Avançar para o conteúdo principal

Ou mudei ou estou doente!


Ontem fiz um bolo de alfarroba. Fui especificamente ao supermercado comprar os ingredientes para confeccionar um bolo saudável. Não estou em mim. Esta não sou eu. Tirem-me este Diabo com a mania que é (um bocadinho mais...) saudável do corpo.

PS: Não ficou grande coisa. Comprei a farinha de alfarroba errada. Conta pela intenção!

Comentários

  1. Mas olha que fica mesmo bom. Parece mesmo bolo de chocolate.

    ResponderEliminar
  2. É ir tentando até acertar. Já fiz algumas tentativas desse género, nem todas ficaram boas. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. S*, se gostas de cheesecake e queres uma opção mais saudável tens mesmo de experimentar esta - https://mysupersweettwenty.blogspot.com/2016/10/my-super-sweet-kitchen-9-um-cheesecake.html
    Modéstia à parte, é dos meus cheesecakes preferidos :P

    ResponderEliminar
  4. Faço muitas vezes bolo fácil de alfarroba. Parece chocolate, fica bom e é mais saudável.

    ResponderEliminar
  5. Não digo que a alfarroba seja um mau ingrediente, mas acho estranho considerá-la uma espécie de "cacau saudável" como parece ser a visão comum. O cacau puro/magro em pó já é bem saudável, embora possa deixar de sê-lo se usado em, por exemplo, bolo de chocolate (com óleos, açúcar, etc.) ou chocolate de leite (idem). Mas o mesmo é válido para a alfarroba: fazendo um bolo de alfarroba com elevados teores de gordura/açúcar, este não será mais saudável ou menos calórico do que um semelhante de chocolate "a sério" (que sabe melhor para a maioria das pessoas!) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Não adianta trocar 1 ingrediente mas continuar a usar 2 ou 3 maus. Aliás não faltam bolos com ingredientes saudáveis ( laranja, limão, cocô) que de saudáveis nada têm.
      Eu achava que a S tinha mudado se dissesse que tinha deixado de comer bolos...

      Eliminar
    2. Se trocar chocolate por alfarroba, açúcar branco por mascavado, óleo de girassol por óleo de coco por exemplo, não têm como não ficar mais saudável.
      Basta saber interpretar rótulos e depressa chegamos a várias conclusões.

      Eliminar
    3. O cacau tem subtâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina. Se é saudável ou não, é discutível e depende dos princípios de saúde de cada um. Como não vivemos só de alimentos saudáveis e nos sabe bem um bolinho de vez em quando, é excelente que existam ingredientes que nos saibam bem, sem ter de recorrer aos excessos do cacau (para os que de facto o consideram um excesso).

      S*, o que é isso de "farinha de alfarroba errada"? Há vários tipos? É que há dias comprei, só para pôr nas papas de aveia, e odiei. Será que comprei mal?

      Eliminar
    4. Meus amigos, fiz o bolo a pensar no filhote, eu só comi uma fatia. Não vale a pena fazerem altas discussões em torno de um bolo.

      Quanto à farinha errada... Eu comprei um pacote de farinha de alfarroba da Nacional. No entanto, na verdade era mistura de farinha de trigo com alfarroba. Era cor branca, como farinha normal, apenas um pouco mais escura. A farinha de alfarroba verdadeira é escura e vem em pacotes mais pequenos.

      Eliminar
    5. Obrigada, S*. Pois, eu comprei a minha no Celeiro, 100% farinha de alfarroba. Quem me dera ter gostado.

      Eliminar
    6. Anónimo das 14:03, ótimo exemplo - não acho que nenhuma dessas substituições seja particularmente interessante do ponto de vista nutricional.

      A alfarroba é "novidade", mas não por isso mais nutritiva do que o cacau. Em termos de valor energético, é até mais calórica. O açúcar mascavado tem quantidades ligeiramente superiores de minerais, mas isso é praticamente irrelevante: não vai retirar do açúcar menos refinado os nutrientes de que precisa (seria bastante ineficaz). E o óleo de coco nada tem de especial, apesar de estar na moda - é, como qualquer outro óleo, 100% gordura, e ainda por cima saturada.

      Atenção, não tenho nada contra bolos no geral ou bolos mais saudáveis em particular - apenas acho que estas substituições pouca diferença fazem. Pode-se efetivamente reduzir quantidades de gordura/açúcar/etc. em sobremesas, bem como enriquecê-las usando ingredientes mais interessantes do ponto de vista nutricional; mas trocar óleo por óleo, açúcar por açúcar, etc., não é particularmente produtivo. Não temos de nos restringir a alimentos "saudáveis", mas penso que é positivo termos uma noção de quando algo não o é.

      Eliminar
    7. Oh S*, gosto de ti e do teu blog mas por vezes há muita contradição no que dizes. Parece que há posts feitos para causar impacto, independentemente do que aconteceu do facto. Então começas por dizer que te apeteceu um bolo saudável e acabas a dizer que o bolo era para o teu filho e que não comeste quase nada? Pela idade dele, parece-me que teria de ser sempre um bolo mais saudável.

      Eliminar
    8. Anónimo das 7h41, onde leu que me apetecia um bolo mais saudável?? A mim só me apetecem coisas gordurosas e com muito açúcar. Eu quis foi investir numa opção um pouco mais saudável para todos.

      Quanto ao resto do seu comentário... sinceramente, causar impacto com um post sobre bolo de alfarroba?? Está um bocado fraco.

      Eliminar
    9. Então porque disseste que mudaste?

      Eliminar
    10. Porque nunca tive essas preocupações.

      Eliminar
    11. Mas se era para o teu filho, e nunca tiveste filhos antes, não tem lógica essa ideia de "mudar" as preocupações com quem não existia.

      Eliminar
    12. Está a mudar a maneira dela fazer as coisas, porque agora tem um filho.
      Irra, que anónimos mais chatos, pegam com tudo. Que importa se a rapariga lhe apeteceu fazer um bolo diferente, ou faz sempre do mesmo? Chiça, até aborrecer ler estes comentários.

      Eliminar
    13. Oh anónimo chato, menos por favor. Que mania de lerem tudo o que a S* diz só para encontrarem alguma coisa para criticar.

      Eliminar
    14. Agora com o filhote, se puder fazer um bolo menos 'mau', faço. Faço poucos bolos, mas a fazer, que se um melhor para ele.

      Eliminar
    15. Podem as voltinhas que quiserem ao que a S disse, mas primeiro disse que mudou, e depois afinal já nem mudou nada que só quer é bolos cheios de açúcar e gordura, mas depois volta a dizer que mudou por causa do filho… coerência não reina para estes lados, mas já é habitual

      Eliminar
    16. É só mais um post de encher chouriços

      Eliminar
    17. É para encher chouriços, mas vem cá ler...

      Eliminar
    18. “É só mais um post de encher chouriços” Fácil, não leia.

      Eliminar
  6. É dos meus preferidos e uma das minha especialidades na cozinha (não são muitas, confesso). :P

    ResponderEliminar
  7. Para quem acha que a alfarroba é um produto recém-nascido, basta irem ao Algarve/Alentejo onde sempre se falou em alfarroba. Produto que antigamente era dado aos porcos e hoje sabe-se que é bom para a saúde e um substituto do chocolate.
    Faço bolo de alfarroba, panquecas, muffins, etc. e gosto bastante.
    O paladar altera-se com tempo e vontade, mudando os hábitos alimentares ou fazendo escolhas, combinações ou trocas saudáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma fã assumida da tarte de alfarroba algarvia, e não é por ser saudável :)

      Eliminar
  8. Desculpa dizer isto....mas o teu filho é mesmo muito muito muito feiozinho :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes pedir desculpa à vontade. Ele é lindo e eu sei que é. Pede é desculpa a ti mesma pela alma feia que tens.

      Eliminar
    2. A sério que alguém diz mesmo isto? Ainda por cima o miúdo é tão fofo. Gabo-te a paciência para lidar com estes comentários maldosos

      Eliminar
    3. oh pah, como é que alguem tem lata de vir dizer que o filho é feio à propria mãe??? quando vão a um casamento se a noiva estiver feia também lhe vao dizer isso na cara? eu se gosto elogio, se não gosto fico simplesmente caladinha.

      Eliminar
    4. Bem S*, tu fazes um post sobre bolos e gera-se uma "discussão" absolutamente idiota em torno disso. Mas ao menos tem a ver com o tema.
      Vem uma idiota ofender gratuitamente, só porque sim (tu sabes que é só porque sim!), que nada tem a ver com nada, e tu publicas. Diz lá porquê? Porque raio tu publicas estas coisas? Para dizeres que é uma alma feia? Isso tem impacto em quê? Deve valer tanto para a alminha como três vezes coisa nenhuma. Para vir um chorrilho de comentários de fãs a defender-te? Não achas infantil? Que raio, estas pessoas querem aparecer e tu deixas. Ao verem a luz do dia, estás a entrar no jogo. Um jogo completamente pateta que não leva ninguém a lado nenhum. E se queres entrar no jogo não te queixes que gente parva não cesse de te chatear e ganhe ainda mais vontade. Tenho dito. Tudo isto é só um circo inútil que tu ajudas a ter público.
      Corta o mal pela raiz, se é que queres mesmo.

      Eliminar
    5. Anónima, não se gerou qualquer circo. Aceitei e respondi para que o autor tivesse noção do nojo de atitude que teve... Só isso.

      Eu já não me canso com o blogue e com os comentários feios. Não vale a pena preocupar-se por mim.

      Eliminar
    6. Oh querida, estou-me nas tintas e nada preocupada. Só acho absurdo dar luz a isto, como acharia em qualquer circunstância semelhante. Estava só a tentar perceber o teu propósito e coerência, porque já te queixaste muito deste tipo de anónimos.
      Mas tu é que sabes...Na realidade, a mim é que não me afecta de todo :)

      Eliminar
    7. Quem diz o que a anónima referiu sobre o filho da autora do blog só pode ter realmente uma alma feia.
      Pessoas mal resolvidas de mal com a vida que tecem “elogios” (fel) só porque sim.
      Nem merece sequer que se dedique tempo a gente com tamanha lata.
      O puto é um giraço.

      Eliminar
    8. Eu não percebo é a utilidade deste comentários verem a luz do dia! Até parece que gosta! Quem escreve uma coisa destas é cobarde,pois na cara não tinha coragem. Ou então é frustrada por não ser MÃE!

      Eliminar
  9. ó anónimo das 16:03, você é uma besta. faça um favor ao resto da humanidade e atire-se de uma ponte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois aceita um comentário deste género e ainda o publica. Por muito má que a atitude do primeiro comentário ofensivo tenha sido, não me parece de todo normal publicar um comentário onde uma pessoa ofende outra e ainda a incita ao suicídio. Depois fala-se de bullying na internet mas perpetuam-se estes comentários.

      Este blog tornou-se um circo mesmo. Só cá venho porque adoro ver o circo a arder, admito. Queres público, queres visitas, a todo o custo.

      Eliminar
  10. Quando fizeres um que corra melhor, vens mostrar :P

    By the way, este banzé à volta deste post... é qualquer coisa do outro mundo...

    ResponderEliminar
  11. Eu fiz cara feia quando me deram a provar esse bolo pela primeira vez, mas é mesmo bom! Fazes tu muito bem :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura