Avançar para o conteúdo principal

Das diferenças


Engraçado como o último post, que era sobre dar valor à vida, acabou por gerar tantos comentários de discussão saudável sobre a forma como cada um gasta o seu dinheiro.

Da minha parte, respeito inteiramente todas as formas de gerir as finanças. Só acho importante ser prevenido, pensar no amanhã, tentar fazer um pé de meia para as fases mais complicadas (e inevitáveis) da vida.

De resto, se uma pessoa opta por chapa-ganha/chapa-gasta ou por poupar para um grande sonho, é-me indiferente. Conheço obviamente pessoas que optam por diferentes gestões financeiras e consigo ver vantagens nestas duas formas de viver. A mim apenas me faz realmente confusão um casal (numa relação séria) não partilhar o dinheiro, mas isso sou eu. Para mim, seria inconcebível ter um homem a ganhar três vezes mais que eu e a não querer partilhar a verba comigo no que toca ao "bem comum" - jantares, cinema, viagens. Na minha modesta opinião, se um tem mais possibilidades, seria bonito e altruísta ajudar a proporcionar coisas melhores a alguém que, por motivos diversos, tem um salário baixo. "Ah e tal, mas quem ganha mais é porque se esforçou para isso...". Bom, todos sabemos que nem sempre isso é verdade. Mas, mesmo sendo verdade, acho que parte do Amor é gostar de partilhar com quem amamos. Seja companheiro, irmão, mãe, pai, filho... Não critico quem opta por essa separação "de bens", mas a mim faz-me alguma confusão, na minha forma de viver a minha relação.

Pegando nas questões das Viagens, eu adoro viajar. Acho mágico, o melhor investimento de todos! No entanto, por variados motivos da vida (que até nem tinham nada a ver com dinheiro), eu nunca viajei. Até aos meus 21 anos, nunca viajei. Passeios de um ou dois dias, dentro do país, eram a loucura do ano. Vai daí, acho que me habituei a não viajar... Mas quero muito poder proporcionar boas memórias de infância ao meu filhote e, no próximo Verão, certamente que vamos viajar a três. Este ano não dá, por falta de disponibilidade da minha parte... E quando eu puder, o homem já não vai poder. Mas o menino também é muito pequeno, por isso também não acho que seria uma viagem que ele fosse realmente apreciar.

Muitas pessoas comentam que eu digo que gostava de casar, mas que não me esforço para poupar para um casamento. Têm toda a razão. Gostava de casar, de ter um dia bonito, especial, com família e amigos... Mas, sinceramente, a ideia de ter de andar três, quatro ou mais anos a poupar para um casamento é algo inconcebível, para mim. Infelizmente, não nado em dinheiro, não tenho pais ricos e o BES já não existe... Por isso, para casar e ter um festa bonita, teria de poupar uns aninhos... O que implicaria deixar de usufruir de pequenos mimos durante muito tempo. Vai daí, acaba por não ser uma prioridade o casamento. Prefiro comprar coisas para o meu pequeno, para mim, poder aproveitar melhor a vida (coisa que não pude fazer durante os últimos anos). Sou muito mais feliz assim. O casamento, quando tiver de acontecer, acontecerá... E com a festa que a vida nos permitir.

Comentários

  1. O casamento nao é so uma questao de dinheiro, é uma questao cultural. No teu caso nao casastr, mas moras junta e tiveste um filho, portanto a vossa vida nao parou por nao estares casada. Mas na minha aldeia, estar "ajuntada" ja é olhado de lado, e ter um filho sem estar casada, oh meu deus, q escandalo. E nao tem so a ver c a opiniao dos outros, eu propria se fui educada assim tenho ideias mais conservadoras. Quando falei isto na altura c o meu namorado, ele disse q para ele tinhamos de morar primeiro juntos p ver como era a nossa dinamica de casal antes de me pedir em casamento. Entao la concordei em ir morar juntos durante um ano e depois teriamos de casar... casamos exactamente 1 ano e meio de estarmos juntos. Mesmo assim p a minha mae e avó foi estranho, mas pronto la aceitaram. Agora ter um filho sem estar casada, isso nunca me passaria pela cabeça.

    Tive uma prima q engravidou aos 16 anos, mas felizmente o pai do filho assumiu e continuaram a namorar e mais tarde foram viver juntos.. Quando tinham 23 anos decidiram casar e ela foi convidar a madrinha de batismo, e esta recusou-se a ir ao casamento " pq era uma palhaçada, ja estavam amigados na mesma casa e c um filho"....

    Outra coisa engraçada: a regra é convidar para padrinhos de casamento os padrinhos de batismo, convidar toda a familia (mesmo aqueles primos em 3o grau q mal conhecemos e precisamente do cemos nos casamentos) e nao convidar quem nao nos convidou. No trabalho tenho colegas q sao da cidade de coimbra e portanto tiveram outra educacao, outra forma de pensar. Dizia-me um q seria impensavel no casamento dele convidar pessoas q mal conhece ou ter de convidar os padrinhos de batismo q eram amigos dos pais dele mas q ele mal conhece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mesmo Portugal profundo!!!
      Eu nasci no interior norte e as pessoas mais velhas também pensam assim. Mas eu penso de uma forma diferente. Não sou casada mas sim unida de facto e tenho filhos. Sei que o meu pai tem pena de não casarmos e que sente alguma vergonha por termos filhos. Mas para mim vergonha é viver no século XXI e pensarmos como no século XIX ou XX. Haja evolução!

      Eliminar
    2. Para mim, só faz mesmo sentido convidar para casamento pessoas que realmente me dizem algo. Há sempre alguma família que se convida 'porque sim', mas nunca convidaria gente com a qual não convivo só para parecer bem.

      Quando me casar, se me casar, os meus padrinhos serão os meus padrinhos de baptismo apenas e somente porque EFECTIVAMENTE são pessoas que amo profundamente e que são verdadeiros pais para mim.

      Eliminar
    3. Distrito de coimbra, a 25 km da cidade de coimbra. Eu tenho 32 anos, e tenho nocao que sou um pouco conservadora, mas com uma diferença face á geracao dos meus avos e da minha mae: eu por ex nao me imagino a ter um filho sem estar casada mas nao critico nem me faz confusao quem o faz. Sao opinioes e cada um tem a sua. É como a religiao: eu casei pela igreja com missa completa e se tiver filhos serao batizados e irao á catequese. Ha mta gente q casa pelo civil e nem batiza os filhos, pronto sao opinioes. Eu preocupo-me com a minha vida, nao com a dos outros, o q ja é uma grande evolucao face ás geracoes anteriores.

      Quanto aos convidados, a minha familia nao é mt grande, portanto aqueles primos q eu mal conhecia eram so 20 pessoas e sei q a minha mae ficaria mt triste se eles n fossem convidados, e por outro lado eu ja tinha ido ao casamento deles (sou das mais novas) por isso, p mim, seria fslta de educacao nao convidar alguem q me convidou. Mas por ex, o tal meu colega de coimbra disse q nao convidou algumas pessoas q tinha ido ao casamento deles pq qd foi o cadamento deles eram proximos e agora 10 anos depois ja nao sao por isso fez sentido ir ao deles mas n fazia sentido convidar agora p o seu... e eu ate percebo a logica dele mas eu n seria cspaz de agir assim.

      Eliminar
    4. Infelizmente não é Portugal profundo não...

      Uma tia minha (não somos de Portugal profundo) disse algo do género por eu ir casar e já ter um filho e vivia há quase 2 décadas em Paris.
      Depois engoliu as palavrinhas todas qd os 3 filhos fizeram o mesmo que eu!! Foi tão bem feita...

      Honestamente não me faz sentido nenhum viver a vida com base na opinião alheia.

      Obviamente é uma questão de cultura e de vontades. Quem quer casar, casa, quem não quer não casa. Estávamos tramados se fossemos a fazer apenas o que os outros queriam...

      Eliminar
    5. Eu cresci numa vila com essa mentalidade. Era sufocante viver ali e, aos 22 anos, saí de casa para ir viver sozinha em Lisboa, com os únicos 500 euros que tinha. Não tinha trabalho nem conhecia ninguém além do namorado da altura (um miúdo de 18 anos e um relacionamento nada sério).
      Os meus pais apoiaram-me porque tinha acabado o curso de Comunicação Social e disse-lhes que ia procurar oportunidades de trabalho em Lisboa. A razão era mesmo apenas fugir dali.
      Foi o melhor que fiz porque nunca seria capaz de viver assim, rodeada de pessoas onde as tradições e a aparência valem mais do que qualquer outra coisa. Eu ali, fazia um piercing e era (fui) apelidada de drogada. Tens um namorado, acabas a relação e tens outro namorado e és uma leviana horrível. Aquilo era insuportável.
      Hoje, vivo a milhares de km dali, não sou casada e eu e o meu namorado somos muito felizes e pais de duas meninas com mais um menino a chegar. Curiosamente somos os únicos da minha família que têm filhos sem serem casados mas também os únicos independentes que se sustentam a si próprios e aos filhos sem qualquer tipo de ajuda (não critico quem tem ajuda, claro, apenas as prioridades em que as pessoas conservadoras têm).
      Somos todos diferentes e isso é muito bom por isso não critico quem pensa de forma diferente da minha mas pais e familiares ficarem envergonhados dos filhos por não serem casados ou haver pressão para isso por causa da cultura é algo que me mexe muito com os nervos. É por causa dessa mentalidade que muitas mulheres (e homens) vivem toda uma vida infelizes, em relações horríveis, sem pensarem sequer em divorciar-se ou procurar uma alternativa de vida.
      Os meus pais viveram assim a vida toda, por terem uma casa grande e por medo do que os outros haveriam de pensar. Se algum dia gostaram um do outro não sei, mas duvido. A prioridade deles era fazer uma vivenda enorme e vistosa (que fizeram) o preço disso foi a felicidade de nós todos. A minha infância foi muito má, solitária e traumática (embora nunca tenha sofrido abusos físicos ou violência, foi apenas abandono emocional) e, em parte, culpo a mentalidade retrógrada do sítio e da família onde cresci. Ainda hoje me sinto mal quando coloco os pés ali e evito ao máximo. :D

      Eliminar
    6. Penso tal e qual o anonimo das 12:49. Cada um que faca de si o que quiser. Concordando ou nao e problema deles, nao meu.

      Eliminar
    7. Vivo numa cidade pequena a 30km do centro do Porto e aqui, embora se esteja a evoluir com o passar do tempo, ainda há muito preconceito nestas coisas. Tal como um comentador referiu penso que no post anterior, viver com os pais até casar é muito comum, os pais ainda pagam casamentos (ou sentem muita pena e vergonha se não o puderem fazer), é normal os pais quererem ajudar os filhos, mesmo que isso implique viverem com eles muito tempo para juntar para o casamento ou viver com eles depois de casados...Ainda é comum só sair de casa dos pais para casar, aceita-se que as pessoas vivam juntas sem casar mas as pessoas olham de lado, ter filhos sem casar é estranho... Ninguém critica abertamente, mas no fundo ninguém acha muita graça a estas modernices. Prova disso é a minha avó que diz que nós devemos ser felizes e que não se importa nada que nós vivamos juntos sem casar, mas depois diz que não vai ao nosso casamento se decidirmos casar depois de vivermos juntos e, ainda por cima, se for só pelo civil. Tem 83 anos e nunca saiu dali, é super religiosa e tem lá as crenças dela.

      Acredito que a minha forma de pensar também possa ser conservadora em relação a alguns assuntos. Para mim, teria saído de casa dos meus pais para casar porque casar é importante para mim. Para o meu namorado não é. Decidimos viver juntos antes mas ainda quero casar. Ter filhos sem casar, para mim, não é possível. Não condeno quem o faz, obviamente, mas não é a vida que eu quero para mim. Quero ter filhos depois de casada, sempre tive essa ideia e é assim que vai ser. Tenho imensos primos que não casaram e têm filhos e, para mim, está tudo bem com isso, só não é o que eu quero para mim. Se sonho em casar, quero casar primeiro.

      As mentalidades, costumes e culturas mudam muito com o sítio onde vivemos e as pessoas que nos rodeiam. Estudei fora, vivi fora, mas não me imagino a morar longe daqui. Quero esta vida calma de cidade pequena, mesmo que tenha que ouvir mexericos e viver com pessoas com mentalidade mais fechada. Percebo que isso choque muita gente de cidades maiores, pessoas que nunca ouviram falar de tais coisas nem sabiam que estes preconceitos e modos de vida existem, mas é aquilo a que me habituei e é aquilo que gosto.

      Eliminar
    8. Eu não sinto necessidade de casar. O marido muito menos. Massss... gostava de o fazer! Sinto-me muito inclinada a fazer um casamento mesmo low-cost, com um vestido branco/bege sem ser específico de casamento, com apenas festa num restaurante bom. Custa-me a ideia gastar alguns milhares numa celebração. Já vivo junto há seis anos e meio... o casamento faz todo o sentido, para nós, mas não enquanto festa grandiosa. Quero lá saber do que os outros pensam. Eu quero casar por mim, pelo meu homem, pelo meu filhote.

      Eliminar
    9. No meu casamento tive 27 pessoas. Não foi de todo uma coisa low-cost porque foi quase uma cena de filme, mas se fosse hoje garanto que ainda teria lá menos gente. O plano inicial era mesmo casarmos só os dois num sítio paradisíaco qualquer :)

      Eliminar
    10. Eu tive 20 pessoas no meu casamento, o meu vestido foi comprado online (chi chi londom, BTW, tem coisas giríssimas para esse efeito) e não foi muito barato porque decidi fazer a cerimonia civil, o jantar e a noite de lua-de-mel na Pousada de Viana do Castelo, que não é propriamente low-cost. Mas podia ter gastado muito menos se optasse por um sítio mais barato e fosse dormir a casa.
      Já morávamos juntos há bastante tempo e decidimos casar num impulso de 'e se'. Em dois meses estava tudo pronto e só não foi antes por causa do dia que decidimos escolher. Foi como queríamos e muita gente levou a mal não ter sido convidada. Temos pena. O casamento era nosso, nós pagamos, nós decidimos.
      Casar para fazer a vontade aos pais/avós/família, para parecer bem, para não ser falado é uma coisa tão pequenina que não me entra sequer na cabeça. Casar, viver junto, viver cada um na sua casa, com 10 filhos ou sem filho nenhum (porque, infelizmente, ainda há muita gente a ser pai porque assim ditam as regras, embora a predisposição natural seja abaixo de zero), seja, desde que o façam porque esse é a vontade de casal e não porque 'alguém' ditou que assim fosse.

      Eliminar
    11. acho que a Claudia nao leu bem os comentários acima:

      "Casar para fazer a vontade aos pais/avós/família, para parecer bem, para não ser falado é uma coisa tão pequenina que não me entra sequer na cabeça"

      não vi ninguem a dizer que o fez por estes motivos. li foi pessoas a dizerem que nao o fizeram e por isso foram criticadas, mas continuaram sem se casar :-)
      acho que hoje em dia para a malta da geração dos 20/30/40 anos isso já nao acontece.

      Eliminar
    12. Ao anónimo das 18:13:

      " Mas na minha aldeia, estar "ajuntada" ja é olhado de lado, e ter um filho sem estar casada, oh meu deus, q escandalo. "

      "..Ainda é comum só sair de casa dos pais para casar, aceita-se que as pessoas vivam juntas sem casar mas as pessoas olham de lado, ter filhos sem casar é estranho... Ninguém critica abertamente, mas no fundo ninguém acha muita graça a estas modernices"

      ;)

      Eliminar
    13. anónimo 31 julho 2018 18h13,

      Não sou a Claudia, mas também fiquei com a mesma ideia que ela.
      Pelo que vi aqui (neste post e no anterior), há muita gente que ainda o faz, infelizmente.
      E eu também pensava q isso já não existia

      Eliminar
    14. Claudia, fui eu q escrevi esse comentario. Vou explicar melhor a ver se me faço entender: na minha aldeia é olhado de lado e sim comentam, mas eu nao vou deixar de fazer a minha vida como eu quero por causa disso. Uma coisa é reconhecer a pressao social e o q as pessoas falam, outra coisa é mudar a minha vida e fazer de forma diferente por causa dos outros. Eu nao o faço e pareceu-m q os outros comentadores tb nao.

      Por ex: é normal e expectavel casar na terra da noiva, mas eu casei na cidade de coimbra. Eu sei e reconheço q falaram mal de mim por eu nao casar na capela da aldeia. Mas eu mantive a minha vontade e casei em coimbra. Ceder á opiniao dos outros seria se eu tivesse casado na capela da aldeia so p nao falarem mal, e eu obviamente nao fiz isso.

      Eliminar
  2. A minha questao c o dinheiro nem é tanto um ganhar mais q o outro, é qd têm padroes de consumo diferentes. Eu sou mais forreta, o marido é mais gastador. Se todo o salario fosse comum tinhamos de estar sempre a debater o q se podia gastar ou nao. Assim, dividimos a 50% as despesas comuns ( renda, carros, supermercado,...) e das outras coisas cada um gasta do seu salario. Por ex, o marido vai tds os anos 1 semana de ferias p espanha p a neve ( ele faz snowboard) so c amigos. Eu nao vou nem sei qt ele gasta, nao me interessa pq é do salario dele. Eu em 2016 fiz depilacao a lazer e gastei cerca de 800€ e qd comentei c uma amiga ela disse logo " ai meu deus a mim o gonçalo (marido) nunca m deixava fazer isso" e eu fiquei chocada. Entao eu la ia ter de de ater ou pedir autorizacao ao marido p fazer isto? O corpo é meu, o investimento é meu ( e sendo eu forreta foi uma coisa bem pensada), o salario é meu, sou eu q pago. Portanto, o q a mim me faz confusao sao os casais q partilham a totalidasw dos ordenados. Mas como diz a minha avo, desde q a panela seja igual ao testo ;-)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente! Eu vi os meus pais terem problemas enquanto tiveram conta conjunta, porque ela gastava mais e ele não concordava. A partir do momento em que passaram a ter contas separadas foi remédio santo, nunca mais ouvi discussões por causa de dinheiro.

      Eu acho que as despesas dos dois (renda de casa, etc.) devem ser calculadas em proporção ao vencimento de cada um, e que deve haver uma conta comum em que ambos colocam dinheiro para essas despesas. Mas para mim seria inimaginável o salário mensal de ambos ir para a mesma conta, nem me conseguiria organizar assim!

      Eliminar
    2. Somos mesmo todos tão diferentes. :)

      Quando fui viver junta, o meu homem pediu "vou-te pedir um favor... que sejas tu a tratar das finanças, renda, contas". Ora, ainda bem. Eu sou muito metódica, não me esqueço dessas coisas (já ele certamente ia esquecer-se todos os meses!).

      Vai daí, eu giro as finanças por completo. Temos um conta conjunta, onde entram os dois salários. Temos a conta do Rafael, onde só entra dinheiro (nunca sai). Temos agora, desde há um mês ou dois, uma conta de poupança, para o dinheiro que queremos mesmo-mesmo poupar. Conheço perfeitamente as nossas despesas fixas e o resto vamos gerindo. Por acaso ele não gasta mesmo dinheiro em nada... mas eu gasto. Ele nem se mete nesses assuntos. Quando precisa de algo, diz e se eu vir que dá, compramos. Se não dá, não compramos. Em relação a mim, a mesma coisa. Se vir que posso, compro... se não posso, pois tenho de adiar a vontade. Mas o facto de ele não ser nada gastador ajuda-me imenso a controlar as contas, porque basicamente só dependo dos meus impulsos. :P

      Quanto ao resto, já tivemos situações muito diferentes... ele desempregado, eu empregada mas sem salário, ele a ganhar o dobro de mim, eu a ganhar o dobro dele... e sempre juntamos tudo. Para nós, só assim faz sentido. :)

      Eliminar
    3. Ah, acrescento apenas que ambos temos cartão da conta, como é óbvio, e usamos livremente.

      Eliminar
    4. Eu concordo que haja uma conta comum para despesas comuns, onde se coloca um X por mês, mas que depois cada um tenha as suas próprias contas para gerir as suas coisas.

      Eliminar
    5. S* , o vosso caso pelo q percebo é diferente, referes q estiveram algum tempo desempregados, q so agora começam a ter uma poupança a serio, e q tens de "ver se da", o q suponho eu significa se tens de ver se tens dinheiro na conta ou nao.
      Aí de facto todo o dinheiro tem de ser gerido em conjunto.

      No nosso caso temos os 2 um bom salario, nunca estivemos desempregados, temos boas poupanças ( compramos terreno e estamos a construir uma moradia a pronto pagamento) e eu tenho sempre na conta á ordem mais de 5.000€, e nem sequer tenho nocao durante o mes de qual o saldo q tenho, so vejo qd o mes acaba e verifico os gastos. A questao p nós é decidir se o gasto faz sentido ou nao. Por ex , o marido quer comprar um exaustor de 1000€ p a cozinha e uma tv de 2000€. Eu acho q é um exagero, e na minha ideia um exaustor de 600/700€ ja é bom, e na tv nao queria gastar mais de 1000/1500€. A questao nao é se eu posso pagar, pq claro q posso, a questao é se p mim faz sentido. Mas ja q temos de debater isto nos gastos comuns, evitamos de o fazer nos gastos pessoais. Portanto se ele gastou 500 ou 1000€ nas ferias em andorra c os amigos p mim é indiferente

      Eliminar
    6. Nesse ponto de contas separadas sem ter acesso só me consigo lembrar de múltiplos casos que tenho ao meu redor: pessoas cujos parceiros roubaram tudo, outros que fez dívidas ao ponto de perderem a casa, outro com dívidas imensas superiores às poupanças, entre outras situações...

      Só aceitaria viver com contas separadas se vivesse com separação total de bens e mesmo assim...

      Mas tb não dava para mim andar a pedir autorização para nada. Nós debatemos/combinámos os gastos maiores.
      O restante cada um paga e compra o que quer/precisa. Mas neste momento temos uma relação com o dinheiro que é muito semelhante, eu já fui extremamente poupada e ele extremamente gastador. Acho que não dava certo se ambos não tivéssemos mudado.

      E depois há prioridades (que também temos em conjunto). Para nós não faz sentido tirar férias separados, por exemplo, derivado ao escasso tempo que temos para estar juntos a dois ou com os nossos filhos. Portanto até tiramos férias sozinhos sem filhos mas não sentimos necessidade de o fazer um sem o outro.
      Se essa vontade aparecer certamente que arranjavamos espaço no orçamento para que fosse possível. Nenhum de nós sente necessidade de esconder gastos do outro.

      Claro que para algumas pessoas isso pode não ser viável ou sentirem que não têm liberdade. Mas não é o nosso caso. Nunca houve nenhuma situação onde um dissesse só outro que não está autorizado a fazer/comprar alguma coisa. Acho que nenhum de nós aceitaria tal coisa. Nós informamos o outro, não pedimos autorização e, se não for possível no momento, arranjámos forma de poupar.

      E tb não nos faz sentido ter qualidade de vida e poder de compra distinto apenas porque um recebe mais que o outro. Ambos queremos partilhar o poder de compra com a pessoa que amamos. Sempre foi assim, independentemente de quem tivesse mais dinheiro entre nós.

      Eliminar
    7. Olá S, boa discussão :) realmente há muita variedade e todos estamos certos à nossa maneira! Por aqui temos 3 contas correntes, uma delas conjunta onde entra transferencia programada no dia x do mes de cada uma das contas pessoais e que serve para pagar as contas da casa, dos dois etc. Acho saudável haver uma conta de cada um, até por uma questão de "espaço", por exemplo o simples facto de comprar uma prenda para o meu marido e não querer que ele saiba o exato valor que eu gastei!!! Mas não considero que o dinheiro por estar "dividido" não seja dos dois e quando quero fazer um investimento grande meu, da minha conta, discuto isso em família antes de avançar, e vice versa...e sou capaz de pensar melhor se ele nao concordar e ele de ceder se for importante para mim!! Como tudo na vida, depende do valor que se dá às coisas, e isso é muito pessoal e cada um terá os seus conceitos. Por exemplo, eu era incapaz de comprar uma televisão de 1000 euros. Para mim a televisão é muito pouco importante e não vale 1000 euros, nem de ouro, porque numa de 400 faço exatamente a mesma coisa... é o valor pessoal que damos as coisas que nos guia estas decisões. Por outro lado também acho que devemos sempre tentar prever quanto vamos aproveitar dos investimentos que fazemos. Por vezes queremos comprar o melhor e o mais caro e nao vamos aproveitar o investimento.. Eu tento pensar muito no valor real das coisas, na sua função e avaliar o preço de acordo com isso e assim guiar os gastos... mas concordo com a tua ideia. Sem loucuras mas acho que não nos devemos privar demais. A vida é curta e deixamos cá tudo.

      Eliminar
    8. À anónima inicial:
      Se me permite, tenho uma questao. No meu caso, partilhamos contas, tudo para o monte e sai tudo. Para nós funciona mas às vezes sinto alga falta de privacidade - não há prendas surpresa, por exemplo - e não temos filosofias de poupança iguais portanto assim é mais fácil controlar.
      Agora a pergunta, que é isso que ainda não descobri como se pode fazer. Imagine que o seu marido não tem poupanças suficientes e tem um azar qualquer, um arranjo do carro dele, um desconyrolo no cartão de crédito, qualquer coisa. A solução será sempre a anónima e a sua poupança, não? E depois? Não existirão aqueles sentimentos mais difíceis do " eu que poupei tenho que gastar do meu por tua causa"?
      Se calhar estou a exceder na curiosidade, mas gostava mesmo de perceber como fazer o seu sistema resultar.

      Eliminar
    9. Anonimo das 13:34 nao percebi o raciocionio. O q é q contas separadas tem a ver c confianca e eoubar dinheiro ao outro? Eu sei quais os bancos onde o meu marido tem o dinheiro, e os codigos de acesso e o pin do cartao multibanco, tal como ele tem dos meus. Se um dia alguem tem um acidente e fica incapacitado, ou morre o outro tem de ter acesso. O facto das contas serem separadas é so por uma questao de gestao pessoal, de cada um gastar o q quer onde quer sem ter de pedir autorizacao ao outro, nao tem nada a ver c esconder coisas. Pelo menos no nosso caso. Para mim a principal questao é o perfil de fastos q no nosso caso é bem diferente por isso gerimos assim.

      Qto ás ferias percebo o q diz de estarem juntos, mas no nosso caso nao é uma questao de dinheiro, é de gostos. Ele faz snowboard e tem um grupo de igos q tb fazem isso ou ski. Eu n cobsigo, ja tentei ski mas n tenho jeito nenhum, nem gosto mesmo. Ia c eles p andorra fazer o que? Ficava no fundo da pista a ve-los chegar? Os outros tb têm namoradas e vao sozinhos. É uma cena de gajos, tipo irem á bola, mas é 1 semana. De resto temos sempre ferias juntos salvo excepcoes. Este ano a minha mae fez 60 anos e eu fiz uma viajem especial c ela, era uma cena mae e filha, nao fazia sentido ele vir. E ele n teve problema em ficar 1 semana sozinho. Se temos 24 dias uteis de ferias, se tiramos 5 p estar c outros, ainda sobram 19 p nos :-)

      Eliminar
    10. Respondendo á anonima das 20:12

      É dificil p mim responder a algo tao hipotetico. Eu nunca estaria c alguem q nao fosse organizado na vida financeira e nao tivesse poupanças. Um arranjo no carro nao é ex pq p nós os gastos c os carros sao comuns. O descontrolo no cartao de credito é q o quê? Comprar roupa ou outro bem nao essencial e nao ter dinheiro p o pagar? Isso nao é um azar, é falta de cuidado e eu nao iria ajudar num caso desses. No nosso caso para contextualizar temos 2 carros , uma moradia comprada a pronto e cerca de 20.000€ de poupanças cada um. Portanto é dificil ter um verdadeiro azar q nao seja coberto pelas poupancas, sinceramente n estou a ver exemplos, so um problema grave de saude q aí obviamente eu ajudaria. Agora o q ja pensei foi e se um de nós um dia fica desempregado e tem de ser sustentado pelo outro? Bem, se fosse ele a ficar desempregado eu iria obviamente pagar as contas comuns, comida, saude, mas nao lhe ia dar dinheiro p luxos, nao ia dizer ora toma la p ires de ferias c os amigos ou p comprar roupa de marca.
      Mas acho q sao situacoes q so sabemos reagir qd passamos efectivamente por elas. Ambos temos bons salarios portanto nunca nenhum ficou apertado q tenha de pedir ajuda ao outro. Por ex, eu tive/tenho um problema de saude q surgiu no ano passado, tenho gasto mt dinheiro em medicos privados infelizmente sem solucao á vista, mas tenho pago eu tudo.

      A nossa diferença no poupar resulta do seguinte: eu ate aos 12 anos tive uma boa vida q o meu pai ganhava bem, depois ele saiu de casa, abandonou-nos e passamos por mtas dificuldades. Lembro-me bem de a minha mae contar o dinheiro p comer, e passar anos so c frango e porco pq n dava p comprar peixe ou outras carnes. Mas estudei, esforcei-me mto p ganhar tdas as bolsas e premios q podia. Qd os colegas na faculdade me perguntavam se era tao importante p mim ser a melhor aluna do curso eu ria-me... queria la saber disso, eu so queria o dinheiro do premio. Fiz a umiversidade c recurso a bolsas, e ainda consegui por de lado algum por mes p ajudar a minha mae c as despesas de casa. Os premios ficava c eles ( coloquei a render nos certificados de aforro) e nunca gastei um centimo. Acabei o curso aos 22 anos e tive a sorte/merito de ter sempre emprego e c salario alto, por isso consegui acumular poupanças p agora poder comprar casa e viajar e tal. Mas nunca me vou esquecer do sufoco q passei naqueles anos c a minha mae, por isso, apesar de tudo tenho um perfil bem mais poupado q o meu marido. Mas isto é td relativo, sei q comparado a outras pessoas ele ate é poupado. Alias, ele costuma dizer q ele é poupado, eu é q sou forreta ;-)) Ele ganha mais do q eu ( cerca de 300€), portanto na pratica fazemos a mesma poupança mensal, a diferença é q ele gasta adicionalmente os 300€ a mais em despesas pessoais do q comparando c as despesas pessoais q eu faço c o meu salario.

      Eliminar
    11. Eu teria muita dificuldade em estar com alguém que não soubesse gerir finanças. Tive a sorte de arranjar um companheiro que não tem mesmo gosto em gastar dinheiro... nem roupa, nem tecnologias, nem vícios, nem nada. Joga um ou outro Placard, são os 'luxos' dele. :) Já eu gosto de comprar algumas coisas para mim, embora seja tudo relativamente barato.

      Se algum de nós fosse gastador, a porca podia torcer o rabo... assim sendo, é muito fácil gerir. Quando, num mês, temos imprevistos, eu anuncio "olha que não há dinheiro" e ponto final. Quando podemos gastar, aí sim... mimos para o pequeno, jantamos fora... mas nada de extravagâncias. O dia de Amanhã nunca é certo e prefiro prevenir do que ter de remediar.

      Eliminar
    12. Anónima de 28 de julho de 2018 às 13:00, acho que não é por aí. Eu se quiser comprar alguma coisa supérflua a dada altura do mês também tenho que ver se tenho dinheiro suficiente, e é assim com a maioria das pessoas. E não é por isso que faria sentido para mim ter conta conjunta.

      Eliminar
    13. A questão de roubar/desvio de dinheiro aconteceu a pessoas que conheço.
      Uma delas um senhor, dono de um restaurante típico, muito conhecido e concorrido cuja gerência financeira era feita pela esposa. Ele pensava que ela estava a fazer poupanças em comum e nunca se preocupou com o dinheiro. Qd foi a ver, ela tinha desaparecido com uns 500.000€. Foi para o Brasil com o amante.

      Um ex-namorado meu teve o pai a gastar o dinheiro do empréstimo bancário todo no jogo porque a mãe não tinha acesso a essa conta. Ficaram sem o dinheiro e com a dívida.

      Um conhecido meu conseguiu fazer vários créditos pessoais sem o conhecimento da esposa, deixou simplesmente de pagar e ela foi chamada para pagar a dívida dele.

      A minha sogra não tem uma grande capacidade cognitiva e cai facilmente no conto do vigário. O meu marido e o pai dele descobriu há uns anos várias dívidas que ela tinha em situaçoes do género. Tudo fruto de "pequenas" compras que somadas davam o ordenado dela em prestações (ca 800€/mes). Andava sistematicamente a inventar motivos para não fazer face às despesas em comum...Até que perceberam o porquê.

      Entre muitas outras histórias de pessoas próximas. Eu confio no meu marido mas qb. Não confio cegamente em ninguém. A ideia de me colocar em risco com a possibilidade de ficar financeiramente arruinada por decisões alheias não dava para mim.

      Se têm acesso às contas é diferente mas aí já se vai a questão de saber o que o outro gasta ou não. Só se não forem verificar o que leva ao problema inicial...

      Quanto a prendas, nós levantámos muito dinheiro todos os meses. É impossível rastrear as despesas se não quiséssemos partilhar (por acaso é-nos completamente indiferente saber quanto custou um presente. Damos pelo valor que a pessoa dará à prenda, não pelo dinheiro gasto e não temos competitividade sobre quem tem a prenda mais cara ou mais barata.

      Eliminar
    14. Anonima das 15:12, vamos levar isto a um extremo:duas pessoas q ganham o salario minimo, a esmagadora maioria do dinheiro tem de ir p gastos comuns tipo renda, agua, luz, supermercado, nao sobra muito p luxos ou gastos futeis, portanto será mais normal q tenham de gerir ambos os salarios em conjunto. Ja no caso de ganharem um 1500€ e o outro 1800€ e precisarem de apenas metade para gastos comuns mais facilmente podem gerir o restante de forma separada. Resumindo: nao é q uma coisa implique necessariamente a outra, mas se eu e o meu marido temos agora contas separadas pq temos os salarios q mencionei, eu nao me imagino a fazer isso se ganhassemos os 2 500€ por mes, teriamos de contar os tostoes todos, e por isso cada um nao poderia gastar o q lhe apetecesse.

      Eliminar
    15. Bom, como temos conceitos diferentes de contar tostões! Eu o meu namorado ganhamos os dois €2000 por mês, cada um gere as suas despesas individuais e chega-nos papar poupar e bastantes extras.

      Eliminar
    16. anonimo das 22:06

      estou um bocado perdida com o seu raciocinio:

      "Se têm acesso às contas é diferente mas aí já se vai a questão de saber o que o outro gasta ou não. Só se não forem verificar o que leva ao problema inicial..."

      qual é a questao de saber o que o outro gasta? qual problema inicial??

      em primeiro lugar os casos que descreve sao questoes de ma-fe em que a pessoa efectivamente roubou o outro. nessa situação pouco importa se têm contas juntas ou separadas, se têm acesso ou nao, porque até podem ter contas separadas e a outra pessoa ir às escondidas procurar e roubar as passwords de acesso do outro para rouber o dinheiro da conta.

      neste caso que refere "Um conhecido meu conseguiu fazer vários créditos pessoais sem o conhecimento da esposa, deixou simplesmente de pagar e ela foi chamada para pagar a dívida dele. " a questao nao tem nada a ver com as contas mas sim com o regime de casamento. Se as pessoas forem casadas com separação de bens, nao interessa nada o que o outro faz porque nunca têm de pagar as dividas do outro. mas se forem casadas com comunhao de bens, pouco importa se têm contas em conjunto ou separadas porque têm sempre de responder pela divida do outro.

      quanto às contas separadas vou tentar clarificar a minha posição: eu e o meu marido temos contas separadas onde cada um recebe o seu salario. o dinheiro que está nessa conta é exclusivo de cada um, as poupanças que fazemos a partir dessas contas também sao individuais, portanto se ele juntar grande parte do seu salario para fugir para o Brasil com uma amante, preocupa-me a parte da amante ;-) mas relativamente ao dinheiro é dele, por isso nada tenho a dizer

      temos adicionalmente uma conta conjunta que funciona da seguinte forma: todos os meses la colocamos 500, 750€ ou 1000€, depende, e só é usada para despesas comuns (agua, luz, renda, supermercado, etc). tanto eu como ele temos acesso e sabemos o que está a ser gasto, portanto ninguem consegue roubar ninguem aqui.

      voltando à parte das contas separadas: quando eu referi que nao sei quanto ele gasta nos gastos pessoais, é no sentido de que por ex do meu lado, eu no fim do mes, vejo a minha conta pessoal e calculo quanto gastei em compras, em saude, em cabeleireiro, etc. Gosto de ter o meu controlo de quanto eu gastei da minha conta e onde. E ele faz o mesmo do lado dele. Mas eu obviamente nao ando a ver o extracto dele nem a calcular quanto ele gasta. Por isso disse que se ele for de ferias com os amigos nao sei exactamente quanto gastou porque nao fui cuscuvilhar a conta dele, até pode ser que ele comente comigo ou nao, mas nao me interessa porque se foi com o salario dele eu nao tenho nada a ver com isso.
      Não sei se me estou a explicar bem, não é mesmo uma questão de querer esconder ou nao, é como por exemplo: eu comprei um carro, a minha mae perguntou-me quanto é que tinha custado e eu disse-lhe o valor exacto; mas ela nao me pergunta todos os meses quanto é que gastei de gasolina, porque é completamente irrelevante para ela. Portanto eu com o meu marido é a mesma coisa, nas despesas pessoais se calhar ate há algumas que calha em conversa e sabemos quanto o outro gastou, ou ate perguntamos (por ex ele começou agora uma arte marcial e teve de comprar equipamento e a espada e eu perguntei por curiosidade quanto aquilo tinha custado), mas regra geral são coisas irrelevantes que nao andamos a perguntar/verificar porque se nao sai do meu salario nao tenho necessidade de saber (por ex: eu andei a ver na minha cidade quais os cabeleireiros com opções mais economicas para colocar gel nas unhas, la está, interessa porque eu vou pagar, mas o meu marido foi cortar o cabelo esta semana e eu nao faço ideia quanto custa o cabeleireiro dele nem me interessa)

      Outra questao é estar garantido que ambos sabemos as passwords um do outro porque quando um de nós morrer convem que o outro consigo aceder à herança :-)

      Eliminar
    17. Anonima das 9:02, nao está claro o que escrevi: eu queria dizer se cada um so ganhasse 500€ por mes, ou seja eu ganho 500 e ele ganha outros 500€ o q da no total 1000€, ou seja termos ambos o salario minimo, acho q da forma como escrevi percebeu que seria no total 2500€ ;-))) Porque eu escrevi os 2 500€, ou seja nós os 2 ganharmos cada um 500€. Nao era ganharmos no total 2500€ Lololol faltou-m texto pelo meio

      Eliminar
    18. Ahh sim, tinha de facto percebido €2500 os dois. Estava de facto a achar estranho €2500 que achasse €2500 pouco para um casal em Portugal :P

      Eliminar
    19. Anon 9.42h a lógica é saber o que se passa com a minha vida financeira, precisamente por ser casada com comunhão de bens adquiridos.
      A única forma que aceitaria viver com contas separadas seria precisamente com a condição de casarmos com separação total de bens. Porque hoje conhecemos bem a pessoa que está ao nosso lado e amanhã podemos descobrir que estávamos enganados.

      Felizmente eu e o meu marido, por vários exemplos ao nosso redor, somos ambos completamente contra a vivência com contas separadas.
      Percebo que não seja essa a realidade de muitos casais e que ambos estejam na mesma muito bem com isso.

      Eliminar
    20. ah ok, sim compreendo. está a dizer que ao estar casada com comunhão de bens adquiridos nao aceita ter contas separadas no sentido em que depois nao sabe o que o outro está a fazer e pode estar por ex com dividas que depois têm impacto em si.

      E no meu caso sim, temos contas separadas e estamos casados com separação de bens, não por esse motivo, mas agora compreendo o seu raciocionio.

      Eliminar
  3. Viajar é a melhor coisa do mundo, das coisas que mais me faz sentir feliz e agradecida por ter a oportunidade de conhecer outros Países. Tenho a sorte de com 31 anos já ter conhecidos alguns Países e ter feito viagens de sonho, por isso, desejo que a vida te continue a correr bem e permita realmente viajares com a tua família. Memórias de viagens são sempre memórias felizes. Beijinho, Daniela Torres

    ResponderEliminar
  4. Concordo que quem ganha melhor e porque lutou para isso, na grande parte dos casos nada cai do ceu, ganham melhor porque correram atras e se esforcaram para tal, o que e precisamente o meu caso. No entanto se ganho mais nao vejo problema nenhum em mimar o outro de vez em quando, mesmo o meu dinheiro a mais tendo sido ganho com suor e esforco. Eu nao gastaria muito dinheiro com casamento. Nao tenho nada contra quem gasta fortunas, mas eu nao gastaria. Caso, vou jantar num lugar especial com a familia e pronto. Nao faco questao de casamento em igreja.

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa casámos com separação de bens. Os meus pais têm uma empresa que um dia querem passar para mim, a família do Pedro tem uns imóveis que um dia vão ser dele e nenhum de nós quer ter problemas ou chatices. Não é um com o outro, é mesmo no geral. Ou seja, um dia mais tarde eu não quero ter de me preocupar com as casas porque já tenho preocupações suficientes :P Dito isto, temos três contas: uma para a creche, supermercado e contas e depois cada um de nós tem a sua. Quando vamos jantar ou comer fora pagamos com a conta conjunta ou um de nós paga ao outro, quando vamos viajar igual. Já paguei eu viagens inteiras, o Pedro já pagou outras, no geral pagamos da conta conjunta. Gerimos as contas os dois, embora eu seja mais organizada, tenho listas no Excel, por aí fora :P

    Nunca nos ocorreu ter apenas uma conta, mas provavelmente não correria mal. No nosso caso somos ambos bastante poupados (tirando a questão das viagens), mas eu tenho tendência a extremos. Por exemplo: há três anos que não ia às compras, este ano gastei 600€ de uma vez sem hesitar. Além disso, também temos interesses muito diferentes: para o Pedro seria impensável comprar um iPhone ou uma lente xpto para a máquina fotográfica, por exemplo, por isso não me faria sentido gastar do dinheiro que fosse 'nosso'. Dizendo isto, às vezes falamos da possibilidade de um de nós ficar em casa com os miúdos um dia mais tarde, e a questão de termos de dividir o salário de um de nós não é problemática, pelo menos na teoria. Basicamente no nosso caso decidimos prevenir, somos duas pessoas pragmáticas com pouca vontade de ter chatices :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a vossa filosofia e estilo de vida. Mas, pelo que vou percebendo, vocês os dois têm possibilidades financeiras, devem ter um salário bom, por isso imagino que não discutam muito finanças. Mas e se tu ganhasse o salário mínimo 580 euros, e ele 1500 euros? Acharias razoável ele não partilhar uma situação financeira mais agradável contigo? Nesses casos, acho que o elemento com mais possibilidades deveria gostar de contribuir mais... Porque efectivamente um salário baixo não consegue pagar 50% das despesas... E se conseguir, fica sufocado.

      Eu seria incapaz de ver um parceiro meu apertado de dinheiro e não ajudar a melhorar a sua situação.

      Eliminar
    2. No nosso caso a diferença de salário não é exuberante como no exemplo que deste, mas contribuímos com valores diferentes para a conta conjunta, ajustados ao valor total que cada um recebe, ou seja a percentagem que cada um tira é semelhante. Claro que um contribui um pouco mais. Pode não fazer sentido para muitas pessoas, mas por aqui corre bem. O dinheiro estar separado por contas é uma forma de organização, não funciona como o meu, o teu e o nosso dinheiro. O dinheiro todo é dos dois e para mim é assim que funciona o conceito de casal, que claro que não é universal. Portanto é obvio que havendo uma diferença de salários não faria sentido para nós um ter uma vida regalada e o outro viver com dificuldades e alias se essa diferença for muito exuberante, como quando a mãe fica em casa, pode de facto fazer mais sentido não existirem tantas contas.

      Eliminar
    3. Se eu ganhasse 580 euros e ele 1500 iria continuar a querer ter a minha conta :) Possivelmente contribuiria com menos dinheiro para a nossa conta conjunta (até porque hoje em dia passamos 750 euros para lá todos os meses, por isso seria impossível), mas ia continuar a ter a minha conta sim e a comprar as minhas coisas com o meu dinheiro (ou não, se não o tivesse). O que não quer dizer que de vez em quando o Pedro não me pagasse coisas, tal como hoje em dia também acontece.

      Por outro lado o Pedro tem mais dinheiro poupado do que eu, e um dia que mudarmos de casa ele já disse categoricamente que vamos ambos dar todo o dinheiro que tivermos poupado, independentemente de ser menos ou mais de um de nós. Sei lá, para nós isto não é mesmo uma questão, nunca discutimos por dinheiro, nunca tive que lhe prestar contas, compro o que me apetece e ele também, fim :P

      Eliminar
    4. O q mtas pessoas nao sabem é q casar c separacao de bens é o mais seguro do ponto de vista fiscal e legal. Nao tem a ver c amor ou confisr no outro, tem a ver c proteger a familia. Por ex, se a joana tiver um dia a empresa dos pais e tiver problemas e ficar c dividas , so o patrimonio dela sera executado, portanto os imoveis do pedro estao a salvo aconteça o q acontecer. Se estivessem casados com comunhao havendo problemas "arde" tudo. E mesmo se tiverem um casa em comum, as finanças so podem executar os 50% dela, pois os outros 50% sao dele e intocaveis. Se estivessem em comunhao a totalidade da casa era dos 2 e portanto executavel.

      Aconselhem-se c um advogado antes de casar p escolher o regime de bens...

      Ou entao podem fazer como um colega meu q apesar de saber em consciencia como nós q separacao de bens é mais seguro, foi o unico do grupo q casou c comunhao pq do ponto de vista emocional " nao consigo, se formos á falencia vamos os 2 juntos e pronto" :-)))

      Eliminar
    5. S*, estas a confundir 2 coisas diferentes. Ha malta q tendo contas separadas, partilha o salario mais alto c o outro. Ha varias formas de dividir.

      Imagina: um ganha 1500€ e o outro 1000€. Precisam de 1800€ p despesas conjuntas. Entao na conta conjunta colocam 1150€ ( o q ganha 1500€), e 650€ ( o q ganha 1000€). E entao cada um fica com 350€ na sua conta pessoal p gastar conforme entender. Esta é a opcao em q tendo contas separadas, mesmo assim o q ganha mais está efectivamente a suportar com o seu salario o outro.

      Outra opcao intermedia é por percentagem. Um ganha 1500€ e outro 1000€, entao o de 1500€ contribui com 60% e o outro com 40%. Portanto o de 1500€ coloca 1080€ na conta conjunta e fica com 420€ p si. O outro coloca 720€ na conta conjunta e fica com 280€ p si. Neste caso quem ganha mais contribui mais p as despesas comuns mas tb fica c mais p as despesas pessoais.

      O q estavas a assumir penso q é outra opcao: darem o mesmo p as despesas conjuntas e ficarem c o resto p si. Neste exemplo o de 1500€ dava 900€ p a conta conjunta e ficava com 600€ p si e o outro ao dar os 900€ p a conta conjunta so ficava c 100€ p si.

      No nosso caso usamos a opcao intermedia :-)

      Eliminar
  6. Para mim, e talvez devido aos exemplos que tive, seria impensável ter contas separadas da pessoa com quem quero casar/viver. Estou disposta a dividir a vida, mas com o dinheiro, calma aí? Para mim, não dá. Percebo o que leva as pessoas a terem contas separadas, os diversos perfis de consumo, etc etc, e cada um deve encontrar a melhor forma de gerir a sua vida, mas não dava para mim.

    A primeira coisa que fizemos antes de irmos viver juntos foi a nossa conta conjunta. O dinheiro que cada um já tinha, juntamos na mesma conta poupança. Coincidentemente tínhamos o mesmo valor poupado (mais cêntimo, menos cêntimo), mas não seria problema um de nós ter mais e o outro menos. No momento sou só eu a ganhar, ele está desempregado, e o meu dinheiro é dos dois. Não é um problema dividir porque é nosso, para a nossa vida. "O que é meu, é teu". Vivemos juntos, fazemos coisas juntos, não faz sentido o dinheiro ser separado. Não somos gastadores, somos pessoas responsáveis e organizadas. Temos ambos um cartão e cada um compra o que quer sem ter que pedir autorização. Ele é mais poupado que eu, ainda assim, porque nunca tem necessidade de nada (diz sempre que não precisa de roupa, p.e.) e eu, embora seja muito poupada e controlada, vou sentindo que preciso de algumas coisas (seja roupa ou outra coisa qualquer). Nunca nenhum de nós se chateou com o outro por causa de dinheiro. Temos a mentalidade de que é tudo nosso, todos podemos gastar como quisermos tendo em conta o bem geral que é a família, o conjunto.

    Neste momento só estamos a contar com o meu salário, um dia poderemos contar só com o dele, espero que brevemente possamos contar com dois e não vejo diferenças na forma como isso será gerido. Há que haver sempre diálogo e consideração pelo outro, pensar sempre na família primeiro. Isso não significa que eu não possa comprar uma coisa que só me vai fazer feliz a mim ou ele comprar algo só a pensar nele. Temos esse direito. Não é por um ganhar mais que o outro que o dinheiro não há de ser de igual forma dos dois. Não consigo conceber uma vida em comum com alguém que ganha mais que eu e que não quer partilhar comigo, da mesma maneira que eu nunca deixaria de partilhar se fosse eu a ter mais. Vivemos juntos, somos "um só" nessas coisas. Se dividimos as coisas más, as coisas boas também têm que ser divididas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso tal e qual. Para mim, somos um só em termos financeiros.

      Eliminar
    2. Eu concordo com tudo o que escreveu, mesmo tudo, descreveu na perfeição o que acho do casamento neste tema, e mesmo assim tenho contas separadas e uma conjunta. Às vezes é apenas uma questão de forma, mais do que conteúdo! :)

      Eliminar
    3. O que eu não percebo é como é que se gere uma conta conjunta com padrões de consumo diferentes. Eu e o meu namorado ganhamos exatamente o mesmo, e enquanto eu poupo €350 por mês enquanto ele poupa €500. Ou seja, eu gasto mais. E não acharia justo gastar em coisas superficiais dinheiro que não fui eu a ganhar, portanto se tivesse conta conjunta ia ser uma trabalheira porque teria que fazer as contas a quanto daquele dinheiro era meu. Além disso sou bastante organizada, no início de todos os meses sei o que vou gastar em quê (salvo imprevistos)... como é que se gere isso quando há outro dinheiro na conta para além do nosso? Acho só difícil de gerir na prática, especialmente para quem, como eu, gosta de ter tudo organizado.

      Eliminar
    4. Claro. Até por uma questão de auto controlo de gastos acho muito mais prático cada um ter a sua conta. Agora nao é por termos contas separadas que eu gasto à vontade, só isso! Tenho respeito pelo dinheiro, que é dos dois apesar de estar "fisicamente" separado. Não sinto muito esse dilema porque temos padrões muito parecidos.

      Eliminar
    5. Anonima das 15:12, acho q nao percebeu o q se anda aqui a debater. O conceito de conta conjunta é precisamente a totalidade do dinheiro ser considerado dos dois, por isso ninguem anda a ver o q é de quem, nem a fazer o tipo de questoes q coloca. Ou ha pessoas q entendem q todo o dinheiro é dos dois e por isso so têm conta conjunta, ou ha pessoas como eu que concordo consigo (os gastos superficiais têm de ser pagos por quem ganhou o salario e nao pelo outro) por isso temos 3 contas, uma conjunta de onde se paga renda, agua, luz, ou seja aquelas coisas q obviamente sao dos dois, todos os meses la colocamos cada 750€, e depois cada um de nós tem a sua conta separada onde recebe o seu salario e gasta o q quer como quer.

      Quando se mora junto é sempre preciso ter conta conjunta: se nao como fazem para ter o debito directo da agua, luz, pagar renda, etc. pelo menos isso.

      Eliminar
    6. Não é necessário ter conta conjunta para as despesas comuns. Pode um pagar e o outro transferir a parte que lhe é devida.

      Eliminar
    7. Anónima da 01:47, ahah tem razão! Tentei perceber mas fui parar sempre à questão: "então mas o meu dinheiro MESMO, é qual?". Para mim é muito estranho que o dinheiro seja dos dois; ia ficar ressentida se ele gastasse mais que eu em coisas superficiais e sentir-me-ia desconfortável se fosse eu a gastar mais. E atenção, isto não significa que não o ajudasse caso fosse necessário e vice-versa, mas contanto que os dois trabalhamos e recebemos mais ou menos o mesmo, o dinheiro que cada um ganhou é seu, não nosso.

      Eliminar
    8. Anonimo das 9:13, certo, mas dependendo da quantidade de despesas isso pode dar mais trabalho. Se forem namorados e vao viajar juntos, ok, um paga tudo e depois o outro no fim da viagem da-lhe metade. Agora um casal q more junto tem varias despesas da casa. Se eu nao tivesse conta conjunta, entao o meu marido tinha por ex de pagar tudo da conta dele e depois no final do mes tirar o extracto e calcular qto é q tinha de despesas conjuntas p eu lhe dar metade e quanto é q era de despesas so dele. Pessoalmente acho q depende do numero de despesas, sendo muitas e regulares acho mais pratico ter uma conta conjunta so p estas despesas. Mas tteoricamente sim, podem so ter as contas separadas e depois um pagar ao outro.

      No nosso caso enquanto eramos namorados tinhamos so as nossas contas separdas e pagavamos aos outros. Qd fomos morar juntos criamos uma conta conjunta so p estas despesas q achamos mais pratico. Cada um coloca la x€ por mes e vamos gastando.

      Eliminar
    9. Anónimo das 12:05, eu e o meu marido fazemos isso das contas separadas e não dá assim tanto trabalho. Tenho um bloco de notas no telemóvel onde vou escrevendo cada gasto (não fazemos isso de tirar o extracto a cada mês), quando vem uma conta do restaurante e eu pagar, por exemplo, anoto logo quanto paguei e faço a soma ao total e no fim do mês está lá tudo o que gastei da parte comum e que ele me fará uma transferência. Uma conta comum também exige outro banco, eventualmente pagar comissões, gerir mais um pin/cartão de códigos para operações/monitorizar esses movimentos, cada um transferir mensalmente para lá dinheiro, etc. Ou seja, o "trabalho" acaba por ser o mesmo, se calhar.

      Eliminar
    10. Os meus pais casados há mais de 30
      anos sempre tiveram (e têm) contas separadas. A gestão da casa e das contas sempre foi feita de forma simples: a minha mãe paga algumas contas (água, luz, telefone, por exemplo) e o meu pai paga outras (crédito da casa, gás...). Cada um ficou responsável pela semanada e mais tarde pelas propinas de um dos filhos (somos dois).
      Eu casei com separação de bens e sempre tivemos cada um a sua conta e uma conta comum para os gastos da casa. Estando eu desempregada, mantivemos assim. Ele todos os meses passa um x para a conta comum (para as contas da casa) e outro x para a minha conta (para eu gerir as contas de supermercado e gastos com a nossa filha).
      Quando namorávamos e trabalhávamos os dois, havia apenas cada um com a sua conta e nunca houve stresses com “quem paga o quê”. As despesas pessoais eram pagas obviamente por cada um, as viagens eram a meias e os jantares/cinemas/etc, ou pagava eu ou pagava ele, sem estarmos a ver se algum andava a pagar mais que o outro. Também sempre houve a confiança de dizer “este mês não quero/posso gastar muito dinheiro, se formos ao cinema pagas tu?” e às vezes dava, outras vezes não se ia e pronto.
      A ideia de haver só uma conta comum não funcionaria para nós. Não vemos necessidade de o outro saber que um comprou uma camisola caríssima ou que foi às compras naquele dia. Além de que há a questão das prendas, em que se tornaria complicado fazer surpresas porque o outro veria o dinheiro a sair e para onde. Além dos equívocos que podem surgir. :D O meu cunhado uma vez foi almoçar a um restaurante de um hotel com um cliente. Mais tarde a minha cunhada viu sair o certo valor da conta e aparecia a palavra “hotel” no descritivo. Foi um pé de vento e uma boa confusão com ela a pensar que tinha sido traída. :D

      Eliminar
    11. Tete, uma duvida: pq é q os gastos c supermercado e c a vossa filha vao p a tua conta e nao p a conta conjunta? É so curiosidade pq p mim esses gastos tb sao conjuntos. Outra coisa seria ele tranferir-te dinheiro p as tuas despesas pessoais pq optaste por nao trabalhar e estar em casa c a vossa filha e aí ja me faria sentido ser p a tua conta

      Eliminar
    12. Os meus pais sempre tiveram contas separadas e é um dos grandes motivos para eu não querer estar numa relação com esse sistema.

      Desculpem mas eu acho que é surreal andar a fazer contas para ver quanto é que o meu marido me deve. E acho mesquinho ficar-se ressentido porque o outro gastou mais em determinado momento, como se não fosse algo que eventualmente irá acontecer no inverso.

      A questão das despesas com filhos então não compreendo mesmo. Conheço um caso onde o marido se contribuiu com um pacote de fraldas para a criança desde que a dita nasceu foi muito... Ah porque não quer abdicar do nível de vida 😱😱 desculpem mas para mim era divórcio na hora.

      Eliminar
    13. A razão é bastante simples e pouco relacionada até com a logística familiar. :) Não temos cartão da conta comum. :) Ou seja, aquela conta foi criada para as despesas da casa que saem automaticamente. E agora que penso nisso expressei-me mal: ele não transfere nada para a minha conta. Transfere sempre para a conta comum: x para as despesas que já sabe que vão sair obrigatoriamente e x para supermercado/gastos com a filha/gastos meus que eu retiro para a minha conta, da qual tenho cartão e posso assim fazer pagamentos. :) E por exemplo, o subsídio a que temos direito nos primeiros 3 anos da nossa filha foi sempre directemente para a minha conta uma vez que seria eu a usá-lo para comprar leite, fraldas, etc...:)
      Mas não somos muito rígidos neste sistema, as circunstâncias mudam e o sistema muda também. Arranjando eu emprego, a logística será obviamente outra. :) Mas conta comum unicamente é que não. :) Neste momento, houve chatices com o banco onde tínhamos as contas e decidimos mudar de repente antes das férias. Assim pedimos para fechar todas as contas e abrimos apenas uma comum num novo banco, mas foi logo decidido que rapidamente trataremos de abrir cada um a sua conta. :)

      Eliminar
    14. Teté, cá em casa também é assim. Um paga umas coisas e outro outras. Ele poupa e eu tento poupar (ganho mais, pago mais despesas). Temos uma conta comum de poupança. Nunca nos chateamos com isso.

      Eliminar
    15. "E acho mesquinho ficar-se ressentido porque o outro gastou mais em determinado momento, como se não fosse algo que eventualmente irá acontecer no inverso."

      E quando isso nunca acontece? Quando um membro do casal é de facto mais gastador em despesas pessoais e gasta sempre muito mais que o outro? acha que faz sentido o outro pagar os luxos?

      Eliminar
    16. Anónimo das 22h37

      Mas está a pegar num único exemplo para ver o lado mau das contas separadas. :) Há imensa gente com contas separadas, como pode ler por aqui, sem que haja essa contagem ao cêntimo ou andar a ver quem deve a quem. Quando ambos trabalhávamos, nenhum de nós ficava a dever dinheiro ao outro por se ter ido às compras, ou jantar fora ou come um gelado. Às vezes pagava um, outras vezes pagava outro, sem haver contabilizações.

      Quanto ao pai que apenas contribui com um pacote de fraldas, nada tem a ver com as contas separadas. É simplesmente decidir ser parvo. :)

      Eliminar
    17. Ana

      Connosco o sistema funciona bem. Sabemos quanto o outro tem na conta, falamos de finanças e poupanças na boa, sem segredos. Já passámos por fases diferentes e mesmo com contas separadas, financeiramente somos um casal. Agora estou desempregada e o Jack acarta com todas as despesas. Mas já houve alturas em que eu tive mais dinheiro que ele e pagava mais eu as nossas saídas, até porque houve fases em que ele não podia mesmo pagar nada. Nunca lhe cobrei todos esses jantares, cinemas e outras despesas da mesma forma que ele não me cobra quando compro agora roupa para mim com o salário que ele ganha. Já cheguei a pedir-lhe o cartão para fazer uma compra on-line e ele o mesmo a mim, e não houve devoluções de dinheiro. Somos um casal. No fundo comportamo-nos como se tivéssemos conta comum mas preferimos ter conta sapatada pela liberdade e facilidade de poder gerir o dinheiro individualmente.

      Eliminar
  7. Tenho um casal de amigos que têm contas separadas. Mete-me uma confusão tremenda ouvi-los falar de dinheiro. Chega-se à hora de pagar um jantar, por exemplo, ficam sempre a "discutir" quem paga naquele dia ou se cada um paga o seu. É frequente ouvir "ainda me deves 1 euro daquilo que paguei ontem", "já paguei ontem eu, paga tu hoje", "o que eu paguei ontem foi mais caro, hoje pagas tu", "não te esqueças que ainda me deves x daquela vez que fomos não sei onde". Ganham os dois bem, vivem bem, têm um relacionamento bom e até vão casar no final do ano, mas vivem a discutir estas coisas. É tão esquisito. Não consigo imaginar estar numa relação onde o dinheiro é falado constantemente, onde há sempre estas pequenas discussões. Faz-me muita confusão ouvi-los, mas pelos vistos resulta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que horror. Respeito, mas acho inconcebível. :P

      Eliminar
    2. Também tenho uns amigos assim. Também era impensável para mim/nós.
      Mas sinceramente é pior para nós que assistimos e não nos identificamos. Eles não sofrem com isso, acho que é parte da dinâmica e até se divertem com essa gestão.
      Se estão bem assim, ótimo...

      Eliminar
    3. Nós ate a conta de supermercado dividimos: gastos comuns, compras so dele e compras minhas. Qdo vou ao pao trago sempre o talao p depois ele me dar 50% do valor no fim do mes. As meninas da padaria acham estranhissimo eu querer sempre talao p compras de 1€, n sonham p o q é... estamos juntos desde 2006, p nós resulta :-)

      Eliminar
    4. Caramba, não seria mais fácil cada um pagar o seu? Eu e o meu namorado dividimos sempre a conta e nunca tivemos problemas com isso. O que acho estranho é que os funcionários dos estabelecimentos ficam quase sempre surpreendidos... "ah, é para dividir?". Pensava que isso fosse cada vez mais prática corrente.

      Eliminar
    5. Anonimo 13h31 ainda bem que funciona tudo bem convosco, em equipa vencedora nao se mexe! Mas lá está, cada casal sua dinamica, esse tipo de conceito do dinheiro arrepia-me só de ler e imaginar, entre nós. Não conseguia discutir cêntimos e o dividir tb nao me faz sentido. Ou pagamos da conjunta ou vamos pagando à vez sem pensar mais nisso. Nao e nada importante para mim que o casal contribua de forma exatamente igual para as coisas comuns. É até completamente acessório. Só é preciso haver bom senso.
      Mas respeito completamente!

      Eliminar
    6. anonimo das 15:31

      "Caramba, não seria mais fácil cada um pagar o seu? Eu e o meu namorado dividimos sempre a conta e nunca tivemos problemas com isso."

      nem todos os restaurantes aceitam dividir as contas, a maior parte sim, mas há outros que fazem um filme, principalmente se for para pagar com cartao multibanco.

      e depois há pequpenas compras que é mais chato estar cada um a pagar metade. por ex, ontem fomos a uma feira de verao: pagamos a entrada, numa tasquinha compramos 2 sandes e 2 bebidas e so um pacote de batatas fritas (iamos dizer aos senhores olhe some aí 1 sandes, 1 bebida e meio pacote?) e depois comemos uma fartura a meias, mais um pastel de nao sei que a meias noutra tasquinha e um pastel de tentugal a meias no fim da noite depois do concerto(temos esta panca de comer sobremesas a meias para provar mais coisas diferentes de que cada um comer so 1). entao iamos estar na tasquinha dos pasteis de tentugal a dizer "olhe isto é 1,20€ eu pago 0,60€ e o meu marido paga outros 0,60€" ;-))

      foi mais facil ele pagar tudo em dinheiro e depois eu mais tarde dou-lhe metade do valor total gasto nessa noite

      claro que isto tambem depende se moram juntos e por isso têm muito mais despesas em comum ou se sao so namorados e a questao das despesas é so para as saidas juntos de vez em quando

      no nosso caso funcionamos assim: temos uma conta conjunta em que todos os meses colocamos o mesmo valor cada um. daí pagamos agua, luz, renda, gás, internet, gasolina, supermercado comum, tudo coisas que sai por debito directo ou se paga com multibanco. depois coisas que temos de pagar em dinheiro (este caso dos gastos na feira ou eu quando vou comprar o pao), guarda-se os tickets com o nome escrito de quem pagou o contabiliza-se esse valor no final do mes. Por ex, se este mes temos ambos de colocar na conta conjunta 500€, mas eu paguei em dinheiro 20€ em pao, entao eu transfiro 500€ para a conta conjunta e ele transfere 520€.
      Para nós é algo simples, é so guardar os tickets e no fim do mês ele soma tudo e faz as contas.

      O mais facil é de facto pagar tudo o que consideramos conjunto com o cartao multibanco, mas há pequenas coisas q nao da mesmo.

      Quando eramos namorados faziamos como menciona: cada um pagava o seu porque aí era basicamente jantares fora, cinema e pouco mais.

      Eliminar
    7. Conheço vários casais assim. Conheço até um caso mais extremo em que ambos têm rendimentos anuais entre os 50-60 mil € (cada um!) e é constante a conversa "hoje é a tua vez de pagar!"; "não não! Mas eu entretanto paguei isto e aquilo!"
      Mais ridículo ainda é que têm um filho que está nos avós, a mãe vive lá também, o pai do miúdo trabalha e vive noutra cidade, só estão juntos aos fins de semana, e o pai paga uma mesada à mãe para despesas do miúdo, que ainda está em casa. O que me faz confusão é estarem bem assim, cheios de dinheiro mas não fazem absolutamente nada em comum só para não gastar dinheiro e não ter trabalho. Tenho muita dificuldade em compreender. Mas se são felizes assim: óptimo!

      Eliminar
    8. Eu e o meu marido (juntos há 8 anos) também fazemos isso de partilhar as despesas a meias. Ganhamos sensivelmente o mesmo e normalmente eu pago as coisas comuns porque tenho cartão de refeições para o subsídio de almoço e ele não (e convém-nos "despachar" esse dinheiro em restaurantes e supermercado) e sou mais organizada para gerir os débitos directos/gastos comuns, bem como faço algumas compras pela net que dizem respeito aos 2, mas vou apontando tudo e depois uma vez por mês ele transfere-me metade do valor do que eu gastei.

      Outra vantagem ainda não falada aqui de ter duas contas é que distribuimos o risco bancário... se algum dos bancos falir (tipo BES) ou houver algum problema, sempre temos a conta do outro. Também podemos jogar com o que cada banco oferece melhor a cada momento em termos de taxas de juro/comissões/depósitos. Mas ambos sabemos os pins dos dois cartões, muitas vezes ele dá-me o cartão dele ou eu dou-lhe o meu para comrparmos algo específico e pequenos gastos tipo os que referiram acima (comprar um bolo numa feira) não são divididos com régua e esquadro.

      Sentimo-nos melhor assim a manter as contas separadas e a cada um fazer os seus gastos individuais ou comprar prendas com o seu salário. Como também disseram, é fácil porque ganhamos ambos o mesmo e temos um salário porreiro, mas tenho a certeza que se não fosse esse o caso, dividiríamos as despesas não a meias, mas proporcionalmente e que se algum de nós necessitasse de ajuda nesse campo durante algum tempo, o outro ajudaria.

      Eliminar
    9. Anonimo das 9:57

      "é constante a conversa "hoje é a tua vez de pagar!"; "não não! Mas eu entretanto paguei isto e aquilo!""

      Isto nao me faz qq sentido. Ou as pessoas sao mais abertas c o seu dinheiro e partilham um c o outro sem fazer contas, ou se querem ter as coisas divididas ao centimo fazem as contas certinho. Nós ate despesas de 0,50€ dividimos, fazemos as contas e somamos tudo no final do mes. Por isso tenho meses em q ele diz, ora esta mes tinhamos de colocar 500€ na conta conjunta e face ao q tu pagaste durante o mes tens de colocar 521,07€ e eu tenho de colocar 503,42€
      Agora nao fazer isso e depois estar a discutir quem é que ja pagou o quê é so parvo, digo eu...

      Tb nao percebi a parte de nao fazerem coisas em comum, o q é q isso tem a ver c a divisao do dinheiro. Eu vou de ferias c o marido, cada um paga exactamente metade dos gastos, se vamos jantar fora ou ao cinema tb dividimos, se formos passear e comprarmos um gelado tb dividimos. A forma como dividimos as despesas nao tem qq impacto nos nossos momentos de lazer juntos. É exactamente o mesmo q seria como nos casais q têm so uma conta c os salarios e co sideram a totalidade dos dois. Nao percebi mesmo a relacao entre uma coisa e outra.... pode explicar? Fiquei curiosa

      Eliminar
    10. Estou a falar de um casal que conheço em concreto. Falo de estarem há anos um em cada cidade, quando ja viveram juntos e depois ela decidiu ir para os pais, assim eles tomavam conta do neto. Percebe? Estou a falar de serem uma família mas não se organizarem e viverem como uma família, ter uma casa/apartamento e estarem juntos num espaço deles. Se fossem muito pobres, eu entendia. Mas não, ambos auferem vencimentos muitíssimo acima da média.
      Acho aceitável a forma como no seu caso se organiza, até porque cada um sabe de si. Compreendi, não me parece descabido, embora cá em casa não seja assim. Mas não entendo pessoas que dividem tudinho e depois são agarrados ao dinheiro como um velho avarento de 200 anos.

      Eliminar
    11. "Estou a falar de serem uma família mas não se organizarem e viverem como uma família, ter uma casa/apartamento e estarem juntos num espaço deles. Se fossem muito pobres, eu entendia. Mas não, ambos auferem vencimentos muitíssimo acima da média. "

      eu percebo perfeitamente isto, mas entao tem a ver com a relação que ambos têm com o dinheiro, no geral devem ser bastante forretas. Não tem a ver necessariamente com o facto de terem contas separadas ou não.

      mas olhe que não será tao estranho como pensa isso de estar casado e morar com os pais. eu casei com o meu marido e fomos morar para um apartamento arrendado, só agora compramos terreno e estamos a construir a nossa moradia. Mas várias pessoas da minha aldeia me criticaram de ser "burra e estar a gastar dinheiro em rendas quando podia estar a morar com a minha mae". A minha mae é divorciada, mora sozinha numa casa com 300m2. E sei que se fosse preciso ela nos poderia receber la. Para essas pessoas era normal eu estar com a minha mae, tal como outros casais jovens na minha aldeia. Mas eu preferi "desperdicar" este dinheiro das rendas e estar estes anos a morar sozinha num apartamento, acho que cada casal precisa do seu espaço e intimidade.

      Também conheço malta que o marido emigrou para outro país e a mulher para nao ficar sozinha decidiu voltar para casa dos pais.
      agora isso de estarem em cidades separadas, depende, pode ser precisamente por causa do bom salario, ou seja, será q ele ou ela consegueriam trocar de emprego para ficar perto do outro e irem morar juntos? ou não estão dispostos a diminuir o salario para ficarem juntos?

      no nosso caso o meu marido (na altura namorado) fez o doutoramento na Suiça e tinha lá boas perspectivas de arranjar emprego. Mas eu já estava cansada da relação à distancia, queria assentar, casar, organizar a nossa vida. E ele decidiu voltar para Portugal e arranjar emprego aqui para podermos estar juntos. Claro que ambos sabemos que se ele tivesse ficado lá hoje estaria financeiramente melhor, mas foi uma decisao tomada para podermos estar juntos.

      Já acho "horrivel" por ex aquela malta que é professor e todos os anos vai para uma cidade diferente, um numa cidade e outro noutra e depois só têm a familia reunida ao fim de semana. Havendo opção é sempre melhor estarem juntos, mas lá está, ou esse casal tem uma profissao em que não conseguem mesmo mudar p estar juntos ou nao querem prescindir do salario.

      E mesmo sendo a questao da profissao há outras opções radicais q se podem tomar: uma rapariga da minha terra era professora, todos os anos a mudar de cidade, casou, teve uma filha e a menina ficou na terra com o pai, sendo que ela so via a filha aos fins de semana (eu sei q nos primeiros anos/meses elas la têm uma regra para estarem mais perto de casa mas quando as crianças crescem isso acaba-se) e ela desistiu de ser professora. Abriu uma pizaria :-) A questao mesmo é qual o valor que se dá à familia.

      Eliminar
    12. Tem razão, não tem de todo a ver com contas separadas ou não. É mesmo pura forretice, mais dela do que dele. O trabalho dela é maioritariamente a partir de casa, ou seja, pode estar em qualquer ponto do país, ele é que não. E eles de facto chegaram a arrendar casa, mas com a gravidez ela preferiu ir para os pais, assim os avós ficavam a tomar conta do neto enquanto trabalha, não tendo gastos com berçário, só que assim ficou longe do namorado, pai e filho longe.
      Eu entendo que se faça essa pausa nos pais para amealhar, claro. Eu própria devia-o ter feito! Mas não é o caso de todo, ambos têm cargos de topo, com imensas regalias. Quando nem assim se investe na família, qual é afinal o objectivo?
      Eu sei que eles querem construir uma casa, a pronto. Só que os anos passam e nem terreno, nem casa, nem nada. Porque não se entendem, discutem permanentemente o "hoje pago eu e amanhã pagas tu", não conseguem um consenso financeiro. É a vida deles e não se angustiam, mas a mim e outros amigos nossos, que vemos de fora, faz-nos mesmo imensa confusão.
      Bom, mas como disse, é um caso que me parece muito especial e nada a ver com a forma como a anónima se organiza :)
      Concordo em absoluto com o que diz "a questão mesmo é qual o valor que se dá à família"

      Bom, a situação dos professores é o verdadeiro pesadelo. Admiro a persistência e dedicação. Não dava para mim...

      Eliminar
    13. Não vejo mal algum em viver com os pais para se juntar dinheiro... Mas não concordo muito com a ideia. Se queremos ser independentes, temos de o ser para o bom e para o menos bom. Já passei meses mesmo muito difíceis e nunca pensei em voltar a casa da mãe. Se somos um casal, somos nós bons e maus momentos, seria incapaz de me separar do meu homem para amealhar dinheiro. Mas seria capaz de viver com ele em casa de familiares num momento mais complicado... Aliás, já o fiz, há cinco anos e meio. Ele ficou sem trabalho e fomos viver um ano para casa dos meus tios, na aldeia. A casa estava desocupada e foi uma excelente ajuda naquele ano. :)

      Eliminar
    14. Respeitando a opção de cada um... As senhoras que dividem as contas fazem-no exactamente por que motivo? Não consideram o dinheiro de ambos? Têm filhos? Se tiverem filhos, farão igual? Dividem despesas com os filhos? :/

      Eliminar
    15. S* eu ainda nao tenho filhos e nem sei bem como vamos fazer como comentei abaixo

      Quanto aos motivos para mim sao 2: por um lado pq nao considero o dinheiro de ambos. Eu trabalho, tenho o meu salario, sou eu a decidir como gasta-lo e vou gasta-lo em coisas q sejam p mim. Por isso o meu salario é p despesas conjuntas de q amvos usufruimos ou p coisas minhas pessoais. O outro motivo tem a ver c padrao de consumo: sou mto mais forreta q o meu marido. Dei o ex abaixo: ele so compra calças de ganga na salsa. Eu acho um disparate dar mais de 10/15€ por umas calças e compro na primark. Como fariamos se o dinheiro fosse de ambos? Eu andaria a pagar as calças dele na salsa enquanto eu vestia primark? Ele deixaria de comprar na salsa e usava primark como eu? Eu ia tb comprar na salsa apesar de achar um desperdicio de dinheiro? Como se resolve isto de uma forma justa p ambas as partes? Aceito sugestoes :-))

      O peimeiro motivo q referi é uma questao de opiniao, uns pensam assim outros nao. Agora o segundo motivo........Honestamente acho q so consegue ter tudo em conjunto quem tem padroes de consumo semelhantes, pq se nao ha sempre ressentimentos.

      Eliminar
    16. Credo. Isso não parece um casamento mas uma união económica. Nem com amigos ando a contar trocos...

      Eu e o meu marido volta e meia brincámos com o "pagas tu hoje"? Mas a conta é comum.

      Quem deve gostar que os casais tenham todos 3 contas serão os bancos. Imagino a despesa em comissões ...

      Eliminar
    17. Talvez a questão possa ser vista de outra forma S!
      A divisão de contas não tem que ser necessariamente porque o dinheiro não é de ambos.
      Até pode ser pensando de outras formas... imagine que cada um do casal recebe 1000 euros, colocam na conta conjunta, cada um, 800 euros, um total de 1600!
      Para despesas e tudo o resto (até poupar para poupar).

      E sobram 200 euros para cada um fazer o que quer, poupar para algo ou comprar logo algo que deseja, por mais parvo que seja! Nem tem que ir para um banco, cada um fica com 200 euros para o que lhe apetecer, entende?

      Assim, por exemplo, a S podia comprar as malas e sapatos sem ter que avisar o "mais que tudo" como já disse aqui no blog (no post da mala, se não estou em erro).
      E o "mais que tudo", faria o que quisesse também, por exemplo, ver jogos do seu clube.
      São coisas que um gosta e o outro não valoriza (nem vê necessidade).
      E todo o dinheiro da conta é gasto nos gastos normais, inclusive dos filhos.

      Pode ser visto, apenas, como um mimo ou uma forma de cada um comprar/ter coisas que gosta, mas que não são necessariamente essenciais.
      Assim, para as pessoas que não gostam de gastar dinheiro (como o "mais que tudo") e não tem direito a esses mimos, podia por exemplo, ir poupando todos os meses esse dinheiro (e a S gastava a sua parte). Esse dinheiro poupado era dele, já que nunca quis os tais mimos.

      Há muitos casais que se privam destas coisas, exatamente, porque quando discutem se vale a pena comprar X o outro acha q não faz sentido.
      Ou quando um deles, gosta de comprar coisas e o outro não. É o pior. Porque um compra, e o que não gosta/liga a compras não compra, mas o dinheiro gasta-se na mesma...
      Trabalhamos todos, merecemos mimar-nos, mesmo quando queremos algo que só nos próprios damos valor.

      Mais uma vez, claro, que isto só faz sentido, se existir dinheiro suficiente para estes "mimos".

      Depois, pode levar-se isto ao extremo ou manter um equilíbrio.

      Eliminar
    18. S*, eu, como referi acima, mantenho conta separada porque quando comecei a namorar com o meu agora marido já tinha a minha conta e ele a dele, pelo que não vimos necessidade ao longo dos anos de criar uma conta conjunta ou de acabar com a conta de um de nós e ficar só com uma. Por um lado, há a questão bancária que já referi, de se diversificar o risco bancário, se jogar com taxas de juro/comissões/despesas, de se poupar o trabalho/despesas de ter uma 3.ª conta, etc. Por outro lado, sempre estivemos na situação de estarmos ambos a trabalhar, a ganhar ambos salários semelhantes e felizmente nunca termos tido problemas financeiros. Por isso nunca houve necessidade de um contribuir mais ou menos para as despesas comuns, sempre contribuimos na mesma medida e, apesar de sermos um casal, visto que ambos trabalhamos e ganhamos o nosso dinheiro, sabe-nos bem ter cada um a sua conta e o seu dinheiro para os seus gastos pessoais, sem ter aquele sentimento de "estou a tirar do bolo comum para comprar um vestido" e quase que sentirmo-nos mal por gastar algo que é nosso. Claro que o dinheiro é de ambos, se houvesse uma necessidade qualquer ajudarmo-nos-íamos mutuamente. Não temos filhos ainda, estou grávida, mas não percebi essa pergunta. Estás a dizer cobrar aos filhos a parte deles? Dividir as despesas comuns por 3? Acho que aí é completamente diferente porque estamos a falar de crianças que são dependentes de nós e que iremos sustentar em conjunto até terem capacidade para o fazerem eles próprios, bem como queremos ambos poupar para que, quando forem mais velhos, tenham um pé de meia de segurança e para iniciarem as suas vidas. No nosso caso somos 2 adultos, ambos com trabalho e rendimentos, acho normal que se dividam as despesas entre os 2 e que ambos se sintam à vontade para, com o fruto do seu trabalho, gastar o extra da forma que bem entenderem (e a ideia de haver uma conta comum com dinheiros "misturados" inibir-me-ia de o fazer à vontade).

      Eliminar
    19. "Quem deve gostar que os casais tenham todos 3 contas serão os bancos. Imagino a despesa em comissões ..."

      tenho varias contas bancarias e nao pago comissões de conta nem de cartão em nenhuma delas. é preciso saber escolher os bancos, claro que nao pode ser nos bancos tradicionais como na CGD e afins, tem de ser em bancos online.

      temos a nossa conta conjunta e a minha conta pessoal no Activo bank (zero comissoes, cartões de credito e debito à borla e transferencias também à borla). Eu tenho adicionalmente contas no Banco Invest, Banco dos CTT, BigOnline e Best. O meu marido tem no Banco Invest, BigOnline, Best, Banco dos CTT e Banco Popular. Nenhum de nós paga comissões. Apenas em alguns deste bancos se paga transferencias mas também são onde temos investimentos, e nao se faz muitos movimentos.

      então acha que quem tem contas separadas para ter o dinheiro certinho dividido ia depois estar a desperdicar em comissões? :-))))

      Eliminar
    20. S*

      Por aqui o dinheiro é de ambos em caso de necessidade . :) Tanto quando eu ganhava mais e tinha mais dinheiro na minha conta como agora que estou desempregada e ele trabalha. :) É de ambos no sentido que se o outro precisar, o dinheiro é usado sem hesitar. Quando ainda namorávamos o Jack teve um acidente de automóvel e não tinha dinheiro imediatamente para arranjar o carro. Avancei eu sem hesitar. Somos um casal, se ele precisava, eu estava lá. Agora se ele me dissesse que precisava de dinheiro para ir de férias com amigos, isso não resultaria. :) Cada um com a sua conta para as suas despesas e para a sua gestão pessoal, para oferecer coisas ao outro, mas sabendo sempre que em caso de grande necessidade o dinheiro do outro também conta. :)
      É como diz alguém mais acima: é poder ter a liberdade de comprar uma mala sem ter de avisar o companheiro.:)
      Quanto a filhos, obviamente as despesas são dos dois. Se apenas um trabalha, fica obrigatoriamente a cargo dele. Se ambos trabalham, cria-se a logística que mais dá jeito. Pensando em nós, caso ambos trabalhássemos, provavelmente o Jack ficaria responsável pelo pagamento do seguro escolar e de saúde por exemplo, e eu ficaria responsável pelo gasto de supermercado e roupas, pois é mais provável ser eu a ir às compras e daria portanto mais jeito. Claro que isto não impediria o Jack de pagar o supermercado ou roupas de vez em quando ou de falarmos e arranjarmos outra logística se vissemos que um andava a gastar mais que o outro.

      Eliminar
  8. Eu e o meu namorado recebemos o mesmo e cada um tem a sua conta e despesas próprias e temos uma conta conjunta de onde sai o dinheiro para as despesas comuns.
    Como ganhamos o mesmo contribuímos na mesma proporção para as despesas comuns. Se não fosse esse o caso, para mim faria sentido cada um contribuir na proporção do seu salário e não em partes iguais. Para mim seria impensável partilhar as despesas todas: porque gosto de ter controlo sobre os meus gastos e dessa forma não teria, porque eu tenho os meus caprichos e ele os dele e não me sentiria confortável de ele pagar a minha roupa (por exemplo) que eu compro sem ser por necessidade, quando ele gasta menos do que eu. Como da mesma forma não me apetece pagar os jogos e afins que ele compra. Para mim é uma questão de justiça, e funcionamos na perfeição assim.
    Em relação às despesas comuns, são sempre partilhadas por igual, à exceção da nossa máquina fotográfica mais 'xpto' que ele fazia questão de comprar e eu não, porque achava que a que tinha era suficiente, e foi o único caso que me lembre que ele pagou mais do que eu (e se um dia cada um for à sua vida nem pondero que ele não fique com a máquina fotográfica para ele).
    Mas tenho perfeita noção que se evitam muitas discussões por ganharmos o mesmo (já passei por uma situação diferente e por vezes era muito complicado: um queria fazer qualquer coisa, o outro não tinha dinheiro e não queria aceitar fazer sem pagar...um filme!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb é a nossa filosofia

      Eliminar
    2. Aqui nunca se ponderou sequer outra forma. O dinheiro é dos dois. Ganhe eu o dobro. Ganhe ele o dobro. Esteja ele desempregado ou eu com salários em atraso. O que entrar, é nosso.

      Eliminar
  9. Nós temos salários diferentes, até porque eu trabalho por conta própria, por isso, cada mês é um mês. Ele tem trabalho fixo e ganha mais do que eu. Já ganhámos o mesmo, já ganhei mais do que ele. Estamos casados com comunhão de bens e temos, desde o primeiro momento a viver juntos, uma conta nossa, onde colocamos o dinheiro para as coisas da casa e do casal (inclui viagens, jantares fora, extras). A proporção desse dinheiro é ajustada conforme o salário de cada um - o P. é financeiro por isso faz sempre uma gestão percentual para que seja justo para ambos. Cada um mantém a sua conta individual e outra de poupança, mas que são de ambos na verdade e temos os códigos do outro. Para mim faz-me todo o sentido desta forma, tem resultado sempre muito bem e não tivemos nunca uma única discussão por questões financeiras. Acho que é um assunto que vai buscar educação, crenças, experiência de vida, maneiras de ser, por isso, não haverá uma fórmula única certa - cada um deve escolher o que é o certo para si.

    ResponderEliminar
  10. Um casamento, uma relação duradoura, etc, etc, pressupõe planos a 2 e uma vida em comum. Ainda que respeite, não tenho nada a ver com isso!!, há necessidade de um casal andar a trocar dinheiro entre si, cada vez que tem de comprar algo tão básico como pão ou um cacho de bananas?
    Se não vos está mesmo no sangue serem uns mãos largas e, nesse mês, perderem a cabeça e pagarem 3 ou 4 bolinhas de água a mais, porque não pôr só um pouco mais na conta comum e pagar essas despesas diárias daí, comprometendo-se ambos a usarem esse montante unicamente para despesas dos dois (jantares e lazer incluídos)?
    Para mim seria cansativo - e inconcebível - que o meu marido me andasse a entregar tickets do que tinha trazido para casa! (ou que me exigisse que eu fizesse o mesmo!)
    E se comprarem um pack de pacotes de leite, só bebem 3 cada um? Por essa linha de pensamento, quem come/bebe mais, devia pagar mais...
    Vida a dois também é descontração - cada um pode (e deve!) ter a sua conta, mas ninguém morre se pagar mais 7 iogurtes num mês do que o seu companheiro de vida. Nem tem de o contabilizar!
    Sejamos mais generosos. Isto não é um concurso!
    Não são companheiros de casa, são Família! Ninguém fica prejudicado quando a Família está feliz e bem alimentada - ainda que tenha pago um pouco mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah adorei este comentário! A sério!! É que falando de forma abstrata em dinheiro é uma coisa, falar de produtos em si ou exemplos concretos é outra. Subscrevo totalmente esta opinião!
      Se eu e o meu marido andassemos a dividir tudo, então tinha de ser eu a pagar 90% do champô já que ele rapa o cabelo? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
      Excelente ponto de vista, cara anónima 😊
      Raquel

      Eliminar
    2. No nosso caso a conta conjunta tb serve p pagar jantares e lazer onde estamos os 2. E nao, nao fazemos contas se um comeu um prato maos caro q o outro. Agora qto aos tickets, eu cada vez q vou ao pao gasto 2€, no final do mes sao 20/25€, por isso sim, junyo os tickets p ser considerado na conta conjunta ( isto dos tickets so é preciso p casos em q n da p pagar c o cartao multibanco da conta conjunta)

      Se comprarmos iogurtes cada um come o q lhe apetece mas comemos os 2. Mas se eu compro pensos higienicos ele nao os vai usar com certeza por isso eu acho q ele nao tem de pagar essa parte da conta de supermercado. No nosso caso nao é a questao se um come mais q o outro, é so mesmo p distinguir entre compras p os 2 ou so p 1.

      Familia é a minha mae e irma, e filhos se um dia os tiver. Marido é outra coisa :-) hoje estamos bem e temos planos a 2 p o futuro, amanha logo se ve. Familia é a de sangue q dura p toda a vida

      Eliminar
    3. Perdoem a minha observação, mas nunca na minha vida achei que alguém faria contas ao pão ou aos pensos higiénicos. Não entra na minha cabeça. Respeito, mas não consigo entender. Amor é partilha... Pelo menos para mim.

      Eliminar
    4. Segundo o código civil casamento é um contrato entre duas pessoas que pretendem constituir uma família, por isso, marido e filhos são família, aquela que nós constituimos. Ou por acaso os filhos nascem sozinhos? Como é que se pode dizer que filhos são família e marido não?

      Eliminar
    5. Acho que ficou explicado: Não considera o marido como família.

      Veja lá se a família de sangue não a deixa ficar mal...Não seria a primeira.

      Eliminar
    6. Acho que a visão é mesmo a de companheiros de casa (e mesmo assim já vi menos extremismo)

      Para mim não dava e concordo completamente com o comentário inicial.

      Para mim o meu marido é a família que eu escolhi. Será para sempre enquanto durar, como qualquer relação.
      Lá por haver outras relações de sangue não quer dizer que não nos deixem ficar mal 😉 duas gravidezes de risco, vários internamentos hospitalares, muitas noites a precisar de apoio e muitos dias que faltou ao trabalho. O meu marido já me apoiou mais que qualquer outra pessoa que divida o mesmo sangue que eu.
      É a família que eu escolhi partilhar a vida.

      Eliminar
    7. Família e também o homem que escolhi para markma. Família são os amigos que estão sempre lá. Não é o sangue que determina, mas o coração. A mim não me faz sentido algum essa divisão. Eu compro pensos higiénicos e ele compra cervejas. Eu compro tampões e ele batatas de pacote. Sai tudo da mesma conta, não andamos cá a ver o que é de um e de outro. São compras para a casa.

      Eliminar
    8. Família e também o homem que escolhi para markma. Família são os amigos que estão sempre lá. Não é o sangue que determina, mas o coração. A mim não me faz sentido algum essa divisão. Eu compro pensos higiénicos e ele compra cervejas. Eu compro tampões e ele batatas de pacote. Sai tudo da mesma conta, não andamos cá a ver o que é de um e de outro. São compras para a casa.

      Eliminar
    9. Concordo totalmente com este comentário.

      Acho mais natural, na conta conjunta colocar-se logo o valor total quer de despesas fixas recorrentes quer de despesas fixas variáveis, como o pão e o supermercado.
      Pode estimar-se que se gasta 100 euros, das despesas que variam, colocam-se 150 euros (para garantir) e nos mês seguinte com o que sobrou ir retificando.

      Eu acho que faz sentido a divisão de contas e conta conjunta, porque considero prático e gosto da liberdade de cada pessoa continuar a ter gostos e gastos individuais sem ter que justificar tudo um para o outro (atenção, não significa esconder!). Afinal num casal, existem duas pessoas diferentes.
      Mas quando se chega ao extremos dos tickets e etc, passa esta ideia que tenho e começa a ser, realmente, falta de partilha e pessoas mesmo muito forretas. Não é o meu caso!
      Gosto apenas de ter a liberdade e usufruir do dinheiro que ganho, por mais fútil que possa parecer ao outro.
      Parece que não, mas é realmente até bom para a relação. Cada um pode gastar esse valor, sem remorsos e sem preocupações (já que todas as contas tão pagas e esse valor é o que realmente "sobra" para os pequenos prazeres).

      Mas lá está, cada casal é que sabe. E se ambos concordam, e funciona....tudo bem.

      Eliminar
    10. Anónimo30 de julho de 2018 às 16:13, eu e o meu marido temos contas separadas e há descontracção suficiente para não andarmos a dividir ao cacho de bananas :P dividimos as despesas maiores, tipo a ida semanal ao supermercado, as contas da casa, as idas ao restaurante, etc... mas se estivermos na rua e nos apetecer comer 2 gelados, paga um ou outro e não tem de haver um acerto de contas a seguir. Se calhar a despesa pequena seguinte paga o que não pagou da vez anterior, se nos lembrarmos. Não tem de ser caculado ao cêntimo. Tal como nas compras grandes de supermercado dividimos a meio, independentemente de levarmos iogurtes que só um come ou champô que só o outro usa. No fundo as contas separadas funcionam como duas contas conjuntas.

      Eliminar
    11. Família também são aqueles com quem escolhemos partilhar a vida e um Marido, supostamente, será O Companheiro máximo. Dure uma vida (o que se espera) ou meia dúzia de anos. Será sempre importante e merece os seus iogurtes ;) (tal como a Anónima merece todos os pensos que encontrar no supermercado)
      Uma conta conjunta também pressupõe que se levante dinheiro para ir ao pão, por exemplo. Não precisam de andar a colecionar tickets.
      Cada um sabe de si e se convosco resulta, força... Mas confesso que ainda está para nascer o homem que me faça pagar os meus pensos ;) - o meu Pai nunca cobrou (e ainda hoje, se estivermos de férias e lhe pedir para comprar, compra e não se preocupa com o assunto!) e o meu Marido vai pelo mesmo caminho - uns mãos largas!
      (da mesma maneira, também saio de casa e trago jornais desportivos e afins, sem cobrar!)

      Eliminar
    12. *marido - o meu telemóvel ontem estava mesmo tolinho!

      Eliminar
    13. "Mas confesso que ainda está para nascer o homem que me faça pagar os meus pensos ;) - o meu Pai nunca cobrou "

      está a ver as coisas ao contrario. se voce compra os pensos da conta conjunta significa que está a cobrar 50% ao seu marido que colocou também dinheiro nessa conta.
      Se eu pago da minha conta pessoal significa que eu estou a paga-los sozinha e nao estou a cobra-los a ninguem


      "eu e o meu marido temos contas separadas e há descontracção suficiente para não andarmos a dividir ao cacho de bananas "

      sim, eu sei, ha malta que funciona assim. tenho um colega de trabalho que tambem tem conta conjunta e separadas e fazem isso para as despesas maiores, mas por ex compras de supermercado fazem tudo junto nao dividem. Mas para mim e para o meu marido nao resulta.

      "Segundo o código civil casamento é um contrato entre duas pessoas que pretendem constituir uma família, por isso, marido e filhos são família, aquela que nós constituimos. Ou por acaso os filhos nascem sozinhos? Como é que se pode dizer que filhos são família e marido não? "

      pelo codigo civil podemos divorciar-nos do marido, portanto ele deixa de ser familia. Mas nao podemos divorciar-nos da mae ou dos filhos.

      "Veja lá se a família de sangue não a deixa ficar mal...Não seria a primeira. "

      repare que eu mencionei no meu comentário mae e irma. Não falei de pai apesar de que biologicamente o tenho. O meu pai abandonou-nos quando eu tinha 12 anos, actualmente nao o considero da minha familia. Portanto sei perfeitamente a que se refere. De qualquer modo, em termos gerais, o numero de pais que abandonam filhos será bem inferior aos casais que se divorciam.
      Por isso, para mim, e repito, para mim, a ligação que tenho à familia mais proxima de sangue é diferente da ligação que tenho com o marido.

      Eliminar
    14. Se resulta para vocês... O relacionamento que tenho com o meu marido também é diferente do que tenho com a minha avó, pais, irmão, filhos, etc... Como todas as relações são diferentes entre si. Mas para mim o meu marido é um elemento muito importante da minha família.
      Se podemos divorciar-nos? Sem dúvida... Continuará para sempre a ser o pai dos meus filhos.
      Mas para mim é o único elemento da família que eu efectivamente escolhi.

      Eliminar
  11. Pois, eu sei q pode parecer estranho mas n consigo ser de outra forma nem ele. Se vamos jantar fora e ele pede um prato de 11€ e eu de 15€ a questao nem se coloca, paga-se tudo da conta conjunta. Mas sou incapaz de ir ao supermercado e comprar pensos e pagar da conta conjunta ou ele comprar a espuma de barbear da conta conjunta., iria sentir-me como se o estivesse a roubar pois estaria a tirar dinheiro da conta conjunta de algo q nao é conjunto :-))

    A minha preocupacao é o q vamos fazer qd tivermis filhos, aí vai ser muito mais dificil de decidir o q se compra e quem paga. Por ex, ele compra calças de ganga so na Salsa, e eu so na Primark e afins, mas actualmente nao ha stresse pois cada um paga o seu. Mas e com um filho? Eu nao quero pagar calças da Salsa mas ele tb n quer q o filho ande vestido na Primark...

    Ha aí alguem q ja tenha passado por esta situacao? Malta c contas separadas e padrao de consumo mto diferente? E depois qd têm filhos como fazem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pago roupa ‘necessária’ da nossa conta conjunta e cenas ‘parvas’ (do género ai gosto tanto e tem dinossauros e não quero saber se ele já tem dez pijaminhas com dinossauros) da minha conta. Mas se pagar da conta conjunta é igual, ficamos na mesma. No fundo ajuda-me a controlar-me, senão a minha casa era um poço sem fundo de roupas e livros e coisas do miúdo :)

      Eliminar
    2. Eu e o Jack nunca gánhamos o mesmo e não gastamos o mesmo. Daí fazer sentido as contas separadas mesmo se há passagem de dinheiro entre contas conforme a maior necessidade de um ou de outro.
      Não me revejo obviamente nessa ideia de me sentir a roubar se ele me pegar pensos higiénicos. :) Não comemos os dois a mesma quantidade de comida nem as mesmas coisas mas tudo o que é consumo de supermercado é dos dois. Nao me faz sentido obrigá-lo a pagar os cereais dele, o café, os chocolates que eu não gosto, as barras de cereais, a coca-cola, etc, só porque eu não consumo. :)

      Os filhos são despesas comuns. Têm de garantir que são alimentados, vestidos e cuidados e essas necessidades básicas podem sair da conta comum. Mas têm de conversar para chegar a um entendimento ou comportam-se como um casal separado que vive junto: há um x dos dois para o supermercado/escola das crianças, e cada um paga a roupa que quer. Se ele quer comprar salsa para o filho, compra. Se a mãe quer comprar primark, compra. Sem prestarem contas um ao outro.

      No nosso caso, a minha mãe sempre comprou a nossa roupa. O meu pai pagava a se despesas escolares e outras coisas. Sempre se deram bem com este sistema e é provavelmente o sistema que eu adoptarei quando arranjar emprego.

      Das cenas mais tristes que vi foi um casal separado em que o pai ficava com as crianças ao fim-de semana a partir da sexta à tarde. Um dia, a caminho da casa da ex-mulher, o carro avariou. Ligou para casa dela e quem atendeu foi a filha mais velha. Pediu-lhe para avisar a mãe do que tinha acontecido e que só conseguiria ir buscar os filhos após o jantar. A criança transmitiu a resposta da mãe « Tudo bem, mas avisa o teu pai que ele vai ter de pagar o jantar extra que eu vou ter de vos dar ». Aqui o dinheiro interessa mais que as crianças ou até do que estas possam sentir.
      É

      É importante que ambos conversem muito e arranjem um sistema que agrade aos dois e que sobretudo respeite os filhos que terão.

      Eliminar
    3. esse exemplo do jantar é horrivel. uma das coisas que tenho perfeitamente noção é que qualquer que seja o sistema que adoptemos terá de ser decidido entre nós e a criança não pode estar envolvida. nenhum filho merece ouvir isso, porque sendo uma criança pode não perceber e levar a mal. Se a minha mae que é adulta não percebe o nosso sistema e acha estranhissimo, imagino uma criança....

      Eliminar
    4. Eu diria que a maioria de nós, leitores e desconhecidos para si, não percebemos o vosso sistema...

      Tenho uma curiosidade: vão juntos às compras fazer as compras conjuntas e pagam com esse dinheiro conjunto? Como faz com as compras pessoais? Compram na altura e depois pagam, cada um, essas coisas à parte?

      Em relação ao exemplo que deu do jantar com o melão e o gelado: se é um jantar com amigos comuns, na vossa casa comum, independentemente de quem escolhe a marca do gelado, essa despesa não deveria ser conjunta? Tal como o sabonete para as mãos: é uma despesa para a casa, o que é que interessa se você gosta mais de uma marca e ele de outra?
      Se comprar um sofá ou uns cortinados ao seu gosto, também é uma despesa sua e não conjunta?

      Só de pensar nos exemplos que deu já fico com dores de cabeça, por isso é-me difícil pôr-me no seu lugar e imaginar como funcionam as coisas na vossa vida pessoal. Sinceramente, só me questiono o quão desgastante deve ser ter as finanças tão criteriosamente controladas.

      Eliminar
    5. As vezes vamos juntos ás compras, as vezes vai so um, depende da disponibilidade. Paga-se tudo da conta conjunta e depois usamos o talao p verificar o que é so de um ou de outro e faz-se os acertos na transferencia mensal para a conta conjunta. Por ex se nesse mes comprei no supermercado 6€ de coisas so p mim ele diz-me, olha transfere tu 706€ e eu transfiro 700€

      No exemplo do gelado é uma compra conjunta q é paga pela conta conjunta. O q eu expliquei nesse comentario é q precisamente p mim isso é conjunto. Mas se o meu marido estiver sozinho nalgum lado e comprar um gelado no momento p comer entao é uma despesa pessoal e so dele paga so por ele.

      A questao do sabonete e do sofa/cortinados é a seguinte: nao é uma questao de gosto, é uma questao de preço. Por ex, eu gosto mais de uns cereais e ele de outros, compramos ambos da conta conjunta porque o preço é semelhante, ninguem fica prejudicado. No caso do sabonete, o Dove é muito mais caro q o do continente por isso cada um paga p seu. Quando da p dividir, q é o caso do sabonete pois temos 2 casas de banho, entao separamos q é melhor. Se tivessemos so 1 casa de banho tinhamos de chegar a um acordo. No caso do sofa e dos cortinados tivemos de chegar a um acordo, tal como para a restante mobilia. Mas por ex, ele queria comprar uma cadeira de balouço p a sala, eu achei um desperdicio pq ja temos o sofa, ele comprou, ele pagoi da conta dele e so ele se senta na cadeira.
      Resumindo: nao tem a ver c uma questao de gosto, é uma questao de preço. Se der p separar quem usa/gasta entao cada um paga o seu (ex: sabonete) , se nao der temos de chegar a um acordo e pagar da conta conjunta (ex: sofa e cortinado)

      Mas ja agora so p comentar: nos acabamos por divergir mais é nas pequenas compras. Qd foi p comprar o terreno nao tivemos qualquer duvida q era aquele e qual o oreço q estavamos dispostos a pagar ;-)))

      Isso do desgastante é uma questao de feitio. Eu tb tenho as minhas finanças pessoais contraladas, c um ficheiro de excel por tipo de despesa, em q banco tenho os investimentos, evolucao das poupanças, etc. portanto termos contas separadas ou conjuntas, n ia ter diferença em termos do controlo. E agora eu ate tenho menos contas, pq cheguei a ter 8 bancos e fazer investimentos c altetacoes mensais q financeiramente exigia mt mais controlo.

      Olhe, é como ir ao supermercado: nós temos um bloco de notas no frigorifico, vamos apontando o q nos faz falta e qd vamis ao supermercado é so levar a lista e comprar exactamente o q la ta. Tenho um colega q diz, q horror perder tempo a fazer lista, ele vai ao supermercado de 3 em 3 dias quando falta alguma coisa. Nos vamos de 2 em 2 semanas e seguimos a lista, eu ia sentir-m perdida se tivesse a fazer as compras de cabeça e acho q se fosse la tantas vezes como ele perfia mais tempo. As vezes o sistema q p uns é mais eficiente p outros perde-se mais tempo.

      Eliminar
    6. Na minha opinião não deveriam sequer pensar em ter filhos juntos. É mais do que evidente que essa relação não é para durar e assim que tiverem filhos vai acabar.

      Eliminar
    7. Credo, que exagero! Não percebo mesmo qual é o problema das pessoas, se isto resulta para o casal qual é a questão? Se calhar são pessoas com funcionamentos mais rígidos, mas desde que haja comunicação não consigo perceber porquê todos estes vaticínios dramáticos.

      Quando começámos a trabalhar eu quis contratar uma empregada da limpeza e o meu marido foi contra. Arrumávamos a casa aos Sábados e até gostávamos de o fazer, mas a mim a obrigatoriedade da coisa aborrecia-me e a ele não. Na altura ficámos num impasse porque eu queria e ele não, mas ao mesmo tempo também não me fazia sentido ser eu sozinha a pagar a empregada. Vai daí, nem sei bem quem é que propôs a ideia mas comecei a pagar ao meu marido para ele arrumar a casa :P Eu fiquei satisfeita porque a casa ficava arrumada, ele ficou satisfeito porque não gastava dinheiro (também não o ganhava porque acabei por começar a pagar-lhe em 'coisas', tipo ir ao supermercado, oferecer o jantar, fazer uma tarefa qualquer que não lhe apetecia, etc). E pronto, resultou. Reconheço que para quem observava de fora isto era bizarríssimo, mas nós sempre falámos muito abertamente de tudo e não somos pessoas de grandes fretes. Quando ele se fartou de ser ele a arrumar contratámos uma empregada e pronto :P

      O que importa é que as pessoas conversem e consigam perceber até que ponto estão dispostos a ceder. Com filhos há mais desafios, até porque há mais gastos (creche, roupa, saúde, etc), mas ao mesmo tempo acho que também há mais 'sentimento de equipa'.

      Eliminar
    8. Oh anonimo, estamos juntos desde 2006, casamos em 2014 e agora é q nos iamos separar? Quem dera a muitos ter relacoes de 12 anos :-) Nao se enerve, a vida é curta, é p aproveitar.
      Os filhos têm um grande impacto na vida do casal, na gestao do dia a dia, os meus amigos queixam-se do sono, da correria creche trabalho etc, nao me parece q o dinheiro seja o mais problematico ;-)

      Eliminar
    9. Eu tenho as nossas despesas controladas em Excel também e fazemos listas de compras... Mas não consigo ver a associação com o rever compras para transferir míseros 6€ qd um gastou isso só para si no supermercado... Ou uma pessoa ter uma cadeira em casa e não poder utilizar porque foi o outro que pagou... Para mim é chocante sinceramente. Se o meu marido me pedisse para lhe dar 6€ eu acharia-o mesquinho sinceramente.

      Ainda bem que se encontraram porque não sei se muitas pessoas conseguiriam viver com esse esquema, mesmo pessoas que vivam com contas separadas.

      Eliminar
    10. anonimo das 00:03

      Se vir os comentários acima as pessoas criticaram o nosso sistema de gestao por dois motivos:
      1) pelo conceito em si, de separar tudo ao centimo que as outras pessoas consideram estranho

      2)a dizer que isso dava muito trabalho e perdia muito tempo a fazer contas, que era um sistema ineficiente. e por isso respondi que também há varias outras coisas que fazemos em termos de controlo que para nós são normais e nao consideramos perda de tempo e dei o exemplo da lista de compras. Para si por ex percebi que é normal fazer listas de compras mas posso-lhe dizer que tenho varios colegas de trabalho que nao fazem e acham que se perde imenso tempo com isso, que nao faz sentido.

      Eliminar
    11. Eu percebo que seja a vossa forma de funcionar e desde que resulte para vocês é o mais importante.

      Mesmo com os filhos se calhar não vos será assim tão difícil de gerir. Nos primeiros tempos, enquanto o bebé não entende, é mais fácil ajustar o sistema que vos fizer mais sentido sem que a criança se aperceba ou sinta menosprezada. Depois é uma questão de garantirem que não vos ouve a "discutir" os pormenores das vossas finanças dentro daquilo que afecta a ela.
      Mas honestamente acho que com o tempo as crianças ganham muito ao terem contacto com a vertente financeira e com a gestão de contas, claro que apropriado à idade.

      Apenas teria o cuidado sobre as finanças que se refiram a ela para evitar que fique com uma ideia errada relativamente ao que sentem por ela. Por outro lado, acredito que ao crescer com vocês lhe será fácil entender que esta questão não tem um impacto no que sentem um pelo outro mas essa aprendizagem poderá não ser imediata.

      Eliminar
  12. Esta caixa de comentários está um autêntico documentário! Realmente não consigo entender esta coisa de juntar os papeis dos cêntimos, ultrapassa-me, ainda para mais parece-me baseado num sentimento de insegurança, será? Quando vai lanchar ou jantar com uma amiga não é capaz de fazer o gosto de pagar o lanche? Outro dia pagará ela. Quando dá jantares lá em casa faz as contas ao que "perde"? Perdemos tanto dinheiro na vida... e ganhamos outras coisas muito mais importantes e sem preço. E então? É assim tão importante? Acho que é mesmo uma questão de conceitos muito íntimos, não consigo mesmo concordar com o comentário das 20h43. Tinha pena de pensar assim, porque eu não era feliz! O meu marido é a minha família, sem sombra de dúvida. O futuro a deus pertence, eu vivo no presente! Desculpe a curiosidade, mas sempre foi assim noutras relações anteriores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quando vai lanchar ou jantar com uma amiga não é capaz de fazer o gosto de pagar o lanche? Quando dá jantares lá em casa faz as contas ao que "perde"? "

      Não percebi esta pergunta, o que é que as ofertas têm a ver com divisoes de despesa?
      já paguei várias vezes lanches com amigas, tal como quando dou prendas, estou efectivamente a oferecer algo e nao espero que me devolvam.
      quando dou jantares em casa (e fazemos isso com alguma frequencia) também nao faço contas as que gasto, é um gasto de luxo, de lazer, tal como quando vou jantar fora ou viajar. Mas nestes casos eu estou a oferecer, eu estou a escolher e a decidir quanto quero gastar e com quem. Por ex: no ultimo jantar este sabado compramos para sobremesa 1 melao e um gelado da carte dor (eramos 4 pessoas). Foi minha opção comprar um gelado da carte dor e nao de marca continente que era bem mais barato porque acho que a qualidade nao é a mesma. Fui eu que paguei, mas fui eu que decidi o gasto. É completamente diferente ter uma conta conjunta em que o marido se lembra de estar num dia sozinha e ir comprar gelados e comer ele.
      Não sei se me estou a explicar bem: a questao não é gastar dinheiro. No ano passado fizemos uma viagem de 4.000€ e este ano por ex ofereci uma semana de ferias à minha mae por ocasiao dos seus 60 anos. Eu efectivamente gasto dinheiro em lazer comigo e com os outros. Para mim a questão é que eu gasto do meu dinheiro em situação em que eu estou envolvida e eu decido. Por isso em situações que é so para o meu marido, e ele decide o que quer comprar, deve ser ele a pagar da conta pessoal dele.
      Por ex, o detergente da roupa compramos da conta conjunta, ambos concordamos em usar o skip, e obviamente nao andamos a contar quem faz mais maquinas de roupa. Mas o sabonete liquido para as maos, ele insiste em comprar Dove (que eu acho parvo....) e que quero comprar marca continente. Entao, como temos 2 casas de banho (temos um T3) e eu uso mais uma e ele mais outra, compramos o sabonete liquido separados e ele coloca no Dove na casa de banho "dele" e eu o do Continente na "minha".


      "Desculpe a curiosidade, mas sempre foi assim noutras relações anteriores? "

      eu so me casei uma vez :-)) e namoro com ele desde que tinha 19 anos. as relações anteriores foram meros namoricos de escola quando andava no secundário em que nao havia esta questao das despesas. bem, no dia de sao valentim o namorado oferecia-me um peluche ou outra coisa tipica da altura, e eu tambem oferecia e cada um comprava da sua mesada ;-))

      Mas relativamente à relação actual posso partilhar que ele sendo mais velho que eu 7 anos, quando começamos a namorar ele ja trabalhava e tinha um bom salario e eu era estudante na universidade e tinha muito pouco dinheiro. Os jantares, as viagens que fizemos nessa altura, ele é que pagava praticamente tudo que eu nem teria possibilidades de o fazer. Lembro-me da primeira viagem que fizemos juntos a Paris, em que ele pagou voo e hotel, e eu devo ter pago uma ou outra refeição. Agora a partir do momento em que comecei a trabalhar aos 22 anos e ter um salario entao passamos logo a dividir tudo. Para nós é algo perfeitamente obvio e natural: se eu nao podia na altura ele tinha de pagar para podermos ter os momentos de lazer, mas a partir do momento em que eu tenho um salario entao tenho de pagar exactamente como ele.

      Eliminar
    2. A sério que cada um paga o seu sabonete...?! Meu Deus... Enfim. Sejam lá felizes assim.

      Eliminar
    3. Tem toda a razão quando diz que pagar lanches não tem nada a ver com divisão de despesas, só misturei estes assuntos para tentar perceber o seu conceito de dinheiro, que para mim roça a avareza, sinceramente, nao compreendo. Não compreendo de onde pode vir esse rigor com o marido, a pessoa mais íntima da nossa vida, diria eu... Acho tão acessório, enfim. Desculpe as perguntas, mas é que é fascinante de ler...Agradeço a sua resposta e fair play. Fico contente que não se privem de fazer as coisas que gostam e se são felizes, ótimo! Bom, não se saber como se faria se houvesse um filho... para mim já é revelador de um problema do sistema... mas quem sou eu. Muitas felicidades!

      Eliminar
    4. Nao percebo qd diz q roça a avareza... se lhe falei em fazer viagens de 4000€, e posso-lhe dizer q por ex gastamos mais por mes em jantares fora do q em compras de supermercado. Avarento p mim sao aquelas pessoas q guardam o dinheiro no banco, nao gastam nada, poupam tudo e nao usufruem os prazeres q o dinheiro pode proporcionar

      Quanto ao filho, sim isso ja ira complicar o sistema, temos de ponderar e decidir antes como vamos funcionar, mas sinceramente é daquelas situacoes q so na hora se ve. Mas ja acordamos em algumas coisas: eu quero ter parto no privado, e ser acompanhada no privado, e todas as despesas na gravidez serao consideradas da conta conjunta mesmo que sejam so p mim (ex:creme p estrias). Eu acho q a questao vai ser mais uma vez nos gastos de lazer / nao essenciais do filho, tipo roupa, brinquedos, doces, etc em q um vai querer comprar e outro nao.

      Eliminar
    5. Realmente há que reconhecer o fairplay desta anónima cujo sistema está a dar tantas perguntas e que tem respondido sem problemas. :D
      É realmente um sistema que vos parece simples mas que a maioria acha de facto confuso e com pouco sentido. Eu não conseguiria. :) Por exemplo, nessa história do gelado, sendo para um jantar vosso, em vossa casa, com amigos vossos, onde todos comiam o gelado, não faria sentido a conta ser comum a ambos? E como fazem por exemplo, se um for ao supermercado e decidir trazer aquele chocolate que o outro tanto gosta? Sai da conta comum, da conta de quem o decidiu comprar ou da conta de quem o vai comer? :)

      Eliminar
    6. Eu gostei de ler sinceramente e vi/percebi muito menos avareza que inicialmente tinha percepcionado.

      Confesso que é um sistema muito estranho para mim, nós também concordamos que cada um deve contribuir para as despesas, simplesmente juntamos tudo e partimos daí.

      Se eu quiser algo ou até nem quisesse que ele soubesse, levanto o dinheiro. Faço isso para prendas para ele para não estragar o efeito surpresa.
      Como levantamos muitas vezes dinheiro é impossível ficar com a noção que foi para uma prenda e tb não pedimos autorização para gastar.

      Mas honestamente não compreendo como esse sistema onde contabilizam tudo entre vocês não desgasta a relação. Acredito que seja rotina e provavelmente quem ler como nós fazemos para controlar os gastos, as poupanças e como divimos totalmente as contas também deve ser muito estranho para quem está do outro lado.

      Eliminar
    7. Acrescento isso mesmo: claramente há um problema do sistema, é notório já há vários comentários para trás. A necessidade constante da anónima dos talões se justificar indicia isso mesmo: no fundo está muito insegura.

      Eliminar
    8. E a conta da água? Medem quem vai mais vezes à casa de banho e puxa mais vezes o autoclismo? Ou quanto tempo cada um demora a tomar banho? Vejam lá isso... ainda bem que se encontraram...foi um milagre! Não existem muitas pessoas no mundo assim e foi realmente uma sorte conseguirem encontrar-se.

      Eliminar
    9. Tete, o gelado foi pago da conta comum obviamente por ser para um jantar oferecido em nossa casa. Nao sei onde ficou c a ideia contraria... qto ao chocolate, isso p mim é estranho, nunca nos avontece. As compras de supermercado sao feitas exclusivamente seguindo a lista de compras, nao fazemos compras impulsivas.

      Anonimo das 8:33, estou de ferias, na praia, e portanto posso dar-m ao luxo de estar deitada na toalha a ler blogs e a responder, nao tenho mais nada p fazer. Normalmente nao comento tanto, mas repare q nem tds os comentarios sao meus. Como estou anonimo obvio q as outras pessoas n conseguem ver c certeza, mas houve varios comentarios de malta q divide contas q nao sao meus. A unica coisa q estou insegura é relativamente ás despesas c o filho. De resto, estamos juntos desde 2006, estamos agora a construir uma casa e nunca tivemos stresses com o dinheiro. É a nossa forma de ser, de gerir.

      Anonimo das 16:52, sabe q a ideia de um casal é mesmo essa, encontrar alguem q seja parecido e q se encaixe. E sim, alguns amigos comentam q somos um pouco diferentes mas q estamos optimos um p o outro ;-)))

      Eliminar
    10. Acho injusto dizerem que sente insegurança no sistema dela porque está a responder às nossas questões!

      Eu acho fascinante descobrir as diferenças entre as vivências.
      Era totalmente impensável para mim viver assim, acho que me dava o tilt e eu até sou muito controladora nas despesas...

      Como disse a Tete tb considero que está a mostrar um grande fair play. Só porque as pessoas têm vivências diferentes, que não se encaixam na nossa "caixa" não quer dizer que eles estejam errados e nós certos.

      Aliás diria que aqui não há certos nem errados.
      Eu por exemplo levaria a mal se o meu marido me viesse pedir 6€ que gastei no supermercado mas percebo que para quem preza tanto a divisão das finanças poderia precisamente sentir-se ofendido se o parceiro não pagasse o que gastou. Não dava para mim mas isso é uma questão pessoal.

      Eliminar
    11. Anónima

      Foi então com certeza erro de interpretação meu ao ler a história do gelado. :)
      O chocolate era um exemplo. Nós também fazemos listas de supermercado (acho mais prático e acho que se poupa com isso), mas não há está troca de”mimos”? Sei lá, o Jack gosta de revistas sobre fotografia e geralmente compra-as ele de quando em quando. Mas se eu um dia vir uma e me apetecer mimá-lo/surpreendê-lo, compro-lhe a revista. Este tipo de coisa, fazem? E se sim, como organizam isso financeiramente? Paga quem ofereceu ou quem vai usufruir? É apenas curiosidade no vosso método, não encare os meus comentários como críticas. :)

      Eliminar
    12. Também tenho a mesma curiosidade que a Teté. Tantas vezes que sou eu a fazer as compras sozinha e levo sempre um miminho para o meu marido... Se for ao shopping sem ele, é certo e sabido que lhe levo gomas, ele adora. Vocês não têm estes mimos um com o outro?

      Eliminar
    13. Teté, nós somos pessoas extremamente racionais e praticas. Tenho um amigo que diz que funcionamos como um computador, em linguação de programação 010101

      Bem, essa troca de mimos espontanea não fazemos de todo. Mas eu nao diria que é por uma questao de dinheiro, é mesmo por uma questão de logica, nao me passaria pela cabeça fazer isso de forma regular. Há prendas nos aniversarios, natal, dia de s.valentim, aniversario de namoro e de casamento. Mas prendas, só por prenda, sem ser nenhuma data em especial eu diria que não. Eventualmente se fazemos uma viagem a trabalho podemos trazer uma prenda para o outro (em Maio ele foi à China e trouxe-me uma caixa de biscoitos tipicos). Mas respondendo a pergunta de quem paga, de forma generica se alguem compra uma prenda para o outro deve pagar quem oferece.

      Fora disto so me lembro que às vezes quando é ele a ir à padaria traz também uma broa, eu adoro, ele nao liga muito mas come também um bocado, e paga-se da conta conjunta tal como o pao.
      E uma vez eu queria ir a um concerto de musica que ele nao gosta mesmo, mas eu tinha o receio de ir sozinha, e pedi que ele fosse, e como ele foi fazer o frete eu paguei o bilhete dele.
      E ele gosta de andar de bicicleta, eu nem por isso, ele andava a insistir que gostava que eu andasse com ele, e sugeriu que compravamos uma bicicleta para mim da conta conjunta (ele ja tinha a dele de solteiro)e depois de irmos a primeira vez (altamente comico pois eu ja nao andava de bicleta desde os 10 ano, estive aflita no parque de estacionamento a tentar lembrar como é que aquilo funcionava mas passado uns minutos la lhe apanhei o jeito), dizia eu depois de irmos a primeira vez ele foi comprar (da conta dele) um capacete para mim ;-)

      Algum destes exemplos conta como mimos? Juro que me esforcei mas isto é tudo o que me lembro em todos estes anos.

      Ah e foi ele que comprou e pagou o anel de comprometida e depois o anel de noivado. Mas isto penso que é comum ser o homem a comprar e a pagar.

      Eliminar
    14. Anónima

      Obrigada pela resposta. :) Nós também trocamos prendas nos anos, no Natal, nas datas típicas portanto, mas eu faço a distinção entre prendas e mimos (mas isto sou eu! :P). Por exemplo, nós fazemos como vocês: temos uma lista onde vamos os dois apontando aquilo que está a fazer falta em casa, mas 99.99% das vezes sou eu que vou ao supermercado. E por exemplo agora no Verão tenho trazido gelado para casa (que não consta da lista) porque onde vivemos está um calor horrível e sei que sabe bem ao Jack comer um pouco de gelado, mesmo que ele não o tenha escrito na lista. Compro um gelado que ele gosta e eu não, por isso é mesmo um mimo para ele. Mas acho que aqui tem mais a ver com a dinâmica de casal do que propriamente com a gestão financeira do mesmo. :)

      Arriscando-me a ser chata (e não esquecendo que tem toda a liberdade para não me responder mais), como é a vida em casa? Quer dizer, por exemplo na história da cadeira de baloiço que a si não lhe fazia sentido comprar mas que ele comprou...não a incomoda ter a cadeira na sala? Como é que gerem isto: um não querer uma peça de imobiliário (porque não acha necessário, porque não gosta de ver na decoração, porque retira espaço..) e o outro comprar na mesma? Sei lá, eu e o Jack não temos os mesmos gostos de consumo por isso de vez em quando um de nós vem com uma ideia que acha fantástica e que o outro odeia (e por isso não se compra). Acho que me dava uma coisinha má se um dia chegasse a casa e o Jack tivesse mesmo comprado aquilo que eu tinha dito que não queria. :D

      E não sentem que não vivem a casa em pleno os dois? Quer dizer, há uma cadeira que a anónima não usa, cada um usa a sua casa-de-banho onde tem o sabão que mais gosta, e provavelmente há outros exemplos. :) Eu comprei uma elíptica porque eu queria (e o jack não se importou de ter aquele monstro na sala) e paguei eu com o meu dinheiro, mas houve fases em que o Jack queria usar e podia, claro. Da mesma forma que ele comprou uma consola porque ele queria jogar mas entretanto eu descobri uns jogos giros para jogar lá e também uso. Isto são provavelmente dúvidas de quem tem uma casa pequena, ahah. :D

      Não usámos anéis de compromisso porque eu não gosto, mas sim ele pagou o anel de noivado (e viva as contas separadas porque assim não sei quando comprou nem quanto gastou :P). E juntos pagámos as alianças de casamento.

      E como fazem com as tarefas de casa? Também há tabelas e tarefas organizadas assim? :D
      O vosso método é de facto peculiar mas se para vocês resulta, é o que importa. Um dia que tenham filhos e se a S* não se importar, partilhe como adaptaram o método ao novo membro da família. :)

      Eliminar
    15. Tete,

      Há coisas na nossa vida que eu tenho perfeita noção que somos diferentes da maioria das pessoas, mas noutras penso que somos iguais, ou se calhar estou errada. Quando questionas se não vivemos a casa em pleno os dois o que significa isso? Por ex, nós no nosso quarto temos uma cama de casal e 2 mesas de cabeceira. Cada um de nós usa uma mesa de cabeceira (que tem 2 gavetas) para colocar a sua roupa interior. Isto para voces é estranho? Atribuir uma mesa de cabeceira a cada um? Voces usam tudo junto, isto é, consideram que todas as gavetas são dos 2 e têm a roupa toda misturada? Para mim seria pouco pratico ter as minhas meias misturadas com as do marido e andar à procura...

      Portanto, no nosso caso temos um T3 com areas grandes, não se coloca a questão de falta de espaço. Em termos de divisoes temos o nosso quarto onde ambos dormimos e colocamos a nossa roupa e aí dividimos uma mesa de cabeceira para cada um, na comoda tem 6 gavetas e cada um usa 3 e no roupeiro eu uso do lado direito e ele do lado esquerdo. Claro que por exemplo na roupa que está pendurada não usamos exactamente metade do roupeiro, às vezes os cabides estão mais para um lado do que para o outro, geralmente eu tenho mais calças e ocupo ligeiramente mais do meu lado, mas está organizado de forma a que a minha roupa está num lado e a dele noutro. Simplesmente porque quando tenho de ir escolher o que tenho de vestir é mais facil procurar onde tenho a minha roupa do que ter tudo misturado.
      Depois como temos mais 2 quartos, fizemos um de escritorio e o outro é quarto de hospedes, mas como têm tambem roupeiros imbutidos eu tenho o resto da minha roupa no roupeiro do escritorio e ele tem a dele no quarto de hospedes. Mais uma vez podiamos ter tudo misturado e cada um usar as 3 divisoes, mas eu acho mais pratico quando estou a escolher roupa para vestir ter só em 2 divisoes.
      Quanto às casas de banho é o seguinte: enquanto que por ex, nos utensilios de cozinha obviamente que usamos os pratos e os talheres em comum e por isso nos armarios de cozinha está tudo junto, isso já nao acontece para as coisas da casa de banho. Eu tenho produtos de maquilhagem, ele tem produtos para a barba. Eu tenho ferro de esticar o cabelo e ele tem lentes de contacto e liquido das lentes. Ele usa gel de banho Axe com cheiro masculino e eu tenho gel de banho com cheiro feminino. Ele usa champo anticaspa da Linic e eu uso champo da Fructis de pessego. Não tem nada a ver com nao querermos partilhar, mas efectivamente os produtos de homem e mulher sao diferentes. (Sim, eu sei que ha champos e gel de banho unisexo mas nós gostamos daqueles em especifico). Ora desse ponto de vista, e tendo 2 casas de banho nao me faria sentido termos ambos as coisas espalhadas pelas 2 casas de banho. Por ex, se eu me quero maquilhar e esticar o cabelo para ir sair, é mais pratico ter tudo junto na mesma casa de banho do que ter metade num lado e noutro e andar entre uma e outra a arranjar-me. Por outro lado, quando temos de nos arranjar e sair ao mesmo tempo é mais pratico cada um estar numa casa de banho do que estarmos os 2 na mesma pois ambas têm um lavatorio pequeno com um espelho pequeno (claro q os casais q têm lavatorios duplos e com espelho grande será mais facil). Portanto, quando fomos para la morar foi natural para nós cada um escolher uma casa de banho, colocar la as suas coisas e usa-la mais. Eu fiquei com a da suite e ele com a geral porque ele levanta-se mais cedo e assim toma banho na outra sem me acordar.
      Agora isto nao significa que cada um só use a "sua" e não possa usar a "outra" : se ele se levanta a meio da noite e tem de ir à casa de banho usa a da suite ("a minha")que está mais perto e ao fim de semana tomamos banho juntos na banheira que está na casa de banho "dele". O caso do sabonete liquido é o unico produto em que poderia ser uma compra comum, mas como temos opinioes diferentes, acaba ele por comprar Dove para a casa de banho "dele" e eu o do Continente para a "minha".

      (cont)

      Eliminar
    16. (cont)

      Quanto a items de mobiliário, o unico caso em que compramos separado foi a cadeira. Isto é um apartamento arrendado, não investimos muito na decoração. Ele tinha coisas de solteiro, eu tinha coisas que a minha mae/avó me emprestaram (tapetes, cortinados, mesas), e só tivemos de comprar a mobilia de quarto de casal, o sofa da sala, mesa e cadeiras para a sala e aparador. Em termos de gostos, no sentido estetico nós temos gostos muito semelhantes, é raro haver uma coisa que um goste muito e o outro não. Por outro lado eu não sou esquisita, tanto gosto de coisas mais modernas como de coisas mais tradicionais. Por ex, no nosso casamento deram-nos algumas prendas (quadros, serviços de pratos, talheres, panelas,) e eu tenho tudo a ser usado, não houve nada que achasse "ai q feio nao vou usar isto" como ouço às vezes as pessoas comentarem das prendas de casamento. Na casa nova que estamos a construir honestamente a unica coisa que me recordo que ele tinha uma ideia e eu achei pavoroso foi na sala na zona do recuperador de calor ele queria colocar umas aplicações na parede e fazer algo muito elaborado e eu achei exagerado, prefiro ter mais simples para depois nao chocar com os moveis e decoração. De resto estivemos sempre de acordo na parte estética. O que causa sempre mais debate é o dinheiro, ou seja, o valor que queremos gastar. Aí a solução na casa nova foi definir um tecto maximo do valor que quero investir na construção, e dentro desse valor ele gere como quer. Ou por ex nos electrodomesticos da cozinha, acordei com ele de gastar no maximo 3000€. Ora como o forno, placa de fogao e exaustor que ele quer comprar ja somam 2000€ ele terá de conseguir o frigorifico e arca vertical por 1000€ ou então tem de escolher outro modelo de exaustor (ele escolheu um de 1000€....) portanto agora ele anda à caça de promoções na net a ver se consegue uma promoção para o frigorifico + arca para não ter de alterar o exaustor. Neste ambito da cozinha o unico input que dei foi na combinação dos bicos que queria para a placa de fogao (pequenos/medios/grandes) e que gosto de ter frigorifico e arca vertical side by side a fazer conjunto. De resto é ele que está escolher puramente pelas caracteristicas tecnicas dos equipamentos.
      Isto deixa muitos comerciais doidos porque estão à espera em muitos casos que seja a esposa a escolher e com base no sentido estetico, mas isso para nós está sempre em segundo plano. Em primeiro vêm as características funcionais e por isso ele acaba por escolher mais coisas para a casa dado que percebe mais disso pela sua formação em engenharia. Por ex os azulejos, normalmente é a mulher a escolher os que acha mais bonitos, e então nas lojas estão os comerciais a olhar p mim a ver o que eu digo. E depois está o meu marido a pedir as especificações técnicas, qual a espessura, qual o metodo de cozedura do azulejo, qual a classificação oficial de resistência aos riscos, e qual o grau de absorção de liquidos...lolol....a malta fica mesmo confusa a olhar para nós. Foi deste modo que escolhemos qual a marca e o modelo dos azulejos que queriamos, e depois claro, dentro das opções de cores que esta tinha escolhemos a cor que gostavamos mais, mas esse nunca será o primeiro criterio de escolha.

      (cont)

      Eliminar
    17. (cont)
      Resumindo: em termos de gostos esteticos somos parecidos, em termos de dinheiro ele tem tendencia para coisas mais caras que eu, portanto quando é possivel do ponto de vista pratico separar o uso e o pagamento acabamos por faze-lo para evitar termos de debater e chegar a um acordo (ex: sabonete/ cadeira de balouço) quando nao é possivel separar entao temos de concordar mesmo e chegar a um compromisso (ex: electrodomesticos).
      Portanto respondendo directamente às tuas questões: se ele quiser comprar e pagar uma coisa que eu não uso, ou não acho necessário não tenho qualquer problema com isso, há espaço suficiente no apartamento e na casa nova. E sinto perfeitamente que usamos a casa em pleno, não é por uma cadeira na sala que não uso que me incomoda, e para mim dividir espaço nos roupeiros é normal, agora é que fiquei na duvida se para os outros também é ou não.

      Quanto às tarefas em casa lamento desiludir mas não temos nenhuma tabela :-))

      Eu tenho um principio: estando os 2 em casa a mulher deve trabalhar tanto como o homem, não sou daquelas em que o marido fica no sofa a ver a bola e beber cerveja e ela está a cozinhar, como alguns colegas meus.
      Claro que já sei que nos dias de jogo da liga dos campeoes do Porto ele vem mais cedo para casa e gosta de ver o jogo com uma cerveja enquanto eu faço o jantar, mas isso é a excepção, não a regra.
      Depois a divisao de tarefas fazemos segundo os gostos de cada um, ele detesta limpar o pó, e prefere aspirar, então quando fazemos limpeza à casa eu vou limpando o pó das divisoes e ele aspira. Ele prefere lavar as casas de banho e eu passo mais a ferro. E depois há algumas tarefas que tem a ver mais com esforço fisico e jeito e aí fazemos uma divisão mais tradicional: de inverno ele vai buscar a lenha e acende a lareira e de verao trata dos sacos do carvao e do grelhador, ele é que carrega os sacos do lixo e da reciclagem para o contentor e enquanto ele faz estas coisas eu vou fazendo tarefas na cozinha ou com a roupa. O unico timing que temos atribuido é que durante a semana cozinho eu os jantares (porque chego mais cedo a casa e faço coisas mais simples) e ao fim de semana faz ele almoço e jantar se comermos em casa (porque ele gosta de coisas mais elaboradas, é capaz de ir ver uma receita nova na net, ir comprar ingredientes e estar a manha toda a experimentar aquilo e no fim de semana tem mais tempo). De resto vamos fazendo consoante a necessidade, e até somos bastante descontraídos com a limpeza, não tenho de limpar o pó obrigatoriamente todos os sabados, se num fim de semana temos algum programa e estamos fora de casa a limpeza fica para 2ªf ou 3F da semana seguinte. Até porque somos so 2 , nao temos animais de estimação e é um apartamento, não se suja tanto como uma moradia, com um filho, um cao e um gato :-)

      Eliminar
    18. Aaaaaah, tinha ficado com a sensação de que cada um só usava um casa-de-banho (aquela que tem o respectivo sabonete escolhido), daí não me fazer sentido a "não utilização" da outra casa-de-banho. Assim como explicou parece-me normal. :)

      A minha pergunta quanto à "não utilização da casa em pleno" era por achar isto, que haveria outros móveis para além da cadeira que apenas um utilizaria porque o outro não participou na compra (cómodas, estantes, bancos, etc), ou divisões em que não entrassem 'por pertencer ao outro". Estava claramente a haver um exagero da minha parte. :)

      Quanto à organização, também fazemos assim, acho que é o normal...Cada um com a sua mesinha de cabeceira e o armários dividido ao meio. Não me faz grande sentido ter as roupas misturadas. No nosso caso, as mesinhas de cabeceira foram consideradas o "local onde o outro não mexe". O resto da casa está a uso pelos dois, eu posso ir ao armário dele colocar roupa e ele a mesma coisa no meu, mas nas mesinhas de cabeceira só mexemos nas nossas. Eu achei importante cada um ter um espaço onde pudesse guardar coisas sem estar preocupado que o outro fosse lá mexer (geralmente, serve para esconder prendas e assim). Cada um com as suas manias. :D :P

      E eu que já imaginava umas tabelas organizadas por tarefas e dias, com cores e coisas assim. :D Tss, tss, um esquema tão peculiar para as finanças e depois tão "normal" nas outras coisas. :D Obrigada por todas as respostas, não a maço mais. Umas boas férias. :)

      Eliminar
    19. Bem, agora tou eu chocada :D nao podem mexer na mesa de cabeceira do outro?!?! Lololol Percebo a logica por causa das prendas, mas por acaso nao temos nada disso, mexemos, abrimos, arrumamos sem problema. Por ex sou eu q geralmente faço os pares das meias e vou arrumar as minhas e as dele.
      A unica regra é a minha mae q sabe q nao pode abrir a 2a gaveta da mesinha de cabeceira dele. Eu nunca lhe disse porquê mas acho q ela desconfia ;-) é onde temos os preservativos e outras coisinhas relacionadas guardados. Ia ser estranho p mim a minha mae ver aquilo tudo. De resto, a minha mae vai ás vezes ao apartamento ajudar na limpeza, passar a ferro ou noutros assuntos (tipo p abrir a porta ao canalizador se for preciso ir la arranjar algo), mesmo qd la nao estamos e eu nao tenho stresse de ela mexer/ver alguma coisa nem o meu marido. Por ex: tinhamos um problema c o esquentador e o canalizador so podia ir a uma hora em q nao estavamos em casa, portanto ela foi la e enquanto ele arranjava aquilo ela tirou a roupa q ja estava seca no estendal e o q nao era p passar (tipo roupa interior) organizou logo e arrumou.

      Eliminar
    20. Ahaha, como eu disse, cada um com a sua mania. :P Eu não gosto de outras pessoas a abrirem-me portas de armários e gavetas, nem pais nem sogros. Isso nem seria viável. Mesmo quando vivia com os meus pais e havia uma empregada, todos sabiam que a minha roupa passada era deixada em cima da minha cama e era eu que arrumava dentro dos armários.:)
      Vivi sozinha desde os 18 anos (primeiro em quartos e depois num apartamento) até ter vindo morar com o Jack e quando começámos a viver juntos, eu senti falta de um espaço "só meu", onde lá está, ninguém fosse mexer. Propus as mesas de cabeceira (são pequeninas, de uma só gaveta, nem dá para arrumar roupa) e o Jack aceitou, embora não sentisse necessidade. Tenho noção que é mania minha, mesmo. :)

      Eliminar
  13. Anónimo de 30 de julho de 2018 às 21:52, se têm essa forma de pensar e se dividem as coisas dessa forma, para não sentirem que se estão a roubar (???), só vão ter problemas e discussões quando nascer um filho. Se fossem mais serenos relativamente aos cêntimos do pão e dos pacotes de pensos, se o vissem como despesas para a casa, para a família, não colocaria sequer essa questão. Que direi eu que peço ao meu marido para me comprar os pensos e vou à farmácia por ele, comprar medicação - se fossemos assim passávamos a vida a fazer contas um com o outro. Relaxem. Desfrutam mais da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois mas cada um é como é, sao feitios e nao sao coisas que se escolhem ser.

      É como ir dizer a um adepto do sporting que se lamenta de ter confusao no clube e nao ser campeao desde nao sei quando "olha muda-te para o benfica ou para o Porto" :-))

      pois nao dá.

      nós damo-nos perfeitamente bem com este sistema, nunca temos chatices ou discussões. e somos relaxados e aproveitamos bem a vida (ja agora nao percebi o que desfrutar da vida tem a ver com contas juntas ou separadas....)

      a unica coisa que me preocupa é mesmo o filho porque será um terceiro elemento que depende financeiramente dos dois e não dá para dividir. na altura logo se vê.

      Eliminar
    2. Acho que é porque para quem lê parece desgastante e bastante stressante. Dá a ideia que há uma pressão constante para esmiuçar o que cada um gastou ou não e estarem sempre focados nisso.

      Pela sua resposta até acredito que tenha uma percepção diferente mas para mim, que tenho uma forma quase oposta de funcionar numa relação, parece enervante viver dessa forma.

      Eliminar
    3. Concordo. Acho que a chegada duma criança, com tudo o que isso implica, pode bem ser o vosso fim. Ou então não! Até vos pode ajudar a pensar de forma diferente. Ou até pode ficar tudo igual e correr bem.
      Eu tenho dois filhos. O cansaço e a correria são tantos, tão intenso, que não temos tempo e energia para tabelas de Excel e guardar talões. Aceitamos o caos que os filhos trouxeram com doses massivas de descontracção.

      Eliminar
    4. "Eu tenho dois filhos. O cansaço e a correria são tantos, tão intenso, que não temos tempo e energia para tabelas de Excel e guardar talões. Aceitamos o caos que os filhos trouxeram com doses massivas de descontracção."

      adorei o seu comentário :-)

      eu tenho noção que gasto cerca de 1h/2h no final do mes a tirar extractos das minhas contas e fazer alguns calculos no excel. sei quanto ganho por mes, o que contribuo para a conta conjunta e das minhas despesas pessoais separo em meia duzia de categorias gerais: saude, lazer, prendas, etc.

      O meu marido gasta cerca de 2h/3h por semana com a nossa conta conjunta e com a conta pessoal dele. Ele faz analises do tipo: nas poupanças verifica a evolução, ajusta o efeito da inflação e separa o aumento derivado de nova poupança e o aumento derivado da acumulação de juros... Nas categorias de compras ele nao tem supermercado, tem "comida" , "higiene do lar" (tipo detergente e afins), "ferramentas e utensilios" (tipo se comprarmos facas ou copos) e a minha favorita "higiene pessoal" (ora como champos, sabonetes, pensos e etc sao compras feitas pelas nossas contas pessoais, a unica coisa que é paga pela conta conjunta sao os preservativos, portanto eu costumo dizer que se alguma vez quisermos contabilizar o nº de vezes que temos sexo é so ver esta rubrica lololol). E enquanto eu so calculo os totais por mes ele calcula os totais por semana.

      E sabe o que é mais ironico: ele é engenheiro, eu é que sou da area financeira, mas digo-lhe às vezes a brincar que a contabilidade que ele faz está mais organizada que a contabilidade da minha empresa :-)

      E sim, tal como refere no seu comentário, eu ja lhe disse que com um filho é impossivel ele ter tempo para fazer este nivel de controlo, que tem de simplificar e ter um sistema mais parecido com o meu, mas ele diz que enquanto puder vai continuar a fazer assim.

      Eliminar
    5. Anónimo2 de agosto de 2018 às 15:02, juro que ADORO o seu desportivismo. Isso é muito bom. Eu nem tenho tempo para consultar o banco online, quanto mais para fazer essas contas todas... Cá em casa reina o "gasta e deixa andar". Quando a coisa começa a apertar, fecha-se a torneira. ahahah

      Eliminar
    6. S* sabes que uma das coisas que dizem na DECO, quando recebem casais em dificuldades financeiras, é pedir que apontem os gastos que fazem durante o mes para verem onde gastam efectivamente o dinheiro e poderem cortar. há pessoas que chegam la atolados em dividas sem saber onde cortar e afinal gastam 100€ por mes em tretas como revistas cor de rosa, cafezinho aqui, lanchinho acola e nao têm noção mesmo de quanto gastam, não fazem mesmo ideia nenhuma. Quando há aqueles artigos, tipo ContasConnosco de como poupar/organizar, referem sempre isto de controlar a conta. Agora, como eu já referi acima acho que o meu marido gasta demasiado tempo nisso e vai a um detalhe que eu acho desnecessário, mas pronto, eu pelo menos quero ter algum controlo.

      Por outro lado quando queremos fazer algum investimento mais a longo prazo temos de ter uma noção mais claro do que temos e do que gastamos. Nós compramos um terreno, estamos a construir moradia e vamos trocar de carro no proximo ano. Quando começamos este processo tinhamos de saber que tinhamos dinheiro suficiente para isto tudo. E por ex, pelas minhas contas na altura, eu sabia que tinha dinheiro suficiente para pagar o terreno, a construção e o carro, mas que nao dava para mobilar a casa toda de inicio. Mas também sabia que a poupança que já fazemos mensalmente, mais a renda que vamos deixar de pagar assim que nos mudarmos, será suficiente para comprar os moveis que queremos ao longo dos primeiros 2 anos e no inicio podemos ficar com os moveis actuais. E também sabia quando me casei quantos anos ainda precisava de poupar para ter dinheiro suficiente para pagar tudo isto. E só posso fazer este raciocionio porque conheço o meu padrao de consumo e tenho esses dados guardados para poder fazer estas projecções.

      Agora para quem nao tem dividas nem por outro lado está a contar de fazer nenhum investimento, uma gestao do tipo entra salario e gasta-se, é mais facil de aplicar

      Eliminar
    7. Eu por acaso acho bastante importante ter as despesas pelo menos delineadas num Excel.
      Dá para perceber o que precisamos mensalmente, as poupanças necessárias, etc.

      E, ao contrário do que já afirmaram, acho especialmente importante para quem ganha pouco. Porque conseguir identificar gastos desnecessários, libertar 10/20/30€ por mês em coisas supérfluas que não se valorizam pode ser o início para o controlo orçamental, uma poupança, etc.

      Eu e o meu marido há cerca de 10 anos passamos por uma fase onde o rendimento do casal era +-600€. Foi nessa altura que comecei a fazer este exercício e ajudou imenso, sim.

      Actualmente o rendimento varia entre 2000/2500€ e continuamos a utilizar o Excel.
      Não fazemos as contas com o vosso pormenor, nem essas projecções (admito que provavelmente me falte os conhecimentos de gestão necessários para isso tudo)

      Mas ajuda nas pequenas coisas. Por exemplo temos poupanças mensais não só no geral mas divididos por objectivos. Para a universidade dos nossos filhos, PPRs, para fazer o pagamento final do Crédito de Habitação qd atingirmos o fim da taxa fixa. Numa lógica mais imediata temos poupança para férias, para o IUC dos nossos carros , IMI, seguros de vida e recheio, etc... Estas últimas estão subdivididas por 12 meses. Poupamos todos os meses um valor irrisório e qd chega a fase de fazer os pagamentos anuais temos todo o dinheiro disponível sem afectar o nosso orçamento mensal.

      Agora com outro bebé pequenino em casa, é-me muito mais difícil conseguir manter o controlo das contas. Há meses que honestamente não consigo rever as contas uma única vez. Mas a vantagem de termos este orçamento delineado e o mesmo ser uma rotina para nós, ajuda-nos a manter quase tudo em ordem sem grande derrapagem.

      (mas por aqui as contas são juntas e apesar do meu marido não fazer nada no Excel, é quem neste momento tem mais disponibilidade para verificar e analisar a conta. E assim evitamos grandes deslizes.)

      Eliminar
    8. Diz que não se tem tempo para ir ver as contas ou fazer este tipo de exercício é só uma desculpa para quem não acha isto importante. São 5 minutos por dia, toda a gente tem esse tempo. Também não arranjamos tempo para ver tv ou um filme, para ir fazer as unhas, para tomar um banho mais demorado, para fazer depilação, sei lá que mais? É uma questão de prioridades e de valorizar isso. Eu tenho uma aplicação (Mobills, mas há imensas do género) onde aponto os ganhos e gastos assim que os faço (acabo de pagar a conta do supermercado, coloco logo o valor gasto, p.e.). Dá para agrupar em categorias (saúde, alimentação, despesas de casa, telemóvel, internet, essas coisas) e ao fim do mês agrupo as despesas por categoria e sei exatamente o total gasto em cada uma delas (100€ de supermercado, p.e. e se entrar nesse grupo, vejo as despesas detalhadas de cada transação). O mesmo para quando entra o salário na conta ou recebo algum dinheiro de prendas, p.e. No final do mês, além da aplicação, coloco tudo na minha agenda. Sei quanto ganhei e quanto gastei (e eu quê) ao longo de todo o ano. No final do ano, a aplicação até faz um relatório detalhado com TUDO o que ganhei e gastei, categorizado. É excelente.

      Isto para dizer que o primeiro passo para o controlo financeiro é mesmo apontar as despesas, ter noção de onde se gasta (mesmo aquela chiclete de 0.05€). É importante sabermos o nosso padrão de consumo e até ajuda na poupança, já que temos exata noção de que gastamos mais nito ou naquilo e conseguimos cortar em algumas coisas. Nas poupanças, igual. Saber quanto se conseguiu colocar de parte durante o mês ou a cada ano é importante para conseguirmos detetar padrões. Há meses melhores e meses piores. Aqui a solução passa por "pagar-nos primeiro". O primeiro dinheiro que sai da minha conta mal recebo é para a conta poupança. Só sei que tipo de dinheiro consigo lá colocar porque sei as minhas despesas detalhadamente e sei quanto preciso mensalmente para lhes fazer face. Há meses que, tirando o dinheiro da poupança e das despesas, ainda sobra alguma coisa, portanto é colocar de novo na poupança (para quem tem objetivos definidos, pelo menos, é a melhor solução, mas quem o quiser gastar como extra, tudo bem).

      Só vamos conseguir ter controlo da nossa própria vida (dinheiro incluido) quando deixarmos de lado as desculpas. Somos todos pros em arranjar desculpas para o nosso comodismo, para não fazermos coisas que não queremos ou não achamos importantes. Quando é importante, passa a ser prioridade.

      Eliminar
    9. Eu sou completamente contra associar apps à conta bancária e a despesas.
      Neste quesito sou eu a estranha e a "paranóica". A venda dos nossos dados, o cruzamento de dados, a falta de privacidade, etc etc etc...

      Nós contramoa os nossos gastos, maioritariamente são feitos através da conta e o que não é, sabemos para onde foi. Apenas não faço o controlo no sentido de ter tudo delineado no Excel como até agora.

      E não me parece que ser assim durante uns meses seja assim tão mau. Para mim muito pior seria colocar os meus dados financeiros privados e dados de consumo, acessíveis online. Paranóias de quem não gosta que interfiram na sua privacidade.

      Eliminar
    10. Isso já é com cada um!
      Eu acho importante ter uma noção de ganhos e gastos mas já mais queria preocupar-me com isso todos os dias e a cada compra... Lá está, não valorizo tanto isso.

      Já tive muito pouco dinheiro, agora tenho mais.
      E preservo cada vez mais o bem que mais valorizo: o tempo!
      Se tiver que gastar um pouco mais de dinheiro em alguma coisa, mas me poupar tempo... cada vez prefiro mais! Antes não me podia dar a esse luxo, como não tinha dinheiro, tinha que pagar em "tempo".

      Prefiro por exemplo, a cada semana fazer uma gestão geral, mais grosseira do que pensar nisto todos os dias (nem que sejam 5 minutos). Mas lá está, prioridades.

      Eliminar
    11. Fui eu que falei da app. Só para clarificar: eu não coloco a app associada Às minhas contas ou dados pessoais. Tudo o que se insere é manualmente, a app não vai diretamente buscar dados ao meu banco ou coisas do género. Quanto a questões de privacidade, de ter tudo online... Pode sempre criar conta com um nome falso ou com siglas, se se sente exposta à app. É tão segura esta app com um ficheiro excel, basicamente. Tudo o que insere no excel é por sua vontade, da mesma maneira que eu faço o mesmo mas numa app de gestão. Apenas me ajuda mais na hora de organizar, já está tudo feito, não tive que criar nenhum ficheiro de raiz.

      Eliminar
  14. Este post e respecivos comentários são um espelho muito intrigante das relações. As pessoas aceitam dividir casa, cama e até fazer filhos em comum, mas têm dificuldade em aceitar que o seu parceiro tenha conhecimento (e participação) plena dos seus gastos e mantêm sempre a visão do meu, do teu e do nosso. Da necessidade quase visceral de manter parte da sua vida financeira em segredo num receio estranho de ter que 'dar satisfações' da SUA vida.
    Aquilo que a S* defende e com o qual eu concordo em pleno é que quando se entra nisto das relações sérias (com ou sem papel passado) passa tudo a ser nosso. O bom o mau e o assim-assim. Claro que para funcionar ambos têm que estar com a mesma predisposição. Agora se vão andar a medir pilinhas de 'ah mas tu gastaste isto este mês e eu não' não funciona, isso não.

    Temos uma economia comum e, como já disseram, primeiro está o bem-estar da família, se depois disso dá para cometer alguns deslizes, este mês serei eu, o próximo será ele e nenhum de nós irá certamente pedir satisfações ao outro porque comprou umas calças ou uns sapatos mais caros. Podemos (os dois, com o nosso) pagar, óptimo!! Quer-se lá saber quem é que efectivamente ganhou aquele dinheiro em concreto!!!
    No meu ponto de vista o que não faz mesmo sentido é a relação funcionar em sistema de consórcio. Cada um paga umas contas e no final do mês emitem a fatura de acertos! :/... andar a juntar talões do pão ou a discutir quem pagou mais jantares naquele mês (com direito a lançamento em excele tudo!), para mim é o resultado de uma relação comercial não de uma relação amorosa. Mas lá está, em última análise cada um levará a sua vida como acha que é mais feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho nenhuma necessidade de esconder as minhas finanças, mas não me conseguiria organizar com uma conta conjunta porque iria sempre ter que fazer contas a qual daquele dinheiro poderia realmente gastar - porque não consigo ver dinheiro como algo "nosso". A título de exemplo, não conseguiria, em consciência, gastar uns €150 em roupa e o meu companheiro estar a pagar parte dessa despesa. Não acho justo, não consigo ver a questão de outra forma.

      Eliminar
    2. So um reparo: o q está aqui em questao é ter contas separadas no sentido de eu gastar o q quero, sendo eu a decidir sem ter q pedir opiniao ao marido. Nao é nem nunca foi no sentido de manter segredo, se ele me perguntar digo sem problema, e certas coisas ate calha em conversa. Tal como as poupanças: quando decidimos comprar terreno e construir moradia tivemos de nos sentar, fazer contas á vida, ver quanto dinheiro tinhamos e o q podiamos investir. Nao me sentiria confortavel de estar casada com alguem q tivesse segredos p mim, e nós somos o casal q separa tudo, inclusive sabonete :-)

      Eliminar
    3. Eu acho que estas questões só afectam mesmo quem ganha bons salários. Para o trabalhador-tipo português, que traz para casa 600/700€, nem se coloca a hipótese de dividir meu-teu-nosso, é simplesmente juntar tudo na pilha e gerir sabiamente.

      Eliminar
    4. ao ler alguns dos comentários, e por profissionalmente lidar com isso diariamente, lembrei-me de imediato dessa figura comercial de 'consórcio'! O objectivo final é partilhar o leito, nos entretantos cada um subcontrata uns serviços necessários para o efeito e no final faz-se o lançamento das despesas depois de cada um apresentar documentos e rubricar o centro de custos alheio e fazem-se os acertos finais. Só falta saber se no final comunicam o ficheiro dos acertos às finanças até dia 20 do mês seguinte!! :D :D

      Eu vejo as finanças tal como a S* e tal como o anónimo das 17:38. Lá em casa só há mais que uma conta porque temos divididas as contas em conta de gastos correntes e conta-poupança. Mas ambas estão em nome dos dois e ambos temos acesso a elas a todo o tempo. Os salários que lá entram são semelhantes, mas ainda que não fossem (já aconteceu!), a questão do meu/teu/nosso nunca se colocou. É nosso, porque a casa é nossa e porque a vida é nossa, porque a família e o filho são nossos. E nunca em momento algum um de nós sente que ao comprar uma coisa mais cara está a usar o dinheiro do outro. Não, estamos a usar o nosso dinheiro. Mal seria se eu de cada vez que compro uma mala (o meu vicio mais caro) tivesse que pedir opinião ao meu marido ou se ele cada vez que compra um gadjet ou umas sapatilhas caras me viesse dar satisfações. Ambos ganhamos, ambos gastamos. Sabemos o que há na conta, quais são as despesas e o que podemos gastar 'a mais'. A partir daí a gestão é muito fácil, na minha opinião.
      Mas compreendo que quem tenha estilos de vida muito díspares opte por separar. Acho que esta visão plenamente conjunta só funciona quando o casal tem esta visão de partilha intrinsecamente enraizada e que de cada vez que o outro se mima com algum bem supérfulo o outro não sinta que está a gastar o que não é dele. No nosso caso, ambos crescemos em casas onde o dinheiro era assim gerido e que sempre funcionou, acredito que para quem tenha outros exemplos este possa parecer demasiado socialista.
      Mas, como em tudo o resto, apesar de podermos não entender, o importante é que para o casal funcione. O resto das opiniões, já diria o Herman, são como as vaginas, cada um tem a sua.

      Eliminar
    5. Mas aí já está a misturar coisas.

      Se leu os comentários, a maioria das pessoas que têm contas separadas (e uma conjunta), também não chegam a esse extremo de contar os cêntimos do pão.
      Ou seja, não vale a pena "por tudo no meu saco".

      E muitas pessoas falaram também que a ideia não é "esconder", mas sim fazer as coisas que lhe apetece com dinheiro destinado para isso (que ganharam).

      Aliás, até é mais comum "esconder" quem tem conta só conjunta. Por que deve "satisfações" disso. Tirar dinheiro da conta comum para comprar coisas fúteis, pode sempre pesar na consciência.

      Quem separa, tem noção e consciência tranquila que aquele dinheiro é seu (individualmente) e pode gastar no que lhe apetecer, sem ter que pedir. Pois, o companheiro vai fazer o mesmo.
      Logo não faz sentido esta ideia de esconder, nestes casos.

      Eliminar
    6. Claudia, os meus pais sempre partilharam o dinheiro da conta conjunta e os do meu marido tb. A minha mae acha a nossa forma de gerir mto estranha. No nosso caso nao é uma questao de educacao, é mesmo de feitio ;-)))

      Eliminar
    7. Como é que sabe que quem tem conta conjunta é para esconder? Será projecção pessoal do motivo para ter conta separada?

      Eliminar
    8. ja agora para clarificar. eu tenho feito varios comentários: o de separar o pao e os pensos :-)

      mas o comentário de dia 1 às 12:24 nao é meu.
      eu respondi às 20:55

      por isso anonimo das 00:16, nao responda a um unico comentário assumindo que é a mesma pessoa que fez os outros. se calhar esse comentário é de uma pessoa que nao disse mais nada antes e so por esse comentario nao dá para perceber se essa pessoa tem conta conjunta ou separada

      Eliminar
    9. Ninguém disse que ter conta conjunta é para esconder.

      Mas quando se tem uma conta separada, em que o dinheiro é exclusivamente da pessoa dessa conta, e esse mesmo dinheiro é para gastar no que a pessoa quiser... então não há qualquer tipo de necessidade esconder seja o que for, certo?
      Já que esta divisão é para isso mesmo.
      A pessoa pode gastar até ao último cêntimo, seja 1 euro... sejam 1000 euros.

      Quando existe só uma conta conjunta, pode acontecer, que a pessoa gaste dinheiro dessa conta (de alguma forma impulsiva ou não pensada) e sendo uma conta conjunta, não ser suposto gastar esse dinheiro.

      Ninguém disse que era regra. Alguém mal intencionado, se quiser, fá-lo de qualquer forma.
      Só quis mostrar que, quem tem conta separada até pode ter menos probabilidade de esconder algo... porque a ideia de separar já tem em conta possibilitar dar a liberdade para isso mesmo: gastar o que quiser (dentro do que sobrar, da sua parte... a parte que lhe corresponde, já calculada).

      O que importa realmente é como a divisão funciona para o casal, nada mais.
      De resto, eu sou daquelas pessoas que também acha fascinante compreender as diferenças de vivências. Ninguém está certo ou errado.

      Eliminar
  15. Para pessoas diferentes funcionam estratégias diferentes. Este ano fui de férias com os meus amigos e gastei 2000 euros, que saíram da minha conta. O meu marido não veio porque não quis, o destino não o atraía. Depois fomos de férias os dois e gastámos 2000 euros, aí sim da nossa conta conjunta. Lá está, no nosso caso isto faz-me todo o sentido, independentemente do quanto o amo (muito) e do quanto partilho com ele (tudo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Joana mas isto é mais ou menos como a questao de ter filhos:

      nunca vi ninguem q nao querendo ter filhos se va dirigir a uma mae e lhe diga "ai q horror como é q és capaz de ter filhos", mas ja vi maes dirigir-se a quem assumidamente nao quer ter filhos e dizer " ai q horror como é possivel nao quereres ter filhos"

      No caso do dinheiro aqui debatida, quem usa contas separadas apenas mostrou o seu ponto de vista e porque faz sentido para SI e para o conjuge separar as contas; mas quem aqui defendeu a conta exclusivamente conjunta fe-lo no sentido de criticar, gozar e questionar os outros por serem diferentes e inclusive insistir que tinham de mudar de atitude (salvo raras excepcoes)...

      A tolerancia para c os outros é de facto um conceito engraçado....

      Eliminar
    2. Por acaso tive uma amiga que me dirigiu palavras muito semelhantes a essas sobre o facto de eu planear engravidar. Ela não quer ter filhos...

      Por isso acho que há de tudo neste mundo.

      Eliminar
  16. Joana, primeiro adoro ler-te eheheh. Segundo, isso que contas não tem nada de estranho. Super sensato e lógico. Desculpa desiludir-te :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Joana deve ter ficado mesmo desolada com esse comentário.. É com cada uma!

      Eliminar
    2. E a senhora nao entende uma brincadeira!xô!

      Eliminar
  17. Eu gostaria apenas de dizer que esta caixa de comentários está tão civilizada, que me deixou surpreendida. Infelizmente é caso para ficar surpreendida mesmo, visto que agora parece que as pessoas são incapazes de falar das coisas sem discutir, sem insultar, na internet... Gostei muito de ler as partilhas sensatas de todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. É mt raro eu comentar em blogs, mas acabei por ir sempre respondendo ás perguntas q me colocaram pq apesar de uma critica ou outra mais agreste ninguem me insultou. Mas noutros blogs ja vi discussoes feias por assuntos mt menos sensiveis.

      Eliminar
  18. Em relação a este assunto a minha opinião e o que se pratica em minha casa é a conta conjunta. Na verdade temos 3 contas. A do dia-a-dia, a "poupança intermédia" e a conta poupança. A do dia-a-dia é onde caem os nossos ordenados. Gastamos daí durante o mês para tudo. No final do mês o que sobrar é dividido - uma parte para a conta poupança e outra para a "poupança intermédia" que na verdade é uma conta à ordem, mas que serve para irmos "acumulando" algum dinheiro para despesas como IUC, seguros, IMI, despesas inesperadas, prendas de casamento/batizado/etc, férias/fins-de-semana fora ou para alguma coisa mais cara que queiramos vir a comprar para a casa ou assim (como uma máquina de cortar a relva que ainda há 15 dias comprámos). Sou eu que controlo as contas primeiramente porque sou da área de gestão e em segundo lugar porque o meu marido assim me pediu que o fizesse. No início de cada mês insiro numa tabela no excel os gastos previstos, considerando já um valor para despesas extra e/ou levantamentos multibanco que na prática serve para quando vamos jantar ou lanchar fora, para alguma despesa que não contamos e aparece durante o mês, etc. Aqui já fico a saber o que previsivelmente iremos poupar no final do mês e todas as semanas atualizo os valores tendo em conta o que temos no banco e o que já foi pago/gasto para ir monitorizando até ao final do mês, se ainda podemos gastar mais ou pouco ou se temos de apertar o cinto. Cada um compra o que quer, desde que não sejam grandes despesas. Eu ganho mais do que ele, mas na verdade ele gasta quase sempre mais do que eu. Isto incomoda-me apenas por uma razão: sou pela filosofia de ter o menos coisas possível em casa - se não uso, dou, ponho no lixo, etc... não gosto de ter coisas acumuladas em casa que não vou usar. Eu costumo dizer que sou a consciência dele - uma pessoa quando vai comprar uma coisa pensa "preciso mesmo disto? vale o preço que estão a pedir? vou usar assim tantas vezes que compense comprar?" e ele habitualmente compra por impulso - por isso mesmo eu faço de consciência e faço-lhe essas questões antes dele comprar alguma coisa. A verdade é que grande parte das vezes ele acaba por concordar que não precisa de 1 pressão de ar que vai usar 1 vez por ano, de outra cana de pesca porque já tem duas ou de comprar 4 pacotes de Pringles porque na verdade quer tentar perder uns quilos. Quando ele quer comprar algo mais caro pergunta como estão as contas do mês e em conjunto vemos se é possível nesse mês ou se poupamos e compramos noutra altura - e na minha situação igual, falo com ele apresento os valores e decidimos. Isto acontece porque na verdade o nosso rendimento disponível é baixo (diria eu - ele ganha o ordenado mínimo e eu pouco mais). Eu sou a pessoa mais poupada que podem conhecer. Se fico feliz por gastar 40€ num anel da Pandora? Fico! Mas acreditem que fico tão ou mais feliz quando no final do mês coloco 200/300/400€ na conta poupança. Esta questão já vem detrás. Quando era pequena via cartas e mais cartas de empresas de crédito a chegarem a casa. Vi sempre os meus pais a deixarem contas por pagar por má gestão do rendimento disponível. Vi-os anos seguidos a usar o adiantamento do ordenado porque já não tinham dinheiro, e depois iam pagar juros sobre isso. E por tudo isso sou tão poupada, não quero de forma alguma cair nessa espiral também.

    ResponderEliminar
  19. Em relação a alguns comentários anteriores, houve uma pessoa que disse que família é família, marido é diferente... Não podia discordar mais. Para mim o meu marido é a pessoa mais importante à face da terra - sim, mais do que os meus pais, irmãos e avós. Ele foi a única família que eu escolhi e a única pessoa com quem partilhei(o) tudo da minha vida. Ainda não temos filhos e tenho uma maneira de pensar talvez um pouco diferente de algumas pessoas - também se pode dar o caso de quando tiver filhos vir a mudar a minha maneira de pensar. Os filhos serão imensamente importantes para nós, mas não posso esquecer o meu marido - um dia os filhos estão crescidos, saem de casa e se durante esses anos todos tivermos esquecido o marido/a relação quando eles saem de casa nós iremos ser apenas 2 estranhos a viver na mesma casa. O meu marido é a pessoa que escolhi para me acompanhar até ao final das nossas vidas, e é a única pessoa que realmente estará lá o resto da minha vida, porque os pais em princípio partem mais cedo, os irmãos têm a sua própria vida e os filhos saem para criar também a sua própria família. Por isso e pela minha maneira de ser, não consigo estar em nada a "meio gás" - por isso, para mim (para nós), só faz sentido partilharmos tudo - dinheiro, despesas, etc. Na minha opinião isto é a o casamento, a relação, o viver junto - um gosta mais de sabonete dove e outro quer do continente? há que chegar a um consenso. Viver junto é feito de consensos. Acreditem que quando casámos e fomos viver juntos tivemos precisamente este "problema" - eu queria comprar tudo da marca continente. Ele só queria sabonete Dove e papel higiénico da Scottex. Eu cedi - poupamos noutras coisas. Noutras situações, cede ele.
    Quando a uma rapariga que pelo que percebi tem contas separadas e está agora grávida, questiono: os exames necessários, consultas, medicação que são para ela (mas devido ao filho que é dos dois) são pagos por quem? Já para não falar em cremes para estrias, roupa de grávida, soutiens, etc... é mesmo pura curiosidade, porque não vejo como "resolver" isto - na prática é para ela, mas o filho é dos dois, por isso de onde sai o dinheiro?
    Por último, a questão de numa conta conjunto ter ressentimentos porque um gasta mais do que o outro, acho que não é justificação porque em contas separadas acontece exatamente o mesmo. Tenho ideia que até já aqui foi falado algo do género. Como disse o meu marido gasta muito mais do que eu. Imaginando que tínhamos contas separadas, ele gastaria todo o rendimento disponível e eu poupada como sou, iria sempre poupar todos os meses algum dinheiro. Sendo que acontecia alguma coisa que era necessário pagar (fosse diretamente a ele ou algo conjunto - uma multa que ele tivesse de pagar ou um arranjo na casa que não estivesse a contar fazer e fosse caro). Ele não tinha poupanças, logo teria de sair da minha poupança - o ressentimento seria exatamente o mesmo de ter uma conta conjunta e um gastar mais do que o outro. Além disso, quem tem contas separadas não pensa num futuro em conjunto? Não tem uma poupança em conjunto? Não pensa que se o outro comprou umas calças que custaram 100 euros, podia ter comprado umas apenas de 50 euros e os outros 50 poupar para a vida a dois, para um objetivo comum? Tenho alguma dificuldade em perceber isto, sou sincera. Conheço um casal que se vai casar e em que o rapaz comprou há uns meses um Bimby. A rapariga disse "por mim não comprava nada daquilo..é muito caro! mas foi ele que pagou!". Ok, mas o dinheiro que ele gastou na Bimby podia ter sido usado para pagar algo no casamento que é dos dois, ou ter sido colocado numa conta poupança para um objetivo comum - uma viagem, os futuros filhos, etc Respeito, mas confesso que me é mesmo muito complicado entender este modo de pensar. Talvez isto seja devido ao facto do nosso rendimento disponível ser baixo, mas para nós só assim funciona. Não temos 5000€ na conta à ordem, nem fazemos viagens de 4000€ - mas para nós funciona assim e somos felizes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Por último, a questão de numa conta conjunto ter ressentimentos porque um gasta mais do que o outro, acho que não é justificação porque em contas separadas acontece exatamente o mesmo. Tenho ideia que até já aqui foi falado algo do género. Como disse o meu marido gasta muito mais do que eu. Imaginando que tínhamos contas separadas, ele gastaria todo o rendimento disponível e eu poupada como sou, iria sempre poupar todos os meses algum dinheiro. Sendo que acontecia alguma coisa que era necessário pagar (fosse diretamente a ele ou algo conjunto - uma multa que ele tivesse de pagar ou um arranjo na casa que não estivesse a contar fazer e fosse caro). Ele não tinha poupanças, logo teria de sair da minha poupança - o ressentimento seria exatamente o mesmo de ter uma conta conjunta e um gastar mais do que o outro"

      Um gastar mais que o outro não implica que gaste tanto ao ponto de não ter poupanças. Eu gasto €250/300 em extras por mês, mas poupo €350, pelo que dificilmente estaria na situação de o meu namorado ter que pagar um imprevisto meu. E não, não penso no que ele comprou com o dinheiro dele, tal como espero que ele fique melindrado por eu ter comprado uma carteira mais cara. Acho que são mesmo formas diferentes de encarar o dinheiro e as relações :)

      Eliminar
    2. Ola! Sou a anonima dos sabonetes ;-)

      Para responder ás suas perguntas: no caso da gravidez, tudo o q esticer relaciobado sera pago da conta conjunta mesmo q seja so p mim. Ja mencionei num comentario acima q pretendo parto no privado e iremos pagar em conjunto. É como diz: o filho é dos dois portanto tudo o q seja necessario fazer para ter esse filho sera pago pelos dois.

      Quanto á questao das poupanças eu percebo a sua duvida, mas pelo menos no nosso caso isso nao se aplica: nao ha poupancas em conjunto. A nossa conta conjunta é apenas para os gastos fixos mensais e outros em conjunto, é p despesas correntes, se sobrar num mes colocamos menos dinheiro no mes seguinte, por isso nunca tem mais de 2000€. Nunca tivemos situacoes em q alguem ficasse sem dinheiro e precisasse do outro e nunca usamos a poupança do outro, temos mesmo tudo separado. Do casamento cada um pagou metade, quando compramos o terreno cada um pagou metade, e agora q andamos a pagar ao empreiteiro cada um paga metade. Por isso se ele gasta 1000€ nas ferias c os amigos estã mesmo a gastar do dinheiro dele, matematicamente nao tem qualquer impacto nas minhas poupancas.Agora obviamente isto depende dos rendimentos de cada um, se tivessemos os 2 o salario minimo nao era possivel gerir assim.

      Eliminar
    3. Eu como forreta que sou leio que gastam 250/300€ em extras por mês e não consigo entender.
      Claro que fazem o que bem entenderem com o vosso dinheiro mas para mim é mesmo estranho.

      Não chega a um ponto em que esses extra já não "sabem a nada" , ou seja, já sintam que ter esse mimo ou não era indiferente?

      Por aqui poupamos +-1000€/mes. Facto que depois torramos um valor significativo nas férias ou escapadinhas. Mas nesses momentos damos mesmo valor à experiência, ao momento, etc. Usufruimoa mesmo do que estamos a dispender.


      Refiro isto porque tirei muitos "extras/mimos" frequentes porque sentia que não traziam nada à minha vida, tinham deixado de ser um prazer e passado a ser quase uma obrigação... Não sentem o mesmo? Ou faz-vos mais sentido e dá-vos mais prazer gastar logo no momento?

      Eliminar
    4. Anonima da 1:21

      Acho q percebeu mal. Quem se refere a 300€ como extras está a falar de despesas pessoais, de apenas um membro do casal por oposicao aquelas q sao conjuntas como renda, agua, luz e supermercado. Sao aquelas q no meu caso eu pago da conta pessoal separada. Ida ao dentista, comprar roupa e calçado, ginasio, prendas, cabeleireiro, esteticista, pagamento de quotas da ordem profissional a q pertenço,... se ha algumas q podem ser futeis/evitadas, outras têm mesmo de acontecer (ex:saude).

      Por ex: eu sei que coloco em media 750€ por mes na conta conjunta e gasto adicionalmente cerca de 200€ por mes em extra, ou seja despesas pessoais q pago eu da minha conta pessoal separada. E sim, eu tb sou forreta e nao gasto em revistas ou gomas, pondero mt bem cada gasto, mas por ex tenho de ir pelo menos umas 3vezes por ano cortar o cabelo, nao é um mimo, é uma necessidade.

      Eliminar
    5. Ah já percebi!! Isto das despesas e formas de ser há tantas que podia ser mesmo um padrão de consumo.

      Eliminar
    6. "Não chega a um ponto em que esses extra já não "sabem a nada" , ou seja, já sintam que ter esse mimo ou não era indiferente?"

      No meu caso, os €300 por mês são para idas ao cinema, refeições fora, despesas extra que tenha esse mês (ex: consulta médica, lentes de contacto) e coisas para mim. Nunca chega uma altura em que me é indiferente, porque todos os meses compro algo que sinto que me faz falta e são sempre coisas diferentes: num mês posso estar a precisar de cremes/cuidados de pele, noutro roupa, noutro calçado, livros, etc. Todos os meses tenho coisas que quero/preciso de comprar, e todas me acrescentam algo. Claro que se tivesse que escolher entre isso e poupar, pouparia, mas felizmente estou numa fase em que posso fazer ambas as coisas.

      Eliminar
  20. Anónima dos sabonetes eheheh: só para terminar a conversa. Com as suas últimas explicações, percebi melhor as coisas. No fundo isto é algo que vocês gostam de fazer, ainda que não seja propriamente um hobbie. É um passatempo que de alguma forma vos dá segurança, vos dá serenidade, pessoal e em casal, aliás pelos vistos faz parte da vossa área e gosto, um profissional, o outro por interesse pessoal. Numa primeira fase não percebi tanto isso, fui mais impulsiva a ler, mas tb acho que se centrou muito nas diferenças do "normal", que temos que admitir que são muito caricatas, se ate os amigos reparam - e agora fundamentou-se mais e deu para perceber melhor. Percebendo isso, tb deve entender que para outros, essa forma de vida seria sufocante, desgastante e (o meu caso) será até acessória, pouco importante, irrelevante, desnecessária. Para mim gastar 3h regulares em perceber talões e a registar todas as despesas e de quem, ou mesmo ter conversas constantes sobre o tema, seria horrível, tenho muitas mais preocupações em que pensar, não dou esse valor às coisas ou dinheiro (e isto não significa q não sou poupada, acho que até sou bastante). Diferentes formas de ver as coisas sem certos ou errados... Obrigada pelas suas respostas. Ass: anónima 31/7 22h21

    ResponderEliminar
  21. Já muita tinta aqui rolou. No nosso caso quando nos juntamos cada um tinha o seu dinheiro. Metade de cada salario era para a casa. Com salários pequenos era uma confusão e, embora nunca nos chateassemos por dinheiro ia havendo certos dissabores porque eu ganhava menos, porque isto ou aquilo. Quando decidimos comprar carro, a minha condição foi juntarmos as contas. Era um investimento conjunto, eu ganhava menos, etc... assim fizemos e, felizmente, nunca deu problema nenhum. Quando recebemos cada um fica com 50€ na sua conta por mês e vai juntando para prendas surpresa, etc (na verdade acabamos sempre a precisar desse dinheiro para a casa igual ajaha) e vai sempre algum para a poupança (onde todos os meses acabamos também a mexer). Cá nos vamos orientando, vamos fazendo uma ou outra viagem, umas compritas e agora andamos a juntar dinheiro para casarmos em 2020 :)

    ResponderEliminar
  22. Venho colocar uma questão: se eu ganho 1000€ e o meu marido ganha 1000€, por é que, se tivermos contas conjuntas e eu gastar 150€ em roupa acho que o estou a "obrigar" a pagar, mas se tiver contas separadas já não? Os 1000€, lá por estarem na conta conjunta, continuam a ser os que eu ganhei e os mesmos de onde gastaria os 150€, se tivessemos contas separadas. O dinheiro não muda de valor, não cresce nem diminui por estar junto ou separado.
    Nós já tivemos três contas: a minha, a dele e a nossa. E íamos acertando valores ao longo do mês. Mas quando decidimos comprar casa e carro, juntámos tudo. E nunca nos chateamos por dinheiro. Cada um gasta o que quer, seja no supermercado, roupa, compras pessoais, etc. E apontamos TUDO o que gastamos num ficheiro Excel, para termos noção dos gastos e das poupanças.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura