Avançar para o conteúdo principal

Da alegada censura

Frequentemente leio bloggers a escreverem que não moderam os comentários porque não querem censura no blogue, blá blá blá.

Oh meus amigos, se vocês estiverem na rua, a viver a vossa vidinha, e alguém vos vier insultar, rebaixar ou tratar mal, vocês ficam ali a ouvir, pacientemente, como se nada fosse? Até podiam fazê-lo. Ouviam um insulto, ouviam dois, talvez três, mas a partir daí viravam costas.

É assim na vida real, tem de ser assim na blogosfera. As pessoas adoram ser mal-educadas. Não têm que aceitar tudo o que é comentário para não serem apelidados de lápis azul. Moderar comentários e rejeitar comentários idiotas não é censura: é exigir respeito.

Comentários

  1. eu n percebo é pq ha tanta gente metida na vida dos outros...se é para dizer mal q se calem mazé

    Paulinha

    ResponderEliminar
  2. Eu detesto ter moderação de comentários, porque gosto que o visitante seguinte veja os comentários dos anteriores, mas comecei a moderar precisamente por ser insultado e ainda ser acusado de ser eu o "insultador" de algumas figuras idiotas que por aqui pairavam.
    Actualmente nem é bem por isso, pois não tenho recebido nada de insultuoso. É mais para poder trocar opiniões com algumas pessoas, ou ter conversas de carácter pessoal que não são para ser publicadas.
    Faço por publicar os comentários o mais rápido que posso, mas acho que, mesmo com moderação, tão cedo não vou nem abrir comentários a anónimos.

    ResponderEliminar
  3. S* quem insulta sem dar a cara não merece ser ouvido.
    É uma questão de educação... que ao que parece não está ao alcance de todos. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá...tenho um selo para ti no meu blog!
    XoXo Piece of Cake

    ResponderEliminar
  5. E ele há cada anónimo malcriado!!! Sou muito democrata mas exijo respeito!

    ResponderEliminar
  6. E primeiro disto tudo o blogue é teu, antes de ser lápis azul vem o que TU queres aceitar para o teu blogue ora essa.
    estou 100 por cento de acordo ctg.

    ResponderEliminar
  7. Em 2011 tive que moderar comentários, mas depois optei por não o fazer, foi na mesma altura em que permiti comentários anónimos.Depois desisti.Verdade seja dita não tinha nem paciência nem vontade para estar a ler antes de publicar um comentário.
    Nunca fui ofendida,mas apaguei comentários menos bons, assim como pus outros como spam.Mas o dia de amanhã não sei.Mas se tiver que o fazer faço.

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão S*; não podia estar mais de acordo, hoje mesmo e pela primeira vez bloqueei dois seguidores.
    Faltas de respeito ou abusos no meu estaminé NÃO!

    ResponderEliminar
  9. Pois olha aqui está um poste em que eu discorco contigo, bom talvez porque nunca tive nunhum problema com os comentários deixados, mas já tenho lido com cada lavar de roupa suja...
    boa noite

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente contigo, e por isso é que tenho moderação de comentários! E acreditas que desde que fiz isso nunca mais tive um comentário mau? Eu acho é que dá prazer a algumas pessoas verem o seu comentário publicado, só pode :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  11. Por outro lado noto que há por aí pela blogosfera a mania (é um direito ainda assim é uma mania e feia) de os autores de blogs não aceitarem comentários críticos, que discordam do seu ponto de vista, mas que ainda assim não são ofensivos. Digo isto porque já me aconteceu. Acho absolutamente ridícula essa carneirada e essa necessidade que as pessoas têm de ter a aprovação alheia em tudo e de ridicularizarem e menosprezarem tudo o que lhes seja dito em contrário. É que isso poderia servir para muito boa gente aprender muita coisa boa e necessária.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou a favor da censura, eu até gosto do Salazar lol
    Lá no meu cantinho comentários anónimos e comentários com mais de 14 dias é tudo moderado no meu blog não permito que ninguém me ofenda, quer ofender identifica-se mas depois tem-me à perna LOL, mas para minha infelicidade nunca tive um anónimo :(

    ResponderEliminar
  13. concordo! Insultos gratuitos num espaço que é nosso não é de todo aceitável.
    No meu blog não modero os comentários pq quase ninguem me segue e por isso nc surgiu nenhum insulto xD
    mas se um dia se justificar assim o farei!

    ResponderEliminar
  14. Lá está. E porque no meu blog mando eu e o que não vier acrescentar nada de inteligente simplesmente "delete"

    ResponderEliminar
  15. concordo! felizmente nunca tive de aderir a isso ja que nunca conheci esses hate bloggers, eles nao param no meu.. mas no teu caso, e em vários outros, acho que é essencial mesmo!

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Há mesmo muita gente sem vida própria, mas o melhor que fiz, foi começar a bloquear IP'S.
    Foi remédio santo e um sossego.

    Bj

    ResponderEliminar
  17. concordo plenamente contigo!

    ResponderEliminar
  18. Concordo sem dúvida, no meu blogue publica-se e já está, mas quando vejo que o conteúdo não tem nada a ver com o post ou que me estão a tratar mal elimino e pronto
    Bjs e continuação de um bom trabalho aqui no teu cantinho ;)

    ResponderEliminar
  19. Eu não tenho moderação de comentários apenas porque muitas vezes venho ao blogue, e faço só o login mas não vou à parte do gmail, esqueço-me disso, e se tivesse moderação tinha de lá ir. Felizmente nunca recebi nenhum comentário ofensivo, no dia em que isso acontecer activo a moderacão de comentários.
    Achoque tipo não temos de ouvir tudo o que apetece dizer a pessoas qie por vezes nem se identificam, não há paciência.

    ResponderEliminar
  20. Concordo contigo, acho que manterei sempre a moderação, o blog é meu, tenho direito a controlar tudo nele, até mesmo os comentários.

    ResponderEliminar
  21. Lá porque temos um espaço que é público, não temos de aturar tudo o que é insulto ou falta de respeito. Até porque nunca percebi os insultos, quem não gosta não lê.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo, lá isso é verdade. A minha irmã contou-me uma vez uma história de que ela deixou um comentário absolutamente normal, com o seu próprio nick. A menina do blogue em causa mostrou uma foto, disse que estava ao natural, e a minha irmã respondeu algo do género "estás bonita, mas natural estarias sem toda a maquilhagem".

    Pimbas, não aceitou.

    Quanto às críticas, tudo se pode dizer, desde que se saiba dizer.

    ResponderEliminar
  23. Estou completamente de acordo.
    Há pessoas que só ligam aos comentários para fazer número, honestamente eu aprecio as boas críticas que recebo e as negativas aceito-as como impulsos para melhoramento.
    Ainda só li um post, mas sem dúvida que estou a adorar o blog! Depois passa pelo meu se poderes.

    Kisses, Em**


    http://simplicityischic.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Eu estou nisto dos blogs há muito pouco tempo, mas precisamente pelo que li de alguns blogs, nunca me passou pela cabeça não moderar os comentários, precisamente devido ao que disseste! Não aceito insultos na vida real, também não os vou aceitar na blogosfera. Não faz sentido.

    ResponderEliminar
  25. As pessoas tendem a confundir um pouco o conceito de censura...

    ResponderEliminar
  26. Nem mais. Eu não modero porque nunca tive essa necessidade. Mas quando a inveja é muita lá tem de ser.

    ResponderEliminar
  27. Concordo contigo, podemos aceitar opiniões diferentes das nossas, agora insultos.....

    ResponderEliminar
  28. Qual censura qual quê? O blog é teu e tu aceitas ou não o que bem te entender. Assim como na vida, ora claro.

    ResponderEliminar
  29. Ora bem!Concordo!



    querocafecomleite.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Oh S*, com a pequena diferença de que a vida real é uma coisa e o blogue é outra coisa diferente. (Ou deveria ser!)

    ResponderEliminar
  31. Nunca fiz essa afirmação, apesar de que andas perto da verdade. No meu caso optei por não limitar os comentários pois acho que todos têm o direito de dizerem o que acham (só elimino comentários que ofendam outra pessoa que não eu). Claro que se têm o direito de dizerem o que pensam, depois tenho o direito de lhes responder à altura, seja no blog seja na rua! ;)

    ResponderEliminar
  32. Nunca quis moderar comentáros e até era contra. Mas quando me surgiram "virús" no blog, tive de repensar a minha posição. Permitir que palavras ocas sejam lidas só alimentaria mais intervenções.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura