Avançar para o conteúdo principal

Ah, os animais são uma riqueza...

Coisas difíceis de resolver - Madame Blackie agora acha que é mais cómodo e fácil fazer xixi na carpete da sala. Sempre no mesmo sítio. Já lhe ralhei, já pus pimenta, piripiri, vinagre, já lavei com detergente com amoníaco... não há maneira de deixar de fazer xixi naquele sítio.

Já sei que o faz porque não gosta de partilhar a caixa da areia com as outras gatas. Mas, segundo a veterinária, como existe uma gata dominante (a Evita, a mais velha), ter várias caixas não é solução, pois a dominante fará sempre em todas as caixas.

Arre. Não se pode ter gosto em nada.

Comentários

  1. Um pequeno preço a pagar por ter um pequeno zoológico em casa!

    ResponderEliminar
  2. Não sei como é a sua rotina de limpeza da caixa de areia... Eu tenho 3 gatos e 3 caixas de areia. Pelas contas do veterinário deveriam ser 4 caixas, mas achei que não era mais necessário depois de notar que os gatos não usavam as caixas se estas estavessem sujas. Agora em vez de limpar 2 vezes ao dia. de manhã e noite, como eu fazia, limpo quanto for necessário.:)

    ResponderEliminar
  3. Com tantos animais em casa o melhor mesmo é eliminares os tapetes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eles começam a usar as camas... conheço um caso desses. Só se resolveu não deixando o gato entrar em casa, mas aquela família tinha um quintal onde eles andavam livremente, e uma garagem onde eles dormiam de noite. No teu caso, penso que é apartamento, certo? Não sei o que se pode fazer.
      Eu dava em doida se isso me acontecesse. Gosto muito de gatos, mas se me acontecesse algo assim não sei... ainda bem que todos os meus gatos foram sempre muito bem comportados nesse aspecto.

      AnaC

      Eliminar
    2. mas eles já dormem na cama dela...

      Eliminar
  4. No fim tens que tirar a carpete da sala...

    ResponderEliminar
  5. És enorme, mas enorme por teres esse pequeno zoo em casa!

    Ps: Não resisti à estupidez que pairava para aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rititi, é do que mais gosto em mim!!

      Eliminar
    2. Isso quer dizer o que? que a Madre Teresa de Calcutá como não devia ter animais domésticos era "pequena"

      Que mania mais parva é essa que se arranjou de associar o caracter das pessoas com o ter animais domesticados em casa.

      Eliminar
  6. Isso é de leres muito a Maçã.... ;)

    ResponderEliminar
  7. Não me digas que é aquela carpete super gira! :P

    ResponderEliminar
  8. O amoníaco tem precisamente um efeito contrário aquele que pretendes. Por norma eles adoram, tal como a lixívia. É no tapete novo? É que eles adoram esse tipo de matéria...
    Por norma, devemos ter o mesmo n° de caixas de areia do que de gatos + uma!

    O meu desde que a caixa esteja limpa, nunca faz nada fora. Como era uma tarefa que detestava fazer optei por comprar a caixa omegapaw que não dá trabalho nenhum a limpar. Não é barata, mas vale bem o investimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba. :( Sempre a aprender.

      Eliminar
    2. Não fazia ideia disso do amoníaco e da lixivia...e não haverá nada que os afaste? Quanto a ter 5 caixas de areia...só com uma divisão só para isso! cinco caixas ocupa muito espaço, além de que deve ficar um cheirete insuportável...

      Eliminar
    3. O meu fez uma vez fora da caixa, ainda nao era castrado e estava a marcar território. comprei uma solucao com uma enzima qualquer e o miau durante semanas nem chegava lá perto. Também nunca mais fez fora da caixa e só mostrar a embalagem já surtia efeito até em outras ocasioes. Nao lembro do nome mas vou procurar. Nao sei se funciona igual para todos os gatos, mas foi supimpa para o JC.

      Eliminar
  9. A minha cadela fazia o mesmo! Eu deixava a carpete enrolada quando saía de casa e ela ia fazer por cima do enrolado!! Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  10. Está a fazer mais do que o habitual? A minha comçou a fazer fora da caixa e acabou por ser operada porque tinha uma infeção no utero.

    ResponderEliminar
  11. Cá para mim ela também gosta muito do tapete como tu ;)

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa temos duas caixas que são limpas diariamente para três gatos e embora haja uma gata dominante e as duas meninas não sejam nada amigas, funciona bem. Não percebi quantas caixas tens, mas para 4 gatas eu diria que deverias ter, pelo menos, 3.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bê, tenho uma caixa king size, tamanho gigante, limpa todos os dias, DE MANHÃ E À NOITE, e que está ao ar livre. Ela não gostou que eu mudasse a caixa para a varanda, basicamente. :) Mas vou comprar outra caixa!

      Eliminar
    2. Não, para 4 gatos, o recomendado são 5 caixas! Não obrigatoriamente umas ao lado das outras, podem estar espalhadas pela casa, colocadas em sítios tranquilos e afastadas das taças da comida.
      Se só tens 1 caixa, é de longe insuficiente para 4 gatos.
      Por outro lado, não é certo que o problema ficará resolvido...
      Cá para mim, o material no qual é feito o tapete nao ajuda...

      Eliminar
    3. O facto da tua caixa ser grande é insignificante para eles, pois o espaço é o mesmo e partilhado por todos. A psique felina pode ser muito complicada.

      Eliminar
  13. Não percebo nada de gatos, só tenho cães, mas uma colega tinha um gato que fazia xixi em todo o lado, até nas camas, depois de o esterilizar, deixou de fazer. Tenho amigas com dois gatos em casa e só têm uma caixa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que o gato fazia era marcação de território, nada tem a ver com não lhe apetecer ir à caixa. Porque para urinar normalmente de certeza que ia à areia. Daí que a castração resolva o problema. As gatas da S* estão esterilizadas e as fêmeas não fazem marcação territorial. Se a caixa foi mudada de sítio é normal que a gata faça noutro local, eles são animais de hábitos e rotinas :-) uns exigentes, é o que é :-D Mas facto gostam de tudo limpinho.
      S*, não me leves a mal, mas depois do desaparecimento, felizmente temporário, da Princesa, não achas muito arriscado pôr a areia na varanda? Porque assim ela terá de estar sempre aberta e à disposição das gatas, e não somente quando vocês estão em casa e a supervisionar.

      Eliminar
    2. JoanaS, fiquei a sentir-me tão mal que fui pôr outra vez a caixinha na zona da cozinha, onde estava antes.

      Chegamos à conclusão que a Princesa não caiu da varanda (fugiu pela porta, a empregada que limpa o prédio viu-a no prédio). No entanto, apesar de ser mais limpo para nós, caixinha na varanda não é uma coisa definitiva, por causa da chuva e do vento. Já voltei a pôr na zona da cozinha. <3

      Eliminar
    3. Oh, desculpa, eu não queria de maneira nenhuma fazer-te sentir culpada :-(
      Mas como eu sou uma medricas com os meus nestas coisas e pensei que ela tivesse caído da varanda, resolvi tocar no assunto. Já vi várias situações destas no "encontra-me". Juro que sem te conhecer fiquei com o coração apertadinho quando ela desapareceu <3
      Um dos meus já esteve fugido uma hora e foi o desespero!

      Eliminar
  14. Cá em casa tenho dois gatos e cada um tem a sua, mas acho que usam qualquer uma, mas fazem sempre lá :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho duas gatas e só uma caixa, mas tenho a vantagem de elas saírem para o jardim e preferirem fazer por lá as necessidades.
    Eu diria que a gata está a pedir-te atenção, deve estar a sentir-se de parte. Os gatos são animais com personalidades muito vincadas e teimosos.
    A minha sugestão é que a faças o que normalmente se faz aos cães reforço positivo e negativo, primeiro tens de a castigar por ela fazer xixi no tapete, o ideal é aproxima-la do local e dar-lhe duas ou três palmadinhas na cabeça e dizeres não com voz firme não. Atenção não precisas e não convém bateres-lhe com força, apenas o suficiente para ela perceber que estas desagradada.
    Por outro lado tens de lhe dar mimo quando ela se portar bem, ela provavelmente irá dar-te graxa depois de a repreenderes.
    Consegui que uma das minhas gatas deixasse de tentar comer o periquito e de subir aos balcões da cozinha e que outra deixasse de subir para a cama. Elas acabam por perceber que não gostamos o do seu comportamento e adaptam-se.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Língua, na gata em questão não dá para dar palmadinhas, nem que sejam leves, porque é tremendamente assustadiça!

      Eliminar
    2. Melhor ainda, vai sentir mais o castigo e nem precisas de te esforçar muito ;)

      Eliminar
    3. Errado!!!
      Essa das palmadinhas é muito má ideia! Nunca, mas nunca se deve bater!!! Qualquer vet sério sabe disso!

      Nós é que temos de encontrar dicas e ir experimentando para o que resulta ou não.
      Se a gata não o fazia antes do tapete colocado, provavelmente a melhor solução é retirá-lo. Existem vários produtos no mercado para os impedir de fazer xixi onde não devem. Uns resultam melhor outros pior, animais diferentes reagem de forma diferente ao mesmo produto.

      Cá em casa tive o mesmo problema com o meu. Fazia num puf (imitação pele, menos mal!), bastava-me lavá-lo com vinagre e detergente e não ficava cheiro nenhum. Comecei a perceber que ele o fazia quando a caixa estava demasiado suja para ele. Passei a limpar a caixa de manha e à noite e ele nunca mais fez nada fora da caixa.

      Eliminar
    4. Anónimo das 17:35, cheiro até nem tenho sentido nenhum... mas é chato urinar no tapete. :P

      Eliminar
  16. Uma caixa de areia para tantos gatos não pode ser. No tempo que passas fora de cada aquilo deve ficar imundo. Pobrezinhas. Os gatos são muito limpos, tens de ter mais caixas, mesmo que não resolva o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 11:53, a caixa é limpa de manhã e à noite, todos os dias, com areia XPTO. O problema nunca foi esse, porque ela já o fazia quando eram apenas duas.

      Eliminar
    2. Os gatos só fazem xixi "fora do penico" em 4 situações. Em caso de doença, por questões comportamentais, caixa suja ou quando estão com o cio (no caso das gatas), ou gatos não castrados. Se as tuas meninas estão esterilizadas e se as caixas estão limpas, só pode ser doença, ou comportamental. Certifica-te que ela está bem de saúde, os gatos são peritos em esconder doenças :)

      Quanto às bocas do excesso de animais... não ligues. Eu também tenho um zoo em casa e a minha casa está mais limpa que a da maioria das pessoas que nem animais têm :) E sou tão feliz com o meu zoo :)

      Eliminar
    3. Anónimo das 13:59, tal e qual. ;)

      Eliminar
  17. com animais dentro de casa há sempre esse risco :/

    ResponderEliminar
  18. Há um spray que podes aplicar na carpete que serve para os gatos não se aproximarem de sítios que os donos não querem... Compra-se em pet shops.

    ResponderEliminar
  19. Para o que lhe havia de dar...
    Pelo menos já tens aqui umas sugestões de quem percebe um bocadinho disto...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura