Avançar para o conteúdo principal

Quem tem telhados de vidro...

Não atira pedras ao ar.

Pois é. Sempre "gozei" o facto da cadela da minha irmã comer as "trufas" dos gatos. Pois bem, o que é que o meu cão Pirata tem feito nos últimos dois dias? Roubar "trufas" da caixa das minhas gatas e comê-las.

Lembro-me de ter lido, há uns anos, que é coisa que não lhes faz mal. Mas alguém sabe o motivo? Investiguei mas não chego a conclusão nenhuma. No fim-de-semana vou comprar uma nova caixa de areia para as bichas, com "porta", a ver se o Pirata deixa de degustar aquele caviar dos Deuses. Também o vamos levar ao veterinário para a segunda vacina, pelo que vamos falar deste probleminha. É nojento. Ontem apareceu no sofá, ao nossos pés, com um conguito na boca.

Comentários

  1. A minha tb me fazia a mesma coisa, mas levou ali uns 3ou4 reforços positivos no focinho e passou-lhe a macacoa.

    E na comida dos gatos o mesmo...ela insistia eeu insistia nonão e agora não lhe liga nenhuma...já os gatos por mais que diga q não, vão petiscar a ração da França

    ResponderEliminar
  2. Eh eh!! Engraçado!
    Tb não sei explicar o motivo disso, mas deve ser um hábito q ganhou por acaso e o veterinário deve explicar de certeza como acabar com ele.
    O meu gato também tem um "fetiche" pelo caixote do lixo da cozinha :) Descasco legumes, ele vê e vai lá buscar as cascas, terminamos de jantar deitamos os guardanapos ao lixo, daqui a pouco anda papel espalhado pela casa... Enfim, "panca" q apanhou... Lol :)

    ResponderEliminar
  3. A Mel fazia também quando era pequenina (às vezes ainda o faz) e o vet diz que não faz mal; diz que como nem tudo o que os gatinhos comem é absorvido o que sobra nas "trufas" é aproveitado pelos cães!
    Blheca! Mesmo assim dá-me cá um nojo!

    ResponderEliminar
  4. o teu piqueno cão é um rica comédia S. :D

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa acontece o mesmo. No inicio falei ao veterinário e ele disse "Tente manter a caixa limpa, mas se mesmo assim ele continuar a ir lá não ligue. A gata está vacinada e só come ração, por isso não há grande problema..."
    Disse que se chama Coprofagia e que se não ligarmos pode ser que ele deixe de fazer. O que é certo é que é de fases, às vezes até fica à porta da caixa à espera que ela acabe o coco para ir lá comer, outras passa meses sem lhes tocar. Nos tentamos não ligar que é para ele não perceber que aquilo nos incomoda e não o usar contra nos para nos chamar a atenção :D

    ResponderEliminar
  6. LOL é normal dos cães acho eu que tb conheço alguns que andam a comer às vezes a sua própria "trufa".

    ResponderEliminar
  7. a minha lili fazia a mesma coisa... deve ser uma coisa que já nasce com eles

    ResponderEliminar
  8. Penso que seja porque as fezes ainda contêm elementos não digeridos da primeira digestão.
    Os coelhos produzem uma variedade de caganitas ricas em vitamina B, que os mesmos "degustam" mesmo à saída da fornada. Tive coelhos anões e era vulgar vê-los a tirar do cu e a comer.
    Os cães costumam gostar muito é de fezes humanas. Fazem de uma cagada recente, um autêntico manjar. xD

    ResponderEliminar
  9. Fartei-me de rir com este teu post. Delirei!
    O cão da minha mãe faz o mesmo...é nojento mas eles parecem gostar bastante. Enfim...

    ResponderEliminar
  10. Isso é falta de sais minerais. O meu cão fazia o mesmo e era qualquer "trufa" que apanhasse, se é que me faço entender.

    O veterinário trata disso com uns comprimidos ou a mudança de alimentação também costuma resolver. Senão, passa com a idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo li na internet, é porque a comida dos gatos é mais saborosa, logo as fezes são saborosas. :P

      Eliminar
    2. Mas eles quando sofrem de défice de sais minerais comem as dos gatos, as deles e se conseguirem até as de pessoas.

      Recordo me de uma vez que passeava pela lagoa azul e o cão andava solto nas pesquisas dele e me sentei numa pedra ao pé da água. Quando ele veio ao pé de nós todo feliz a abanar-se e de barriga e boca cheia de "trufas" de pessoa (pelo cheiro era impossível não identificar). Claro que mergulhou imediatamente até lhe sair aquele cheiro e tudo o resto.

      Depois de muitas fazer com várias espécies de "trufas" o veterinário receitou nos uns comprimidos e uma mudança de alimentação e resultou.

      Eliminar
  11. Já investiguei esse tema. As fezes dos gatos e das aves têm muito cálcio. A cadela da minha mãe come cocó de galinha... :s

    ResponderEliminar
  12. Se come é porque lhe deve saber muito bem...

    ResponderEliminar
  13. O meu não se interessa pelas "trufas" da gata, mas interessa-se pelas do meu outro cão, acho tão nojento! Mas o veterinário disse-me que é normal.

    ResponderEliminar
  14. Os meus cães durante muito tempo faziam isso e por mais que tentasse volta e meia acontecia.
    Pode parecer estranho mas os animais tais como os adultos podem sufrer de defices de esta ou aquela vitamina. Dai desencadearem apetites estranhos...

    ResponderEliminar
  15. Porquê não sei mas deve ser bastante nojento mesmo... O meu cão não faz isso, ainda bem :)

    ResponderEliminar
  16. Pois bem, o meu cão comia as trufas dele e da cadela, sempre que se descuidavam em casa, e especialmente quando a cadela estava gravida e a meio da noite tinha de se aliviar de alguma maneira. Pois bem, há uma técnica mto boa, piri-piri ou molho picante. Sempre que as tuas gatas se aliviarem vai e põe molho picante por cima, podes ter a certeza que não volta lá mais! E não, não faz mal ao cão, até o especialista cesar millan diz pra fazer. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é quando eu não estou em casa. Boa dica. :)

      Eliminar
  17. Pois bem, o meu cão comia as trufas dele e da cadela, sempre que se descuidavam em casa, e especialmente quando a cadela estava gravida e a meio da noite tinha de se aliviar de alguma maneira. Pois bem, há uma técnica mto boa, piri-piri ou molho picante. Sempre que as tuas gatas se aliviarem vai e põe molho picante por cima, podes ter a certeza que não volta lá mais! E não, não faz mal ao cão, até o especialista cesar millan diz pra fazer. :)

    ResponderEliminar
  18. Ora bem, o meu cão costumava comer as trufas dele e da cadela, especialmente qd ela estava gravida e se tinha de aliviar dentro de casa.... -.-' e olha que o Rusty já tem 1 ano de idade. Pois bem, o truque é por piri-piri ou o molho mais picante que tiveres em casa nas trufas e esperar que o cãozito vá lá tentar comer, posso te garantir que não volta a tentar. Não lhe faz mal, isso podes tar descansada, pois até o especialista em cmportamentos caninos Cesar Millan o sugere! Até conhece esta técnica, o que eu me debati com o Rusty e o apetite dele por trufas!

    ResponderEliminar
  19. Eu nunca tive cães, por isso não vou ser uma grande ajuda, mas se calhar uma das soluções seria de cada vez que um dos gatos fosse fazer, vá... 'trufas', era apanhar com um saco plástico e deitar ao lixo. Ou então apanhar com uma pá, por na sanita e puxar o autoclismo. Assim ele não comia porque não havia nada para comer. Eu faço isso com a areia dos meus gatos, até porque assim aguenta-se mais tempo :)

    ResponderEliminar
  20. Meu cachorrinho menor tinha este costume, de comer cacas do cachorro e dele mesmo . Me falaram que era pra chamar atenção.sei lá se é verdade.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. As minhas cadelas também entram na casa do vizinho que tem 3 gatos para virem com trufas na boca... li algures que poderia ser por carências alimentares ou por puro prazer... como elas comem ração de lord e são vistas regularmente pela vet, no meu caso, aposto na segunda hipótese... blagh!

    ResponderEliminar
  22. Pode ser falta de sais minerais! Fala com o vet ;-)

    ResponderEliminar
  23. Não é "o facto da cadela (...)" mas sim "o facto de a cadela (...). Já te corrigiram este erro.

    ResponderEliminar
  24. Olá,
    Tal e qual como nós os humanos que gostamos do fruto proibido, para os animais é a mesma coisa, o fruto proibido é o mais desejado.

    ag

    ResponderEliminar
  25. Não sei de nenhuma solução mas ri bastante com a parte do conguito na boca :D

    ResponderEliminar
  26. A explicação que a malta de veterinária deu-me foi a necessidade de algum nutriente por parte do Pirata.

    ResponderEliminar
  27. Espero que da consulta ao veterinários tudo fique bem e sem maiores transtornos.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  28. eu tenho um cao pequenino ca em casa e posso n ter gatos m tb faz com cada disparate loool
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. a minha cadela em cachorra (até 1 ano) já o fez: comer as próprias fezes... e sim é nojento e não chegamos a conclusão nenhuma, mas entretanto perdeu essa "mania"...

    mas tem outras...esta semana andou a vomitar....o quê? pequenas pedras...mas em quantidade considerável!!!! (descobrimos que andou a "comer" um pilar de cimento que temos no terraço...isto os bichos tẽm cada uma...

    ResponderEliminar
  30. nhakk.. brrrr para o que lhe havia de dar..é mesmo Pirata.
    Estou a imaginar a cena.. do conguito na boca do bicho quando voçês lhe iam fazer uma festinha lol.

    ResponderEliminar
  31. Gostei dessa de fruto proibido. Bem interessante. Viajei nos meus pensamentos.

    ResponderEliminar
  32. eles fazem isso??? ahahahah desconhecia mesmo!
    Realmente quando agente cospe para o ar...
    E soluções?

    ResponderEliminar
  33. ahahaha cá em casa tivemos o mesmo problema; compramos um WC com porta e o tolo do meu gato entrava, mas depois não saia e ficava doido a miar aflito. A solução que tivemos foi colocar o wc acima do chão (numa "mesa" de apoio) de forma a que as cadelitas não chegassem lá :( bixos, vai-se lá entender!!!

    ResponderEliminar
  34. Isso faz-me lembrar uma vez que estava a estudar em casa de uma colega que tinha um gatinho e ele ainda não utilizava a caixa. Enquanto estudávamos apanhámos a tartaruga dela a fazer a mesma coisa que o teu pirata. Não foi uma visão nada bonita lol

    ResponderEliminar
  35. tens ai um cão com um paladar muito fino :p

    ResponderEliminar
  36. Hahaha bem, os cães conseguem ser muito nojentos às vezes. Também gostam de andar a snifar os ânus uns dos outros... vá-se lá saber porquê. O importante é que não é algo perigoso. Mas vai-lhe lavando os dentes... existem pastas de dentes especiais para cães :)

    ResponderEliminar
  37. Ahahah a sério?? Não fazia a mínima ideia que os cães tinham essa preferência estranha no que toca à alimentação...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura