Avançar para o conteúdo principal

Dúvidas (cheias de calor)


Não sei do que gosto mais...

Se das 1001 reportagens com dicas sobre "como sobreviver a este calor"...

Se das reportagens às 12h00 a darem conta que a malta ignorou os conselhos das reportagens anteriores e foi para a praia em pleno pico do calor...

Se da malta mentirosa a dizer "hoje, por acaso, estou aqui a esta hora... mas nunca o faço... e fico sempre com as crianças debaixo do guarda-sol", o que é perfeitamente normal quando estão quase quarenta graus em praticamente todo o país

O calor torra-lhes o cérebro. Só pode.

Comentários

  1. Nao percebi o comentario da praia

    Ainda agora vi no ipma: na minha cidade estao 36 graus e na praia estao 28 graus, ou seja está mais fresco la que aqui. Hoje nao o pude fazer, mas ontem peguei na minha irma mais nova e fomos p a praia exactamente por la estar mais fresco, porque em nossa casa estava um forno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou não percebe ou não quer perceber. Ou se calhar precisa que lhe façam um desenho. Exposição solar das 11 às 16 (ou mais) é criminoso! Por muito que em casa esteja mais calor, pelo menos não leva com os UV's directos nos costados! Chiça!!

      Eliminar
    2. Se estiver na praia, com protector solar 50, debaixo do chapeu estou a levar c UV directos?! Essa é novidade.... nem tds sao parvos p irem p a praia sem protector e sem chapeu. Inclusive estavamos de oculos de sol e levamos 2 chapeus de sol para estar cada uma de nós num e assim garantir q a totalidade do corpo ficava á sombra

      Eliminar
    3. Da próxima vez é pegar e ir fazer uma visita ao IPO.
      tenho para mim que se a malta visse os resultados da falta de cuidados e da exposição solar a horas indevidas se deixava de coisas.
      Se entrassem no IPO e vissem o que passa quem faz quimio e radioterapia, quem tem que fazer amputações ou quem não tem mais esperança nenhuma...

      Mas se querem ter comportamentos de risco, numa próxima vez é dar um cigarro à irmã mais nova. YOLO!!

      Para mim levar menores à praia nos horários perigosos devia ser punido como negligência e exposição a danos físicos. Aposto que se deixavam destas m**** se lhes custasse no bolso.
      É como o uso da cadeirinha, há malta que nem o cinto põe aos miúdos ou os manda agarrar só no cinto por causa da polícia. Depois morrem nos acidentes pois morrem mas pelo menos os papás não pagaram a multa 🤬🤬

      Ando um bocadinho farta de pais negligentes sinceramente...

      Eliminar
    4. Esta malta é mesmo extremista e depois desconversa e nao responde ás perguntas ... eu volto a perguntar: estando com protector solar 50, oculos de sol e completamente debaixo do chapeu é falta de cuidados e exposicao indevida?

      Nao percebi a piada dos pais negligentes, nem dos menores.... eu tenho 32 anos e a minha irma 25, continua a ser mais nova mas nao é menor ;-) se ela nso achasse adequado nao me tinha pedido p ir á praia comigo. Ah, e nunca lhe ofereci um cigarro, acho q se ela quiser fumar ela la sabera da vida dela.

      E quanto ao IPO, a nossa mae é la acompanhada. Somos muito brancas e com sardas e sinais. Ela ja teve de retirar um sinal por suspeitas de ser algo mais grave, felizmente ate agora nao teve nada muito serio. Por isso, exactamente eu e a minha irma fomos educadas para usar sempre protector 50( eu coloco tds os dias mesmo so p ir trabalhar), chapeu, oculos de sol, e so nos expomos ao sol directo apos as 16h.

      As pessoas confundem ter cuidado com fugir da praia.
      Claro q eu tb acho parvo aquela malta com miudos de 5 anos na praia ás 13h, sem chapeu e nem protector lhes poem, mas nao podem por tdas as pessoas "no mesmo saco"

      Eliminar
    5. Os chapéus de sol não protegem totalmente contra os uv, os raios reflectem na areia e queimam-nos, tenho uma amiga que apanhou um escaldão assim, pôs protector mas e não saiu um minuto debaixo do guarda sol, ficou uma lagosta!

      Eliminar
    6. Mas a água do mar e a areia reflectem os raios UV, além de que os chapéus de sol também não protegem a 100% (não é como estar à sombra de um prédio). :)

      Eliminar
    7. Na praia há sempre reflexos do sol, por isso nem debaixo do guarda sol nem dentro das tendas anti-uv. Nas horas de maior calor e sol mais directo é sair da praia, almoçar, descansar e depois regressar.
      Nestes dias de vaga de calor só vou à praia a partir das 17/17:30. E ainda aproveitamos bem! A alternativa é ir logo às 8/8:30 mas quando é assim às 10:00 saio, tal é a tosta.

      Eliminar
    8. Pois, mas p fazer isso so ia á praia quem mora la ou tem alugada uma casa de ferias. Os pobres, q moram longe e que têm de conduzir uma hora p chegar á praia e levar farnel q nao ha ca dinheiro p restaurantes de praia como faziam? Nós sempre tivemos de ir de manha, almoçar sandrs na areia debaixo do chapeu e voltar ao final do dia p casa.

      Eliminar
    9. E ja agora, se somos branquinhas e fomos la e nao apanhamos nenhum escaldao como explicam isso? Eu sei q a agua e a neve reflecte os raios de sol. Da areia nunca tinha ouvido.... mas se fosse assim entao nós deviamos ter apanhado escaldoes toda a nossa vida, sempre ficamos na praia debaixo do chapeu e isso nunca aconteceu. Desculpem la, mas ha qq coisa estranha no q estao a dizer pois nunca nos aconteceu.

      Eliminar
    10. https://ccci.pt/o-que-toda-a-gente-precisa-de-saber-sobre-exposicao-solar/

      "Contudo, a neve, a areia e a água refletem a radiação solar, razão pela qual é necessário usar protetor."

      Eliminar
    11. Os reflexos danosos do sol chegam uns bons anos depois. Eu passei as minhas infâncias assim, dias inteiros na praia dentro de tendas de lona nas horas de calor e a comer panados com arroz, era óptimo de facto, mas há dois anos saiu-me a fava do melanoma...
      Ricos ou pobres, saiam da praia nas horas em que o sol está mais directo por cima de nós. Há tantos sítios onde passear...

      Eliminar
    12. O comentário de pais negligentes é meu. Não tinha ainda a resposta de estar debaixo de um chapéu mas, a menos que tenha protecção UVA e UVB então estão sim a levar com radiação directamente através do dito chapéu, já para não falar das indirectas.

      Eu moro a +-1 hora da praia e mantenho tudo o que disse sobre os pais exporem menores a essas circunstâncias.
      E também aposto que se conhecesse pessoalmente o IPO por dentro deixava de brincar com a sua saúde ou então não... Mas como é adulta e está a decidir por si, é problema seu.
      Ao contrário das crianças com pais que só pensam no próprio umbigo e os expõe a risco de cancro só porque têm preguiça aguda de acordar cedo parassair cedo da praia ou de ir ao fim do dia para a praia... Neste momento entre as 17 e as 21 h há muito tempo disponível para poder usufruir da praia e do mar. Mas não, é mais giro estar às 14/15 h na praia com os miúdos... Se daqui a 20/30 anos morrerem de cancro provavelmente não se vão lembrar da m***que fizeram aos filhos.

      Eliminar
    13. Só porque não apanham escalões não quer dizer que não estejam a fazer danos à pele.

      Eliminar
    14. Podem sempre alugar uma barraca ou pelo menos estar vestidos durante as horas de maior calor.

      Eliminar
    15. anonimo das 2:17 e das 00:18

      eu vou so repetir mais uma vez a ver se as pessoas lêm todos os comentários anteriores antes de responder: eu estou a falar de estar com protector 50 (UVA e UVB) no corpo todo e estar completamente debaixo do chapeu

      coloco sempre, sempre protector, e sempre 50 , com protecao UVA e UVB. alias, mais do que o chapeu, acho que o protector é de longe o mais importante. e de qq modo estamos a falar de chapeu em condições pq há uns dos chineses tao finos que quase nao protegem nada, parece que o sol passa todo.

      as poucas vezes em que apanhei escaldao foi porque me escapou algum sitio, tipo orelhas, pés e este ano que ainda nao sei como fiz aquilo, geralmente vou colocando protector por zonas, de forma sequencial, e acho que coloquei nas pernas, depois nos pés e falhei o tornozelo (fiquei ali com 3cm à volta do tornozelo vermelhos....)


      Anonimo das 22:18
      realmente nao sabia que a areia reflectia o sol, pensei que era so a agua e a neve. mas repare que a propria frase diz para usar protector e nao para fugir da areia :-)

      Eliminar
    16. Anon das 17:44h não percebi a relação entre ser pobre e viver longe da praia, e ter que passar o dia todo na praia. Eu também não sou rica, nem moro ao lado da praia, mas se chegar à praia às 8h e sair ao meio dia não é suficiente? Ainda dá para almoçar em casa, nem precisa de levar o farnel todo atrás. Nunca irei perceber a necessidade que as pessoas têm de passar mais de 10h na praia.

      Eliminar
    17. Anónima das 10h21, se uma pessoa gasta €20 em gasolina não será para só ir à praia de manhã. Quem vive longe da praia não vai muitas vezes, logo, é normal querer aproveitar quando vai.

      Acho muito mais realista recomendar um almoço mais demorado, proteção alta e um bom chapéu de sol do que simplesmente ir embora da praia ao meio dia.

      Eliminar
    18. Anonima das 10:21 , leia o comentario a seguir ao seu p perceber.

      No meu caso demoro 1:30 a chegar á praia, portanto p la estar ás 8h tinha de sair de casa ás 6:30, e entao levantar-m ás 6h pelo menos. Acha q alguem q quer aproveitar o dia de praia se levanta ás 6:00???

      Eu vou talvez umas 4/5 vezes por verao á praia. Portanto qd vou se estiver la 10h nao me chateia.

      A questao de ser pobre era no sentido de nao poder alugar casa na praia e ficar la uma semana e portanto poder ir almoçar a casa. Qd diz q n mora na praia mora a q distancia? É q uma coisa é morar a 15min, outra coisa é a 1:30 como eu.

      Eliminar
    19. Se for a meio da tarde não apanha as horas de mais calor e tem na mesma muitas horas para lá estar.
      Acho que simplesmente está habituada a ter maus hábitos e nem pensa noutras formas de o fazer. Mas enquanto não expõe menores a esse hábito é um problema seu.

      E se os chapéus de sol que usa, se eles não tiverem protecção UV é como estar debaixo do sol directamente.

      Eliminar
    20. Tendo em conta que gosto de sair da praia às 18h, que é quando geralmente começa a ficar vento, não, se for a meio da tarde não aproveito nada. Chatas!

      Eliminar
    21. "E se os chapéus de sol que usa, se eles não tiverem protecção UV é como estar debaixo do sol directamente. "

      então explique-me la uma coisa, e esquecendo a praia, falando em vida normal na cidade, quando se está na rua para ir a algum lado, na escola etc: a minha roupa com certeza nao tem protecao UV e nunca me queimei nas partes do corpo que estavam vestidas. Mas por ex, em adolescente já me queimei ao fundo das costas, naquele espaço que fica entre o top e os calções que nao me lembrei de precisar de protector solar lá.

      o chapeu de sol dara o mesmo nivel de protecao da roupa (nao considerando obviamente aqueles muito finos e fracos que sao baratinhos mas nao prestam)

      Eliminar
    22. "tem na mesma muitas horas para lá estar."

      se eu for para lá para chegar às 16h como mencionam, tenho de sair às 19h, para chegar a casa às 20:30 e ainda ir tratar de jantar e tal. Sao, na pratica 3 horas de praia, sem contar com o tempo que demoramos do estacionamento a pé até à praia mais o montar o chapeu, corta vento, etc. Dara cerca de 2h30 uteis de praia.
      Sinceramente para o dinheiro que se gasta em gasolina acho muito pouco.

      Nem 8 nem 80: 10h de praia é muito, é verdade, mas se seguisse o seu conselho, estar apenas 2:30 na praia é mesmo muito pouco.

      Eliminar
    23. Tanta gente enervada!! Deixai pra lá as miúdas em paz!

      Eliminar
    24. Faz como entender, claro.
      Já lhe explicaram acima que não é só através dos escaldões que se fazem lesões na pele.

      Eliminar
    25. Os comentadores que aconselham uma visita ao IPO é um olhar sobre os efeitos da quimio e radioterapia como forma de alerta para o cancro de pele/melanoma já fizeram o que aconselham? Se sim, quantas pessoas estavam a fazer quimio/radioterapia para tratar o melanoma?
      O cancro de pele causado pela exposição irresponsável ao sol é grave, não há dúvida, mas não é menos grave que se atirem "fantasmas" para o ar só porque sim.
      Se querem ser levados a sério sejam sérios nos argumentos.

      Eliminar
    26. Eu sou uma dessas pessoas. Fiz duas teses na área do cancro.
      Não é lançar um fantasma, é lançar um alerta. Não desejo o cancro a ninguém, da mesma forma que não desejo que o meu pior inimigo tenha que se submeter aos tratamentos (que tem efeitos secundários muitas vezes graves e irreversíveis).

      Brincar com a saúde é engraçado até ao dia em que temos que lidar com as consequências. Que um adulto o faça é problema do próprio, que o faça aos filhos para mim é negligência pura.

      Eliminar
    27. Só por curiosidade: qd vêm uma criança obesa e os pais a darem-lhe mts doces tb lhes vão falar sobre diabetes?

      E qd os vêm no MacDonalds tb lhes vão falar sobre os perigos do colesterol?

      E qd estão na feira popular a andar nos carrosséis vao lembrar aos pais o perigo de terem acidentes e morrerem de queda/esmagamento/sei lá?

      Parece a malta histérica da amamentação: até podem depois andar a dar aos putos comida enlatada e nada saudável, mas nos primeiros meses tem de ser amamentado e quem da biberão são monstros, mesmo q esses pais até depois lhes dêm comida saudável

      Criança 100% saudável e sem riscos só fechada em casa a comer comida biologica produzida no quintal ;-)

      Disclaimer: não sou mãe, não tenho filhos, se tiver n faço ideia a q horas os levarei à Praia. Mas dos comentários q li aqui há gente mto nervosa c a vida dos outros. Espero q tratem os vossos filhos tão bem como apregoam

      Eliminar
    28. Anónimo das 22:24, aqui não se está a abordar ninguém na rua, está a discutir-se um assunto a S* deu mote. Caso não saiba, é o que se faz nos blogs: comentários a posts.
      E sim, expôr as crianças propositadamente a perigos vários (ninguém pode alegar que não sabe os malefícios do fast food ou da exposição solar a determinadas horas) É NEGLIGÊNCIA!
      O sol é óptimo, fornece-nos vitamina D e aumenta-nos os níveis de seratonina. Mas há que saber doseá-lo!
      O vinho tinto também é bom para o coração mas É IRRESPONSÁVEL (e criminoso!) conduzirmos bêbados, certo? Bolas, é assim tão fácil compreendermos os perigos do álcool e da droga e tão difícil os perigos do sol e da obesidade infantil?

      Eliminar
    29. Nestes casos, tomara que houvesse mais "gente muito nervosa com a vida dos outros"! Ninguém está a falar da vizinha que comprou um tapete feio ou um carro que gasta muito!
      Muitas vezes, é graças às "pessoas muito nervosas com a vida dos outros" que se denunciam os casos de abuso e negligência!

      Eliminar
    30. Óbvio que na rua não vou dizer nada a ninguém. Da mesma forma que quando saio da praia e vejo pais a chegar com crianças também não os abordo. Mas apenas não chamo a cpcj porque infelizmente a exposição solar num horário perigoso não está prevista como maus tratos ou negligência.

      É como a obesidade infantil. Não está prevista mas só porque a lei não prevê significa que podemos brincar com a saúde das crianças?
      Ricos pais...

      E é desnecessário tanto drama na resposta que dá também. Ninguém disse que as crianças têm que ficar fechadas em casa. Até parece que os dias em vez de terem 24h apenas existem das 11h-16:30h!!
      Se são assim tão egoístas que não conseguem evitar as horas de perigo para a saúde de crianças se calhar o melhor é mesmo não os ter sequer...

      Eliminar
  2. E o estudo de que só 40% dos pais aplica protector solar nos seus filhos? Medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo!!! Terror ...

      Eliminar
    2. A sério 😱😱😱
      As pessoas sabem o que é o cancro da pele??

      Eliminar
    3. Eu conheço alguém que teve cancro na pele e mesmo assim vai para a praia só a partir do meio dia e vive para apanhar sol portanto... Acho que há gente a quem o cérebro já esturricou.

      Eliminar
  3. Acho que não. Acho que o cérebro já vem torrado de nascença ou pelo menos muito antes de haver calor... :))

    ResponderEliminar
  4. Para que percebam de uma vez por todas, podem levar meia dúzia de chapéus, que das 12h as 16h,nada vos safa! Os raios solares reflectem na areia e mesmo debaixo do chapéu estamos expostos! Quanto a estar melhor na praia,ontem várias pessoas foram assistidas por excesso de calor,conselho do médico, ir para casa,fechar janelas,borrifar o rosto,ligar ventoinhas etc... Em qualquer lado já se compra uma ventoinha barata,nem é preciso ter ar condicionado!

    ResponderEliminar
  5. Com tanto aviso,tenham paciência... Tenho penas das crianças que não tem culpa seja a horas impróprias na praia,seja sem cinto de segurança!!! Estamos no ano de 2018!Tecnologia! Pois...

    ResponderEliminar
  6. Eu não aguentaria na praia com este calor, credo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se onde é mas principalmente na zona centro/norte, as temperaturas da praia são bem mais baixas que nas zonas sem praia :)

      Eliminar
    2. eu vivo à beira da praia e garanto que está medonho de qualquer das formas.

      Eliminar
    3. Exactamente, no distrito de coimbra, nestes dias a diferença eram 8 ou are 10 graus

      Eliminar
    4. Anónimo das 23h22, por isso é que disse que depende das zonas. Em Coimbra e em Aveiro (e penso que para o norte se verifica o mesmo), a diferença de temperatura é grande.

      Eliminar
  7. As pessoas são mesmo é parvas, completamente inconscientes. Acham que o protector, a tshirt, o chapéu, os óculos e mais não sei o quê as protege. E é escusado tentar convencê-las do contrário, apesar dos inúmeros alertas nesse sentido, porque elas é que têm razão! Azarinho se algo lhes acontecer. Não tenho pena. Só das pobres crianças que arrastam com elas...

    ResponderEliminar
  8. Protetor. Beber muitos líquidos e sempre dentro de água. E tenho passado muito bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, a água tira o protector.

      Eliminar
    2. É sabido que os raios solares não entram na água. Com certeza.

      Eliminar
    3. Oh, pah voces sao chatos, a agua tira o protector mas a parte do corpo q está completamente dentro de agua nao vai apanhar raios solares. So se for nas aguas limpidas e transparentes das caraibas onde voces andam pq na agua portuguesa sol nao passa

      Eliminar
    4. É impressionante a falta de informação... Claro que passa!!
      Tb deve achar que qd está nevoeiro não corre riscos...

      Eliminar
    5. entao a ver se nos entendemos: os raios solares reflectem na agua e atingem o corpo que está fora da agua ou entram na agua normalmente e queimam o corpo que está dentro de agua?

      é que nuns comentários somos burros porque nao sabemos que os raios reflectem na agua, e noutros somos burros porque nao sabemos que os raios entram na agua. Já agora, eu sou de opinião que os raios solares reflectem na agua, por isso nao se queima o corpo que está dentro de agua, mas temos de ter ainda mais cuidado com a parte do corpo que está fora de agua pois essa apanha os raios solares directos mais os que sao reflectidos na agua

      Eliminar
    6. Por essa lógica tem de ficar horas submersas só com a cabeça de fora xD

      Eliminar
    7. Não é uma questão de opinião mas de factos científicos. Está na Internet, vá ao Google e pesquise no Google académico por exemplo.

      Isto se não teve Físico-química no 7o (ou no 8°?) onde explicaram que acontecem ambas as coisas.

      Eliminar
    8. eu nao vou para a agua nas horas de maior calor, mas se for por ex às 16h, reforço novamente o protector da cintura para cima (que é a parte que no meu caso geralmente fica fora de agua) mas nao vou pôr protector nas pernas antes de ir para a agua porque nao faz sentido, já que a agua vai tirar o protector e de qualquer modo se as pernas estão completamente dentro de agua nao queimam

      Eliminar
    9. anonimo das 22:02

      eu sei que nao é de opiniao, que serão factos cientificos, mas eu nao sou da area de ciencias. e a net vale o que vale, porque de certeza que há sites que dizem uma coisa e site que dizem outra. lá eu me lembro ao pormenor do que dei no 7º/8º ano.... quando disse "na minha opiniao" , queria dizer no sentido da ideia que eu tenho, do pouco que eu me lembro de ciencias

      Eliminar
  9. Costumo sair da praia por volta das 11:30h e... Parece que vou em contramão. Sou eu a partir e os outros a chegar, com crianças pela mão.
    Só atravessar o areal a escaldar já custa, não sei como é que eles aguentam aquelas horas terríveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Que comentario sensato. Para mim seria impensável ir para a praia com a minha filha de 4anos às 12:00.
      A minha filha começou c 4meses a fazer praia, c autorização da médica. Chegava á praia cedo com protector mineral na criança mas saía religiosamente às 11.
      Hoje já sou mais benevolente mas 11:30/12:00 toca a sair da praia.
      E os comentários que oico porque venho muito branquinha das férias? Quero lá saber... Sempre fiz horário de crianças ,mas agora acham "normal" porque tenho filhos.
      Com o sol não se brinca. Mas é tão giro vir das férias "pretos" do sol.

      Eliminar
    2. Sempre fui branca, com sardas, fiquei bronzeada. So me coloco na toalha a apanhar sol depois das 16h. até essa hora estou todo o dia na praia debaixo do chapéu. Não percebi o q è q ficar todo o dia na praia tem a ver c ficar "preta"

      Eliminar
    3. Geralmente quem quer mesmo ficar "preto do sol" não tem o cuidado de respeitar os horários de cuidado com o sol. Se respeitassem, ficariam "apenas" bronzeados mas isso não é suficiente para muita gente. :)

      Eliminar
    4. Se a pessoa é branca e, passado 15 dias de praia, está preta... É ÓBVIO QUE ABUSOU DO SOL e nenhum excesso faz bem a ninguém.
      É como a pessoa ter um determinado peso e, no espaço de somente 1 mês, perder ou ganhar 10 kg! Nenhuma mudança drástica é positiva...
      Já aqui se está farto de dizer que o guarda-sol não nos protege inteiramente! Mas já agora queria saber qual é o gozo de estar, como vocês afirmam que estão, das 12h até às 16h debaixo de uma sombrinha. Lêem os clássicos? Ouvem as conversas dos vizinhos do lado? É que nem dá para estar deitado a dormir a sesta, alguma parte do corpo (se tiverem mais de 1,50m) fica sempre de fora...

      Eliminar
    5. Tenho 1,57m, levamos sempre um chapeu por pessoa e combinando-os da para ter aobra para todos. Se mesmo sobrarem so os pezinhos coloco uma tshirt a tapar. Nunca fico com parte do corpo directamente exposta. Nessas horas almoço, durmo a sesta ou estou no tlm a ver blogs.

      Sou branca, nunca bronzeio e os colegas de trabalho costumam “gozar” qd volto de ferias e continuobranxa. Eu explico: todo o dia na praia mas sempre com protector 50 reposto varias vezes ao dia e nas horas de maiorcalor debaixo do chapeu. Eles acham q eu sou parva de ir á praia e nao aproveitar p ficar preta, voces acham q sou parca de ficarna praia nas horas de calir... nso da pra agradar a todos ;-))

      Eliminar
  10. Acredito que para quem vive perto da praia seja mais fácil evitar as horas de maior calor. No entanto, a minha família vive a mais de 1h30 da praia mais próxima e, como tal, quando vamos é para aproveitar o dia todo. Saímos para almoçar, mas que almoço dura 5h?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem fazer praia de manhã e almoço piquenique num parque com sombra, descansar e ler um bocadinho, depois regressar a casa. Por exemplo!

      Eliminar
    2. Mas nem todas as praias têm parque com sombra. Eu nao sei de q zona sao, mas eu sou do distrito de coimbra e as praias onde vou sao em pequenas localidades tipo aldeias. Nao têm parque ou o parque da p 6 familias á sombra...

      Eliminar
    3. E ir a meio da tarde??

      Eliminar
    4. Anónimo das 22:22, respeito mas não seria a minha escolha. Para mim, vivendo longe da praia, um dia de praia é isso mesmo, não são umas horas. O que faz sentido para mim é sair por volta das 13h para almoçar, dar uma volta e voltar para a praia. Por acaso, como não gosto de passar o dia inteiro na vida toalha/água, costumo ir para Sesimbra, que dá para dar uma voltinha pela vila quando me apetecer ou o calor apertar muito. E também não iria para a praia em dias de calor como os que estiveram na semana passada. De resto, acho que se houver bom senso nada obriga a fugir com medo do sol ao meio dia para nunca mais voltar.

      Eliminar
    5. Em Quiaios por exemplo tem parques à sombra bastante perto..

      Eliminar
  11. Que post cheio de julgamentos... era capaz de melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se "era capaz de melhor", faça melhor...

      Eliminar
    2. Não era eu que estava em questão mas obrigada pela sugestão caro Francisco, saiu foi ao lado.

      Eliminar
    3. Sim, perfeitamente...há quem diga que por vezes de lado é melhor...

      Eliminar
    4. Em 2018 não se pode ter opinião nem criticar nada (mesmo que seja completamente estúpido). Que mundinho politicamente correcto e imbecil que estamos a criar...

      Eliminar
    5. Acho que a Sara não percebeu a ironia do Francisco.

      Eliminar
  12. Oh pessoas, tanta crueldade e tantos julgamentos... sejam felizes e deixem os outros serem e viverem como bem entenderem! Mais amor e compaixão uns pelos outros. Vivam a vossa própria vida e deixem lá a dos outros. Quem não tem comportamentos de risco (seja em relação ao sol, à alimentação menos saudável, falta de exercício físico, hábitos como fumar ou beber... que também provocam doenças, morte e cancro) que atire a primeira pedra. Somos todos os moralistas mas é na casa dos outros e em relação ao que não fazemos. Olhar mais para nós e tornar-nos melhores pessoas é preciso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente...dar "pérolas a porcos", não vale a pena!

      Eliminar
    2. Eu posso então atirar-lhe a pedra ?

      Eliminar
    3. Estou grávida da 2minha segunda filha e disse aos meus colegas num almoço que nao excluo um panache ou copo de sangria na gravidez. Uma colega minha apontou me ligo o dedo a dizer que nso podia beber, fazia mal. Curiosamente esta minha colega na gravidez fumava que até fazia confusao. Nunca abdicou do cigarro mas soube criticar porque ao longo de 9meses sou capaz de beber 2copos de sangria. Os cigarros nao fazem mal só um copo de vinho.

      Eliminar
  13. Eu sempre me levantei às 5:30h para estar na praia às 8h... E não me faz mal nenhum! Saio da praia ao 12h e já almoço em casa. Assumam que não gostam de acordar cedo nem se preocupam em deixar o almoço preparado de véspera, não digam que são "pobres", vivem longe da praia e, por isso, têm que esturricar das 11h às 16h que é "para aproveitarem bem dia"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, a senhora é a maior e toda a gente tem de fazer igual a si, é isso?

      Eliminar
    2. a ideia das ferias é descansar, é gozar a vida. por isso a malta vai para hoteis em que lhe fazem o pequeno almoço e lhe limpam o quarto.
      se eu me tiver de levantar às 5:30 para estar na praia, desculpe mas ao fim da tarde vou estar cheia de sono e rabugenta, isso nao é aproveitar um bom dia de praia. e se sai da praia às 12h significa que nao volta? fica em casa a tarde toda. portanto faz o esforço de levantar cedo, gasta gasolina para ir à praia e fica a tarde toda em casa? isso é como ir ver um jogo de futebol, pagar o bilhete e sair no final da primeira parte.

      eu nao tenho problema nenhum de dizer que nao gosto de acordar cedo nas ferias, por isso é que sao ferias para descansar. se for todo o dia à praia levanto-me às 8h, para sair de casa às 8:30 e estar na praia às 9:30. também nao sou daqueles doidos que chegam à praia às 12h....

      e continuo a insistir: nao comparem as pessoas que estao das 11 às 16 com protector solar debaixo do chapeu, com os doidos que vao sem chapeu e deixam as criancinhas brincar na areia e nem protector solar lhe poem.

      Eliminar
    3. Eu não gosto de acordar cedo. Por isso vou para lá às 17h e saio qd calha.
      Como não é todos os dias por vezes até jantarmos lá perto. Se não tiverem dinheiro para isso, podem levar o farnel como levariam se fossem para almoçar...

      É aquela situação onde quem não quer arranja desculpas e quem quer arranja soluções.

      Mas cada um sabe de si, já com miúdos atrelados é pura negligência.

      Eliminar
    4. Não digo para fazerem como eu, digo é para assumiram que não estão para se levantar cedo e fazer alguns sacrifícios. Vocês assumiram mas outros comentadores disseram que tinham que ficar o dia todo porque eram "pobres" e tinham que justificar os 20 euros (?) de gasolina. Ora eu gostava de saber se, quando pagam 7 euros num museu ou de entrada noutro local, também passam lá o dia inteiro para ser dinheiro bem gasto!...
      Anónimo das 10:05, para si só há duas hipóteses? Ou se está na praia ou se está fechada em casa? Para mim, há muito mais...

      Eliminar
    5. Oh sim, porque levar farnel p almoçar na praia durante o dia e c bom tempo é a mesma coisa do q jantar á noite na praia, ja escuro, quase sem ninguem na praia e estar ja vento e frio....

      E ja agora p mim praia é efectivamente estar na areia, no mar. Portanto geralmente da ate ás 19, 19:30. Depois disso, pelo menos no Norte, está frio, salvo dias raros. Se chega ás 17h fica la 2h...

      Eliminar
    6. Mas acham que alguém quer saber se vocês passam o dia na praia? Trabalhem para o bronze à vontade, minhas senhoras! Os melanomas não se pegam nem nada...

      Eliminar
    7. Quem não quer... Desculpas e tal...

      Arranja tantos problemas simplesmente porque não quer dar parte fraca de que há outras alternativas e que simplesmente não quer mudar os hábitos.
      É como os fumadores, toxicodependentes, alcoólicos e viciados afins... O problema é seu. Apenas lhe tentaram mostrar alternativas e soluções para os seus 1001 "impedimentos" apresentados.

      Eliminar
    8. Por isso nunca vou á praia sem ser nas férias. Não estou para acordar de madrugada para ir para a praia.
      Sou feliz assim... Não ponho la os pés e durmo mais umas horas. Win win situation.

      Eliminar
    9. Não percebi a parte das ferias. O sol não è o mesmo em fins de semana normais ou de férias? Se não acorda de madrugada então vai a Praia às horas de maior calor? Juro q não percebi o comentário, fiquei confusa....

      Eliminar
    10. Anónima das 22:15, o que o das 23:57 quis dizer é que só vai à praia se for de férias para um destino de praia, ou seja, se dormir nas redondezas e tiver fácil acesso à mesma. Não vai à praia nos dias em que está longe e teria que ir e voltar a casa no mesmo dia, percebeu?

      Eliminar
    11. Ok, percebi a logica.

      Eu por acaso sou exactamente o contrario, nunca iria “gastar” as minhas ferias num destino de praia. As ferias é p conhecer sitios novos, passear, museus, castelos, natureza, ir 1 semana descobrir toda a cultura de Florença ou os trilhos deslumbrantes dos Açores.
      Praia é nos restantes fins de semana do ano: uma hora de carro p a praia, ficar la o dia todo a aproveitar e voltar no fim do dia.

      Eliminar
    12. Anónimo das 17:08, sou quem lhe respondeu e também sou assim mas sei que há muita gente para quem férias passam-se na praia a não se fala mais nisso. Eu até acho um desperdício de dinheiro, sinceramente... Aquela história de resorts e ilhas paradisíacas não me seduz minimamente! Prefiro cidades, montanhas... Mas há muita gente que não pensa assim!

      Eliminar
    13. Podia ter sido escrito por mim! Férias para mim é sinónimo de viajar e conhecer sítios novos, praia vou aos fds quando estou em casa.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura