Avançar para o conteúdo principal

Reeducação alimentar #2

Finalmente interiorizei que só não como gordices se não as comprar. Viemos agora do supermercado, com sacos de coisas mais saudáveis (calma, vamos com calma, não pensem que quero cortar drasticamente com os meus velhos hábitos).

Sopa já preparada, que ando preguiçosa. Cogumelos frescos, que adoro de paixão cogumelos. Como cogumelos com tudo!

Os meus "pães". Pão de fibras para o pequeno-almoço, tortitas de arroz integral para os petiscos entre refeições.

Batata doce, como me disseram para comprar. Mas não sei o que fazer com ela, nunca comi tal coisa.

Meloas, frescas e fofas. Fiambre de frango. Cajus ao natural, para petiscar. Os meus Activia com fibras, que são saborosos e estavam em promoção - 71 cêntimos no Continente.


‪#‎nalutaparadeixardesertexugo‬

Comentários

  1. Eu adoro batata doce!! Costumamos partir aos pedaços e colocar com azeite e sal no forno. Fica óptimo :)) Também há quem corte aos "palitos" e ponha no forno com um fiozinho de azeite e alecrim ou outras ervas que te apeteça... diz que fica uma espécie de "batatas fritas" ;) Ando para experimentar puré de batata doce há uns tempos também, que acho que deve ser uma delícia! :)

    ResponderEliminar
  2. A batata doce é muito boa cozida ou então no forno! Podes embrulhar cada batata em papel de alumínio e levas ao forno, fica muito muito bom :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro batata doce. Costumo fazer assada no forno normalmente, com peixe assado ou carne. Também não fica mal cozida, tal qual a batata normal e já vi fazerem fritas, mas nunca provei. No fundo é uma batata, mas fica com cor e sabor diferente. Mas é óptima!

    ResponderEliminar
  4. fazes com a batata doce tudo o que fazes com a outra. cozes, fritas, assas. se fritares, raspa só a casca (até podes deixar a parte roxa que está por baixo da casca) e corta em rodelas finas. não coloques muitas para elas ficarem estaladiças. beijinho

    Blog | Facebook | Twitter

    ResponderEliminar
  5. Batata doce no forno.Por vezes, serve de sobremesa em casa dos meus pais :)

    ResponderEliminar
  6. Esse pão de fibras é maravilhoso, e eu que tinha a mania que não gostava de pães com sementes. Também é o meu pequeno-almoço há quase 1 mês.
    Em relação à batata doce, podes cozer aos bocados como a batata normal, ou assar também em bocados. Lá em casa usamos sempre com a casca, bem lavada, claro!
    Também ando há imenso tempo para cortas em rodelas fininhas e colocar no forno, porque ouvi dizer que fica estaladiça tipo batata frita, e deve ser bem boa!

    ResponderEliminar
  7. Vê o blogue que eu te disse http://fomefocoforcaefe.blogs.sapo.pt/ e do Nutricionista mais querida do mundo http://santamelancia.blogspot.pt/ .
    Se quiseres receitas de águas saciantes, diz que eu envio por FB ou mail.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a todos!

      Podes disponibilizar a receita das aguas saciantes para sandrarodrigues1977@hotmail.com

      Obrigada e beijinhos

      Sandra

      Eliminar
  8. Eu coloco a batata doce no forno com um pouco de sal e depois sirvo com um pouco de mel de cana. Fica delicioso. Também podes fazer puré ou cozer.

    ResponderEliminar
  9. A nossa saúde e a nossa linha começam, sem sombra de dúvida, no supermercado! Infelizmente, comer bem e de forma saudável sai cada vez mais caro, mas antes no supermercado que no hospital.

    Relativamente às batatas doces, boas, boas mas mesmo boas são tipo chips; fritas com molho de maionese e alho! mas o que aqui se quer são as versões saudáveis, ósportanto, eu gosto muito cozida em água e sal e regada com um bom fio de azeite ou no forno, tipo batata a murro com bastante azeite e alho no final.
    Trata a batata doce como a batata normal mas pensa nela como sendo muito mais saudável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, confirmo que sai mais caro e quem o negar não está a ser sincero. Iogurtes light são mais caros, o gengibre é caro pra burro, as batatas doce idem aspas... mas vai-se fazendo devagarinho e com gosto!

      Eliminar
    2. S, se tiveres um mercado semanal por perto onde possas comprar frutas e legumes, ou produtor local saí tudo MUITO mais barato - falo por experiência :)
      E quanto à batata doce, podes usar na sopa (em vez da batata branca ou para não notares uma diferença tão drástica usa uma de cada), fazer puré de batata doce para acompanhar a comida, no empadão (amooo assim), guisados, ou simplesmente assar no forno (é só lavar muito bem e meter no forno quente, simples assim - sem azeites ou molho qualquer). É como se faz cá por baixo no Algarve :)

      Eliminar
    3. O gengibre é caro, sim, mas também usa-se pouco de cada vez e é tao levezinho que acaba por não pesar assim tanto no orçamento.

      Eliminar
    4. Andreia, eu ando a usar um pedaço razoável de gengibre todos os dias, na infusão... por isso não sai assim tão barato. Mas tens razão, tendo em conta o potencial, não é caro. ;)

      Eliminar
    5. Anónimo das 22:31, a ver se vou ao mercado da cidade, na sexta-feira!

      Eliminar
  10. Aqui em casa minha mãe compra desses pães também. Gosto muito do 7 grãos.

    jj-jovemjornalista.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Quer no forno, ou como no tempo dos meus avós, na cinza a batata doce assada é muito saborosa e era uma sobremesa de que todos gostavam. Noutro dia assei no forno, ás rodelas e com um fio de azeite juntamente com umas espetadas de peru, alecrim, etc... ficou muito bom....Boa sorte na tua odisseia para ficares mais saudável.

    ResponderEliminar
  12. Podes fazer de tudo com a batata doce!

    http://marlenevieirasolamenteyo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Há mil maneiras de fazer batata doce! aé já te falei que faço muito ca em casa! cozida em agua é sal para acompanhar peixe ou carne, assada para o mesmo, frita, assada com mel de sobremesa..... sei la adoro batata doce.

    ResponderEliminar
  14. Não comprar "gordices" é um bom princípio! Força! ;)

    MS Blog

    ResponderEliminar
  15. Boas compras S! Parabéns pela força de vontade :) Com a batata doce, como já te disseram, fazes tudo o que fazes com a outra. Fica óptima assada no forno com sal e azeite (e ervas, se gostares) em rodelas ou palitos, cozida, em puré, aos cubos tipo caldeirada...também é óptima frita e até as cascas fritas, mas nesta altura suponho que estejas a evitar os fritos. eu adoro e é a única batata que como, mesmo :)

    ResponderEliminar
  16. Não te metas em dietas radicais, porque te fartas e desistes a meio.
    Eu ponho batata doce na sopa. Dizem que não tem amido como a batata. Há que as asse no forno e até crua é boa. Quando estou a fazer a sopa para a semana, como sempre um pouco de batata doce e nabo, cru. Até já provei xuxu cru... sabe a pepino. lool

    ResponderEliminar
  17. Estás a ir muito bem S ;) é crucial fazer uma adaptação e não cortar radicalmente com a dieta anterior. Continua :)

    ResponderEliminar
  18. Grande like para os cogumelos! Também os adoro frescos, são super saudáveis, saborosos e nada calóricos :D
    Eu costumo assar a batata doce. Não duvido que fique óptima frita, mas lá está, é frita... E se fica tao boa assada (lembra-me o sabor da castanha), para quê fazer de forma bem pior para nós?
    Eu costumo pegar numa assadeira pequena, pincelo-a com azeite (pouco) só para a batata não colar, e depois disponho a batata em rodelas grossas, polvilho com um pouco alho em pó (como não aprecias não é necessário) e alterno entre alecrim e orégãos, umas pedritas de sal também ponho... Geralmente, com o forno a 200ºC fica pronta em 40 minutos (aproveito para assar também frango, espetadas, peixe, para rentabilizar energia, mas não na mesma assadeira; às vezes com a mesma preparação também ponho cenoura, curgete, beringela, cogumelos - ficam TÃO bons no forno - enfim, no fundo é ir dando largas à imaginação e ir experimentando, quase tudo tem potencial :) )

    Já agora, devo dizer que adoro esse fiambre da campofrio. Costumo comprar o de peru e é óptimo, é dos que me sabe melhor, alguns tem sabores muito artificiais, com mais especiarias, às vezes é mesmo o aspecto demasiado processado... Esse é mesmo o meu numero 1, tem sempre um aspecto super fresquinho, mais natural, e sem deixar de ser saboroso :D

    ResponderEliminar
  19. Atenção, frutos secos são boa opção mas só um punhado por dia, uma mãozinha mal cheia, vá...
    E dar preferência a amêndoas, nozes e avelãs.

    ResponderEliminar
  20. Batata doce, lá está, assada sem gordura é maravilhosa. Ou salteada com outros vegetais. Ou cortada em cubos e misturada com batata normal assada com azeite e alecrim... há muito por onde escolher :)

    Se me permites uma observacao - influenciada pelas imagens que mostras e nao pela visao total do que compraste - parece-me pouca fruta, especialmente numa mudanca alimentar para o "lado saudável". Nao sei que plano segues nem quero mandar postas de robalo ao ar até porque o importante é ter vontade de mudar e isso já estás a fazer, mas nao quis deixar de dar uma opiniao pessoal. Nao tenhas medo da fruta, muito menos da regra (descabida) de 5 pecas por dia. É uma fonte de energia directa, simples e de fácil digestao. Um batido de frutas e vegetais (com varinha mágica demora 2 minutos) é um snack saciante e saboroso!

    Boa continuacao na mudanca para melhor!
    Beijinhos

    PS: Quanto àquela receita drenante que partilhaste há dias, faco-a com frequencia há 2 anos e é um complemento de hidratacao muito bom ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada pelas dicas, mas eu como pelo menos duas peças de fruta por dia... o problema é que não é ainda altura da fruta que adoro - melancia, cerejas, ameixas... :P

      Eliminar
  21. Nham!!!!
    Tanta coisa boa :D
    Também adoro cogumelos *

    ResponderEliminar
  22. É tudo uma questão de hábitos (bons ou maus) que se criam. Força de vontade é o que é preciso ;)

    http://dasmarias-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Batata doce às rodelas fininhas no forno. Ficam estaladiças, é quase como se fossem chips. Ahahahaha.
    Também amo cogumelos, mas prefiro os de lata. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cogumelos de lata deviam ser erradicados.

      Eliminar
  24. Muito obrigada a todos pela generosidade de partilharem receitas. :)

    ResponderEliminar
  25. Chips de batata doce!! :) É muito simples, googla que encontras logo.

    ResponderEliminar
  26. Uma sugestão para a batata doce:
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2015/04/chips-de-batata-doce-crocantes-paleo.html
    ..e tens a fantástica Avelã também no facebook sempre com sugestões maravilhosasssssssssssssssss
    https://www.facebook.com/pages/Creme-de-Avel%C3%A3s/750315215009971?fref=ts

    Isso de reeducar a alimentação é muito bom,ando a tentar fazer o mesmo*
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  27. Parabéns S* estás a ir bem. Já chegaste por ti própria a uma grande conclusão. Agora uns pequenos alertas: o pão de fibras é ótimo, mas esse que compraste é embalado. Se reparares no rótulo da embalagem vem cheio de adicionantes, e "E" e aditivos. O melhor mesmo é comprar pão fresco: quanto mais escuro melhor, integral, com sementes, de soja, etc. Por exemplo, eu faço uma média do que como por dia, e vou a padarias que conheço e sei k o pão de um dia para o outro até nem fica muito rijo (o segredo é guardá-lo num saco de plástico em vez dos tradicionais de papel que muitas vezes dão nas padarias). Assim tento comprar pão logo para dois ou três dias porque sei que nem sempre terei tempo para passar na padaria. Se ficar muito rijo, torro ou aqueço um bocadinho no forno ou microndas (mas não gosto muito porque fica seco). Ou seja, tudo o que for fresco é preferível a tudo quanto for embalado. É por isso que quando se está numa fase de reeducação alimentar é muito importante que se aprenda também a ler os rótulos. Outra coisa importante: os iogurtes ativia... eu sei que são uma delícia... mas estão carregados de açúcares adicionados... daqueles que fazem mal :( se tiveres que comer fora de casa, é preferível virares para uma marmitinha pequenina (das pequeninas mesmo) um iogurte magro, sem adição de açúcares, cortares lá pa dentro fruta e mistares com um bcadinho de granola ou frutos secos ou outros cereais sem açúcar. dá um lanchinho a meio da manhã top! Cuidados também com a compra de legumes já cortados. Nesse estado perdem nutrientes. O melhor é comprá-los inteirinhos e cortar na hora. Dá trabalho? Pois dá. Por isso é que eu, para não perder a frescura, corto tudo já em "modo sopa" e congelo. Faço pequenos sacos já com misturas de legumes e quando quiser fazer sopa é so colocar na panela, juntar água e por a cozer....Ups... acho que me estiquei no post :/ mas espero ter ajudado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, obrigada. Honestamente só comprei a sopa já pré-feita porque fui às compras à hora de almoço, com o companheiro, e não tinha tempo para andar a escolher tudo com cuidado. :P

      Eliminar
    2. Eu ia dizer basicamente o mesmo que a Maria Caxuxa, portanto vou só acrescentar que isso de comer de forma saudável ficar caro é mito, se fizeres como diz a Maria Caxuxa (pão fresco em vez do embalado, legumes não preparados, fruta em vez desses iogurtes cheios de Es, etc) até acaba por ficar mais barato.

      AnaC

      Eliminar
    3. AnaC, eu não disse que ficava muito caro, digo sim que fica mais caro. Porque comes na mesma carne, peixe, batatas, arroz, massa (embora em menos quantidade) mas tens de comprar mais fruta, mais legumes, mais sementes, mais complementos (tortilhas de milho, queijinhos vaca que ri, gelatinas, iogurtes light, no meu caso). Mas isso sou eu que sinto... se para si não fica mais caro, tudo bem. Mas aqui em casa somos dois, só eu faço dieta, por isso tenho de comprar coisas diferentes para mim e para ele e pesa-me no bolso.

      Eliminar
    4. Eu não faço dieta, simplesmente gosto de comer de forma saudável. Continuo a dizer que não é mais caro, basta que se deixe de comprar produtos processados. Essas tais tortilhas, e gelatinas light e etc. Substituam-nas por frutas e pão integral e flocos de cereais não processados que vem a conta a baixar. Cá em casa também somos 2, eu e uma criança, e ele alimenta-se como eu. É uma questão de hábito. Boa sorte com a dieta :)

      Eliminar
    5. Lamento discordar, mas comer saudável fica mais caro, sim. Ora vejamos: tudo o que é integral é mais caro. As bolachas de fibra são mais caras do que as que têm chocolates ou cremes. Iogurtes e queijos magros - mais caros. Até para quem tem de comer no shopping as opções saudáveis (p. ex., o Vitaminas, a Loja das Sopas, etc) são bem mais caras.
      Infelizmente, é mesmo esta a triste realidade.

      Eliminar
    6. As bolachas são mais caras, os iogurtes são mais caros... acabei de pagar 45 cêntimos por um pão de fibras, enquanto o pão biju normal custa 10/1 cêntimos. ;)

      Eliminar
  28. Experimenta comprar o fiambre de peru em forno de lenha da nobre, é de comer e chorar por mais! Normalmente sai mais barato e é melhor que esse já embalado...também noto que dura mais tempo ;) Tambem podes comprar a vaca que ri light para barrar no pão, fica bem bom =D
    A batata doce conheço quem a corte em fatias e ponha no forno com sal grosso. Fica um género de batata frita saudável :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  29. Ora aqui esta uma moda boa...faz nos falta pensar que temos mesmo que ser mais saudáveis e comer melhor.

    ResponderEliminar
  30. S* adorei este post! :) Bom inicio de RA e não percas a motivação...

    Após ler o post e comentários, muito já foi dito mas deixo-te as minhas dicas...
    Tenta comer pelo menos 3 peças de fruta, se não quiseres comer mais, pelo menos 3 frutas variadas por dia.
    Em relação ao pão, sem dúvida que fresco será sempre melhor, no entanto, sem dramas não tem mal se comprares qd vais ao supermercado para teres pão nos dias em que vais à padaria por exemplo, mas repito, fresco sempre que possivel, integral, com sementes ou de mistura que é ainda o melhor.
    Substitui, conforme disseram o atum em oleo pelo natural.
    Para mim também foi dificil no inicio mas o que eu fiz foi primeiro passar para o atum em azeite e mais tarde para o natural e se achasse necessario colocava o meu proprio azeite, de melhor qualidade, o que tinha em casa. É uma feliz troca, e compensa.
    Os iogurtes podes comer esses de vez em qd mas preferencialmente opta por magros naturais ou aqueles simples de aroma morango, banana, etc.

    Usa a batata doce como a batata "normal", no forno, em puré ou mesmo cozida que fica optima. É uma batata mais "cremosa" na boca. Gosto muito.
    Eu não coloco batata na sopa, habituei-me assim mas, podes pôr na sopa também, se quiseres.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca ponho batata na sopa... :) Mas a ver se amanhã me estreio com a batata doce. Fiquei curiosa. Obrigada!

      Eliminar
  31. É preciso ter muita força de vontade para mudar os hábitos alimentares.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Também tenho de começar a consciencializar-me de que tenho de cortar com algumas coisas .

    ResponderEliminar
  33. A batata doce é muito rica em vitaminas, cálcio e ferro e podes assá-la no forno (com casca) e um pouco de sal por cima ;)

    ResponderEliminar
  34. Vais ver que até vais adorar esta tua reeducação alimentar!

    ResponderEliminar
  35. É sempre bom melhorar os hábitos saudáveis. Força e boa sorte no teu objectivo :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  36. Sem compras «de jeito» fica-se logo atado para a semana toda, depois é difícil arranjar as quantidades industriais de vegetais de cada dia :P
    Nunca comprei esses preparados para sopa! É engraçado :P verei aí uma disposição artística?...
    Adoro cogumelos frescos :D mas costumo comprar dos grandes e fatiar :P até porque dizer «fatiar cogumelos» é muito giro :D
    Já experimentei algumas marcas de tostas de arroz e só gosto de umas com pacote verde claro para as sem sal e escuro para as com sal (esqueci-me do nome :P). :P
    Agora é que não costumo comer... Mas esse pão de fibras é muito bom de sabor :D
    Adorei a parte de chamar pão às tostas :P
    Eu não gostava de batata doce, mas agora gosto imenso :D especialmente no forno, em palitos ou rodelas (mais em palitos), em tortilha de batata doce (adooro) ou salteada (que não como muitas vezes porque acabo por ceder à tentação de misturar uns ovos e fazerrr uma tortilha de batata doce :D). E na sopa, mas na sopa não se sente muito por isso é irrelevante :P Também estou para fazer puré, quiçá com couve-flor à mistura. E cozer e depois grelhar também soa bem!
    (As tuas batatas são gordinhas, as minhas são sempre finas e compridas :P)
    Comprei esta semana 3 meloas também (UAU, o Universo anda a congeminar :P) :) e cajus, MELHOR COISA DE SEMPRE :D
    PS: caixinha com janelinhas-coração adorável.
    Não como esses iogurtes há taanto tempo :P
    Já reparaste que «Naluta» é muito parecido com «Nutella»?
    (Desculpa, não quero sabotar a tua dieta com esta teoria brilhante :P)

    ResponderEliminar
  37. Batata doce fazes no forno.
    Ou no tacho refogada com cebola.

    ResponderEliminar
  38. A batata doce é deliciosa.
    Tiras a casca, cortas ao meio e depois em quartos.
    Forno a 200, pões as batatas numa tigela, juntas sal azeite e um nico de alho em pó e misturas bem.
    Pões 1 folha de alumínio no tabuleiro e deitas a batata.
    Pica para ver quão tenras estão
    Fazes 1s postas de salmão grelhado (gordura boa) com brócolos e tens 1 refeição saudável e apetitosa!

    ResponderEliminar
  39. Faz 1 panelão de sopa, e congelas de forma a que dê para 2 pessoas/refeições

    ResponderEliminar
  40. Sabes que o pão de cereais tem mais calorias do que o de sem cereiais, não sabes?
    É verdade que a batata doce é boa, saceia durante mais tempo, mas cuidado, tambem é muito calorica. Tal como o caju. Coisinhas boas para petiscar são as frutas desidratadas. Muito bom para quem tem o vício de andar sempre a roer qualquer coisa. Não esquecer que a futa também tem muito açúcar! Cuidados com os batidos e os sumos naturais, normalmente é preciso uma dose de fruta para alem do recomendado por dia. Que fruta comer? A da época (para quê meloa?)!! Começar o dia com ovo, sumo de laranja é do melhor que há! Não se faz dieta sem comer laranja.
    Boa sorte e muita força de vontade!
    O que podes comer sem limitações são as verduras e beber água. Tudo o resto, em exagero, não ajudará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter mais calorias não quer dizer que seja pior. :) A nutricionista do ginásio disse-me que pão de cereais era bom, muita gente me disse o mesmo - e eu gosto. Só como pão de manhã, ao pequeno-almoço.

      Meloa porque gosto. :P Também comprei ananás.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura