Avançar para o conteúdo principal

O balanço da primeira semana de "reeducação alimentar"

OBRIGADA a todas pelas dicas para a minha dieta/reeducação alimentar. Quero perder uns 15 quilos, mas não tenho nenhuma meta, se demorar 1 ou 2 anos a perdê-los, tudo bem... O importante é aprender a comer melhor. Graças a Deus, as minhas análises indicam que sou muito saudável.

O que tenho feito?

De manhã, um pão escuro/de mistura com fiambre de peru ou com queijinho vaca que ri. Andava a comer pão de forma integral, mas já me disseram que não é saudável;

A meio da manhã, roo uma pêra... Uma pêra, uma maçã, uma fruta qualquer;

Ao almoço, como mais ou menos normal. Se me apetecer arroz, batatas, massa, como isso ao almoço. Ao almoço como normal, mas mais regrada e em menos quantidade. Para sobremesa, um iogurte ou uma gelatina;

Durante a tarde, uma ou duas tortilhas de milho, fruta ou uma caneca de café para me "encher";

Ao jantar, ando a comer só sopa. Sopa e fruta, sopa e iogurte, talvez fruta e gelatina. Engraçado, não me tem custado, nem fico com fome;

Se me apetecer algo antes de deitar, bebo chá, café... e fruta!

Não ando a comer pouco. Não ando a passar fome. Pretendo fazer o "dia da asneira" ao fim-de-semana e comer algo que me apeteça mesmo. Se me apetecer uma francesinha, como-a. Sem remorsos. Não pretendo cortar com todos os pecados calóricos. Sinto-me bem por estar a melhorar, por andar a comer muita sopa, por comer salada, por comer mais fruta. Não me vou sentir culpada por comer um bolo uma vez por semana ou por desfrutar da lasanha da minha mãe. Estou nisto a sério, mas sem radicalismos. Adoro comer e se tiver de deixar de comer aquilo que gosto, não vou conseguir. 

Para me ajudar a beber (tenho falta de água no corpo), ando a fazer uma infusão que vi na internet: Num jarro, deito um limão cortado aos pedaços, um pepino descascado às fatias, um pedaço de gengibre descascado e cortado finamente e meia dúzia de folhas de hortelã. Cubro com litro e meio de água, deixo a "descansar" durante a noite, e bebo toda a água ao longo do dia seguinte.

Comentários

  1. perdeste algum peso esta semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas como me pesei numa balança diferente da inicial, vou esperar por segunda-feira para me pesar no ginásio. :)

      Eliminar
  2. Boa, boa, boa. É assim que se começa! Força nisso.

    ResponderEliminar
  3. deixa que te diga, não deves comer fruta ao deitar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Why not? Dependerá da fruta...

      Eliminar
    2. Olá! Porque a fruta aumenta muito o nível de açúcar no sangue, mas é de rápida digedtao, logo vais precisar de compensar rapidamente.

      O melhor, para dietas, é não abusar também da fruta! Evita comer "sozinha" - junta duas tostas ou duas bolachinhas Maria.

      A melancia, por exemplo, é muito pouco calórica e óptima para a retenção.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    3. Pois é S*. Eu normalmente informou ne sobre dietas e nutrição e de facto isso costuma ser dito por nutricionistas. Sou sincera, como fruta na mesma. Exageradamente. É o mal.

      atualidadesbyclaudia.blogspot.com

      Eliminar
  4. Ótimas ideias para comer bem e saudável =)

    ResponderEliminar
  5. Uma pequena coisa que pode ajudar: acompanhar a fruta com frutos secos ou queijo (magro) ou iogurte ou sementes. Comer sopa só ao jantar a longo prazo também não é algo que seja fácil manter, pelo menos para mim, por isso juntar uma proteína pode ajudar. O plano parece bom mas com ginásio e tudo não sei se será pouca comida. Mas o fundamental é sentires-te bem com o que comes, por isso, boa sorte com isso :) há cerca de 6 meses que comecei a fazer "dieta", e o mais importante é sem dúvida perceber que comer saudável é uma mudança para a vida! Outra coisa: também há hidratos de carbono que passei a consumir que não comia antes (lentilhas por exemplo, baratas e boas :) e mais leguminosas em vez do arroz/batata/massa) que só fazem é bem, em quantidades controladas claro.
    Um beijinho e espero que atinjas todos os teus objetivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer uma pesquisa sobre os bons hidratos de carbono. Obrigada!

      Eliminar
  6. A fruta não se deve comer isoladamente. Deve ser acompanhada por um bocado de pão, tosta, bolacha Maria... Para evitar subidas bruscas de açúcar no sangue...
    Qt a demorar 2 anos a emagrecer... É bonito no papel. A minhaexpeencia diz-me que uma pessoa tem que conseguir ver resultados senão desmotiva. Nada como a roupa ficar a nadar... Ou comprar 2 números abaixo do normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, claro que eu quero resultados... mas se perder 6 ou 7 quilos em meio ano, acho que ficarei feliz... não me sinto mal comigo, apenas sei que estou gorducha. Por isso, mais do que ficar mais magra, quero sentir-me mais forte e saudável. ;)

      Eliminar
  7. Isso é que é determinação! :) Muito bem!!
    Sinceramente, e pelo que vejo nas fotos, pareces-me óptima, mas pronto... o importante é realmente que te sintas bem.
    Como referido no comentário das 15:04, queria realmente sublinhar que a fruta não deve ser ingerida isoladamente, eu costumo acompanhar de uma ou duas bolachas Maria. É uma excelente opção.
    Depois concordo com quem refere que comer apenas sopa ao jantar... pois... também adicionaria uma proteína.
    Antes de deitar... fruta? Não... Um chá com umas bolachas Maria, por exemplo. Assim fruta só fruta não é saudável, mesmo que seja uma daquelas frutas com poucas calorias.
    E, por fim, minha linda, recomendo-te o livro "222 Perguntas e Respostas para Emagrecer e Manter o Peso de Uma Forma Equilibrada ", que foi a minha rampa de lançamento para mudar o estilo de vida e de alimentação há uns 10 anos atrás.
    Um enorme beijinho e que tudo corra bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas dicas, pelo apoio, por tudo! Vou pesquisar pelo livro. ;)

      Eliminar
    2. Desculpem intrometer-me, mas fiquei sinceramente curiosa: de que forma é que bolacha maria é mais «saudável» do que fruta (antes de ir para a cama ou não)? :P

      Eliminar
    3. Eu estava aqui a questionar me sobre o mesmo. Desde quando um produto processado que envolve açúcares artificiais, corantes, etc é mais saudável que uma peça de fruta ? Pensem antes de darem dicas dessas.

      Eliminar
    4. Exactamente o que eu estava a pensar. Não percebo esta "moda" de acompanhar a fruta com bolachas e outras porcarias cheias de açúcar e conservantes. A fruta quando comida inteira tem fibra, o que vai fazer com que os açucares sejam absorvidos mais lentamente. Por isso toca a comer fruta à vontade :)

      Eliminar
    5. A fruta sozinha causa picos de açucar no sangue. É por isso que os nutricionistas recomendam SEMPRE fruta com um hidrato de carbono. E a bolacha maria é das coisas mais inofensivas que se podem acompanhar para evitar os picos. ok? Até os bebés comem bolacha maria.

      Eliminar
    6. Por 100g, a bolacha Maria tem quase 25g de açúcar e a maçã uns 10g. A bolacha maria tem como primeiro ingrediente farinha de trigo (cereal, ainda por cima trigo, ainda por cima refinado), como segundo açúcar e como terceiro gordura (de palma!). E 6 Es. Incluindo sulfitos. Os ingredientes da maçã são... Maçã. E eventualmente produtos menos bons que lhe deitem, mas só se não for biológica. Se o objectivo é «contrariar» o elevado IG (e aí a comparação também não favorece a bolacha) não percebo de todo a função de uma bolacha processada, cheia dos ingredientes supracitados, especialmente em oposição a, sei lá, uma fonte de proteína ou de gordura. Ou mesmo, não sendo o ideal, alguma coisa como um pão, que pelo menos não tem 50 ingredientes. Quanto a ser comido por bebés, não sei até que ponto é um argumento... Também comem Cerelac :P

      (Mas, se estiver por acaso enganada, pelo menos descubro uma razão de ser para as papas de fruta com bolacha muito mais profunda do que antes diria :P)

      (Os valores são de um rótulo qualquer que encontrei.)

      Eliminar
    7. OK. Mas estamos de acordo qnt a não comer a fruta isoladamente? Juntar um pc de pão parece-me bem.
      Cá em casa há sempre bolacha maria e consumimos sem medos nem culpas. Mas entendo o argumento.

      Eliminar
  8. Estamos juntas! Também comecei há 3 semanas uma reeducação alimentar!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. Olá S*!parabéns pelo teu plano e por estares tao determinada na RA!o teu plano está em geral bastante bom,mas se me permitires algumas dicas aqui vão: fruta sempre acompanhada de um hidrato de carbono de absorção lenta (tostas ou bolachas integrais sem açúcar) para evitar um pico de açúcar que trará mais fome atrás de si;ao almoço evita a sobremesa mas se tiver mesmo que ser opta pela gelatina sem açúcar em vez do iogurte que traz nutrientes bons mas de que não precisas e nem serão absorvidos logo a seguir a uma refeição.Deixa-o antes para um dos snacks da tarde ;) à noite chegará o dia em que uma sopa não te vai satisfazer e aí, em vez de comeres uma sopa e uma sandes,por exemplo,come a sopa e um pratinho de sobremesa com proteína e legumes verdes. Boa RA!! :)

    ResponderEliminar
  10. Boa! Estou contigo! Tbm ando a adoptar opções mais saudáveis, tem que ser, o corpo agradece:-)

    ResponderEliminar
  11. Boa, força nisso! O importante é querer mudar e manteres-te motivada :)!

    ResponderEliminar
  12. Já vi nos comentários que te falaram a da fruta. O que me falaram a mim é que não se deve comer mais de 3 peças de fruta por dia ou então misturar duas frutas. Vá não sou especialista, nem sei se a informação é a correta.
    O meu mais que tudo perdeu 10kg com apenas uma correção, ao jantar deixou de comer hidratos, era só carne ou peixe com salada, como é obvio cortamos nas sobremesas e sumos, mas ao jantar convém ter essa especial atenção :)

    ResponderEliminar
  13. Olá não sou especialista na área mas como também estou a tentar perder uns 4 kg posso dar-te umas dicas dadas pelo meu nutricionista. Primeiro e como já te disseram fruta sozinha, nunca, acompanha com 2 bolachas (Maria ou torrada). misturar frutas também é proibido, iogurte como sobremesa idem aspas! Sopa a noite também estou a fazer para já, e se tiveres uma alimentação boa durante o dia nao tem mal, como fruta de sobremesa e tenho sempre gelatina zero( com fruta) no frigorifico quando te der a fome depois do jantar, come uma taça! Ah e o dia da asneira para já nao devias fazer se conseguires é claro, senão podes estragar os sacrifícios feitos durante a semana.
    Espero ter ajudado

    Alice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, vou comprar a gelatina light, que com o tempo que sabe mesmo bem. Vou cortar nos iogurtes e passar a comer fruta com mais qualquer coisinha. Obrigada!

      Eliminar
  14. Parabéns pelo esforço, e fazes muito bem em pensar em ir mudando devagarinho. Não sou nutricionista, mas trabalho com pessoas com dificuldades na perda de peso. Sei o que custa a mudança de hábitos e acima de tudo mantê los ao longo do tempo. No entanto, apesar da alimentação ser importante e um grande complemento, mais do que isso é importante e torna os resultados ainda mais eficazes se a essas mudanças se juntar o exercício físico. é a única forma, comprovada, que ajuda perda de peso e acima de tudo, à sua manutenção. Também é uma mudança que deve ocorrer de forma gradual, mas assim que se começam a ver os resultados não se vai querer outra coisa!

    ResponderEliminar
  15. Os cortes radicais na alimentação, são um passo para uma recaída.
    Também ando a ver se ganho juízo. Mas ainda vi pouco. :)

    ResponderEliminar
  16. Força, estás no bom caminho para conseguires :) e concordo a 100% contigo: nada de radicalismos, devagar se vai ao longe ;)

    ResponderEliminar
  17. S*, não se deve consumir fruta à noite, dizem que é de difícil digestão (daí ser saciante). Se tiveres fome, mais vale que a sacies com um iogurte (uma gelatina tem menos calorias mas mais corantes e conservantes).
    P.S.: Eu quero perder os 20 quilos que, vergonhosamente, ganhei em menos de 3 meses. :(
    Basta seres regrada que consegues cumprir o teu objectivo em menos de 1 ano. BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  18. Acho que só assim faz sentido: fazer-se dieta de forma a nos sentirmos bem durante todo o processo. Em vez de ser um processo de tortura onde só se passa fome! Acho que estás num bom caminho :)
    Continua assim! Beijinho

    ResponderEliminar
  19. É preciso muita disciplina e muita força de vontade!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Da cabeça aos pés tem todo o gosto em ajudar nesse processo, temos alguma categorias que podem ser uteis, Mexa-se pela sua Saúde e À mesa com cabeça são duas delas!
    Em Saúde tudo é uma questão de atitude ou melhor de ter a atitude certa.
    Obrigada pelo comentário, vamos estando atentas ;)
    www.enfermeirices.wordpress.com

    ResponderEliminar
  21. Querida sem radicalismos é mesmo p melhor, acredita. Sem stresses, sem pressa, sem dramas e vais conseguir pois eu também assim consegui com uma RA idêntica.
    Mas deves realmente comer a fruta com uma tostinha integral ou sem sal (melgores que bolacha Maria).
    Come entre 3/5 frutas por dia, e não esqueças os verdes.
    Mais grelhados, mais carnes brancas ou peixe, saladas e sopas.
    Esquece a sobremesa, só no dia da asneira.
    Menos hidratos. E para variar da tipica massa, arroz, etc, vai experimentando outras coisas como quinoa, algumas leguminosas, millet, hoje em dia a oferta é enorme.
    Acima de tudo vai variando as refeições.
    Come uma mão cheia de frutos secos (gordura boa) de vez em qd, ou poe nas saladas por exemplo.
    E muito importante: Bebe Água!!!! (anda com a garrafinha contigo se isso ajudar).
    Podes beber chás se gostares, como o chá verde, branco, limão gengibre, entre outros.
    Vai reduzindo no açucar, até mesmo no café ou chás.
    Eu comecei com açucar mascavado, passei para adoçante e hoje em dia bebo chás/café puro sem qq açucar. Também consegues!
    Força! :)

    Ps: pão de mistura é óptimo e gelatinas gosto das Condi 0%.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 2:08, muito obrigada. Eu ando a alternar entre adoçante e açúcar amarelo... já me disseram que o amarelo é mais saudável. :)

      Tenho sempre a garrafinha comigo, ando a beber uma infusão com limão + pepino + gengibre + hortelã. Ao menos força-me a beber.

      Quanto ao resto, ando a melhorar... tenho notado que não sinto fome, o que me ajuda imenso. Só assim faz sentido. Quanto a frutos secos, quais os mais saudáveis? Pesquisei e vi amêndoas e cajus...

      Eliminar
    2. Avelã, amêndoas, nozes, castanha do Maranhão, macadâmia, etc
      Tudo sem sal, claro!

      Eliminar
  22. Gaja acrescenta também na tua alimentação a meio da manhã ou da tarde ou ao pequeno almoço sementes de linhaça ou outras, e alguns frutos secos! embora os frutos secos sejam calóricos ajudam a que te sintas satisfeita e são gorduras benéficas! a noite para não ficares farta de sopa que aquilo farta para caralh**o alterna com peixe grelhado e salada e batata doce algumas vezes cozida ou assada! para o peixe grelhado podes fazer molho verde ou molho de limão e salsa para dar sabor!!! beijo

    ResponderEliminar
  23. S* sim amendoas e caju mas sem sal e nozes também se gostares, se não abusares da quantidade, não tenhas "medo dos frutos secos".
    Vai experimentando também bagas goji, sementes de chia e linhaça, ou outras se quiseres, para ir variando.

    Beijinho, bom Domingo!

    ResponderEliminar
  24. Tem que ser uma educação diária. Você tem razão!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Algumas sugestões boas para quem é gulosa e não quer comer bolos, gelados, etc todos os dias: gelatina com iogurte (recomendado por uma nutricionista), chocolate 70% cacau (uma tablete tem que dar para os 7 dias da semana), maçã com nozes, requeijão com papaia ou manga (tb é bom com presunto... uma fatia fininha), banana com tostas ou bolachas de água e sal integrais (costumo comer antes de ir para o ginásio), fatia de bolo de iogurte acompanhada com mirtilos ou morangos (assim como menos bolo), banana às rodelas com um fiozinho de mel e canela (antes da ginástica). São algumas comidinhas que me deliciam, saciam, dão-me energia e evitam que me entupa de doces de pastelaria (sou muito gulosa e os doces são a minha perdição...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :) Tenho mel caseiro, vou explorá-lo melhor. Maçã assada sem açúcar, apenas com mel e canela, deve ser delicioso!

      Eliminar
  26. Querida S*, por muito bons e úteis que sejam os conselhos que te deixam, acho que devias consultar um nutricionista. Isto porque todas as pessoas são diferentes, todas têm necessidades diferentes. E além disso, todos nós temos teorias diferentes sobre o que se deve / não deve comer. Nada como um bom profissional para te orientar da melhor forma possível. A mim ajudou-me imenso :) Força nisso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu ginásio fazem essa análise. Tem lá nutricionista. Obrigada!

      Eliminar
  27. Eu sou sincera assustei-me com os janquinzinhos fritos e a quantidade de arroz naquele prato que meteste no insta... eu perguntei-me "será o dia da asneira?" mas acho que não era... :P podias ter posto mais salada.... e espero que ao menos tenhas tirado a pele aos bichos (do mal, o menos...xD). não estou a dizer isto por mal, foi mesmo porque fiquei chocada com a quantidade de arroz e fritos para quem está de dieta :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah

      Entenda isto - era uma refeição num restaurante rápido. Era o que me meteram no prato! Não fui eu que escolhi tanto peixinho! :D

      Eliminar
    2. Mas foste tu que escolheste comer tudo (afirmaste-o)...

      Eliminar
  28. Sou a anónimA das 02:08h e das 17:14h.
    S* todas essas dicas que deixei, foi o que eu fiz e acredita que perdi peso.
    Li bastante sobre o assunto, pesquisei e troquei ideias. Mesmo sem ter consultado qualquer nutricionista consegui, com muita força de vontade, portanto, como te disse se quiseres também consegues.

    Na altura comia também de 3 em 3 horas, religiosamente. Aconselho!
    Eu não fazia o dia da asneira, passei meses sem tocar em chocolates que adoro, ou outras guloseimas mas valeu o esforço.
    No teu caso, se sentes essa necessidade agora no inicio podes fazer ou segue a dica da tablete de chocolate (se gostares Muiti de chocolate) mas apenas e só 1 quadradinho ao dia, chocolate negro.
    Agora nesta altura, se quiseres por exemplo um gelado, faz gelado de fruta, simples, saciante e menos calórico.
    Há inumeras opções...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. S* posso dizer que a tua ideia devagar devagarinho é a melhor. :) As pessoas quando começam a dieta pensam sempre que é rápido. Tal como já dizeram por aqui e por aquilo que li tens pesquisado; aproveita o teu nutricionista para saber como comer e o porquê; até porque estás a fazer ginásio e não convém desfalecer nas aulas... :)
    Cada dieta é única e específica para o tipo de pessoa/actividade do dia-a-dia, o truque é tentar até encontrares e se vires que não está a resultar fala com nutricionista.
    Outra coisa que não sei se já sabes (se sim passa à frente): como estás a fazer actividades físicas podes aumentar de peso inicialmente. Esse peso muscular pode ajudar a desmotivar, mas o que interessa é o indice de massa e as medições (o modelar do corpo).
    A minha experiência: demorei quase um ano a perder 20kgs - a fazer exercicio 5 dias por semana + dieta, sendo que a minha nutricionista fazia consultas no ginásio e já fazia exercicio antes. Depois de ter atingido o peso estipulado (só estipulei muitos meses depois der começado, no início só queria ver como ia correr a perda de kgs) tenho mantido uma dieta de manutenção - e aqui sim é o mais difícil - manter o peso!
    Desejo que a motivação não te abandone e pensa que o 1º passo já deste - começar uma dieta de orientação com cabeça/tronco/membros!
    Beijos,
    Ana

    PS:[Em relação ao dia da asneira sempre que queiras e desde que esteja prescrita na dieta força. No meu caso só tinha direito a um alimento de asneira por semana e cumpria religiosamente para evitar ser tentada e ser pior mais tarde. ;)]


    ResponderEliminar
  30. Porque é que caiu a ficha?

    ResponderEliminar
  31. é importante nunca ficar "esganada" de fome. a nutricionista aconselhou-me comer a meio da manha e a meio da tarde 1 pepino ou 1 cenoura crus. (podemos levar para todo o lado numa caixinha) dois dias por semana temos de juntar 1/2 chávena de amêndoas sem sal ou açúcar. à noite, não podemos comer batata, massa, arroz ou fruta. comemos sopa, salada ou legumes cozidos. é ótima porque nunca se sente fome.
    quando vamos jantar fora, bife grelhado ou peixe cozido com salada ou vegetais cozidos ou salteados, vá lá.
    em pouco tempo deixa de ser uma dieta e passa a ser uma alimentação normal. espero ter ajudado.
    Maria

    ResponderEliminar
  32. Outra dica: substituir o atum em óleo, pelo menos, pelo que é em azeite (há no pingo doce). O natural (em água) até será ideal, mas pessoalmente ainda não me consegui habituar. Uso o de azeite sempre muito escorridinho - é menos mau ;)

    ResponderEliminar
  33. O mais difícil é sempre começar. É tomar a decisão. Mas a partir do momento em que a tomamos as coisas tornam-se tão naturais que o receio que vá custar fica lá atrás no dia ou hora anterior à decisão de mudar de estilo de vida. Ganhar saúde só depende, muitas vezes, de nós . E por vezes são pequenos passos que nos levam a grandes conquistas.
    Tu és capaz!
    E vais ver que não custa nada! ;)
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura