Avançar para o conteúdo principal

Medula óssea - pedido de ajuda

Há causas pelas quais nunca se luta demasiado.

"A Arina, quatro anos adoráveis, lindos e cheios de vida, é natural de Cabo Verde. Foi internada há seis meses no Hospital Dona Estefânia com uma aplasia medular gravíssima, o que quer dizer que a medula óssea deixou de funcionar e portanto precisa de transfusões sucessivas para sobreviver. Praticamente não tem sistema imune que lhe permita sequer sair do quarto de isolamento e sobreviver a uma infecção por mais leve que seja. Já teve mil complicações, quer da doença quer dos tratamentos. A tudo tem resistido porque a vontade de viver é indómita.

(Talvez não seja do conhecimento geral, mas o Hospital Dona Estefânia recebe muitas crianças vindas dos países africanos de expressão portuguesa. Vêm com doenças graves e muitas vezes ficam internadas meses a fio.)

A Arina não tem ainda dador de medula compatível, apesar do esforço de quem a assiste. Já foram feitas análises à família toda e as buscas constantes nos bancos de medula nacionais e internacionais foram infrutíferas. A questão fulcral é que a probabilidade de encontrar um dador compatível é maior quando se procura entre pessoas da mesma origem, porque os genes são mais semelhantes. Em Portugal, tal como no resto do mundo, não há qualquer banco de medula de pessoas de origem africana em geral e de Cabo Verde em particular. Atenção que a palavra chave deste parágrafo é ainda!

Daí, surgiu a ideia de lançar uma campanha de sensibilização para doação de medula óssea entre os naturais de Cabo Verde residentes em Portugal. Se conseguirmos passar a mensagem seria fantástico! E mesmo que não seja possível encontrar um dador, esta iniciativa pode deixar uma oportunidade para outro doente que necessite também de um transplante no futuro.

Vai haver um período de colheita na Universidade Lusófona no dia 11 de Julho e o Centro de Histocompatibilidade e o Hospital Dona Estefânia estão abertos todos os dias.

Se há alturas em que ter um blog ou uma página no Facebook fazem sentido, esta é uma delas. Porque ao fim e ao cabo, a união faz a força e quanto mais formos mais força teremos. A Arina agradece".


Toca a divulgar, se faz favor.

Comentários

  1. Gostei, bonito gesto!
    Vamos todos ajudar!

    ResponderEliminar
  2. A doação de medula é fácil e rápida. Já fiz um artigo no meu blog sobre isso aqui:

    http://omeubemestar.blogspot.pt/2012/03/e-voces-ja-sao-dadores-de-medula-ossea.html

    Obrigada pela tua partilha deste caso ;)

    Beijinhos e bom resto de fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou dadora de sangue e este ano queria ser dadora de medula mas não sabia que tinha uma idade limite.. acho que só aceitam até aos 49, como já estava próximo acharam que não era conveniente porque ás vezes demora anos até encontrar alguem compativel, e nessa altura a minha doação já não serviria para nada.
    Fiquei triste, mas paciencia enquanto poder doar sangue, faço a minha parte para salvar alguem..
    bjos

    ResponderEliminar
  4. vamos partilhar sim, que bom teres informado fofa.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por divulgares! A nossa princesa merece tudo!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura