Avançar para o conteúdo principal

Maravilhas da maternidade #4


O que fazer quando não te apetece comer absolutamente nada do que cozinhas e quando o teu companheiro tem tanto jeito para a culinária como eu tenho para a costura?

Que fastio, senhores. Até a sopa - que eu adoro - me anda a incomodar.

Era tão feliz se tivesse de comer só torradinhas e tostas de queijo. Ou se o jantar aparecesse feito. Ou se tivesse possibilidades de ir fazer todas as refeições fora!

Comentários

  1. Está tudo bem, respira :) isso passa! Mete música para descontrair enquanto cozinhas :P

    ResponderEliminar
  2. O meu marido adora cozinhar e que bem cozinha!
    Que chatice, S*.
    Batatinha doce aos cubos no forno com salmão, não? É fácil e saboroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Batata doce não me convence, para dizer a verdade. O problema está em comer aquilo que fui cheirando enquanto cozinho. :P

      Eliminar
    2. A mim também não me convencia até passar a fazê-las no forno (com pré-cozedura antes para ser mais rápido) com alho em pó, sal, um fio de azeite e ervas várias. Mesmo os meus pais que torciam o nariz à batata-doce passaram a comprar para eles e a fazer assim.:)

      Eliminar
    3. O que há para não convencer? Comida de forno tem a vantagem de só teres de preparar e deixar a cozinhar sozinha, acho que com comidas de tacho a situação é mais chata, temos de estar a mexer, a cheirar, a tomar conta... Leva-se mais com o cheiro.

      Eliminar
    4. Anonimo, eu só disse que a batata doce não me encanta. Comida de forno eu adoro. Naco de carne assado no forno com batatinhas é uma das coisas que mais gosto, ao Domingo.

      Eliminar
    5. E a minha pergunta era sobre a batata doce, o que há para não convencer? Visto que gostas de batatas normais.

      Eliminar
    6. Ora, visto que falou de "comida de forno", pensei que não se referia apenas a batata doce. A batata doce não me convence exactamente por ser doce. Não é algo que me convença, nas refeições...

      Eliminar
  3. Lasanha de vegetais, não gostas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto sim, sem dúvida, embora nunca tenha feito - mas já comi.

      Eliminar
  4. Vai-te habituando... é o estágio pré-mamã... Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Não estou grávida e penso isso imensas vezes !!! ;)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vocês não sabem nem gostam de cozinhar.
    Mas a criança eventualmente come sólidos e o que vão dar? Arroz, massa, atum e bifes?
    Há tantas receitas na net, façam-se à vida. É só pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-me desculpar, mas não entendeu nada do que eu escrevi. O problema não está em comer o que EU cozinho, porque há meia dúzia de pratos que faço bem... o problema é conseguir comer depois de cozinhar, porque vou ficando enjoada da comida em questão enquanto a cozinho.

      Eliminar
    2. Se saber e gostar de cozinhar fosse pré-requisito para se ter filhos, não haveria metade da população que há hoje.

      S*, podes sempre propor ao teu namorado que cozinhe com as tuas indicações. Coisas simples até ele conseguirá fazer (uma massa, um arroz, uns ovos mexidos, lavar uma alface...). :)

      Eliminar
    3. Ah sim, ele vai fazendo, arroz, massa, essas coisas. :) O pior é o que acompanha!

      Eliminar
  7. Experimenta fazer uma ementa semanal com coisas boas e saudáveis, fazes compras a pensar nesses pratos. Hoje em dia há tantas receitas que nos deixam inventar e fazer tantas conjunções... :) Beijinhos e boa sorte*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas a chatice é que, sendo eu a cozinhar, quando chega ao prato já estou "farta".

      Eliminar
  8. Ou seja, queres comer mas não sabes fazer.
    Um espaeguete á bolonhesa, é simples e com carne branca é saudável.
    Que dois, vocês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada disso. :) Eu sei cozinhar bem meia dúzia de pratos e safo-me em vários. Mas há comidas minhas das quais gosto bastante (bacalhau à gomes de sá, lasanha de atum e pescada, bolonhesa de carne de vaca, frango estufado desfiado com esparguete, enroladinhos de peru recheados...), mas pura e simplesmente não me apetece comer aquilo que cozinhei. A minha mãe sempre usou a expressão "comer com o nariz" e agora entendo-a!

      Eliminar
  9. Deve ser por passar o dia a comer bolachas e chocolates, depois quando chega à hora da refeição é natural que não tenhas fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse seu comentário é apenas ignorante e estúpido. Informe-se antes de tentar fazer piadinhas.

      Eliminar
  10. A minha mãe não conseguia cozinhar nada quando estava grávida de mim. A minha avó que é teve que cozinhar durante os primeiros meses porque ela vomitava tudo o que cozinhava, só o cheiro a incomodava. Conheço muitos casos assim, em que as mães cozinham para que a grávida possa comer sem se sentirem agoniadas. Infelizmente nem toda a gente tem essa possibilidade. Quem a tem, que a aproveite!

    ResponderEliminar
  11. Acho que é uma sensação normal e acontece a todos os que cozinham diariamente. Por vezes caímos em hábitos e estamos quase sempre a fazer os mesmo pratos, a utilizar os mesmo temperos e a provar os mesmos sabores, é normal que enjoe :P Pesquisa umas receitas novas e experimenta =)

    ResponderEliminar
  12. Ai S, é só gente com problemas de interpretação de Português... Ou então é só má vontade ;p
    S, toca a ensinar o mais que tudo! Cozinhar é só o mais fácil do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele tem tentado fazer. Ainda ontem fez arroz e abriu uma lata de salsichas (eu não sou fã das salsichas, mas tenho sempre em casa, para remediar). Claro que comi duas salsichas e já me estava a "enervar", acabei por comer cereais ao almoço. :D

      Eliminar
    2. Ia precisamente deixar esse comentário. A malta afinal só sabe juntar as letras, porque ler não sabem.
      S*, gabo-te a paciência! Eu não conseguia.
      Mas é mesmo isso: ele que cozinhe um bocadinho e se puderes traz comida da tua mãe. Espero que fiques melhor rapidamente!

      Eliminar
    3. eheheh Eu sou muitoooo paciente.

      Eliminar
  13. Isso acontece-me tantas vezes e não estou grávida, haha. Imagino a S*... :)

    ResponderEliminar
  14. Há pessoas que são um bocado parvas a comentar (desculpa o "linguajar").
    Então mas a rapariga diz com todas as letras que o problema é comer o que cozinha e vêm-lhe dizer que é mau que não saiba cozinhar?! Ó santa paciência.

    Primeiro gostava de saber em que é que um deles seria inferior se não soubesse cozinhar. Quanto à alimentação da criança se estiverem muito preocupados podem sempre oferecer-se para a alimentar. Se quiserem aproveitem e podem também fazer a mais cá para casa que eu agradeço o tempo livre extra.

    Em relação ao que referes S* estou a passar exatamente pelo mesmo: os cheiros que se entranham na cozinha, na roupa e em tudo enquanto cozinho deixam-me de tal forma mal disposta que não consigo comer. A parte "boa" é que vou quase a meio da gravidez e ainda não engordei nada (a criança vai bem antes que me atirem pedras). O nausefe só me serve para dar sono porque tirar os enjoos não é com o dito cujo.
    E eu até apreciava cozinhar mas agora não ando nos meus dias também. E estar em cozinhas onde foi preparada comida recentemente (mesmo que não seja feita por mim) também me dá a volta ao estômago. Fico mesmo afrontada, nada feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, eu vou com 5 meses e picos de gravidez e nunca tive um enjoo ou uma náusea - sortuda. Mas o fastio dá cabo de mim, porque torna tudo mais complicado. Venho entusiasmada para casa, começo a cozinhar algo, quando chega à mesa tiro um bocadinho e "já estou cheia". É uma chatice. Uma pessoa tem fome, acaba por comer mais tostinhas, o que não é certamente o ideal.

      E sim, podem cozinhar para mim, se estão tão preocupados com a alimentação do meu bebé. ahahah

      Eliminar
  15. Querida S, passei por isso na primeira e também nesta gravidez. Não é efectivamente um capricho. Antes de acabar de cozinhar já sei que não quero comer nada lol e olha que eu cozinho muito bem, tenho de ser honesta eheh
    Às vezes peço à minha mãe que me faça algumas refeições e congelo. É um milagre, porque de facto o que mais me apetece sempre é comida da mãe :) em termos de alimentação, sinto que a gravidez para mim é como regressar à infância, ando sempre em busca deste ou daquele sabor que me transporta até esses tempos... :)
    Boa sorte!! Espero que tudo melhore para nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só de abrir o congelador e imaginar que tenho de fazer espetadas, peitos de frango ou seja o que for, já fico sem vontade de comer. :/ obrigada!

      Eliminar
  16. Experimenta em cozinhar maiores quantidades e congelar ou colocar no frigorífico e come antes de cozinhares.

    Pede à mãe que faça 2/3 sopas grandes quantidades, coloca naquelas caixas individuais baratas e congela, tira no dia à noite para o seguinte.

    Eu também fazia o jantar, após deitava me uma hora para as ânsias de vomitar pararem e no fim ia a casa da mãe que morava em frente e comia o que houvesse.

    Como ela cozinha cedo já não havia odores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nas últimas semanas a minha mãe fez-me sopa e eu ia só comendo. Sabia bem!

      Eliminar
  17. Durante os primeiros três meses de gravidez foi complicado para mim cozinhar, mas depois passou. Se pudesse passava a vida a almoçar e jantar fora, estivesse grávida ou não ;p

    ResponderEliminar
  18. Mete o rqpaz a cozinhar. O meu nunca tinha feito nada e aprendeu. Até mesmo eu quando sai de casa da minha mãe sabia muito pouco. Todos aprendemos ;)

    ResponderEliminar
  19. Que não te aconteça como a uma amiga minha: tudo bem com a comida e cozinhar mas... não conseguia ver louça suja!!! Dava-lhe vómitos. A mãe dela cismava que era desculpa, para não limpar mas é claro que não, pobrezinha :( Enfim, é uma fase da vida - e de saúde - que dá pra tudo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura