Avançar para o conteúdo principal

Bruxelas - a planear a viagem

Nunca viajei sozinha. Não tenho por hábito planear viagens... mas desta vez vai ter de ser. Vou imprimir o mapa de Bruxelas e preciso de sugestões para ir apontando.

Já sei que as batatas fritas, os chocolates e as cervejas são recomendadas. Agora preciso de sítios giros. Sítios dignos de visita. Preciso de experiências reais, de quem já lá esteve e adorou.

Estive a pesquisar na internet e fiquei realmente assustada com a quantidade de coisas que aconselham a visitar... só tenho dois dias para efectivamente poder visitar a cidade... não há tempo a perder! Vá, dicas das boas, precisam-se.

Comentários

  1. Há realmente imensa coisa, mas espero que apanhes bom tempo para ter dar possibilidade de passear pela Praça do Mercado... um must-see... (dedica um tempo cá porque tudo, ou quase tudo se concentra aí..).
    E cuidado com os euritos...não é propriamente uma cidade friendly ao bolso :)

    http://confissoesdarosana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Bruno, já me mentalizei para o facto de que vou vir de lá mais pobre. :D

    ResponderEliminar
  3. Não te esqueças de ir ao Atonium e tirar uma foto da Praça vista de cima.... :D Quanto ao pobre, diria que regressarás rica...pelo menos de cultura e experiência...agora se isso nos compra os pacotes de massa e o arroz carolino é outra coisa... hehe :D

    Boa viagem!

    http://confissoesdarosana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Eu,k amo fotografar, p min isso e indespensavel!! Leva makina, n gastas € a fotografar e bastam uns klikes p recordares p toda a tua vida a viagem!!!

    N me caiam em cima,e apenas uma sugestao...Economica!!! Eheh
    B-)
    Bora a dibertir muntu!!!
    :-)

    ResponderEliminar
  5. Vê-se num instante...
    É um sítio giro para visitar mas também não aconselho mais que um fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  6. De Bruxelas só conheço as couves. ahah

    E vai deixar o namorado à solta, dois dias?
    Queira Deus que não encontres a cama quente, quando voltares. ahah

    ResponderEliminar
  7. Ui sozinha;) k coragem..

    Boa viagem

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Eu viajo muitas vezes sozinho... e não custa assim tanto como se possa pensar!!

    ResponderEliminar
  9. Nunca fui a Bruxelas :( Porque não compras um guia? Há alguns bem bons que dão imenso jeito! :)

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  10. A minha irmã foi lá há 3 semana e trouxe postais com a estátua de um menino a fazer xixi. Diz que é a estátua mais importante de lá!:p Porquê não sei... Ela foi também a um restaurante muito giro, todo forrado a livros e diz que se come muito, muito bem! Não tenho a certeza mas acho que se chama Cook Book!

    ResponderEliminar
  11. Dicas não tenho, nunca lá fui. Mas que te desejo uma óptima viagem, disso não duvides.

    Aproveita MUITOOOOOOOOOO!!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Qualquer cidade "turística", para lá de espanha, faz nos mais pobres

    ResponderEliminar
  13. Rosa Cueca, também não me parece assim tão grande. Isso até é bom. :)

    Manu, CLARO que levo máquina!

    ResponderEliminar
  14. Como nunca estive em Bruxelas não te posso sugerir nada.

    Mas depois, fico à espera da tua opinião acerca da cidade. :D

    ResponderEliminar
  15. Como nunca estive em Bruxelas não te posso sugerir nada.

    Mas depois, fico à espera da tua opinião acerca da cidade. :D

    ResponderEliminar
  16. Bruno, obrigada pelos conselhos, ando a anotar tudo. Tenho a certeza de que será fabuloso. :) espero é que não chova!

    ResponderEliminar
  17. Boa,dp mostra as fotinhas, sim??? Eheh
    :-D

    ResponderEliminar
  18. Não sei S* nunca fui a Bruxelas, o único que conheço parecido é a couve Bruxelas, heheheh.
    Diverte-te ;)

    ResponderEliminar
  19. Como nunca fui a Bruxelas, venho só desejar te uma boa viagem :) diverte te :)

    ResponderEliminar
  20. Ainda não conhecemos Bruxelas! :( Depois conta tudinho!

    ResponderEliminar
  21. nunca fui, não te posso ajudar. mas adooooro fazer planos de viagens, isso fica sempre pela minha conta :)

    ResponderEliminar
  22. Eu vim passar por aqui e ler os comentários... alguns fizeram-me rir :P

    Já sabes o que te disse sobre a terra do Je ;)

    Como te digo centro de Bruxelas o que mais tens é avenidas de lojas (La Rue Neuve (obrigatório passares por lá quando fores à Grand Place) à séria, a Grand Place e aquelas ruas com restaurantes fantásticos, jardins lindos e muitos museus, muitos mesmo!
    Depois bastam 15 minutos para ires até Etterbeek e Ixelles ;) E mais uns 25 minutinhos para Heyzel.
    Mas é como te digo, tudo o que precisares é só chamar sim?

    Beijinho miuda e que inveja saudavel eu tenho de ti agora :p

    ResponderEliminar
  23. Bruxelas e uma cidade que a primeira nao parece bonita mas que sabendo onde ir e mto interessante. Para la da grand place (a noite se possivel) a zona do sablon e dos maraloes e de visitar. O museu magritte e o museu da bd, a casa horta (em st gilles), a mairie ( a quarta a tarde, se nao estou em erro ), a catedral sao tb a visitar. Bxl e pequena, em dois dias ve tudo. Habitualmemte chove o ano todo, e esta frio comparado com portugal. A vida e cara, mas nao tanto assim. O attomium e mais giro por fora que por dentro. A torre japonesa, perto do atomium, e mto gira. Se ainda estiverem abertas as etufas do palacio real de laken sao a nao perder. Chcolates aconsel a weittamer, na place do sablon...sao caros mas deliciosos...chocolates leonidas sao a evitar.
    Eu vivi em bxl uns anos e vou la com frequencia. Para comer barato e ir ao restaurante do tuga ( ha mtos em st giles e na flagey) ou comer sandes. A comida nao e a especialidade mas se gostar de cerveja, e o paraiso.

    ResponderEliminar
  24. Bruxelas e uma cidade que a primeira nao parece bonita mas que sabendo onde ir e mto interessante. Para la da grand place (a noite se possivel) a zona do sablon e dos maraloes e de visitar. O museu magritte e o museu da bd, a casa horta (em st gilles), a mairie ( a quarta a tarde, se nao estou em erro ), a catedral sao tb a visitar. Bxl e pequena, em dois dias ve tudo. Habitualmemte chove o ano todo, e esta frio comparado com portugal. A vida e cara, mas nao tanto assim. O attomium e mais giro por fora que por dentro. A torre japonesa, perto do atomium, e mto gira. Se ainda estiverem abertas as etufas do palacio real de laken sao a nao perder. Chcolates aconsel a weittamer, na place do sablon...sao caros mas deliciosos...chocolates leonidas sao a evitar.
    Eu vivi em bxl uns anos e vou la com frequencia. Para comer barato e ir ao restaurante do tuga ( ha mtos em st giles e na flagey) ou comer sandes. A comida nao e a especialidade mas se gostar de cerveja, e o paraiso.

    ResponderEliminar
  25. Ana, muito obrigada. Vou anotar tudo isso. Por acaso é verdade, nunca ouvi falar de comida belga boa... mas esperemos que algo seja do meu agrado. Os chocolates Godiva já eu conheço, e aprecio alguns - outros nem tanto. Obrigada!

    ResponderEliminar
  26. CHOCOLATES GALLER!! as barrinhas pequeninas e com recheio dentro XD

    ResponderEliminar
  27. Olá é a primeira vez que comento, mas como também estive em <bruxelas dois dias e meio aconselho o Atomium (é brutal), a praça real e a catedral também é linda :) E como os waffles que são maravilhoso e os famosos mulles (são os mexilhoes que ele fazem maravilhosamente)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Diverte te e aproveita! Vais adorar!

    ResponderEliminar
  29. Recomendo a Gran Place e as Galerires de Lá Reine (só mesmo para ver que as lojas aqui são caríssimas!)

    ResponderEliminar
  30. Segundo a tradição local "mulles et frites" só em meses com R, ou seja de setembro a abril...os restaurantes para o turista vendem o ano todo, quem aprecia diz que não são boas...outros pratos típicos são o coelho com cerveja e o bife tártaro, e o guisado. sinceramente, sem ser os chocolates (e a cerveja para quem gosta), a gastronomia belga deixa mto a desejar. Mas há restaurantes de todos os cantos do mundo, é só escolher...de evitar restaurantes nas imediações da grand place, são caros e regra geral, não valem o que custam. As pralines godiva e nenhaus vendem-se no aeroporto mais em conta que na cidade (conselho, pedir para embalarem na hora, não comprar os já embalados).
    É caro, mas o "pain quotidien" (há vários pela cidade) tem uns pequenos almoços óptimos.

    ResponderEliminar
  31. Ana, és uma guia turística valiosa.

    Lamenta-se, mas eu vou ter de provar as famosas mulles et frites, que eu sou uma pessoa que gosta de comer. :P e logo te digo se são boas ou não!

    Os Godiva conheço muito bem, e admito que não sou muito fã desse chocolate todo froufrou... mas a minha mãe adora. Pode ser que traga uns para ela. :)

    Pain quotidien - anotado!

    ResponderEliminar
  32. Olá.

    Sugestões de uma local:

    "Pain quotidien" (Sablon) para pequeno-almoço ou almoço light.
    "Le fin de siécle" (St. Gery)para jantar em ambiente cozy.
    "Amadeus" (St. Catherine) para jantar em galhofa com amigos.
    "Café Belga" (Flagey) para ir beber um copo.
    "Madame Moustache" ou "Mr.Wong" (St. Catherine) para sair à noite.

    Outras sugestões:

    Os melhores waffles são os que se vendem ao pé do Manneken Pis (o tal menino mijão, a famosa estátua)e a melhor forma de os comer é sem qualquer tipo de cobertura (nature).

    A Grand Place vale uma visita de dia e de noite. Pessoalmente, considero das praças mais bonitas da Europa (tem o WoW! effect). Atenção às assimetrias do edifício principal. Diz quem sabe que motivaram o suicídio do arquiteto.

    Interessante são também as zonas de portugueses (Flagey e S. Gilles). Os pasteis de nata do Sr. Garcia (na Av. Couronne) são mundialmente famosos.

    Acho o Atomium e a Mini Europa (são um ao lado do outro) um bocado aborrecidos, mas todas as pessoas que me visitam adoram ir lá. Se fores, não entres no Atomium. Como já disseram, é mais giro por fora que por dentro e não vale a pena gastar o dinheiro do bilhete.

    Já agora, acho super interessante o Parlamentarium. É o centro de visitantes do Parlamento Europeu e através de uma visita gratuita fica-se a saber quase tudo sobre o funcionamento da União Europeia.

    E se estiveres em Bruxelas a uma quinta-feira, recomendo passares ao final da tarde pela praça do Luxemburgo (Place Lux). Os funcionários das instituições europeias têm o hábito de passar por lá para beber um copo e o ambiente é super agradável e multi cultural.

    Last but not least, é super turístico mas vale a pena, passa no Delirium. É bar com o maior número de cervejas do mundo. Aproveita e vê a Janneken Pis, a suposta irmã do menino mijão, que está numa das paredes do beco onde fica o Delirium.

    Uff, desculpa se me excedi, mas adoro Bruxelas e podia dar-te um guia para várias semanas, da mesma forma que podia ficar aqui a enumerar todos os atributos da cidade e porque é que sou apaixonada por ela. Mas como o comentário já vai longo fica assim.

    Beijinhos e diverte-te,

    SL

    ResponderEliminar
  33. Sara Liquid, muito muito obrigada. É mesmo isso que eu quero: dicas reais. Estou a anotar tudo o que me sugerem num bloquinho, para tentar ver tudo. :D e espero que não chova... ahahah

    ResponderEliminar
  34. Boas sugestoes para bares/restaurantes:

    http://www.spottedbylocals.com/brussels/

    O tempo nao tem estado mau de todo mas e' aconselhavel que tragas tanto guarda-chuva como oculos de sol. Boa viagem e diverte-te, em 2 dias ves a cidade.

    ResponderEliminar
  35. http://www.spottedbylocals.com/brussels/

    Sugestoes para restaurantes/bares/...
    Em 2 dias ves a cidade, nao e' muito grande e o que interessa faz-se bem a pe'.
    O tempo e' incerto, por isso o melhor e' trazeres tanto 1 guarda-chuva como um par de oculos de sol. Boa viagem!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura