Avançar para o conteúdo principal

Um ano de Pirata

Faz hoje um ano que adoptamos o nosso cão Pirata. Não vou mentir: foi um ano de muita felicidade mas também de muita frustração. Dei por mim a dizer diversas vezes que "se soubesse o que sei hoje, não o tinha adoptado". E olhem que eu sempre tive animais. Mas este dá uma trabalheira do caraças.

Um ano depois, ainda não aprendeu que o xixi e o cocó são sempre para se fazer na rua e, de vez em quando, aromatiza-me o lar.

Rói tudo o que pode. Telemóveis, carregadores de telemóveis, fios do airbag do meu carro, óculos, livros, coisas variadas. Ultimamente, desenvolveu uma fixação por almofadas e fronhas de almofadas. Desde sempre, e sempre que pode, rói mantas, tapetes, colchas, lençóis. 

Nunca pára quieto, apesar de ser o cão que mais passeia, de todos os cães que conheço (e não são poucos...). Temos de o levar à rua várias vezes ao dia, muito tempo de cada vez, e ele nunca fica satisfeito.

É o cão com mais apetite de todo o sempre. Come a ração, mas delira com arroz branco e massa simples. No que toca à massa, sai à "mãe".

Tem um feitiozinho desgraçado, arreganha os dentes quando é contrariado, e não gosta que mandem nele.

Mas, mesmo sabendo o que sei hoje, teria sempre adoptado este terrorista.

É uma alegria imensa voltar para casa ao fim de um dia de trabalho e ver a alegria nos olhos dele. Arranha-me toda ao saltar-me para cima, estraga-me a roupa, mas é uma alegria.

É uma alegria ver como é feliz com toda a gente. Gosta de toda a gente. Convive com todos os animais. É amoroso perceber como ele anda sempre colado a nós, feliz por fazer parte da nossa vida.

À noite, dorme connosco, na cama, enche-nos de pêlo, deixa-nos cheios de calor, mas é um hábito que adoramos. É a vida, há quem ache nojento, mas nós achamos que é só afecto.

Ele dá trabalho, oh se dá. Mas a alegria, o amor, a devoção... Caramba, isso supera tudo.

Comentários

  1. Dorme convosco e não vos acorda durante a noite? Quem me dera poder dormir com a minha cadela, mas ela não pára quieta. É um amor maior que o mundo, não é? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um amor maior que tudo. :) Durante meses ele não parava quieto durante a noite. Mas agora está mais adulto e não chateia nada. Apenas faz calor!

      Eliminar
  2. É tão lindo um amor assim :) Vale sempre a pena passar por tudo para chegarmos a casa e vê-los a vir ter connosco. Não acredito que já passou um ano, parece que foi ontem! Que ele continue a dar-vos essas alegrias todas :)

    http://miscelaneathesecond.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. É uma alegria imensa voltar para casa ao fim de um dia de trabalho e ver a alegria nos olhos dele. Arranha-me toda ao saltar-me para cima, estraga-me a roupa, mas é uma alegria.
    Juro que nesta parte fiquei confuso... se estarias a falar do cão, ou do namorado. eheheheheheheheheh

    ResponderEliminar
  4. Olá, identifico-me bastante com os relatos que fazes do teu Pirata, porque também tenho um cão com um ano, fisicamente mt parecido com o teu e com um feitio muito peculiar. É bastante enérgico como o teu, também sofre de ansiedade de separação, mas já não faz nada em casa, nem xixis, nem cocós. Só um xixizito ou outro, de vingança, quando por vezes é contrariado. Eu, porque tenho essa possibilidade, comecei a levá-lo à rua logo após as refeiçóes e, com isto, consegui que ele percebesse que é na rua que tem de fazer as necessidades. Comigo resultou, poucos dias dps de ter iniciado estas rotinas.
    Tenho pena de não morarmos perto, pois tenho a certeza que os nossos cães se iriam dar mt bem, são ambos super activos, mimadões, e gostam concerteza das mesmas brincadeiras parvas para as quais, os cães mais velhos já não têm paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, uma alma que me compreende. :D O Pirata adoraria ter mais amigos. Nunca se cansa e é muito sociável.

      A dica de o levar à rua depois das refeições nós já usamos. Mas o manhoso só come quando quer, é difícil criar rotinas.

      Eliminar
    2. Mas aí têm de criar outra rotina. =S Os comem não são como os gatos. Aos cães, crias um horário de dar comida a X horas e a Y horas (não sei quantas vezes dás). Às X horas colocas a comida, se ele não come, retiras. Quando lhe fores a dar a comida às Y horas, já vais ver que ele come porque já tem fome. Tal como os passeios, eles têm de ter rotinas de alimentação. E assim, depois da refeição já podes ir passear com ele.

      Eliminar
    3. Anónimo, tem toda a razão. Já tentei essa técnica de lhe tirar a comida, e realmente funciona. Tenho de voltar a implementar. :) Obrigada!

      Eliminar
  5. sei bem como é, a minha parece que foi ontem e já tem 7 anos! a vida sem animais tem muito menos responsabilidade mas não tem de certeza o mesmo conteúdo, são tudo de bom:)
    beijinhos e parabéns

    ResponderEliminar
  6. Pelas tuas palavras depreendo que o pirata seja um pouco hiperactivo, o que é normal para a idade, por outro lado é um indisciplinado nato, talvez por ter donos que não desempenhem o papel de líderes da matilha, mas o comovente é a afectividade que sentes por ele e que é perceptível pelas palavras escritas. Bo m domingo.

    ResponderEliminar
  7. Tal e qual como o meu gato...
    Mesmo com muitas judiarias que me faz eu NUNCA me arrependo de o ter adotado porquê? Sabe tão bem chegar a casa e ele estar à minha espera, ronronar para mim :) Ainda por cima vivo sozinha...

    ResponderEliminar
  8. Um animal dá trabalho mas é sempre uma alegria.
    Bom restinho de Domingo.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Como te compreendo... adorava poder ter um animal de companhia aqui por estas bandas mas, infelizmente, como passo muito tempo a viajar e não teria com quem o deixar, não dá mesmo )=

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao Pirata por ter uns donos atentos, preocupados e carinhosos!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao Pirata e à mamã que apesar do trabalho que tem com ele faz com que o amor fale mais alto e compense tudo :)
    Sei bem o que é ter um terrorista desses em casa, mas não o trocava por nada!

    ResponderEliminar
  12. Com a minha menina foi a mesma coisa, agora pede sempre para ir à rua, no entanto nunca foi assim de roer muito. Os animais são sempre uma alegria apesar do trabalho e de algumas dores de cabeça. :)

    ResponderEliminar
  13. Eles entram na nossa vida e adoramos mesmo com todas as "complicações"

    ResponderEliminar
  14. Ele é um espertalhão super atento a tudo o que o rodeia. Quando passei por ti, quando estavas no multibanco, achei piada ele estar a olhar para todos os carros e a cabeça dele a andar sempre da esquerda para a direita.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Parabéns aos dois :) Dá trabalho mas é tão bom ver os animais felizes :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Acredito que se tem que gostar muito para cuidar de um animal doméstico, porque imagino o trabalho, energia e gastos que demanda. Acho que algumas pessoas topam este tipo de vida e que outras não, até mesmo pelo estilo de vida que levam. Mas também imagino que se tenha um companheiro e tanto. Parabéns para os donos do Pirata.

    ResponderEliminar
  17. Não há nada como o amor da nossa Família de 4 patas! São fiéis, carinhosos, amigos, leais, .... enchem-nos os dias de alegria e fazem-nos esquecer os momentos menos bons.
    Parabéns Pirata por seres assim e por teres uma Família tão especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Poderia dizer o mesmo exactamente em relação a minha cadela, mas em tamanho ligeiramente mais pequena :)
    Aquela recepção quando chegamos a casa faz nos esquecer as traquinices todas, e olha que a minha já me fez umas traquinices valentes, ate uma mesa nova para a cozinha me fez comprar.
    Mas supera tudo porque quando estamos em baixo, eles estão lá, sem cobranças...

    ResponderEliminar
  19. As nossas bolinhas de pelo são o melhor do mundo. Por mais asneiras que façam, o primeiro ano é sempre mais complicado, com o tempo eles vão acalmando, vejo isso pelo meu, o amor e afecto que eles demonstram sentir supera tudo mesmo :)

    ResponderEliminar
  20. Parabéns para o Pirata :)
    Quanto à "indisciplina" acho que precisam de técnicas novas para "educar" o pirata.
    A Kika também ficava muito ansiosa quando nós chegávamos a casa ou quando tinhamos visitas e conseguimos controlar isso tudo ;) Se deu trabalho? claro, muito mesmo. Mas no fim vale muito a pena, até porque ela está mais tranquila :)
    E quanto aos cocós e xixis tens de adoptar a táctica da recompensa/reprimenda. quando ele faz cocó e xixi na rua dás-lhe um biscoito e fazes uma festa enorme, quando ele faz em casa pões de castigo e "ralhas" com ele. Vais ver que resulta :)

    ResponderEliminar
  21. Q coincidência, ontem fez um mês q adopptei a minha cadela Nina!!
    É parecidíssima com o Pirata de várias maneiras! Assim q organizar as fotos vou mostrá-la no meu blog :)
    Parabéns ao Pirata e aos donos, pela coragem e amor infinitos!!

    ResponderEliminar
  22. O Pirata tem uns donos que são fabulosos!!!

    ResponderEliminar
  23. O que eles nos dão em troca supera tudo mesmo! ;)
    Bj S

    ResponderEliminar
  24. Comecei a ler-te há um ano : )
    Lembro-me que o foram buscar a uma feira em Caminha, certo?
    Foi amor à primeira vista, o que também me aconteceu com o teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fez este Domingo um ano. :) Obrigada pelo carinho!!

      Eliminar
  25. Mas tu tens um cão ou um destruidor de casas e afins??lol..
    Fazem avarias mas são os nossos amigos, a nossa famiíia de 4 patas e o melhor de tudo é que lhes podemos contar a nossa maior parvoice que estão lá prontos para nos dar uma lambidela (no meu caso uma turrinha da minha gris)

    ResponderEliminar
  26. aproveita todas essas demostrações de afeto o tempo voa e a vida deles é curta demais para que não os deixemos largar pelos , lambidelas , cocos em casa lol... Sei do que falo ontem perdi o meu companheiro de 11 anos o meu gato uma doença estava a leva lo insuficiência renal cronica tive de tomar a decisão até hoje mais difícil da minha vida de o abater, pois próximos tempos iriam ser mto difíceis pois já ate consultei 2 vets com esperança de um milagre :( que não aconteceu... estou destroçada mas dizem que o tempo ajuda... vamos ver... beijinhos :)

    ResponderEliminar
  27. aproveita todas essas demostrações de afeto o tempo voa e a vida deles é curta demais para que não os deixemos largar pelos , lambidelas , cocos em casa lol... Sei do que falo ontem perdi o meu companheiro de 11 anos o meu gato uma doença estava a leva lo insuficiência renal cronica tive de tomar a decisão até hoje mais difícil da minha vida de o abater, pois próximos tempos iriam ser mto difíceis pois já ate consultei 2 vets com esperança de um milagre :( que não aconteceu... estou destroçada mas dizem que o tempo ajuda... vamos ver... beijinhos :)

    ResponderEliminar
  28. O amor pelos animais é mesmo assim: generoso e compreensivo. Mas eles sabem retribuir!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura