Avançar para o conteúdo principal

Da Cozinha

Costumo dizer, com bastante frequência, que detesto cozinhar.

Facto 1: Não sei cozinhar. Sei fazer meia dúzia de bons pratos, que repito até à exaustão.

Facto 2: O facto de ter um companheiro super esquisito com a comida também não ajuda. Não gosta de porco, não gosta de frango estufado, não aprecia molhos, não gosta particularmente de peixe, não come legumes.

Mas, na verdade, eu não detesto cozinhar. Eu detesto é não ter tempo para me dedicar verdadeiramente à culinária. É sempre tudo feito a correr, à pressa, entre as restantes tarefas domésticas e o cansaço do dia-a-dia.

Na verdade, eu adoro estar na cozinha e experimentar. Adoro seguir receitas, testar ingredientes, inovar nas misturas... Mas, por falta de tempo, por causa do bebé e por causa do "esquisitinho" do futuro marido, acabo sempre a fazer as mesmas coisas, à pressa. E disso eu não gosto mesmo nada. É um tédio, um massacre repetitivo.

Tenho a minha Bimby há ano e meio e uso-a praticamente todos os dias, para coisas variadas. Amo de paixão, não podia ter feito melhor compra! Anseio pelo dia em que tenha tempo, dinheiro e paciência para experimentar mil receitas e sabores.

Comentários

  1. Eu gosto de cozinhar e até me safo bem, mas entendo essa coisa de cozinhar por ter que ser, com a pressão das outras coisas do dia a dia. Acabo por fazer muitas vezes alguma coisa só para desenrascar, sem o verdadeiro prazer de cozinhar.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o que dizes. Sou igual, ou seja, gosto de cozinhar mas sem pressa e não no dia a dia na correria.

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto de cozinhar essencialmente porque me parece uma perda de tempo estar enfiada na cozinha… posto isto, acho que até me safo bem! Quem sabe se um dia não lhe tomo o gosto

    ResponderEliminar
  4. Já gostei mais da cozinha que agora

    ResponderEliminar
  5. Eu cozinho porque tenho de comer qualquer coisa, senão fugia a sete pés da cozinha! A única coisa que até me dá algum gosto fazer são bolos (que não aprecio assim tanto) logo não faço regularmente!!!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu costumo planear com antecedência e cozinhar ao domingo almoços para a semana. Como faço tudo de uma vez até se poupa tempo, e sendo apenas feito semanalmente tenho tempo para pensar em coisas giras/novas para preparar (e para comprar os ingredientes)! É uma questão de hábito - agora tenho sempre ideias, quer para preparar adiantado quer para jantares na hora. Costumo fazer coisas práticas, nada de elaborado. Tenho uma máquina do género da Bimby, mas uso sobretudo para batidos e sopas... Não tenho grandes ideias de comida "de garfo" que se possa fazer lá, e geralmente prefiro mesmo o fogão/forno. Mas cada um tem a sua maneira, ainda bem que encontraste uma forma de cozinhar sem ser um frete para ti :) A Bimby parece ter sido um ótimo investimento, embora o facto de a teres comprado pareça enervar um bocado os teus anónimos sensíveis a finanças alheias :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não quer partilhar algumas coisas que faz?

      E como é que mantém a comida durante a semana? No congelador ou no frigorífico ?

      Estou a pensar fazer o mesmo mas sinto-me perdida...

      Eliminar
  7. Cá em casa já só somos dois e há sempre duas comidas diferentes...adivinha o porquê??? sim, sim, marido esquisitíssimo! O que vale é lhe ele cozinha a comida dele, mas eu deixei de gostar de cozinhar....com os (3) filhos a viverem connosco era tão diferente...

    ResponderEliminar
  8. Adoro cozinhar, mesmo que seja só para mim. Ajuda-me a relaxar. E mesmo se for só para mim gosto de fazer pratos saborosos e experimentar receitas. Às vezes corre menos bem, nesses dias é pôr mãos na massa e fazer uma pizza 😉

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto de cozinhar, sujo e desarrumo a cozinha toda e comida mais tradicional não é comigo :(

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto tanto de cozinhar... Mas lá está, é preciso estar com tempo e com paciência. Beijinhos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura