00:22

      quando fizemos a casa estudamos essa solução. na pratica quando foi para colocar percebemos que em portas janelas com um vao grande (tenho na sala 6m tudo em vidro), não era assim tao facil e para colocar as integradas nas janelas os suportes iam ficar visiveis e esteticamente não era nada bonito. eu queria colocar à mesma, o marido foi contra que ia ficar horrivel "so por causa da minha mania dos bichos"... tenho apenas uma removivel para colocar na janela da lavandaria quando tenho roupa a secar e quero abrir a janela.

      Eliminar
    32. Os meus pais mudaram as janelas na casa de campo o ano passado e puseram a rede em algumas janelas e ficou tão bem feito que não acho nada inestético. Resulta na perfeição.
      E podem sempre tirar a rede quando quiserem.

      Eliminar
  4. Eu não consigo não limpar a casa todas as semanas. Trocar (e lavar) e toalhas, lençóis, aspirar, lavar o chão e limpar o pó. O WC é limpo 2 vezes por semana (1 vez a fundo e outra vez lavo só as loiças). Vivo sozinha, trabalho, e consigo arranjar tempo para tudo. Adoro o cheirinho da casa acabada de limpar e confesso que odeio ver pó. Limpo sempre durante a semana porque também gosto de manter os fins de semana livres. Acredito que se calhar se tivesse filhos seria mais complicado, mas adoro ter tudo limpinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lençóis, toalhas e afins é coisa que mudo regularmente, mas não tenho um dia propriamente definido. Agora não tenho essa panca da casa acabadinha de limpar, não. :D Agora na quarentena é que me entretém!

      Eliminar
  5. faz-me alguma confusão usar o roomba como aspirador principal da casa, especialmente uma casa com animais. O roomba é um complemento - um óptimo complemento - mas não tem a eficácia e profundidade de limpeza de um aspirador tradicional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um aspirador tradicional e desde que tenho o Roomba a situação melhorou MUITO. Porquê? Porque uso todos os dias. O meu marido diz que é infernal ter aquilo todos os dias a aspirar, mas a mim não me incomoda nada. Levanto os obstáculos dos chãos dos quartos e vou mudando o Roomba de quarto para quarto (são 3). 10 ou 15 minutos por quarto e está limpo. Depois coloco na cozinha e corredor principal... agora, na quarentena, nos 20 minutos em que almoçamos coloco na sala. Não dá trabalho nenhum e tenho a casa sempre limpa de pêlo. Não precisamos de andar a aspirar e a mudar de tomada em tomada o aspirador. Abençoada prenda de casamento!

      Eliminar
    2. Eu tenho um aspirador tradicional espetacular mas mesmo depois de o passar, se meter o roomba apanho sempre mais alguma coisa.
      Utilizo o aspirador tradicional muito poucas vezes por mês desde que tenho o roomba e não sinto propriamente necessidade de o usar, excepto se sujar muito num só dia.
      A manutenção diária deixa de exigir que se tenha de utilizar o aspirador tradicional constantemente.

      Eliminar
    3. Não estou a dizer que não melhora, eu própria referi que era um óptimo complemento. Mas então, acaba por aspirar também com o tradicional de tempos a tempos, certo? Eu só estava a referir que o roomba há coisas que não consegue aspirar em profundidade

      Eliminar
    4. Anónima da 18h45, não sei porque diz isso... Tenho o Roomba desde que casei, há 6 meses, e nunca mais usei o aspirador norma. É mesmo super eficaz. Claro que passo o pano atrás da sanita e do bidé, porque o Roomba não cabe lá... fora isso, chega a todo o lado. :)

      Eliminar
    5. Tenho um Roomba há quase 7 anos e foi das melhores compras que realizei. Vivo num apartamento quente, então para a minha gata que tem pêlo longo, todo o ano é altura de haver mudas. Não diminui muito no inverno e quando o tempo aquece mais, aparo-lhe o pêlo na barriga, coxas e reduzo a juba que se forma à volta da cabeça dela. No seu esplendor máximo de pelagem, não se vê nenhuma separação entre as patas traseiras. Esse novo penteado que lhe faço ajuda a reduzir significativamente o rasto que fica no chão sempre que anda, mas é insuficiente. Se não fosse a minha fiel amiga, todos os dias teria de usar o aspirador grande. Por acaso a maior parte dos meus móveis têm os 10 cm de altura em relação ao chão que permitem que o Roomba passe livremente por baixo. Antes de o ter comprado eu pensava que conseguia aspirar bem debaixo dos móveis com o outro grande. Enganei-me redondamente quando coloquei o iRobot em ação e vi como ficou o reservatório. O aspirador tradicional tem a vantagem de com ele se conseguir limpar os rodapés, chegar a zonas onde o Roomba não vai por causa do seu diâmetro ou atrás de móveis.
      Além de limpar os filtros do Roomba e substituí-los quando se encontram danificados, faço uma limpeza minuciosa das escovas, trocando-as por novas quando é preciso e liberto as rodas de pêlo e cabelo. Duas vezes por ano, desaparafuso tudo para limpar a fundo o interior do robô. O pêlo da gata e pó estão em cada centímetro quadrado. Acho que se não fizesse essa manutenção, o motor já tinha entrado em sobreaquecimento, a hélice contida no reservatório tinha bloqueado e o Roomba não estaria prestes a completar 7 anos. Ambos os modelos de aspiradores têm as suas vantagens e limitações mas, para mim, era impensável usar diariamente o aspirador tradicional para limpar a maior parte da casa. Programo para os dias e hora que quero que entre em ação e posso sair de casa enquanto ele cumpre a sua função.

      Eliminar
    6. S. estou a dizer porque tenho o roomba há anos e se passar o aspirador (que tem um depósito de água) nas carpetes depois do roomba ainda sai lixo e pêlos dos gatos que o roomba não tem força para arrancar ;) não estou a falar de cor.

      Eliminar
    7. Agora, obviamente para aspirar azulejo (como na casa de banho) é tão eficaz como um aspirador normal. Mas acho que todos concordamos que as carpetes e certos tapetes é que são especialmente difíceis de aspirar

      Eliminar
    8. Depende das casas, claro. Eu não tenho carpetes em casa. Tenho um tapete em cada Wc, mas são de trapilho, altos, por isso sacudo e levanto para o Roomba aspirar. Igual no meu quarto. Na sala tenho manta de chão, que ficaria toda enrodilhada, por isso sacudo e levanto. Os dois tapetes da cozinha também sacudo e levanto. Não tenho carpetes, por isso obviamente não posso falar da eficácia do Roomba nas mesmas. Não acho que seja excepcional na limpeza de cantos, mas não me preocupa, porque limpa o suficiente e o resto apanho com o pano uma vez por semana. Não acumula assim tanta coisa. :)

      PL, uau, isso sim é dedicação. Onde compra as peças substitutas? Quando a quarentena passar tenho de tratar de substituir algumas peças. A escova, coitada, ficou reduzida a duas partes, não sei como. Ahahah.

      Eliminar
    9. PL, também faço isso na minha roomba. A cada utilização limpo com cuidado as escovas e as rodas e uma vez por outra desaparafuso para limpar como deve ser, porque há pêlos que se enfiam em cada cantinho. Para quem tem animais em casa, a Roomba precisa de uma boa manutenção e limpeza

      Eliminar
    10. Compro através do e-bay. É beeeem mais barato do que se encomendar nas grandes superfícies. A bateria original durou 3 anos. Comprei uma com maior autonomia e ainda aqui anda, embora note que o seu tempo de vida está a terminar. A bateria foi trinta e tal euros. Os filtros e escovas depende do modelo, mas é muito acessível. Uma das peças que tem mais desgaste no meu caso é aquela escovinha tripla amarela. Há de 3 e 6 segmentos de pelinhos. Só depois de procurar no e-bay é que vi que existia também com 6.
      O pior para as escovas é o nosso cabelo, mais do que o pêlo dos bichanos. Pode ter isso que rasgou a escova, se te estás a referir à inferior.
      Tenho alguns equipamentos que estão a durar muito tempo e parte da longevidade tem a ver com a manutenção. Por exemplo, cá em casa temos dois portáteis. Um tem 10 e o outro 12 anos. Também os abrimos para limpar o interior, trocamos regularmente as massas térmicas, duplicámos a memória do meu portátil mais antigo, mudámos os discos de HDD para SSD. Fazemos pequenas alterações que nos saem muito mais em conta do que substituir equipamentos por avariarem devido a fatores evitáveis.

      Eliminar
    11. Não fui a anónima que referiu mas eu já mandei vir de um site alemão ( não me recordo o nome), entretanto encontrei no AliExpress e as peças sairam iguais mas muito mais baratas. Infelizmente perdi o link..

      Por aqui o meu também tem uns 6 anos e está impecável.
      Por acaso não acho que não aspire bem as carpetes. Sendo utilizado diariamente acho que limpa muito bem e mantém muito bem a limpeza, sem ser necessário nada mais fundo.

      Eu vivo numa moradia e mesmo quando sacudo as carpetes mais pequenas na varanda ( as grandes não consigo mas tem o mesmo material), não sai lixo ou pó quase nenhum.

      E por acaso até utilizo mais o aspirador tradicional para passar no hall de entrada e na cozinha do que nas zonas onde tenho tapetes ( essas zonas são aspiradas diariamente, ao contrário da cozinha).

      Eliminar
    12. Coitadinho do meu Roomba. Seis meses a trabalhar como um escravo e nunca o limpei como deve ser. De amanhã (hoje) não passa!! :D

      Vou investigar as peças online. O que vi nos revendedores oficiais parece caro ora burro. Eheheh.

      Eliminar
    13. S*, já viste os preços dos acessórios? É uma diferença enorme, não é?

      Eliminar
    14. PL, não encontro nenhum site que me parecesse credível para peças.. Conheces?

      Graças ao teu incentivo, hoje desmontei o Roomba todo o limpei. Uau, tantos cabelos meus acumulados. Ahahah.

      Eliminar
    15. Não recorro a nenhum vendedor em concreto.
      Se calhar agora vou parecer naba na forma como pesquiso, mas tem funcionado bem. Depois de entrar na página do eBay coloco na pesquisa o modelo do aspirador. No meu caso escrevo iRobot 780. Se souberes em inglês o nome do componente que pretendes, acrescentas à pesquisa. À partida basta o modelo, porque em seguida podes ir filtrando se queres acessórios e de que tipo. Ativo a opção freeshiping /entrega internacional grátis (depende da língua em que o site está). Na ordenação de resultados selecionas a opção de apresentar a partir dos preços mais baixos. Depois de começares a encontrar os acessórios que pretendes, comparas o feedback dos compradores. Como existe muita oferta ao mesmo preço, escolho o vendedor que tem feedback mais próximo de 100%. Normalmente não tenho pressa na expedição, dou preferência ao feedback.
      Os cabelos têm uma força imensa quando estão enrolados! É o que mais me enerva tirar. O pêlo da gata aparece por geração espontânea, é impressionante. Só de pensar nela fico cheia de vestígios na roupa :) Ela é muito linda mas aquele pêlo omnipresente... Ainda por cima tem várias qualidades consoante a parte do corpo. Há zonas onde é muito liso, outras muito fofo como algodão doce e tem ainda partes a variar entre o ondulado/encaracolado. A própria cauda é diferente na parte superior e na inferior. A minha Geraldina (o Roomba) foi das melhores coisinhas que comprei. Precisava de duas a trabalhar a tempo inteiro.

      Eliminar
    16. ahahahah Sim, pêlo de gato o Roomba também apanha com fartura!! :D

      Vou fazer como indicaste, no ebay. Muito obrigada!!

      Eliminar
  6. Eu gosto de ir sempre fazendo as tarefas durante a semana porque não gosto de deixar acumular e depois lá ando eu no fim-de-semana...
    Se for limpando assim ao fim-de-semana tenho mais tempo para outras coisas.

    ResponderEliminar
  7. A roomba é das melhores invenções do mundo. Liga-se numa divisão, fecha-se a porta e lá fica a fazer o seu trabalho 😊fantástico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Só tenho de o mudar de sítio e seguir a minha vida.

      Eliminar
    2. A roomba comporta-se bem nos cantos da casa?
      Alguém pode responder?! Agradeço.
      Não é ironia. É mesmo uma dúvida porque já pensei adquirir um mas por enquanto ainda uso o “tradicional” e só compro se realmente for super eficaz.

      Eliminar
    3. Não acho que seja excelente nos cantos, porque pode passar na direcção errada e não apanhar devidamente os cantos. Mas, para mim, é uma excelente aquisição.

      Eliminar
    4. Anónimo de 19 de abril de 2020 às 22:35, se falarmos da maior parte dos modelos, há sempre uma pequena porção dos cantos (poucos centímetros quadrados) que o robô não alcança por causa da sua configuração. Foi desenvolvimento um modelo quadrado pela iRobot para colmatar essa lacuna que, para mim, é pouco significativa se fizer o balanço global. Não sei se mesmo assim essa alteração muda muito esse detalhe. Em relação à eficácia, depende das circunstâncias em que vive. Acho extremamente útil quando se tem animais. Há muita gente que se queixa em relação à limpeza dos tapetes, que dizem que não os sobe. Só tenho dois em casa e ele aspira-os sem problemas. Para mim é uma excelente ferramenta. Como qualquer equipamento deve ser bem tratado, não basta esvaziar o recetáculo como já vi em muitos tutoriais no Youtube. Assim não dura muito tempo e as falhas na limpeza obviamente vão surgir. Tem de pensar o que significa para si ser "super eficaz". Inicialmente tinha muitas reservas se estava a fazer um bom investimento ou apenas iludida com algo que parecia bom demais. Não me arrependo da compra.

      Eliminar
    5. Se comprar o roomba e o utilizar diariamente ( tendo as portas abertas vai a todas as divisões) eventualmente vai passar por todos os cantos e deixar tudo bem limpo. (Excepto atrás da porta... Não há milagres 🙈).

      Quando faço por divisões a coisa já não corre tão bem porque como não está a passar por todos os locais de maneira autónoma e repetitiva já falha mais ( mas se meter todos os dias em todas as divisões diferentes fica muito bem limpo, incluindo atrás da porta 🙃).

      Na minha opinião é óptimo para manutenção do chão limpo quando utilizado diariamente.

      Para mim há um antes e um depois de ter o roomba. Ele não cai abaixo das escadas, coloca-se a carregar sozinho, limpa às horas marcadas, aspira quando não estou em casa ( inicia, faz o ciclo e coloca-se a carregar autonomamente), etc.

      No entanto, não é perfeito.
      O meu é um modelo com alguns anos e ( na minha opinião) é demasiado ruidoso - acho que os mais recentes já corrigiram isso. Não dá para aspirar líquidos, não aspira quantidades enormes de sujidade. Se partir um vaso boa sorte para aspirar a terra só com o roomba...

      Para mim foi um óptimo investimento. Liberta-me de mais uma tarefa doméstica que odeio. Não tenho problema nenhum em ter os meus filhos a brincar no chão porque está realmente sempre limpo.
      Há um botão específico se existir uma área especialmente suja onde queira que ele insista.
      E, creio que os mais recentes têm ainda mais vantagens.

      Desvantagens: todos os dias tenho que tirar o lixo do contentor e habitualmente tenho que limpar as escovas porque está cheio de cabelo meu ( não sei como é que não estou careca 🙄).
      Supostamente o roomba devia ter interiorizado o lay out da minha casa mas duvido que o tenha feito.
      Há dias em que não sai da divisão em que se enfiou, mete-se em becos inimagináveis e quando chego a casa não está a carregar ( first world problems 😅).

      Eliminar
    6. Eu tenho um total de 7 carpetes em casa, uns mais altos e outras menos e o roomba sempre as subiu e limpou.

      O que já me aconteceu foi ele subir, passar e enfiar-se entre a carpete e a parede de uma forma estranha, bloquear e não sair dali. "Error- move roomba to a new location" 🤦 a sorte é que estava em casa senão não limpava a casa naquele dia.

      Btw o meu roomba também já subiu para cima da base de mármore do meu bengaleiro ( tem uns 4/5 cm). Ficou preso lá cima e nunca percebi como raio é que aquilo aconteceu ( nunca mais aconteceu).

      Por isso para mim é estranho quando dizem que não sobe carpetes. Não sei que altura terão as carpetes alheias. Ei tenho de pêlo curto e pêlo longo, umas maiores, outras mais pequenas, altas e baixas e sobe para cima de tudo ... Até do que não deve 😅

      Eliminar
    7. Anónimo de 20 de abril às 00:57

      Acho que mais do que a altura da carpete tem a ver com o tipo de material da mesma. A minha vizinha de baixo viu que tinha um robot e ficou interessada em adquirir um. Falei das vantagens e desvantagens e ela acabou por comprar. Ela diz que não sobe o tapete da sala e achei estranho, porque no meu limpa sem problemas. Ambas temos daqueles modelos de tapete shaggy que têm alguma altura. A diferença é que os pêlos do meu são suaves e de fácil deslize e o dela é mais parecido com fibras de lã, que devem causar muito atrito no robot e por isso não sobe.
      Em relação à situação da base de mármore que refere, isso é normal, porque ele tem umas molas nas rodas, como se fossem pequenas suspensões, exatamente para poder subir desníveis. Tenho cadeiras do género de baloiço e por vezes fica preso porque sobe para a base de sustentação das mesmas. Vê-se mesmo o aspirador a levantar a estrutura na zona das rodas para limpar aquele "obstáculo". Mesmo com os defeitos que tem, acho que as virtudes os superam.

      Eliminar
    8. "Anónimo20 de abril de 2020 às 00:57"

      mas acha que todos têm o mesmo equipamento? há diversas marcas, diversos modelos. provavelmente uns têm caracteristicas que outros não têm, por isso uns podem subir tapetes mais facilmente e outros não. duvido que todas as pessoas que aqui comentam tenham um da marca Roomba. E mesmo que tenham se há pessoas que compraram há anos e outas mais recentemente, os modelos serão diferentes.

      Eu pessoalmente comprei um da Xiaomi, limpa super bem as carpetes, alias a minha mae diz que aspira com mais cuidado e precisao tirando mesmo tudo do que nós fazemos com o aspirador tradicional. Mas la está eu tenho carpetes com pelo baixo. Quando aos tapetes mais pequenos, tenho problemas com um que é tipo de trapos e o robot acaba por se enrolar nele e começar a arrasta-lo por ser tao leve.
      Uso a meio da semana para manutenção e aspiro na mesma a casa com aspirador tradicional 1x por semana ou pelo menos de 15 em 15 dias. Acho que não é a mesma coisa nos cantos, nos rodapes ou entre moveis. por ex, eu tenho um espaço no WC entre a sanita e o vidro do chuveiro que é mais estreito que o robot, ou na cozinha entre o caixote da reciclagem e o frigorifico ficam cerca de 10cm, ou atras das portas...

      Eliminar
    9. Eu sei que há modelos muito diferentes. Obviamente só falo do que conheço mas sendo o meu dos mais antigos acho mesmo estranho.
      Acredito mais que tenha a ver com aquilo que a PL disse.

      Uma amiga minha tem um xiaomi e honestamente não vejo grandes diferenças entre o dela e o meu ...

      Eliminar
  8. A mim deu-me a travadinha e nesta quarentena marido tem andado a pintar a casa toda por dentro e eu a limpara, lavar e arrumar. Há anos que não o fazia assim...

    ResponderEliminar
  9. adoro a minha casa limpa. sempre aspirei de dois em dois dias, as casas de banho são limpas todos os dias depois dos banhos, a cozinha limpa a seguir o jantar, o pó limpo todas as semanas e uma vez por mês fazemos uma limpeza mais a fundo. vivo num apartamento, as divisões não são muito grandes e a maior parte destas limpezas fazem-se relativamente rápido, sobra sempre tempo para tudo o resto.

    ResponderEliminar
  10. eu sinto que a necessidade de limpar é bem diferente se a casa for nossa ou nao.
    quando casei moramos uns anos num apartamento arrendado, e eu ia limpando, sem stressar muito, como diz a S*, se tivesse de ir passear ia e so limpava o po na semana seguinte.
    nunca me preocupei com limpezas mais profundas, tipo limpar tectos ou por tras dos moveis grandes pois as coisas não eram minhas.
    agora que compramos uma casa nossa, é completamente diferente. limpo o WC todas as semanas com todo o cuidado removendo todo o calcario das torneiras porque sei que a longo prazo vai-se acumulando e danifica as torneiras, so para dar um exemplo.
    ja nao sou capaz de ir passear sem fazer a limpeza semanal da casa em condições....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que isso depende muito das pessoas. Há pessoas que não conseguem viver numa casa minimamente limpa todas as semanas e há outras que conseguem na boa.
      Seja casa própria ou arrendada.
      Já morei em casa arrendada e agora moro em casa própria e a limpeza é exactamente a mesma.

      Eliminar
  11. Nós limpamos tudo todas as semanas. Pó, aspirar e passar a esfregona no chão, aspirar carpetes, sacudir tapetes, mudar e lavar lençóis e toalhas... Em 2 anos, acho que só "deixamos passar o dia da limpeza" umas 2 ou 3x, por algum motivo especial e depois limpamos tudo na semana seguinte. Não gosto de fazer as coisas "às pinguinhas". Não consigo ter a roupa de cama lavada mas saber que tenho pó nos móveis porque nessa semana não quis limpar. Não gosto de ter a casa limpa de pó mas não passar o chão.

    Prefiro ter tudo limpo e arrumado, sempre. Na casa dos meus pais era assim e agora na minha também é. Eu adoro a sensação de uma casa limpa, lavada, fresca. Abrir as janelas todos os dias, passar a mopa, a loiça lavada. Gosto de ter tudo limpo e organizado para funcionar normalmente no meu dia a dia. Quero muito uma roomba!!!

    ResponderEliminar
  12. Por aqui, todos os dias damos arrumamos alguma coisa, assim custa menos e sabemos que não temos um dia específico para fazer a limpeza da casa .

    ResponderEliminar
  13. Eu por aqui fiz uma limpeza ao interior de todos os armários!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura