Avançar para o conteúdo principal

Ahhh!


Quando pensavas que andavas cansada, o teu filho entra em modo "pico de crescimento" e quer mamar durante 2 horas seguidas. Ou 4 horas seguidas, como ontem. E volta a acordar três vezes por noite.

Senhor, dá-me forças!

Comentários

  1. Ele dá, fica descansada. Aguentas isso e muito mais, vais ver.
    Felicidades


    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Melhores dias virão! Fases que vêm e vão (assim to desejo, pelo menos)! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Isso passa... lá para os 18 anos. Ou então não. :D
    Um dia de cada vez. O meu tem 5 mesitos e já "só" acorda 2x por noite, o irmão dormia que era uma beleza.
    É por uma boa causa.
    SM

    ResponderEliminar
  4. Yap, é mesmo assim :D O meu filho com dois meses dormia treze horas seguidas. 'Não é só sorte, também é mérito' - pensávamos nós, super confiantes e contentes. 'Isto da parentalidade até nem é difícil vá!' - pensávamos nós, com um filho que dormia toda a noite.

    Aos sete meses o Matias atingiu um touchpoint do desenvolvimento e passou dois meses inteiros a acordar três, quatro, cinco, seis, oito, dez vezes durante a noite porque queria estar em pé. Não tinha fome, queria simplesmente levantar-se. Durante dois meses inteiros. Depois passou. Agora dorme novamente 12h seguidas, mas nós já aprendemos a lição: aproveitar enquanto dura, aguentar enquanto não passa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, o meu dormiu uma vez 9 horas seguidas... um regabode. :D Vamos ver como a coisa fica daqui para a frente... ahahah

      Eliminar
    2. S*

      Voltará a haver noites como essas, haverá noites melhores e outras piores. :) Vai depende de tanta coisa...Se ficar doentito (apenas viroses simples e chatas de fácil resolução, é o que desejo ;) ) vai dormir pior, nos picos de crescimento ou quando está para aprender qualquer coisa importante, pode dormir pior, mas por outro lado, à medida que vai crescendo mais facilmente poderás aplicar rotinas e ser coerente em certas atitudes (com 1 mês de vida é ele que manda mas isso depois vai mudando...:D ) e isso fará com que durma melhor. :)
      Pesquisa, lê, informa-te, geralmente há coisas que podemos fazer e evitar que ajudam os bebés a dormir ou a voltar ao seu sono depois das fases em que descarrilam. :) Mas por agora, coragem que ele ainda é pequenino. :)

      Eliminar
  5. Esquece, S*, o teu menino tem 1 mês de vida, a menos que sejas muuuuuito sortuda (tipo 1 em 10.000) ele vai acordar de noite muitas vezes durante imenso tempo ainda. O meu faz 2 anos em Agosto e ainda acorda quase sempre, quer leite, quer companhia, é assim mesmo. E quem diz que não é não está a dizer a verdade :) faz parte. mas vai passar! Ele é um amor, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ando com sorte. O meu rapaz mamava à meia noite, depois pelas 4/5 matina, e depois apenas pelas 7/8/9. Apenas acordava uma vez de noite e outra vez já de manhã. Mas no pico de crescimento é diferente... :) Obrigada!!

      Eliminar
    2. Anónimo, a minha filha mais velha deixou de acordar de noite aos 4 meses e o meu filho mais novo, que tem agora 21 meses, aos 7 meses. E não é mentira! Se quiser, consulte uma especialista do sono e explicar-lhe à que não é normal acordarem de noite "n" vezes.

      Eliminar
    3. Desculpem intrometer-me, a minha filha tem 8 meses e desde o meio do primeiro mes que dorme a noite completa.

      Eliminar
    4. Também não concordo, Anónima. Depende dos bebés (e também dos pais, nalguns casos). A minha com 1 mês fez a sua primeira noite seguida. Aos 2 meses dormia 14h seguidas, sem acordar para comer. Teve as suas fases de dormir pior mas eram rápidas e não chegavam a incomodar. E agora sim, dos 15 aos 19 meses deu-lhe para acordar uma vez durante a noite, o que coincidiu com uma série de aprendizagens. Entretanto, já está a dormir toda a noite como antes.
      Não digo que todos os bebés sejam assim (que sei que não são) mas sendo sincera também não acho assim tão normal que um bebé acorde várias vezes por noite durante anos. Se num adulto isso não é normal, porque se encara normal e repousante num bebé?
      (S*, como já disseram, são fases. :) Mesmo a biberão, os bebés passam por elas. Mas tudo passa. :) Coragem).

      Eliminar
    5. Com 2 anos acordar Ainda... significa que há trabalho dos pais a fazer para o ensinar a dormir sozinho. Não, não é normal que aconteça. Claro que 2 anos não são 1 mês... mas 2 anos Tb não está certo acordar todos os dias... por isso aproveite e consulte um especialista de sono ou pelo menos leia algum livro sobre o tema...

      Já agora S* - o ensinar a dormir vem de bebe, há Mts técnicas que ajudam - recomendo te o 10 dias para ensinar o seu filho a dormir.

      Boa sorte

      Eliminar
    6. Inês, não é normal é o seu comentário. Quem lhe diz que não consultei já especialistas do sono? Pois que já, até uma muito reputada e com formação séria (não dessas que mandam deixar a criança chorar até ficar sem forças e adormecer sozinha), e segundo a opinião dela, a minha experiência e de TODA a gente à minha volta, o que é anormal é que os bebés durmam a noite inteira antes do ano de idade. E, já agora, é "explicar-lhe-á". Enfim, cada um tem uma experiência, mas o mais comum é os bebés acordarem de noite "n" vezes até ao ano e muitas vezes até depois. O meu tem quase 2 e ainda acorda, muitas vezes, o que já não é tão comum, mas tudo é "normal".

      Eliminar
    7. Não diria que é 'anormal' que os bebés durmam a noite inteira antes de terem um ano. Mas diria que não é frequente. Também não é assim tão raro, depende dos bebés, dos pais, de imensas coisas.

      O ciclo do sono dos bebés é diferente do dos adultos, por isso esperar que durmam 'como um adulto' é errado. E há imensas coisas que influenciam os ciclos: a qualidade do sono da mãe durante a gravidez (sim, verdade), a personalidade do bebé, a tranquilidade dos pais, as rotinas, se estão na creche, se são pouco estimulados, se são demasiado estimulados, se comem pouco durante o dia, se comem muito durante o dia, se têm mais facilidade em adormecer sozinhos, se precisam de dormir em co-sleeping, etc etc etc.

      Não há 'normal' nem 'anormal', o que há é o frequente e o raro. Um bebé pode dormir lindamente com um mês e acordar várias vezes de noite aos dois anos. Depende das fases do desenvolvimento e do quão 'bem' esse bebé lida com determinado surto do desenvolvimento.

      E sim, em última análise há crianças que simplesmente acordam várias vezes por noite e precisam de ser reconfortadas pelos pais. Não é uma questão de 'ensinar', é uma questão de temperamento. Há crianças mais seguras e independentes e outras menos, e não há muito a fazer em relação ao que nos sai na rifa :)

      Eliminar
    8. Sou sincera, acho estranho que uma especialista do sono tenha dito que é anormal um bebé dormir toda a noite antes de um ano de idade. A verdade é que há bebés que dormem (pelo que a sua afirmação - de que quem diz que dorme então não diz a verdade - é mentira) e há bebés que não. Nalguns casos, mudanças de rotinas e comportamentos ajudam. Há uns tempos segui o caso de duas pessoas, uma com um bebé de 1 ano e outra com um bebé de 2 anos, que fartas de más noites consultaram uma especialista. A mudança de rotina passou por não verem televisão a partir de certa hora, e com isso os bebés passaram a dormir toda a noite. Às vezes fazemos coisas que não temos noção de como afectam o nosso sono e/ou o sono dos bebés.
      Eu até acredito que o mais comum seja os bebés acordarem de noite (até pela falta de informação no que toca a certas rotinas/comportamentos, porque é daquelas coisas que não se aprende nos cursos de preparação para o parto ou na maternidade) mas não acho que isso signifique que um bebé que durma tenha um comportamento anormal.
      E também acho normal que um bebé acordando queira leite e companhia. :) Até eu, se acordo, vou à casa-de-banho mesmo que não tenha vontade. A questão a resolver talvez seja saber o que o faz acordar tantas vezes. :)
      Quanto aos métodos, há vários, é um facto. Eu também não sou fã de quem deixa os bebés a chorar até ficarem sem forças, embora reconheça que há métodos que implicam deixar o bebé chorar apenas uns minutos antes de lá ir. Eu não me identifico com estes métodos, nem sequer os conheço a fundo, não posso opinar muito. :)

      Eliminar
    9. O meu filho só deixou de acordar para comer aos 18 meses...

      Eliminar
  6. Não deve ser realmente fácil, mas força! Muita força! :)

    A Marta

    ResponderEliminar
  7. Pois é isso mesmo....lembras-te quando ainda estavas grávidas aqueles posts polémicos em que "algumas de nós mães" diziamos que não tinhamos tempo para nada e que era imposssivel criar rotinas e horários em recém- nascidos que nós é que tinhamos que nos adaptar a eles??? Acho que agora já vais começando a perceber o nosso ponto de vista...é isto como como tú descreves ao londo do mês de vida do teu filhote....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu continuo a acreditar nas rotinas. Pico de crescimento é excepcional. O meu rapaz sempre pediu para mamar de 3 em 3 horas e eu fazia a minha vida de acordo com esse ritmo - passeios e saídas tinham sempre intervalo de 2h30 minutos... esta é uma fase excepcional. :D Mas percebo o que diz, claro... a prática é sempre diferente!

      Eliminar
    2. Exacto S* tú fazias a tua vida e fazes, saidas, etc de acordo com o ritmo do bebé e não o contrário....

      Eliminar
  8. S* sugiro que fales com o pediatra ou com as enfermeiras. A mim sempre me disseram que nunca devia pasar dos 15/20 minutos. Não faz bem nem a ti nem ao bébé.
    Bjs Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, pico de crescimento é excepcional. :) O meu menino mamava 10 minutos em cada mama - 15 no máximo. No pico de crescimento é que ficou assim. :D

      Eliminar
    2. O meu médico (e enfermeir@s) disse sempre que mama era sempre quando/na quantidade/ e as vezes que o bebé quisesse.

      Por exemplo, o meu uma noite que esteve doente, passou 6 horas agarrado às mamas, a mamar aos poucochinhos porque só assim se consolava (não usava chucha).
      No dia seguinte que levei ao médico ele disse que não fazia mal...

      Eliminar
  9. Muita força nessa hora! beijinhos *

    ResponderEliminar
  10. Força, força, força (ainda que não eu seja o Senhor!!!)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Isso...

    Quando pensas que já dominas "a coisa", o pequeno ser dá-te a volta, só para que tu baixes a bola e percebas quem é que manda em casa :)

    É uma fase tão boa, tão boa. Cansativa mas tão delicada, doce, amorosa...

    Isa

    ResponderEliminar
  12. E as mães têm sempre. É quase inato!!
    Beijos para ti e teu pequeno.

    ResponderEliminar
  13. isso é que é uma criança... tudo de bom para a família. força.

    ResponderEliminar
  14. Não podemos dizer que já dormem 8 horas seguidas e despacham as mamas em 10 minutos, nem que há tanto tempo que não estão doentes...pimba, no dia a seguir é tudo ao contrário :D
    Força, é uma fase dura...

    ResponderEliminar
  15. Poissss coisas da maternidade:)
    Mas deve ser bom, pois tudo é por uma boa causa e segundo dizem é mesmo assim :)

    ResponderEliminar
  16. Welcome to the dark (picos de crescimento) side! :D

    ResponderEliminar
  17. Com picos ou sem picos, o meu mais novo mamava (e a sério) de hora a hora durante os primeiros 4 meses. Noite e Dia!!! Eheh custou mas cá estamos todos de boa saúde. Como alguém disse aos 18 anos passa (já só me faltam 14!!!!), piadola! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  18. Fui uma sortuda!
    Os meus 3 filhos dormiram a noite toda desde muito cedo.
    A primeira a partir do mês de idade passou a dormir a noite toda.
    O segundo era muito chato para pegar no sono, mas quando adormecia só acordava na manhã seguinte.
    A última dormia normalmente toda a noite, acordando por vezes 1 vez, mas assim que acabava de mamar, voltava a dormir. Aliás foi um bebé que até aos 5/6 meses era dormir e comer, mal chorava.

    Agora que são adolescentes, dão-me muito mais aborrecimentos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura