Avançar para o conteúdo principal

Facto


Depois de cerca de meio ano (ou mais!) em que Dom Rafuchas queria sempre dormir com o pai, agora o pequeno voltou a pedir para dormir com a mãe. Há cerca de uma semana que diz "quero dormir contigo" e vamos os dois para o "ninho", fazer miminhos e dar carinhos. 

Tirando os dias em que ele vira chato e demora séculos para adormecer... são os momentos mais ternurentos do meu dia. 

Comentários

  1. S* sem querer tirar mérito ao teu post (já agora um beijinho para Dom Rafuchas) :) mas pergunta lá aí aos teus seguidores/comentadores se podem dar umas dicas para o pessoal que dorme mal para caraças.
    Não tenho filhos mas tenho umas noites terríveis.
    Depois para acordar é o demo todas as manhãs.
    Dicas pessoal, alguém tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manter o mesmo horário durante a semana e o fim-de-semana para criar um ciclo de sono, nada de ecrãs no mínimo 2h antes de dormir, escolher actividades calmas antes de dormir (pintar as unhas, ler revistas....) e que não estimulem (ler um livro novo pode estimular o cérebro pelo que não é boa ideia), não ter luzes no quarto, fazer exercício físico (não antes de dormir), nada de sestas e de grandes noites de muitas de horas de sono...:)
      Ah, e reduzir o café e bebidas com cafeína. Conheço quem beba uma Coca-Cola ao almoço e durma sempre pior nesse dia.

      Tété

      Eliminar
    2. Acho que a própria Sónia te pode responder a isso. Se não estou a confundir com outra blogger, ela já abordou esse assunto cá no blog.

      Eliminar
    3. Eu não bebo Coca-Cola nem refrigerantes. Muito raramente.
      Café tomo um por dia, de manhã.
      Ao almoço bebo descafeinado.
      À noite confesso que há dias em que estou com os “ecrãs” a top até ir para a cama e sim, péssimo hábito.
      Ler por vezes até ajuda a acalmar mas não está fácil.
      Depois de manhã estou super cansada e noto o corpo pesado e é horrível.

      Eliminar
    4. Quanto aos ecrãs, não são a pior coisa do mundo, desde que se use uma aplicação que altere o tipo de luz do ecrã. Eu uso o f.lux. Quando o sol se põe, a luz do computador fica amarelada. Programei isto para, duas horas antes de ir dormir, ficar com a luz ainda mais quente. Há quem use vídeos no Youtube para adormecer, por exemplo. Uma aplicação destas torna isso compatível com a hora de deitar.

      Eliminar
    5. Há actividades que nos distraem e acalmam (ver televisão, ler um livro novo) mas que excitam o nosso cérebro. Depois o que funciona para uns não funciona para outros. Por exemplo, não é aconselhado a fazer exercícios mentais antes de adormecer mas para a minha avó e a minha mãe resolver um Sudoku na cama é meio caminho para adormecerem rapidamente e descansadas. Já eu se fizesse isto não adormecia enquanto não resolvesse uma série deles e ainda passava a noite a sonhar com números. 🤷🏻‍♀️

      Tété

      Eliminar
    6. Eu adoro ler antes de dormir. Embora insista em ler livros entusiasmantes e que me tiram a vontade de dormir! Mas considero a leitura mesmo muito relaxante. Isso e quinze minutos de scroll sem sentido no Facebook. :) mas eu tenho problemas de sono crónicos, provocados pelas minhas pequenas obsessões.

      Eliminar
    7. Há uns tempos li um artigo que dizia que afinal essa mudança de luz no ecrã não é tão eficaz quanto isso, até porque não se trata apenas da luz mas sim da sucessão de imagens e sons (a vermos uma série por exemplo). Mas eu não sou entendida no assunto. Tenho um distúrbio de sono diagnosticado e partilhei apenas as dicas que me foram dadas na altura. :) Até porque depois de ficar grávida acho que estou curada e há mais de 4 anos que durmo muito bem. :D

      Tété

      Eliminar
    8. Tété, depende mesmo de pessoa para pessoa. Eu posso estar a ver um filme que adoro mas à noite adormeço sempre. E também leio à noite para 'chamar o sono'. Recentemente, descobri que também adormeço ao ouvir podcasts. É algumas coisas que sei que posso fazer para adormecer. No entanto, não sei até que ponto é bom ficar dependente destas coisas para adormecer, por isso agora tenho tentado ler um bocado e depois adormecer.

      Eliminar
    9. Comigo funciona ouvir uma série familiar (algo que já tenha visto e cujas personagens me sejam “conhecidas”). Vejo/oiço muito Friends ou HIMYM. Comigo resulta porque me sinto mais calma e vou ouvindo até adormecer. Meto a luz do iPad no mínimo e adormeço bem. Tem a ver com o facto de conhecer as vozes muito bem, acho que me sinto mais em casa. :)

      Eliminar
    10. Eu ponho programas de conversa sem profundidade tipo Passadeira Vermelha. Vou ouvindo os 4 a conversar, conversar, conversar, até adormecer. É certinho!! Só falha quando um deles guincha de repente ou quando estão a falar de alguma coisa particularmente interessante que esteja numa foto, mas é raro!!

      Eliminar
  2. Ver se a temperatura do quarto não está demasiado alta, ou se não tem cobertores a mais. Fazer uma sessão de relaxamento antes de dormir, seja automassagem, ou escovar a pele a seco, ou algumas posições para o efeito. Mas há um truque muito fixe, inventado por um militar preocupado com a falta de descanso dos soldados. Deve-se demorar à volta de dos minutos nisto. Já deitada na cama, pronta para dormir, 1: Relaxe os músculos da cara. 2: Baixe os ombros, o mais que conseguir, e depois relaxe os músculos dos braços, um braço de cada vez. 3: Inspire, para depois expirar devagar e relaxar o tórax. 4: Relaxar as pernas, começando nos músculos de cima, até aos pés. 4: Visualize uma imagem na sua mente, que não lhe traga absolutamente nenhuma emoção para além de repouso, não pense em mais nada. Ou então pense somente "não penses, não penses, não penses". Se não conseguir relaxar os músculos assim do nada, contraia-os primeiro, devagar, e solte-os devagar também, sentindo o relaxamento. Eu ainda faço assim, contraio os músculos de forma localizada e depois vou soltando um a um, da cabeça para os pés. Fui muito confusa? Espero que tenha dado para perceber. Mas não esquecer a temperatura do quarto. Vejo gente a dormir em sítios muito abafados e quentes. Precisamos de produzir melatonina para dormir bem e o organismo não a produz na quantidade ideal se o ambiente estiver quente.

    ResponderEliminar
  3. Sou a Anon inicial que pediu dicas.
    Desde já obrigada por tentarem ajudar.
    Vou procurar a app que recomendaram, parece-me interesse e confesso que não conhecia.
    Em relação aos exercícios de relaxamento que outra anon recomendou também não é má ideia, no fundo é uma pequena meditação.
    Eu sei que no fundo, no meu caso, dormir mal é fruto da ansiedade.
    Quando penso: “quero dormir, vou dormir, quero dormir” aí é que não consigo mesmo dormir!
    Não queria tomar medicação.
    Vou tomando melatonina que é natural e não causa habituação.
    Ajuda um pouco mas não faz milagres.
    O pior é mesmo o cansaço pelas noites mal dormidas.
    Quem passa ou passou por isto sabe bem do que falo.
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  4. Também costumo ouvir vídeos de Asmr no Youtube.
    O Asmr br é o meu preferido mas há outros que gosto.

    ResponderEliminar
  5. Aproveita bem que passa depressa.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura